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Terminais de Ponta Grossa recebem novos painéis com nomes das linhas

domingo, 18 de maio de 2025

Os terminais do transporte coletivo começaram a receber novos painéis com os nomes das linhas. A instalação faz parte de uma série de investimentos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para levar mais qualidade ao transporte público do município.

Cada painel exibirá o nome das linhas e também poderá apresentar informações como horários e mensagens para os passageiros dos terminais. A instalação dos 60 painéis lightdot deve ser finalizada em 30 dias.

“Ainda faremos testes para que os painéis também possam mostrar a previsibilidade do horário de chegada dos ônibus. Estamos trabalhando para modernizar ainda mais o nosso sistema de transporte coletivo, e a instalação desses equipamentos nos ajudará a levar mais qualidade e informação para os passageiros”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko.

Os passageiros também podem utilizar o aplicativo Conecta Bus para conferir os horários das linhas, os itinerários e a previsão de chegada dos ônibus.

A população ainda tem disponível o Cartão Conecta PG, que pode ser feito em qualquer terminal do transporte coletivo. Com o Cartão Conecta PG, o passageiro pode acessar serviços pelo Chatbot: recarregar créditos, regularizar pendências nos cartões de débito e crédito, consultar saldo e bloquear o cartão. O número para acessar o Chatbot do transporte coletivo é (42) 3311-4008.

Informações: dcMais

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Osasco receberá 10 ônibus elétricos para operação em linhas municipais

A cidade de Osasco, na Grande São Paulo, vai dar um passo importante rumo à eletrificação do transporte público. A prefeitura anunciou que, a partir de junho, dez ônibus 100% elétricos entrarão em operação nas linhas municipais. Os veículos, modelo Apache VIP V com motorização elétrica, estão em fase final de montagem no município vizinho de Barueri.

Com esse movimento, Osasco se torna a primeira cidade da região Oeste da Grande São Paulo a incorporar uma frota 100% elétrica ao seu sistema de transporte coletivo. O prefeito Gerson Pessoa visitou a fábrica responsável pela montagem dos veículos no último dia 6 de maio e destacou os benefícios da nova frota: “São veículos modernos, que vão garantir mais conforto aos passageiros. O fato de serem elétricos mostra que Osasco está atenta às questões ambientais e comprometida em promover a qualidade de vida da sua população. O nosso objetivo, daqui para frente, é ter toda a frota nesse modelo”, afirmou.

Desde o segundo semestre de 2024, dois ônibus elétricos vêm sendo testados em linhas municipais da cidade. Com base nessa experiência, as empresas concessionárias do transporte público realizaram estudos e adequações para viabilizar a expansão da frota zero emissão.

Potência econômica 
Com mais de 700 mil habitantes, Osasco figura entre as maiores economias do estado de São Paulo e do Brasil. Segundo dados do IBGE, o município tem o 9º maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, superando inclusive várias capitais estaduais. A cidade abriga a sede de importantes empresas dos setores de varejo, tecnologia e serviços, além de contar com forte atividade logística e industrial.

Recursos

Os novos ônibus elétricos chegam equipados com uma série de recursos para garantir conforto e segurança aos passageiros:

  • Motorização elétrica de emissão zero
  • Ar-condicionado
  • Tomadas USB nas laterais do salão
  • Iluminação interna em LED
  • Sistema de videomonitoramento com câmeras integradas ao Centro de Operações Integradas (COI)
  • Elevador semiautomático para pessoas com mobilidade reduzida
  • Espaço reservado para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia
Com a iniciativa, Osasco se junta a outras cidades brasileiras que vêm adotando ônibus elétricos como parte de estratégias de descarbonização do transporte coletivo, uma demanda crescente nos centros urbanos.

Informações: Prefeitura de Osasco

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Grande Recife: TI Igarassu completou um mês de operação

sexta-feira, 16 de maio de 2025


Com investimento de R$ 30 milhões, sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal, no último domingo (11), o Terminal Integrado de Igarassu completou um mês de operação. O equipamento que foi totalmente reformado, passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m² de área construída. Além da ampliação das plataformas de embarque, o terminal conta com acessos para pessoas com mobilidade reduzida, bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.

Desde a sua entrega, feita pela Governadora Raquel Lyra no dia 11 de abril, o TI opera com 11 linhas e 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana, passando de uma operacional de 15 mil para 40 mil passageiros por dia, garantindo acessibilidade, segurança e impulsionando a mobilidade urbana na Região Metropolitana Norte.

A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.

Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, com apenas um mês da entrega, o TI Igarassu representa um avanço importante para os usuários de ônibus daquela localidade. “Ainda precisamos evoluir muito nos desafios que passamos no transporte público, porém, nosso compromisso é prestar um serviço de qualidade para a população, garantindo dignidade, e, acima de tudo, colocar a população em primeiro lugar”.

Informações: GRCT

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Blumenau recebe 16 novos ônibus e inicia renovação da frota do transporte coletivo

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou na última semana a renovação da frota do transporte coletivo. Ao todo, 16 novos ônibus já chegaram à cidade e substituirão outros 16 veículos atualmente em circulação. 

“A renovação da frota está prevista no contrato de concessão com a Blumob e será realizada até julho. Serão 63 novos ônibus zero quilômetros, todos equipados com ar-condicionado e que vão trazer mais conforto e segurança aos passageiros e trabalhadores, além de mais qualidade ao transporte coletivo”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
Ao todo, Blumenau receberá 53 novos veículos pesados e dez micro-ônibus que vão substituir 63 veículos que estão em circulação desde 2017. Todos os novos veículos possuem sistema Euro 6 - menos poluentes - e são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos móveis, internet via Wi-Fi, quatro câmeras e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Os novos ônibus devem começar a circular já nas próximas semanas. No primeiro momento, os veículos passarão por aferições e vistorias, serão adesivados, emplacados e devidamente registrados. Depois de finalizados estes processos, entrarão em circulação, tanto nas linhas troncais quanto nas alimentadoras”, explica o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.

A SMTT ressalta ainda que outros 30 veículos que começaram a circular em 2017 já foram substituídos durante o ano de 2024. Desta forma, 93 veículos serão substituídos até dezembro, conforme previsto no contrato de concessão.

Informações: Prefeitura de Blumenau

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Novo Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste, tem previsão de conclusão em dois anos

quinta-feira, 15 de maio de 2025

O prefeito em exercício do Rio, Eduardo Cavaliere, visitou, nesta sexta-feira (09/05), as obras do Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste. Com investimento estimado em R$ 74,2 milhões, o projeto, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem previsão de conclusão de dois anos. Localizado em uma área de mais de 13,2 mil metros quadrados, o novo terminal contará com três pavimentos, todos planejados para aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, garantindo mais sustentabilidade e economia de energia. O terminal terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do sistema BRT, além de dez ônibus convencionais e oito vans.

– Com um grande investimento, o Terminal Bairro Imperial, em Santa Cruz, vai integrar BRT, linhas regulares e vans, conectando a região a toda a cidade. Essa expansão se soma à transformação que o BRT viveu nos últimos quatro anos com o prefeito Eduardo Paes. Saímos, em 2021, de 120 mil para 580 mil passageiros por dia, graças à compra de 700 novos ônibus, à requalificação da Transoeste, à conclusão da Transbrasil e à construção de terminais que estruturam todo o sistema – afirmou Eduardo Cavaliere.

O crescimento do número de viagens de 2021 a abril de 2025 é de 275%. Veja os dados abaixo:

Abril/2025: 561.785/dia
Crescimento (2021-2025): 275%
Recorde diário: 580.272 (30/04)

Média por corredor:

Transoeste: 235.526 (42% do sistema BRT)
Transcarioca: 150.798 (27%)
Transbrasil: 123.287 (22%)
Transolímpica: 52.174 (9%)

A construção do Terminal Bairro Imperial Santa Cruz integra um esforço amplo de revitalização do sistema BRT, que já inaugurou os terminais Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso, todos em pleno funcionamento na Transoeste. No pavimento superior, será instalada uma área de estar com bancos e jardins, proporcionando mais conforto e bem-estar aos passageiros que aguardam os veículos. O nível inferior abrigará lojas comerciais, integrando serviços e conveniência à rotina dos usuários.

Como parte do projeto, estão previstas também rampas de acessibilidade em todos os acessos, um bicicletário com até 300 vagas e estacionamento para 105 veículos e 50 motocicletas. As obras incluem a implantação de pistas exclusivas para ônibus BRT e intervenções viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I, com o objetivo de melhorar o tráfego e a mobilidade na região.

— Estamos construindo o Terminal Imperial do BRT, uma obra importante para Santa Cruz. Vamos requalificar todo o entorno — vias, calçadas e acessos — melhorando a fluidez e ampliando a integração com o trem. Isso também ajuda a desafogar o terminal da Felipe Cardoso, no centro comercial — destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos.

Terminais da Transoeste

Maior de todos os terminais da Transoeste, o Terminal BRT Curral Falso tem 19,8 mil metros quadrados, com integração entre ônibus comuns e vans, oriundos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. O novo terminal de embarque e desembarque conta com uma passarela de acesso e bicicletário com 400 vagas. Foram realizadas, ainda, melhorias nos sistemas viários e toda a drenagem do entorno em uma área de quase 2 mil metros quadrados, requalificando importantes vias, como a Avenida Cesário de Melo, a Estrada de Sepetiba, a Rua Felipe Cardoso e a Estrada da Pedra.

O Terminal BRT Pingo D’Água ocupa uma área de 19 mil metros quadrados e opera em conjunto com um terminal alimentador, facilitando a integração com ônibus convencionais e vans provenientes da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Além de melhorias nas infraestruturas de transporte, todo o entorno foi revitalizado, incluindo melhorias nos sistemas viário e de drenagem, e requalificação de cinco ruas do entorno. Para os usuários que utilizam a bicicleta como meio de transporte até o terminal, foi construído um espaço com até 600 vagas, ampliando as opções de mobilidade e integração dos passageiros.

O Terminal Mato Alto funciona em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Norte e Sul), totalizando mil metros quadrados de área coberta. O local também conta com dois bicicletários com 512 vagas, além de uma ciclovia com 2.750 metros de extensão. A obra incluiu, ainda, dois novos viadutos na Avenida Dom João VI, com extensão total de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.

O Terminal BRT Magarça foi expandido com um novo módulo conectado à estrutura já existente, além de um terminal alimentador para ônibus e vans provenientes da Estrada do Magarça. Foi executada a requalificação viária do local que também conta com um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas, uma quadra poliesportiva, além de paisagismo no entorno.

Essas entregas transformaram a rotina de milhares de cariocas que dependem diariamente do transporte público na Zona Oeste. Os novos terminais oferecem mais conforto, segurança e regularidade nas viagens, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência dos usuários.

— Assumimos a gestão do BRT com o compromisso de devolver à população um transporte com eficiência e qualidade.  Além disso, expandimos a oferta de serviços com a Transbrasil e os serviços de Conexão BRT, ampliando o horário de circulação para 24 horas. Seguimos focados em aprimorar a operação para atender a mais de meio milhão de passageiros que utilizam o sistema diariamente. Vamos juntos continuar zelando pelo BRT, patrimônio de todos nós — ressaltou a presidente da Mobi Rio, empresa municipal que administra o BRT, Cláudia Secin.

Informações: Prefeitura do Rio

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Linhas do transporte coletivo em Ponta Grossa mudam a partir de sexta-feira

O Departamento de Transporte de Ponta Grossa irá implementar, a partir de sexta-feira (16),  horários extras para atender os passageiros que utilizam a linha Vila XV, além de unificar as linhas do bairro Ronda.

Os novos horários foram publicados no Diário Oficial de segunda-feira (12). Os fiscais do Departamento de Transporte monitoraram a demanda de utilização do transporte coletivo para, então, definir os novos horários e a unificação da rota.

Na linha Vila XV, horários foram adicionados na parte da manhã para atender à demanda de passageiros que utilizam o transporte.

Já as linhas Ronda Peixoto e Ronda Antunes Duarte serão unificadas e se transformarão na linha Ronda. “Com esta unificação, os moradores terão uma linha que atende todo o bairro da Ronda, em suas extremidades, de forma ampla e com mais qualidade no transporte coletivo. Nossa equipe fez um monitoramento para verificar quais eram as melhores opções e também atender a pedidos dos passageiros do bairro”, explica o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko.

A nova rota da linha Ronda pode ser acessada AQUI.

Nova rota da linha Ronda do Terminal Central para o bairro
Terminal – Esquerda – Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda – Esquerda – Rua Catão Monclaro – Esquerda – Rua Comendador Miró – Esquerda – Rua Theodoro Rosas – Esquerda – Rua Uruguai – Direita – Avenida Visconde de Taunay – Esquerda – Rua República da Colômbia – Direita – Rua Baltazar Lisboa – Esquerda – Rua Álvares de Azevedo – Direita – Rua Professor Cardoso Fontes – Direita – Avenida Almirante Tamandaré (rotatória) – Avenida Almirante Tamandaré – Direita – Rua Abib Jorge Abib – Direita – Rua Professor Cardoso Fontes – Direita – Rua Abelardo de Brito – Esquerda – Rua Romeu Balster – Direita – Rua Jaime Réis – Direita – Rua Gaton Busquet – Direita – Rua Abelardo de Brito (parada/ponto final)
Nova rota da linha Ronda para o Terminal Central
Avenida Abelardo de Brito – Segue em frente – Rua Professor Cardoso Fontes – Esquerda – Rua Álvares de Azevedo – Direita – Rua Baltazar Lisboa – Esquerda – Rua República da Colômbia – Direita – Avenida Visconde de Taunay – Direita – Avenida Doutor Vicente Machado – Esquerda – Terminal (parada/ponto final)

Informações: dpontanews

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Em Florianópolis, Beira-Mar Norte ganhará corredor exclusivo para ônibus

A Beira-Mar Norte, em Florianópolis, terá um corredor exclusivo para ônibus de transporte coletivo, anunciou a prefeitura nesta quarta-feira (14). Os trechos, que incluem o bolsão do Koxixos, da elevatória da Casan e do trapiche, somados chegam a 690 metros.

Além do corredor exclusivo para ônibus, os locais vão ganhar novas sinalizações. Nas proximidades, placas vão indicar a nova dinâmica do trânsito de veículos. Já na saída dos bolsões está prevista a instalação de novos semáforos.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, o objetivo é diminuir o tempo de deslocamento de quem passa pelo trecho.

“Com isso buscamos, além de trazer um impacto positivo no tempo de deslocamento, evitar o uso indevido e nocivo que vinha sendo observado nestes pontos. Muitos tentavam passar por ali com seus carros para furar filas, etc, muitas vezes deixando de seguir as normas de segurança. Era um risco também aos pedestres”, comenta.

Quais são os próximos passos para corredor exclusivo para ônibus na Beira-Mar Norte
Conforme o município, veículos de passeio poderão continuar acessando a área de escapa dos bolsões, uma vez que dão acesso a diferentes pontos de interesse na região, desde que sem interromper o fluxo da faixa exclusiva. Por esta, no entanto, ainda poderão circular veículos de segurança, em caso de necessidade.

O cronograma geral das etapas de implantação, incluindo a data de início de funcionamento da nova dinâmica, será divulgado em breve, informou a prefeitura.

Informações: ndMais

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Redução da tarifa das barcas tira seis mil carros por semana das ruas, diz prefeitura de Niterói

A redução nas tarifas das barcas entre Niterói e o Rio provocou efeitos distintos no fluxo de passageiros nas estações Charitas e Arariboia. De acordo com os dados da Secretaria de Transporte Estadual (Setram), em abril de 2025 a linha Charitas–Praça XV registrou uma média diária de 3.190 embarques em dias úteis, um aumento de 57% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o número foi de 2.021. Já na estação Arariboia, o movimento caiu de 18.736 para 16.193 passageiros por dia no mesmo período. A movimentação da Ponte Rio-Niterói, na comparação com o mesmo período, se manteve estável. A diminuição de veículos rodando na via era uma aposta do governo e da prefeitura de Niterói.
Foto: Rafael Timileyi Lopes

De acordo com o município, o trânsito na região de Charitas melhorou, e dados de monitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO NitTrans) mostram que, no comparativo entre a primeira semana do mês de março e o mesmo período de abril, houve uma redução de cerca de seis mil veículos nas ruas, considerando-se a contagem de veículos no trecho da Avenida Quintino Bocaiúva, em Charitas.

As reduções nas tarifas ocorreram após a troca da concessão do sistema aquaviário, que passou a ser operado, desde fevereiro deste ano, pelo Consórcio Barcas Rio. Pouco depois, em 6 de março, a Prefeitura de Niterói anunciou a redução da passagem da linha Charitas–Praça XV, de R$ 21 para R$ 7,70, por meio de subsídio municipal. No dia 24 de março, o governo estadual anunciou também uma redução tarifária na linha Arariboia-Praça XV, de R$ 7,70 para R$ 4,70. Os dados de março já apontavam a tendência que se confirmou em abril: a linha Charitas saltou de 1.891 para 3.080 embarques diários, enquanto a Arariboia recuou de 17.447 para 15.971 passageiros por dia útil.

Segundo a Setram, o comportamento dos usuários está sendo monitorado em parceria com o consórcio Barcas Rio, e uma pesquisa está em andamento para mapear os padrões de deslocamento. A Setram também informou que um estudo técnico avalia ainda a viabilidade de criação de uma nova linha aquaviária entre a Praça XV e o terminal rodoviário da Ilha do Governador, com possibilidade de atender usuários dos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

A professora Thêmis Aragão, do Ibmec-RJ, destacou que a redução na tarifa das barcas gerou um aumento imediato de usuários, mas isso não transforma, por si só, toda a estrutura do transporte público. Segundo ela, é provável que haja uma migração de passageiros dos ônibus para as barcas, mas não uma queda imediata no uso de carros, já que o sistema de transporte metropolitano ainda é muito fragmentado, com pouca integração entre os modais e sem planejamento voltado para a circulação geral da população. Para ela, é preciso um redesenho do sistema com foco em integração tarifária e mobilidade em toda a Região Metropolitana, e não apenas no deslocamento da periferia ao centro.

— Ainda falta muito investimento, e o transporte continua sendo um grande problema metropolitano— avalia.

Já na Ponte Rio-Niterói, até agora, não foram observados efeitos da mudança tarifária no fluxo de veículos. Em abril de 2025, a média diária de veículos na ponte foi de 150.488 — ligeiramente abaixo dos 153.164 registrados no mesmo mês de 2024. Apesar da queda, os técnicos da concessionária apontaram os feriados e recessos de abril como a principal causa para a leve diminuição no fluxo. No horário de pico da manhã, o tempo médio de travessia se manteve estável: 16,42 minutos em 2024 contra 16,58 minutos este ano. À tarde, a situação foi a mesma: média de 21,07 minutos, no ano passado, e 21,08 minutos em abril de 2025.

Informações: O Globo

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