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Curitiba e Pinhais ganham novo viaduto para aliviar congestionamentos

quarta-feira, 26 de março de 2025

A Prefeitura de Curitiba realizará, no próximo dia 3 de abril, uma reunião pública para apresentar à população os detalhes das obras do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2. O encontro será às 18h30, no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, localizado na Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150. O objetivo é informar os moradores da capital e de cidades vizinhas sobre a construção de um novo viaduto e de duas pontes sobre o Rio Atuba, na divisa entre Curitiba e Pinhais, região estratégica para a mobilidade urbana da Grande Curitiba.

Coordenado pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), o projeto integra o Novo Inter 2, um dos principais investimentos em infraestrutura e transporte coletivo da cidade. Segundo Márcio Teixeira, coordenador-geral da Utag, as intervenções têm como finalidade melhorar o fluxo de veículos e ônibus no eixo metropolitano, além de oferecer mais segurança a motoristas e pedestres. As novas estruturas vão beneficiar diretamente quem utiliza o transporte público e trafega pela Avenida Victor Ferreira do Amaral e pela Rodovia João Leopoldo Jacomel.

O Pacote 3 inclui a construção do viaduto que ligará a avenida à rodovia. A estrutura contará com 155 metros de extensão e 25 metros de largura, comportando três faixas de rolamento em cada sentido. Já o Pacote 4 prevê a construção de duas pontes paralelas, com 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura cada. As pontes serão implantadas nas vias marginais ao viaduto e contarão com duas faixas de tráfego, barreiras de proteção e passeios de quase três metros para pedestres. Também está previsto um sistema viário complementar com rotatória, proporcionando melhor distribuição do tráfego na região.

A empresa Castilho Engenharia foi contratada para executar a obra, que terá início no dia 31 de março. O investimento total no projeto é de R$ 68.797.559,49.

As intervenções fazem parte de um plano mais amplo de reestruturação da linha Inter 2, com foco na modernização do transporte coletivo. O Novo Inter 2 visa ampliar a velocidade e a capacidade da linha, requalificando vias, implantando novos pavimentos e melhorando a drenagem urbana ao longo de todo o itinerário. A proposta tem como objetivo oferecer mais eficiência e conforto aos milhares de passageiros que utilizam diariamente o sistema.

Desde 2019, o projeto vem sendo discutido com a população. Quatro audiências públicas presenciais foram realizadas ainda naquele ano, antes da assinatura do contrato. Em 2022, uma consulta pública online também foi promovida, reunindo mais de duas mil participações de moradores de todas as regiões da cidade.

A reunião do dia 3 de abril representa mais uma etapa de diálogo entre o poder público e a comunidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a transparência e a participação cidadã em obras que impactam diretamente a vida urbana.

Informações: XVCuritiba

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Em SP, Linhas têm itinerários mudados temporariamente em Itaquera a partir de quarta-feira, 26


A SPTrans informa que, a partir de quarta-feira (26), 15 linhas estão com desvios em seus itinerários durante interferência viária na Rua Castelo do Piauí, 723, em Itaquera, Zona Leste da cidade.

Acompanhe a mudança:

2766/10 Jd. Camargo Velho - Metrô Itaquera
4035/10 Guaianases - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Heitor, prosseguindo normal.

2705/10 Jd. Fanganielo - Metrô Itaquera
2707/10 Chabilândia - Metrô Itaquera
3754/10 Inácio Monteiro - Metrô Itaquera
2708/10 Jd. Lajeado - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Heitor, prosseguindo normal.

407T/10 Jd. Redil - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Campinas do Piauí, prosseguindo normal.

3712/10 Jd. São João - Metrô Itaquera
3712/51 Vl. Cosmopolita - Metrô Itaquera
3732/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Itaquera
3738/10 Cohab Juscelino - Metrô Itaquera
3742/10 Jd. Laranjeira - Metrô Itaquera
3766/10 Cohab II - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Campinas do Piauí, prosseguindo normal.

N403/11 Term. Cid. Tiradentes - Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até a Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Heitor, prosseguindo normal.

N439/11 Metrô Itaquera - Cohab Fazenda do Carmo (Circular)

Sentido Único: normal até Rua Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Adervan Machado, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Itaquera, Rua Campinas do Piauí, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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Prefeitura de São Paulo conclui estudo e avança com projeto do VLT

segunda-feira, 24 de março de 2025

A Prefeitura de São Paulo completou o estudo urbanístico abrangente sobre o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro da cidade.

O processo realizado por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a São Paulo Urbanismo, destaca os impactos do novo modal na dinâmica da região por onde os trens do VLT deverão circular.

O objetivo da administração da cidade é obter uma base sólida para a implantação e gestão do novo modal de transporte.

Este projeto foi batizado como Bonde São Paulo e terá duas linhas e transportar até 134 mil pessoas por dia.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) desenvolveu estudos técnicos preliminares e projetos funcionais para a iniciativa. Em seguida, a SP Urbanismo foi contratada para aprofundar os estudos urbanísticos do projeto, que contempla, por exemplo, o estudo urbanístico entregue em 21 de fevereiro. A expectativa é concluir os projetos restantes ainda neste primeiro semestre.

O documento identifica os desafios na área do urbanismo e mobilidade, além de tornar compatível a vivência do novo modal com os demais meios existentes em seu percurso.

De acordo com a Prefeitura, o estudo indica um potencial do VLT transportar o centro de São Paulo, com a requalificação de áreas com potencial de transformação e requalificação como a região da Luz e o Triângulo Histórico, como em experiências internacionais, de Sevilha e Bilbao (Espanha) e Bordeaux (França).

Além disso, haverá a conexão do VLT com metrô, ônibus e ciclovias, o novo modal deve reduzir a dependência do transporte individual motorizado, promovendo deslocamentos mais sustentáveis.

Sobre o Bonde São Paulo
Nomeado como “Bonde São Paulo”, que deverá contar com:

– duas linhas;
– 27 estações.

Os trens devem circular pelas ruas do Bom Retiro, região da Luz, Júlio Prestes, República, Avenida São João, Mercado Municipal e Praça da Sé. Além do Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu e Parque Dom Pedro II.

O sistema terá um valor estimado em R$ 3,7 bilhões, com parceria da iniciativa privada, onde cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas e em tarifa estimada em R$ 2,20.

Será obrigatória a integração com linhas de ônibus seja por meio do Bilhete Único ou alterações nos itinerários para que os coletivos sejam abastecidos e abastecem o sistema de VLT.

Informações: Diário nos Trilhos

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Em Salvador, Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho

A linha B2 do BRT Salvador, que atualmente segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba e neste ponto retorna ao terminal de transbordo, será ampliada a partir do dia 29 de março, passando a conectar a Estação Rodoviária ao bairro do Rio Vermelho. 

A ampliação da linha B2, que será entregue como parte das comemorações do aniversário de 476 anos de Salvador, fará com que os veículos do BRT saiam da Rua Rio Grande do Sul, acessam a faixa exclusiva instalada na Avenida Manoel Dias da Silva, sigam por Amaralina até o ponto na altura da Vila Militar. Depois os veículos fazem o retorno na altura de um antigo supermercado na Rua Oswaldo Cruz, no Rio Vermelho, e deste ponto retornam pela faixa exclusiva, no sentido Praça Nossa Senhora da Luz. A partir desse local, os ônibus seguem o itinerário de origem da linha em direção a Estação Rodoviária.

A expansão do BRT foi viabilizada com a chegada dos novos ônibus entregues no mês de janeiro deste ano. Além da linha B2, o modal conta com outras quatro linhas em operação:

- B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba;
- B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI);
- B4 - Estação Pituba x Estação Lapa;
- B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa.

A expectativa é que até dezembro deste ano a linha B6, que ligará a Estação Lapa ao Aeroporto, entre em operação por meio do sistema BRS (Bus Rapid Service), ampliando ainda mais as conexões do transporte público na capital baiana.

Informações: metro1

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Prefeitura de Aracaju entrega cinco ônibus novos e cinco seminovos para o transporte coletivo

A Prefeitura de Aracaju entregou na manhã desta segunda-feira, 24, dez ônibus para o transporte público de Aracaju. Cinco são modelos novos, da empresa Atalaia, e os outros cinco são modelos seminovos, da empresa Modelo. Os ônibus, equipados com Ar-condicionado, Wi-fi e carregadores de celular, já estão circulando em algumas linhas da capital sergipana.

Os veículos foram entregues em coletiva na Orlinha do Bairro Industrial, que contou com a presença da prefeita Emília Corrêa, do vice-prefeito Ricardo Marques, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ricardo Vasconcelos, do superintendente da SMTT Nelson Felipe, da presidente do Setransp Rayssa Cruz, além de secretários da atual gestão da prefeitura de Aracaju.

A prefeita Emília Côrrea falou que a chegada dos novos ônibus não resolve todos os problemas do transporte público na cidade, mas garante que são iniciais que podem trazer benefícios para os usuários. ” Olha, a gente já está substituindo as sucatas, por ônibus zero quilômetro e ônibus seminovo, tudo com ar-condicionado. Esse é um presente. Agora, é direito deles e obrigação nossa. Não fizeram antes, nunca fizeram, mas a gente está fazendo de forma paulatina”, destacou.

Já para o presidente da Câmara Municipal, a entrega dos veículos representa uma virada de chave para o transporte público em Aracaju. ” O que nós estamos de olho é na sustentabilidade, é na qualidade de vida para a população. É inadmissível que as pessoas saiam para trabalhar e cheguem exaustas ao seu destino, alavadas de suor, não é isso que a gente quer para a população. A população tem que ter direito de ir e vir com conforto, então é para isso que a gente tem trabalhado”, disse Ricardo Vasconcelos.

Quem também esteve presente foi o presidente da Viação Atalaia, Alberto Almeida. Segundo ele, além destes cinco ônibus, novos veículos devem chegar nos próximos meses. ” No total serão 24 carros, entre março e abril deste ano chegam 24 carros, cinco agora e chegam mais 19. Um investimento de R$ 20 milhões. Uma satisfação muito grande porque a gente segue gerando melhorias no transporte público”.

Informações: fanf1

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Parvi Transportes adquire mais de 200 ônibus Marcopolo

A Parvi Transportes, operadora das regiões Norte e Nordeste do Brasil, e pertencente ao Grupo Parvi, está renovando a sua frota com 212 novos veículos Marcopolo. Os modelos eleitos são os rodoviários Paradiso 1800 Double Decker e Ideale 800, bem como micro-ônibus Senior na versão fretamento.

Todavia, a maior parte dos veículos, 154 unidades, já foi entregue pela Polobus, responsável pela venda de produtos Marcopolo na região. Dessa forma, os veículos estão sendo utilizados em operações da Vale nas cidades de São Luís, no Maranhão, e Parauapebas, no Pará.

"O programa de renovação de frota da Parvi Transportes vai trazer benefícios aos passageiros e aos motoristas da empresa. E que se traduzem em segurança, conforto e eficiência. É importante destacar que os ônibus rodoviários Paradiso G8 1800 DD comprados pela Parvi serão destinados às operações de turismo na região Nordeste", afirma o diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.
Os 148 novos Ideale 800 têm 12.700 mm de comprimento total e 48 poltronas executiva. Os modelos são equipados com sistema de reclinação pneumática, cintos de segurança de três pontos com sinalização sonora e luminosa de utilização. Há ainda tomadas USB e porta-copos.

As unidades ainda contam com elevador, sistema de ar-condicionado, sanitário, display de velocidade no salão, vidros colados, parede de separação total e cortinas. Assim como itinerário eletrônico, bagageiro, porta-pacotes, sensor de marcha ré e sistema de áudio, com Internet, rádio e cinco câmeras para monitoramento.

Todavia, os 56 micros Senior medem 9.235 mm de comprimento, com 31 poltronas com sistema de reclinação pneumática, cinto de segurança de três pontos, sinalização sonora e luminosa de utilização, tomadas USB e porta-copos. Todos os veículos contam com sistema de ar-condicionado, display de velocidade no salão vidros colados, elevador para total acessibilidade, e contam com parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro, sistema de áudio, e Internet, além de porta-pacotes.

Tradicional cliente Marcopolo e com atuação há quase três décadas, a Parvi Transportes opera em seis estados brasileiros. Ou seja, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Ceará, Amazonas e Pará (Barcarena e Parauapebas).

Informações: Estadão
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Em Campinas, Terminal BRT Vida Nova atenderá a linha BRT11

Os usuários do transporte público coletivo da região do Ouro Verde vão ganhar mais conforto, segurança e acessibilidade. Na próxima sexta-feira, 28 de março, o Terminal BRT Vida Nova será inaugurado e passa a atender a linha BRT11 (Vida Nova – paradora).

A operação será iniciada a partir das 11h, após o evento de entrega do terminal, que terá a presença do prefeito Dário Saadi e será promovido pela Prefeitura de Campinas, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e secretarias de Transportes (Setransp) e Infraestrutura.

O atendimento da BRT11 migra, portanto, do antigo Terminal Vida Nova para o novo terminal BRT. O espaço é exclusivo para usuários do sistema BRT. O acesso será pelas catracas, com uso de Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.

O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras. Entre os dias 28 de março e 1º de abril, agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec vão distribuir folhetos informativos para orientar usuários sobre a operação.

Com mais essa estrutura ativa, a operação do BRT campineiro entra na reta final, restando apenas a entrega do Terminal BRT Ouro Verde. Os Corredores Campo Grande e Perimetral já estão 100% operacionais.

Operação
A linha BRT11 circula todos os dias, com intervalos de 11 minutos nos picos. Em dias úteis, a primeira partida do Terminal BRT Vida Nova será às 4h30 e a última às 0h10. E do Terminal Central, terá partidas entre 5h15 e 0h50.

Fica mantido o atendimento das demais linhas ao antigo Terminal Vida Nova. São elas: 122 (Terminal Vida Nova / Campinas Shopping), 124 (Friburgo), 126 (Vida Nova I e II), 127 (Vila Vitória), 128 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde), 131 (Terminal Vida Nova), 132 (Terminal Vida Nova), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central) e 137 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde – semiexpressa). As alimentadoras conectam os passageiros dos bairros ao terminal e à linha do BRT.

Características
O Terminal BRT Vida Nova é integrado ao terminal convencional e fica na rua José Ferreira de Brito, no Conjunto Residencial Mauro Marcondes. Conta com dois módulos, um para cada sentido. Ele segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. Também recebeu bancos metálicos e novas lixeiras. Equipes da Emdec atuaram na pintura dos portões e gradis do terminal. A Emdec investiu R$ 158,5 mil no reforço da sinalização viária (solo e placas) no entorno, incluindo a pintura das travessias de pedestres. 

E integra o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que conta com 4,1 km de extensão. As obras remanescentes do Lote 4 foram realizadas pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. Foi necessário fazer uma nova licitação depois que o Consórcio BRT Campinas abandonou o serviço. O valor do novo contrato foi de R$ 39,8 milhões.

Informações: EMDEC

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Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba avança e leilão está previsto para 2025

O projeto do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Sorocaba, integrante do Eixo Oeste, está avançando e já tem data prevista para leilão: o quarto trimestre de 2025, segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo. A nova linha ferroviária promete revolucionar a mobilidade entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento para apenas 60 minutos.

Atualmente, o percurso entre São Paulo e Sorocaba leva cerca de 110 minutos de carro e até 130 minutos de ônibus, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O trem será uma alternativa mais rápida, eficiente e sustentável ao transporte rodoviário.

Detalhes do projeto Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba
Com aproximadamente 100 km de extensão, o trajeto utilizará parte da antiga malha ferroviária e contará com quatro estações principais: Água Branca (na capital), São Roque e duas estações em Sorocaba. A expectativa é que o TIC São Paulo-Sorocaba atenda cerca de 50 mil passageiros por dia, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A estação de Água Branca, ponto de partida do trem, será um polo estratégico de integração com outras linhas da CPTM, do Metrô de São Paulo e de outros trens intercidades em desenvolvimento.

Investimentos e impacto na mobilidade urbana
O projeto faz parte do Programa SP nos Trilhos, lançado em 2024 pelo governo estadual, que prevê 40 iniciativas ferroviárias, incluindo expansões de metrô, VLTs e trens urbanos. O programa totaliza cerca de R$ 194 bilhões em investimentos e deve gerar 150 mil empregos diretos e indiretos, conforme a Secretaria de Transportes Metropolitanos.

Além da redução do tempo de deslocamento, o novo trem também ajudará a desafogar o tráfego na Rodovia Castello Branco, uma das principais ligações rodoviárias entre São Paulo e Sorocaba, frequentemente afetada por congestionamentos, segundo estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP).

Sustentabilidade e integração com outros modais
O Trem Intercidades Eixo Oeste também contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, promovendo um transporte mais limpo e alinhado com as metas ambientais. A integração com outros modais — como metrô, trens urbanos e linhas de ônibus — vai proporcionar uma malha de transporte mais eficiente, favorecendo a mobilidade sustentável e inteligente.

Especialistas, como o urbanista Sérgio Avelleda, ex-secretário de Transportes da capital paulista, destacam que essa integração incentivará a migração do transporte individual para o coletivo, promovendo um ambiente urbano mais equilibrado e acessível.

Leilão, cronograma e próximos passos
O cronograma do projeto prevê a realização de audiências públicas no primeiro trimestre de 2025, seguidas da publicação do edital de licitação no terceiro trimestre. O leilão do TIC São Paulo-Sorocaba está marcado para o quarto trimestre de 2025, com assinatura de contrato prevista para início de 2026.

O início das obras deve ocorrer ainda em 2026, com previsão de conclusão entre 2029 e 2030, consolidando o Trem Intercidades como um marco no transporte público paulista.

Informações: Andravirtual

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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