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Em São Bernardo, nova linha de ônibus atende Jd. Irajá até o Paço Municipal

segunda-feira, 28 de abril de 2025


A partir de segunda-feira (28/04), São Bernardo contará com a nova Linha 02A – Tiradentes/Paço Municipal, reforçando o transporte público da cidade.

A linha funcionará apenas em dias úteis (segunda a sexta-feira), com 52 partidas diárias. A primeira viagem sai às 5h25 do Terminal Tiradentes e a última às 22h25 do Paço Municipal, no sentido bairro.

O atendimento será feito com três ônibus novos, equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB e câmeras de monitoramento. A capacidade estimada é de até 1.800 passageiros por dia.

Confira o trajeto:

IDA:

Rua Tiradentes – P.C.O Tiradentes
Rua Papa Paulo VI
Rua Wenceslau Ritcher
Rua Filomena Cassilhas
Rua Everardo Martins de Vasconcelos
Rua Papa Paulo VI
Rua Tiradentes
Praça dos Bombeiros
Avenida Rotary
Avenida Brigadeiro Faria Lima
Praça Samuel Sabatini (retorno)

VOLTA:
Praça Samuel Sabatini
Rua Jurubatuba
Avenida Maurício Caetano de Castro
Avenida Brigadeiro Faria Lima
Viaduto José Fernando Medina Braga
Avenida Rotary
Praça dos Bombeiros
Rua Tiradentes
Rua Papa Paulo VI
Rua Wenceslau Ritcher
Rua Filomena Cassilhas
Rua Everardo Martins de Vasconcelos
Rua Papa Paulo VI
Rua Tiradentes (sentido bairro)
Terminal Tiradentes – P.C.O Tiradentes

Informações: TV São Bernardo

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Cuiabá terá gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini informou que, apesar da aprovação da gratuidade no transporte coletivo aos domingos e feriados em Cuiabá, a medida não valerá para quem utiliza os ônibus intermunicipais entre a capital e Várzea Grande. O projeto, aprovado esta semana pela Câmara de Vereadores, abrange apenas as linhas municipais de Cuiabá.

Abilio explicou que a legislação aprovada tem alcance apenas dentro dos limites de Cuiabá, sem poder interferir nas linhas que ligam a capital à cidade vizinha. “A gente só pode legislar sobre o município de Cuiabá. O ônibus intermunicipal é o Estado que cuida disso e o ônibus de Várzea Grande é Várzea Grande que cuida”, destacou o prefeito.

Na prática, isso significa que o passageiro que utilizar ônibus dentro de Cuiabá e possuir o cartão transporte da cidade não pagará passagem aos domingos e feriados. No entanto, quem embarcar em Várzea Grande ou utilizar linhas intermunicipais continuará pagando o valor da tarifa, atualmente fixado em R$ 4,95.

Ainda segundo o gestor, a isenção para moradores de Várzea Grande só será possível se a Prefeitura daquela cidade também decidir implantar um projeto semelhante. “O usuário vai pagar em Várzea Grande, em Cuiabá não vai pagar. Agora, se Várzea Grande adotar a mesma ideia, é outra história. Cada um cuida do seu município”, reforçou.

A gratuidade do transporte público em Cuiabá começa a valer no próximo dia 1º de maio e busca facilitar o deslocamento da população, especialmente para atividades de lazer, visitas familiares e participação em eventos culturais e religiosos. Entretanto, o benefício está restrito às linhas municipais e exige a utilização do cartão transporte de Cuiabá para ter acesso à passagem gratuita.

Informações: O Documento

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Linha 2-Verde do Metrô avança e deixa para trás fase mais difícil das obras

A ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, no trecho entre Vila Prudente e Penha, superou a fase mais crítica das escavações e avança para as etapas de impermeabilização e execução dos revestimentos secundários. As informações estão nos relatórios do Portal da Transparência de fevereiro e março de 2025.

Com 8,3 km de extensão e oito novas estações previstas, o projeto visa melhorar a mobilidade em bairros como Vila Invernada, Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Carrão, Vila Manchester, Aricanduva e Penha. A expansão busca também desafogar estações superlotadas como Luz, Sé e Paraíso, reduzindo em até 20% o tempo de deslocamento dos passageiros, conforme estimativas do Metrô.

O Metrô de São Paulo planeja concluir a obra entre 2027 e 2028. Com isso, a expansão acrescentará cerca de 320 mil passageiros por dia útil à rede, aumentando de forma expressiva a capacidade da linha. Além disso, esse reforço ajudará a aliviar os sistemas de transporte da região central e a distribuir melhor os passageiros entre as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Avanços em frentes de trabalho
O relatório de março de 2025 destaca avanços em diversas frentes. Na Estação Orfanato, houve a execução da laje de fundo e do revestimento secundário do túnel, consolidando a estrutura subterrânea. No Complexo Rapadura, a escavação do túnel singelo de estacionamento foi concluída, permitindo a próxima fase de infraestrutura de apoio. A Estação Santa Isabel também registrou progresso, com a transição para a etapa de impermeabilização e execução da laje de fundo.

Avanços adicionais foram observados nas estações Guilherme Giorgi e Aricanduva, onde o revestimento secundário do corpo das estações está em andamento. A dinâmica das obras, segundo registros fotográficos, mostra um ritmo mais acelerado em comparação aos meses anteriores.

Embora os avanços sejam visíveis, o projeto ainda enfrenta desafios significativos. As equipes precisam instalar trilhos, integrar sistemas de sinalização, concluir a eletrificação e realizar testes operacionais para garantir a conclusão dentro dos prazos estipulados. Além disso, esses processos envolvem alta complexidade e estão sujeitos a imprevistos técnicos.

Inovação e segurança
O projeto aposta em tecnologia de ponta para operar a nova expansão da Linha 2-Verde. A operação dos trens será automatizada e equipada com o moderno sistema CBTC (Communication-Based Train Control), que possibilita a circulação de trens em intervalos menores, aumentando a capacidade da linha.

Os novos trens contarão com ar-condicionado, câmeras internas de monitoramento, sistemas de gravação de imagens e portas de plataforma para aumentar a segurança dos embarques e desembarques. Essas medidas visam melhorar a experiência dos passageiros e elevar o padrão do transporte ferroviário da cidade.

Sustentabilidade e impacto ambiental
A expansão é também um marco em termos de sustentabilidade. As estimativas apontam para uma redução de 297 toneladas de poluentes atmosféricos e 34.260 toneladas de gases de efeito estufa por ano, além de uma economia aproximada de 15,6 milhões de litros de combustíveis fósseis.

Essas reduções de emissões representam ganhos ambientais e financeiros significativos. De acordo com o Metrô, a economia gerada pela redução de emissões e de consumo de combustível pode ultrapassar R$ 10 milhões por ano.

Perspectivas e cautela
Com os avanços recentes, a expansão da Linha 2-Verde parece promissora. No entanto, a complexidade das fases restantes exige acompanhamento constante para garantir a entrega dentro dos prazos e condições prometidos.

Ainda faltam etapas críticas, como a integração dos sistemas e os testes dinâmicos operacionais, que históricamente são fontes potenciais de atrasos. Para os moradores da Zona Leste, o projeto representa uma esperança concreta de um sistema de transporte mais eficiente, rápido e seguro nos próximos anos.

Informações: Mobilidade360

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Reformas em sete estações-tubo de Curitiba começam nesta segunda-feira

Os usuários vão ser avisados por meio de cartazes nos ônibus e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

As linhas afetadas pela desativação nesta segunda-feira são 203 – Sta. Cândida/C. Raso, 250 – Ligeirão Norte/Sul, 502 – Circular Sul (horário), 503 – Boqueirão, 602 – Circular Sul (anti-horário), 603 – Pinheirinho/Rui Barbosa e X08 – Reforço Pinheirinho.

Confira as estações:
– Estação Cel. Luiz José dos Santos – sentido Terminal Boqueirão – desativação total no período de 28/4 a 10/5. As opções mais próximas para os passageiros são a estação-tubo Hipólito da Costa ou o Terminal Carmo.

– Estação Getúlio Vargas – sentido Centro – desativação total no período de 28/4 a 10/5. As opções mais próximas para os passageiros são as estações-tubo Almirante Gonçalves ou UTFPR.

– Estação Dom Ático – sentido Terminal Hauer – desativação total no período de 28/4 a 10/5. As opções mais próximas para os passageiros são estações-tubo Wenceslau Braz e Antero de Quental.

– Estação Erton Coelho – sentido Terminal Boqueirão – desativação total no período de 28/4 a 10/5. As opções mais próximas para os passageiros são as estações-tubo Araçá ou Parque Iguaçu.

– Estação Fernando de Noronha – sentido Terminal Capão Raso – desativação total no período de 28/4 a 10/5. As opções mais próximas para os passageiros são as estações-tubo Joaquim Nabuco ou Antonio Lago.

– Estação Praça Oswaldo Cruz – sentido Terminal Santa Cândida – desativação total no período de 28/4 a 10/5. As opções mais próximas para os passageiros são as estações-tubo Alferes Poli ou Coronel Dulcídio.

– Estação Bento Viana – sentido Terminal Pinheirinho – desativação total no período de 29/4 a 31/5. As opções mais próximas para os passageiros são as estações-tubo Silva Jardim ou Coronel Dulcídio.

A Urbs informa que no período de desativação da estação Bento Viana, a linha 250 – Ligeirão Norte/Sul realizará embarque e desembarque nas estações Coronel Dulcídio e Silva Jardim, sentido Pinheirinho. A estação-tubo Bento Viana sentido Centro, que está em obras com bloqueio parcial, será reativada totalmente na terça-feira (29/4).

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente.Publicado primeiro em Banda B » Reformas em sete estações-tubo de Curitiba começam nesta segunda-feira; confira as linhas afetadas - https://www.bandab.com.br/curitiba/reformas-sete-estacoes-tubo-curitiba-comecam-segunda-feira-confira-linhas-afetadas/

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Recém-inaugurado, Terminal BRT Ouro Verde é alvo de elogios e críticas da população

Inaugurado a pouco tempo, o Terminal BRT Ouro Verde arrancou elogios dos usuários, entrevistados na manhã de ontem pela reportagem do Correio Popular devido ao seu tamanho, modernidade e beleza, mas também despertou olhares críticos de pessoas que encontraram algumas falhas, em especial em relação à acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD) que transitam na calçada da Avenida Ruy Rodriguez, no sentido Centro, que continuam sendo obrigadas a seguir até o Terminal Ouro Verde para acessar o Terminal BRT. Aliado a isso, alguns usuários também se queixaram do estado de conservação e condições de operação de alguns ônibus das duas linhas que atualmente integram o Terminal BRT Ouro Verde, a 10 e a 11.

Os aposentados Luiz Aparecido Gomes da Silva, de 68 anos, e Rogério da Silva Amâncio, de 46 anos, elogiaram toda a estrutura do novo terminal. Amâncio é deficiente visual e usa o BRT para chegar ao Instituto de Cegos Campineiros Trabalhadores (ICCT). Ele mora na região do Campos Elíseos. “Estou estreando o Terminal e senti diferença, e boa por sinal, com o piso podotátil, pois ele me facilita a me direcionar aqui dentro”, explicou Amâncio ao lado da mulher, a streamer Patrícia da Silva Amâncio. “Descemos do BRT e agora vamos pegar um ônibus no Terminal Ouro Verde para chegar à Avenida Washington Luiz. Sentimos a diferença logo que saímos do elevador. Muito bom mesmo”, comentou ela.

Já o aposentado Silva perdeu parcialmente a visão do olho direito e passou a usar bengala para se locomover. Ele também estava estreando o novo espaço e gostou da estrutura pela sua grandiosidade. “Tem escadas rolantes, elevador. Bem sinalizado. Ficou muito bom, sem contar que agora temos dois ônibus como opção para ir rapidamente até o centro”, destacou.

Por outro lado, a dona de casa Joíra Meireles, de 53 anos, sentiu a necessidade de uma rampa de acesso de apoio para interligar a rampa de acesso oficial que fica no sentido bairro. Segundo ela, idosos e pessoas com alta médica que dependem de ônibus terão que caminhar um pouco mais, mesmo com mobilidade reduzida, para chegar à entrada da rampa. Para ela, deveria ter uma pequena rampa que começasse do lado da rua de saída do hospital e um elevador para pessoas com deficiência que transitam na calçada do lado oposto da rampa de acesso. “Se fizeram um terminal moderno pensando na acessibilidade e conforto dos usuários, deveriam ter pensado também nestes acessos.”

ESTRUTURA

O espaço, exclusivo para os passageiros do BRT (Bus Rapid Transit), ocupa 26 mil metros quadrados e foi construído na Avenida Ruy Rodriguez próximo ao Hospital Ouro Verde. A estrutura conta com três acessos, um deles localizado no sentido bairro, partindo da avenida, através de uma rampa de acessibilidade considerada extensa para os usuários, mas que segue a legislação de construção para rampas, segundo os especialistas da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Um segundo acesso, somente escadaria, fica ao lado de um dos pontos de saída e entrada de de ônibus do Terminal Ouro Verde, no sentido Centro, e um terceiro, que é uma rampa, parte do interior do Terminal Ouro Verde.

O prédio do Terminal BRT foi construído no canteiro central da Avenida Ruy Rodriguez e o primeiro espaço, um saguão bem amplo, conta com catracas para quem entra pelo lado do hospital e uma cabine de bilhetagem. Para chegar ao setor de embarque, há uma escada comum, duas escadas rolantes (sobe e desce) e o elevador. Tanto nas rampas como no interior do terminal existe piso podotátil, para pessoas com deficiência visual. Os banheiros para usuários existem apenas no Terminal Ouro Verde. Os funcionários do BRT utilizam como sanitário um espaço ao lado do Terminal BRT.

O espaço é atendido pelas linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova), mas a expectativa é que a licitação do transporte público em andamento possa incluir novas linhas para o sistema. Como o Terminal é recém-inaugurado, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec ficarão no local até quarta-feira orientando e distribuindo folhetos informativos. “O primeiro dia foi bem bagunçado, pois até os agentes não sabiam informar ao certo, mas, no geral, a estação ficou muito bonita”, disse a balconista Patrícia Maria Ribeiro, que usa o BRT10 até o Corredor Central em frente à Prefeitura. “O que estranhei até agora foi a falta de fila para embarcar, no primeiro dia foi muito bagunçado. Antes, no ponto do Terminal Ouro Verde, existiam filas, mas aqui dentro do Terminal BRT as pessoas foram entrando sem respeitar”, criticou Patrícia.

BRT10 E BRT11

Com o Terminal BRT Ouro Verde, o sistema BRT se tornou 100% operacional. O sistema conta com sete linhas, quatro no Campo Grande e três no Ouro Verde. No Campo Grande, existem as linhas BRT20 (Campo Grande - paradora), com 16 veículos no horário de pico da manhã e 14 no pico da tarde; BRT21 (Campo Grande – semiexpressa), com seis veículos no pico da manhã e 8 no pico da tarde; BRT25 (Satélite Íris – paradora), com nove veículos nos picos; e o BRT26 (Satélite Íris – semiexpressa), com três veículos nos picos.

No Terminal BRT Ouro Verde atende inicialmente o BRT10 (Ouro Verde - paradora), com nove veículos nos picos, e o BRT11 (Vida Nova - paradora), com dez veículos nos picos. Ainda há o BRT12 (Santa Lúcia - paradora), com quatro veículos nos picos.

A Emdec estima que o BRT10 é responsável pelo transporte de 13.303 passageiros em média por dia útil, enquanto circulam 13.289 no BRT11. Esses números são baseados em dias úteis e horários de pico do ano passado, considerando que nos terminais não foi possível identificar os usuários que são de linhas alimentadoras.

A reportagem fez o percurso do BRT10 entre o Terminal BRT Ouro Verde ao Terminal Central, passando pelo Terminal Mercado que faz conexão com o BRT Campo Grande, de volta ao Terminal Central, totalizando 48 minutos de viagem. Neste caminho, foi possível encontrar usuários de todos as linhas e bairro, e até quem usou dois sistemas de integração BRT, como a assistente administrativa Isabella Rodrigues, de 25 anos. Ela começou a viagem no BRT Ouro Verde e terminaria no ponto final do BRT Campo Grande. Segundo Isabella, ela levaria 1h30 para chegar ao destino e elogiou a integração, avaliando como bem rápida e cômoda.

OUTRO LADO

Sobre as críticas, a Emdec informou que a operação dos corredores BRT foi iniciada em novembro de 2022, antes mesmo de finalizar a licitação do transporte, e que os veículos foram adaptados para atender às estações e terminais do BRT. A operação dos ônibus, segundo a empresa, é fiscalizada. As situações de quebra ou problemas de manutenção resultam em autuações para as empresas.

De acordo com a Emdec, a total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no último dia 2 e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.

Sobre a infraestrutura, a Prefeitura informou que as obras do BRT foram feitas seguindo todos os critérios técnicos estabelecidos no que diz respeito, inclusive, à acessibilidade. Também acrescentou que será verificado o projeto do Terminal BRT Ouro Verde e se é necessária alguma intervenção para melhorar a acessibilidade.

Informações: Correio

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Licitação para construção do Terminal do BRT em Várzea Grande deve acontecer em breve

O edital de licitação para construção do Terminal do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Várzea Grande está previsto para ser lançado nas primeiras semanas de abril. A informação foi confirmada na última sexta-feira (25.04) pelo secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Oliveira, conhecido como Marcelo Padeiro. Contudo, ele evitou falar em valores.  

Segundo ele, o certame também constará as obras do Terminal do modal na avenida do CPA, no bairro Porto e da região do Coxipó, todos em Cuiabá. Na próxima semana devem ser publicados os editais para construção e reforma de pontes nos trechos previstos para rodar o BRT.  

O secretário explicou que os últimos editais a serem lançados serão para a construção das paradas do modal e das estações, em Cuiabá e Várzea Grande. 

Além disso, todas as estações do BRT contarão com faixa de ultrapassagem para permitir que a Linha Expressa possa seguir adiante, mesmo com outro ônibus parado para embarque e desembarque de passageiros. A Linha Expressa é um serviço do BRT que percorre todo o corredor de ônibus praticamente sem fazer paradas. 

A Sinfra informou ainda que o Consórcio BRT, a atual empresa responsável, continua com os serviços na avenida da FEB, em Várzea Grande, e avenida do CPA, em Cuiabá, até a altura do Conselho Regional e Arquitetura (CREA), com prazo de 150 dias para a conclusão, conforme o acordo firmado com o Governo do Estado.

Informações: VGNoticias

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Ciclovias de Niterói são as mais movimentadas do Brasil

A ciclovia da Avenida Marquês do Paraná, em Niterói, é a mais movimentada do Brasil. A pista exclusiva para quem anda de bicicleta ou autopropelidos teve mais usuários do que a Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, que historicamente sempre foi a ciclovia mais utilizadas do país.

Também ultrapassou a Faria Lima outra ciclovia de Niterói, a Avenida Roberto Silveira. Os dados são da empresa Eco-Counter Brasil, responsável pelo monitoramento e contagem de ciclistas e pedestres nas principais ciclovias do país.

Inaugurada em 2024, a ciclovia da Marques do Paraná, via que liga o bairro de Icaraí ao Centro da cidade, registrou a passagem de 1.526.807 ciclistas, entre os dias 24 de março de 2024 e 24 de março desse ano.

No mesmo período, a Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, contabilizou 1.192.711 usuários. São cerca de 330 mil ciclistas a menos do que o total registrado na ciclovia niteroiense.

"A ciclovia de Niterói é a mais movimentada do Brasil sem duvida. O sistema de contagem é igual ao da Faria Lima. Foi uma grande conquista pra gente e mostra que estamos no caminho certo", celebrou o coordenador do projeto Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Segunda ciclovia mais movimentada do país de acordo com o estudo, a Avenida Roberto Silveira, no mesmo período analisado teve 1.474.104 ciclistas.

"O nosso diferencial é ter uma estrutura de governo formada por ciclistas que estão construindo essa infraestrutura e incentivando uma cultura da bicicleta na cidade. E o melhor é que essa ideia vem sendo abraçada pela população", comentou Filipe Simões.

"Em 2015, a Roberto Silveira tinha média de 900 bicicletas passando por dia. Na última semana, foram mais de 8 mil. É um modelo que faz sentido para as pessoas, completou Simões.

Informações: g1

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Belém é mais uma capital a aderir a Tarifa Zero aos domingos e feriados

quinta-feira, 17 de abril de 2025

O prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou na última sexta-feira (11) duas novidades sobre o transporte público na capital paraense. Pelas redes sociais, Igor afirmou que a prefeitura fechou um acordo sobre o reajuste da passagem, que passará para R$ 4,60. Além disso, ele informou que os ônibus em Belém serão gratuitos aos domingos e feriados.

O anúncio foi feito pelo prefeito um dia depois da reunião do Conselho Municipal de Transportes, que na ocasião, aprovou o reajuste para R$ 5,60. Na proposta elaborada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém, o valor seria reajustado para R$ 5,80. A decisão final, entretanto, cabia ao prefeito Igor Normando.

Igor ainda afirmou que os 300 ônibus novos, com ar-condicionado e wi-fi, adquiridos pelo Setransbel, serão entregues à população , sendo que 90 já estão emplacados e aptos a circular.

“Acabamos de fechar um acordo para viabilizar a passagem de ônibus a R$ 4,60. Esse é um valor menor do que o acordo feito pela gestão anterior que previa passagem a R$ 5, e muito inferior ao que queria o Setransbel: R$ 5,80. Além disso, estamos exigindo que todos os novos ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade entrem imediatamente em circulação. E, junto com o governo do Estado, a Prefeitura vai garantir passe livre todos os domingos e feriados. É passagem de graça para todo morador de Belém, com catraca 100% livre e já começa a operar neste domingo”, explicou Igor em um vídeo publicado nas redes sociais.

A reunião do Conselho Municipal de Transportes havia sido convocada por Igor após a prefeitura receber uma cobrança judicial sobre um acordo de reajuste do valor firmado pelo prefeito anterior, Edmilson Rodrigues, com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), sobre o reajuste da passagem para R$ 5.

A decisão sobre o reajuste, entretanto, cabia ao prefeito Igor Normando. Dias antes, Igor havia usado as redes sociais para falar sobre a cobrança judicial recebida pela prefeitura, quando classificou o reajuste para R$ 5,00 como "absurdo" e “inadmissível”.

Informações: DOL

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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