Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Urbs testa anteparo contra fura-catracas em estação-tubo de Curitiba

quarta-feira, 26 de março de 2025

A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou, na segunda-feira (24/3), testes com uma barreira móvel (anteparo) para impedir a ação de fura-catracas no transporte coletivo. O teste está sendo realizado na estação-tubo Morretes, no bairro Portão, com um equipamento que é acionado, junto às portas de desembarque, quando a rampa do ônibus toca a plataforma.

O sistema funciona através de contatos entre as lingüetas instaladas nas rampas e na estação-tubo. O protótipo deve ficar pelo menos 30 dias em testes. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia de um usuário do transporte coletivo que procurou a Urbs para apresentar a proposta. O mecânico eletricista Orival Soares Justo, de 74 anos, teve a inspiração ao ver a ação de fura-catracas nos ônibus. “Daí resolvi apresentar o projeto para a Urbs, que gostou da ideia”, disse.

“Este é um projeto que mostra que o passageiro também pode ajudar a melhorar o transporte coletivo. Pensando juntos, desenvolvendo ideias. Agora é testar o anteparo e ver sua eficiência, resistência e durabilidade”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Se aprovado nos testes, o anteparo poderá ser desenvolvido em escala e ser usado em outras estações-tubo.

O presidente da Urbs lembra que a empresa vem adotando várias medidas para reduzir a invasão nos ônibus de Curitiba. Já foram colocadas barreiras fixas na lateral de várias estações-tubo, como Passeio Público, no Centro, e Holanda, no bairro Boa Vista.

“As  invasões penalizam o transporte público e os passageiros que pagam passagens”, afirma Maia Neto.

Em paralelo ao teste do anteparo na estação-tubo Morretes, a Urbs  lançou um edital para o desenvolvimento de anteparos fixos para 124 estações-tubo na cidade. A licitação deve ocorrer em 1/4.

Operações
Além disso, a Prefeitura vem fazendo operações contra passageiros que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem. Já foram três ações neste ano, em parceria com agentes do Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, guardas municipais e policiais civis da Delegacia do Adolescente. A última, na semana passada, ocorreu na estação-tubo Bruno Filgueira, na Rua Padre Anchieta, entre os bairros Mercês e Bigorrilho.

Doze adolescentes foram apreendidos e uma pessoa maior de idade foi presa.

No mês passado, a ação integrada fez duas operações. No dia 13 de fevereiro, quatro adolescentes foram apreendidos por entrar no ônibus sem pagar a passagem na estação-tubo Professora Maria Aguiar Teixeira, no bairro Capão da Imbuia. No dia 25 de fevereiro, na estação-tubo Holanda da Avenida Paraná, no Boa Vista, outros 20 adolescentes foram apreendidos. Dois maiores de idade também foram detidos.

Informações: URBS

READ MORE - Urbs testa anteparo contra fura-catracas em estação-tubo de Curitiba

Prefeitura de São Paulo conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, acaba de finalizar um estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro da cidade. O documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da região central e sua relação com as demais políticas públicas municipais. O objetivo é fornecer uma base sólida para a implantação e gestão do novo modal de transporte. Acesse na íntegra o estudo urbanístico.

Batizado como Bonde São Paulo, o projeto tem como missão transformar a mobilidade do Centro, oferecendo um meio de transporte moderno, eficiente e sustentável, com capacidade para atender até 134 mil pessoas por dia. Além de melhorar os deslocamentos na região, o VLT será um indutor de requalificação urbana, tornando o Centro ainda mais atrativo para moradores, trabalhadores, turistas e atividades econômicas.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que contempla, por exemplo, o estudo urbanístico entregue em 21 de fevereiro. A expectativa é concluir os projetos restantes ainda neste primeiro semestre.

O documento realiza um mapeamento detalhado da região central, identificando os desafios urbanísticos e de mobilidade, a compatibilização do projeto com planos existentes, como a Área de Intervenção Urbana do Setor Central, e a avaliação dos impactos na emissão de poluentes, na requalificação de espaços públicos e na valorização imobiliária. 

O estudo indica que o VLT tem potencial para transformar o Centro de São Paulo, promovendo a requalificação de áreas com potencial de transformação e requalificação como a região da Luz e o Triângulo Histórico. Experiências internacionais, como as de Sevilha e Bilbao (Espanha) e Bordeaux (França), demonstram que sistemas semelhantes contribuíram para o aumento da ocupação de imóveis e o desenvolvimento econômico local. Na capital paulista, a reativação dessas áreas é vista como essencial para catalisar as habitações e demais utilizações imobiliárias do centro e consolidar o Bonde São Paulo como um vetor de renovação urbana e potencialização dos ativos culturais, gastronômicos, históricos e econômicos.

A integração modal do VLT com outros sistemas de transporte é um dos principais benefícios do projeto. Conectando-se ao metrô, ônibus e ciclovias, o novo modal deve reduzir a dependência do transporte individual motorizado, promovendo deslocamentos mais sustentáveis. Estudos apontam que a adoção de bilhetagem unificada e a construção de estações intermodais são estratégias fundamentais para o sucesso do sistema. 

No aspecto ambiental, o VLT é reconhecido por sua eficiência e baixo impacto em emissões de gases de efeito estufa. Operando com eletricidade, ou hidrogênio, e utilizando tecnologias como frenagem regenerativa, ele pode contribuir para as metas de redução de emissões de carbono, material particulado e nano plásticos e, assim, na melhoria da qualidade do ar na capital paulista.

A implantação do VLT também tem impacto econômico relevante. O sistema tende a valorizar imóveis ao longo de sua rota, atrair novos investimentos e dinamizar o comércio local, especialmente em regiões com baixa ocupação, como a Luz. A interligação de pontos turísticos pelo modal pode impulsionar o turismo no Centro de São Paulo, aumentando o fluxo de visitantes e gerando novos postos de trabalho no setor e se integrar ao novo Centro Administrativo do Governo do Estado de São Paulo.

Além dos benefícios urbanísticos, ambientais e econômicos, o Bonde São Paulo deve desempenhar um papel essencial na inclusão social. O modal facilitará o acesso de moradores de áreas periféricas ao Centro, conectando-se a corredores e terminais de transporte coletivo.  
 
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

READ MORE - Prefeitura de São Paulo conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Centro

Curitiba e Pinhais ganham novo viaduto para aliviar congestionamentos

A Prefeitura de Curitiba realizará, no próximo dia 3 de abril, uma reunião pública para apresentar à população os detalhes das obras do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2. O encontro será às 18h30, no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, localizado na Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150. O objetivo é informar os moradores da capital e de cidades vizinhas sobre a construção de um novo viaduto e de duas pontes sobre o Rio Atuba, na divisa entre Curitiba e Pinhais, região estratégica para a mobilidade urbana da Grande Curitiba.

Coordenado pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), o projeto integra o Novo Inter 2, um dos principais investimentos em infraestrutura e transporte coletivo da cidade. Segundo Márcio Teixeira, coordenador-geral da Utag, as intervenções têm como finalidade melhorar o fluxo de veículos e ônibus no eixo metropolitano, além de oferecer mais segurança a motoristas e pedestres. As novas estruturas vão beneficiar diretamente quem utiliza o transporte público e trafega pela Avenida Victor Ferreira do Amaral e pela Rodovia João Leopoldo Jacomel.

O Pacote 3 inclui a construção do viaduto que ligará a avenida à rodovia. A estrutura contará com 155 metros de extensão e 25 metros de largura, comportando três faixas de rolamento em cada sentido. Já o Pacote 4 prevê a construção de duas pontes paralelas, com 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura cada. As pontes serão implantadas nas vias marginais ao viaduto e contarão com duas faixas de tráfego, barreiras de proteção e passeios de quase três metros para pedestres. Também está previsto um sistema viário complementar com rotatória, proporcionando melhor distribuição do tráfego na região.

A empresa Castilho Engenharia foi contratada para executar a obra, que terá início no dia 31 de março. O investimento total no projeto é de R$ 68.797.559,49.

As intervenções fazem parte de um plano mais amplo de reestruturação da linha Inter 2, com foco na modernização do transporte coletivo. O Novo Inter 2 visa ampliar a velocidade e a capacidade da linha, requalificando vias, implantando novos pavimentos e melhorando a drenagem urbana ao longo de todo o itinerário. A proposta tem como objetivo oferecer mais eficiência e conforto aos milhares de passageiros que utilizam diariamente o sistema.

Desde 2019, o projeto vem sendo discutido com a população. Quatro audiências públicas presenciais foram realizadas ainda naquele ano, antes da assinatura do contrato. Em 2022, uma consulta pública online também foi promovida, reunindo mais de duas mil participações de moradores de todas as regiões da cidade.

A reunião do dia 3 de abril representa mais uma etapa de diálogo entre o poder público e a comunidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a transparência e a participação cidadã em obras que impactam diretamente a vida urbana.

Informações: XVCuritiba

READ MORE - Curitiba e Pinhais ganham novo viaduto para aliviar congestionamentos

Em SP, Linhas têm itinerários mudados temporariamente em Itaquera a partir de quarta-feira, 26


A SPTrans informa que, a partir de quarta-feira (26), 15 linhas estão com desvios em seus itinerários durante interferência viária na Rua Castelo do Piauí, 723, em Itaquera, Zona Leste da cidade.

Acompanhe a mudança:

2766/10 Jd. Camargo Velho - Metrô Itaquera
4035/10 Guaianases - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Heitor, prosseguindo normal.

2705/10 Jd. Fanganielo - Metrô Itaquera
2707/10 Chabilândia - Metrô Itaquera
3754/10 Inácio Monteiro - Metrô Itaquera
2708/10 Jd. Lajeado - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Heitor, prosseguindo normal.

407T/10 Jd. Redil - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Campinas do Piauí, prosseguindo normal.

3712/10 Jd. São João - Metrô Itaquera
3712/51 Vl. Cosmopolita - Metrô Itaquera
3732/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Itaquera
3738/10 Cohab Juscelino - Metrô Itaquera
3742/10 Jd. Laranjeira - Metrô Itaquera
3766/10 Cohab II - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Campinas do Piauí, prosseguindo normal.

N403/11 Term. Cid. Tiradentes - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Heitor, prosseguindo normal.

N439/11 Metrô Itaquera - Cohab Fazenda do Carmo (Circular)

Sentido Único: normal até Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Campinas do Piauí, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

READ MORE - Em SP, Linhas têm itinerários mudados temporariamente em Itaquera a partir de quarta-feira, 26

Prefeitura de São Paulo conclui estudo e avança com projeto do VLT

segunda-feira, 24 de março de 2025

A Prefeitura de São Paulo completou o estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro da cidade.

O processo realizado por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, destaca os impactos do novo modal na dinâmica da região por onde os trens do VLT deverão circular.

O objetivo da administração da cidade é obter uma base sólida para a implantação e gestão do novo modal de transporte.

Este projeto foi batizado como Bonde São Paulo e terá duas linhas e transportar até 134 mil pessoas por dia.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que contempla, por exemplo, o estudo urbanístico entregue em 21 de fevereiro. A expectativa é concluir os projetos restantes ainda neste primeiro semestre.

O documento identifica os desafios na área do urbanismo e mobilidade, além de tornar compatível a vivência do novo modal com os demais meios existentes em seu percurso.

De acordo com a Prefeitura, o estudo indica um potencial do VLT transportar o centro de São Paulo, com a requalificação de áreas com potencial de transformação e requalificação como a região da Luz e o Triângulo Histórico, como em experiências internacionais, de Sevilha e Bilbao (Espanha) e Bordeaux (França).

Além disso, haverá a conexão do VLT com metrô, ônibus e ciclovias, o novo modal deve reduzir a dependência do transporte individual motorizado, promovendo deslocamentos mais sustentáveis.

Sobre o Bonde São Paulo
Nomeado como “Bonde São Paulo”, que deverá contar com:

– duas linhas;
– 27 estações.

Os trens devem circular pelas ruas do Bom Retiro, região da Luz, Júlio Prestes, República, Avenida São João, Mercado Municipal e Praça da Sé. Além do Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu e Parque Dom Pedro II.

O sistema terá um valor estimado em R$ 3,7 bilhões, com parceria da iniciativa privada, onde cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas e em tarifa estimada em R$ 2,20.

Será obrigatória a integração com linhas de ônibus seja por meio do Bilhete Único ou alterações nos itinerários para que os coletivos sejam abastecidos e abastecem o sistema de VLT.

Informações: Diário nos Trilhos

READ MORE - Prefeitura de São Paulo conclui estudo e avança com projeto do VLT

Em Salvador, Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho

A linha B2 do BRT Salvador, que atualmente segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba e neste ponto retorna ao terminal de transbordo, será ampliada a partir do dia 29 de março, passando a conectar a Estação Rodoviária ao bairro do Rio Vermelho. 

A ampliação da linha B2, que será entregue como parte das comemorações do aniversário de 476 anos de Salvador, fará com que os veículos do BRT saiam da Rua Rio Grande do Sul, acessam a faixa exclusiva instalada na Avenida Manoel Dias da Silva, sigam por Amaralina até o ponto na altura da Vila Militar. Depois os veículos fazem o retorno na altura de um antigo supermercado na Rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, e deste ponto retornam pela faixa exclusiva, no sentido Praça Nossa Senhora da Luz. A partir desse local, os ônibus seguem o itinerário de origem da linha em direção a Estação Rodoviária.

A expansão do BRT foi viabilizada com a chegada dos novos ônibus entregues no mês de janeiro deste ano. Além da linha B2, o modal conta com outras quatro linhas em operação:

- B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba;
- B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI);
- B4 - Estação Pituba x Estação Lapa;
- B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa.

A expectativa é que até dezembro deste ano a linha B6, que ligará a Estação Lapa ao Aeroporto, entre em operação por meio do sistema BRS (Bus Rapid Service), ampliando ainda mais as conexões do transporte público na capital baiana.

Informações: metro1

READ MORE - Em Salvador, Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho

Prefeitura de Aracaju entrega cinco ônibus novos e cinco seminovos para o transporte coletivo

A Prefeitura de Aracaju entregou na manhã desta segunda-feira, 24, dez ônibus para o transporte público de Aracaju. Cinco são modelos novos, da empresa Atalaia, e os outros cinco são modelos seminovos, da empresa Modelo. Os ônibus, equipados com Ar-condicionado, Wi-fi e carregadores de celular, já estão circulando em algumas linhas da capital sergipana.

Os veículos foram entregues em coletiva na Orlinha do Bairro Industrial, que contou com a presença da prefeita Emília Corrêa, do vice-prefeito Ricardo Marques, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ricardo Vasconcelos, do superintendente da SMTT Nelson Felipe, da presidente do Setransp Rayssa Cruz, além de secretários da atual gestão da prefeitura de Aracaju.

A prefeita Emília Côrrea falou que a chegada dos novos ônibus não resolve todos os problemas do transporte público na cidade, mas garante que são iniciais que podem trazer benefícios para os usuários. ” Olha, a gente já está substituindo as sucatas, por ônibus zero quilômetro e ônibus seminovo, tudo com ar-condicionado. Esse é um presente. Agora, é direito deles e obrigação nossa. Não fizeram antes, nunca fizeram, mas a gente está fazendo de forma paulatina”, destacou.

Já para o presidente da Câmara Municipal, a entrega dos veículos representa uma virada de chave para o transporte público em Aracaju. ” O que nós estamos de olho é na sustentabilidade, é na qualidade de vida para a população. É inadmissível que as pessoas saiam para trabalhar e cheguem exaustas ao seu destino, alavadas de suor, não é isso que a gente quer para a população. A população tem que ter direito de ir e vir com conforto, então é para isso que a gente tem trabalhado”, disse Ricardo Vasconcelos.

Quem também esteve presente foi o presidente da Viação Atalaia, Alberto Almeida. Segundo ele, além destes cinco ônibus, novos veículos devem chegar nos próximos meses. ” No total serão 24 carros, entre março e abril deste ano chegam 24 carros, cinco agora e chegam mais 19. Um investimento de R$ 20 milhões. Uma satisfação muito grande porque a gente segue gerando melhorias no transporte público”.

Informações: fanf1

READ MORE - Prefeitura de Aracaju entrega cinco ônibus novos e cinco seminovos para o transporte coletivo

Parvi Transportes adquire mais de 200 ônibus Marcopolo

A Parvi Transportes, operadora das regiões Norte e Nordeste do Brasil, e pertencente ao Grupo Parvi, está renovando a sua frota com 212 novos veículos Marcopolo. Os modelos eleitos são os rodoviários Paradiso 1800 Double Decker e Ideale 800, bem como micro-ônibus Senior na versão fretamento.

Todavia, a maior parte dos veículos, 154 unidades, já foi entregue pela Polobus, responsável pela venda de produtos Marcopolo na região. Dessa forma, os veículos estão sendo utilizados em operações da Vale nas cidades de São Luís, no Maranhão, e Parauapebas, no Pará.

"O programa de renovação de frota da Parvi Transportes vai trazer benefícios aos passageiros e aos motoristas da empresa. E que se traduzem em segurança, conforto e eficiência. É importante destacar que os ônibus rodoviários Paradiso G8 1800 DD comprados pela Parvi serão destinados às operações de turismo na região Nordeste", afirma o diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.
Os 148 novos Ideale 800 têm 12.700 mm de comprimento total e 48 poltronas executiva. Os modelos são equipados com sistema de reclinação pneumática, cintos de segurança de três pontos com sinalização sonora e luminosa de utilização. Há ainda tomadas USB e porta-copos.

As unidades ainda contam com elevador, sistema de ar-condicionado, sanitário, display de velocidade no salão, vidros colados, parede de separação total e cortinas. Assim como itinerário eletrônico, bagageiro, porta-pacotes, sensor de marcha ré e sistema de áudio, com Internet, rádio e cinco câmeras para monitoramento.

Todavia, os 56 micros Senior medem 9.235 mm de comprimento, com 31 poltronas com sistema de reclinação pneumática, cinto de segurança de três pontos, sinalização sonora e luminosa de utilização, tomadas USB e porta-copos. Todos os veículos contam com sistema de ar-condicionado, display de velocidade no salão vidros colados, elevador para total acessibilidade, e contam com parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro, sistema de áudio, e Internet, além de porta-pacotes.

Tradicional cliente Marcopolo e com atuação há quase três décadas, a Parvi Transportes opera em seis estados brasileiros. Ou seja, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Ceará, Amazonas e Pará (Barcarena e Parauapebas).

Informações: Estadão
READ MORE - Parvi Transportes adquire mais de 200 ônibus Marcopolo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960