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EPTC faz parceria com o Waze para divulgação de locais do radar móvel

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Os pontos em que ocorrem a Operação Radar passarão a ser informados pelo Waze a partir desta segunda-feira, 20, além dos meios oficiais da prefeitura. A parceria entre o aplicativo e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi fechada durante reunião entre o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, e o time Waze, dentro do programa Waze for Cities, que permite o compartilhamento de dados entre o aplicativo e as agências governamentais.

“A parceria permite mais transparência das ações de fiscalização e o aumento da consciência dos usuários e respeito à sinalização, fundamentais para a redução de acidentes”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

No Waze, os pontos aparecerão com o ícone de polícia e a descrição mostrará o radar móvel indicando a velocidade máxima da via. 

Operação Radar entre os dias 20 e 26 de janeiro:

Avenida Assis Brasil, av. Dom Pedro II, av. Severo Dullius,  av. Edvaldo Pereira Paiva, av. Juca Batista, av. Diário de Notícias, av. Senador Tarso Dutra, av. Bento Gonçalves, av. Baltazar de Oliveira Garcia, av. Sertório, av. Ipiranga, Sertório,  rua Pereira Franco, av. Padre Cacique, av. Nilo Peçanha, av. Ernesto Neugebauer e av. Borges de Medeiros.

Informações: EPTC

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Prefeitura de SP apreende 18 motos no terceiro dia de operação contra mototáxi clandestino

A Prefeitura de São Paulo apreendeu 18 motocicletas no terceiro dia consecutivo de operação para inibir o transporte clandestino de passageiros por motocicletas realizado por aplicativo. Realizadas nesta sexta-feira (17), as blitze do Departamento de Transporte Públicos (DTP), com apoio da Guarda Civil Metropolitana, ocorreram em todas as regiões da cidade. As 18 apreensões de motos que atuavam na prestação do serviço irregular por meio do aplicativo da empresa 99 ocorreram nas seguintes regiões: 8 na Zona Norte, 6 na Zona Sul e 4 na Zona Leste.  

Essa modalidade de transporte é proibida por decreto municipal de 2023. O transporte individual de passageiros remunerado sem autorização do município é clandestino, conforme as leis 15.676/2012 e 16.344/2016. Nos dois primeiros dias de blitze, 15 e 16/1, foram apreendidas 23 motocicletas, totalizando 41 apreensões desde o início das operações. Nas blitze realizadas nesta sexta-feira, foram fiscalizadas 322 motocicletas. 

Para estabelecer a proibição desse tipo de transporte na capital, a Prefeitura se baseou em dados concretos sobre o aumento de sinistros, mortes e lesões com o uso de motocicletas na cidade. O crescimento de sinistros e mortes é proporcional ao da frota, que teve um salto de 35% nos últimos dez anos, passando de 833 mil em 2014 para de 1,3 milhão em 2024. O número de mortes cresceu 22% de janeiro a novembro de 2023, com 350 óbitos, para 427 no mesmo período de 2024, mesmo com a Faixa Azul e outras medidas importantes de segurança adotadas pela Prefeitura.  

Operação

Na Zona Norte, foram apreendidas 8 motocicletas. Os agentes realizaram a ação na altura do número 3.000 da Avenida Braz Leme, onde eram verificadas motocicletas que levavam pessoas na garupa. No período da manhã, foram 6 apreensões, sendo que 4 delas foram de motocicletas que faziam viagens com origem e destino dentro da cidade de São Paulo e duas iniciadas fora da cidade, nos municípios de Osasco e Santana do Parnaíba, com destino à Zona Norte.

No período da tarde, uma das motocicletas realizava transporte de passageiro remunerado por aplicativo 99 entre dois bairros da Zona Norte (Vila Ester e Jardim Japão), enquanto a outra viagem irregular flagrada havia partido do Jardim Elisa Maria com destino à Penha, na Zona Leste, com uma corrida no valor de R$ 33.  

Na Zona Sul, as ações dos agentes do DTP e GCM foram feitas na Avenida João Dias. Das 6 motocicletas apreendidas por realizar transporte irregular de passageiro, 3 foram flagradas no período da manhã.

Em um dos casos, o serviço ilegal era prestado mesmo com o motociclista carregando uma enorme mochila para entrega de comida e a moto sendo equipada com um pequeno baú. A viagem havia sido iniciada no município de Embu e tinha o bairro de Santo Amaro como destino. Uma outra apreensão da região também teve a viagem iniciada fora da cidade de São Paulo, no município de Osasco, com destino ao Largo 13 de Maio, em Santo Amaro.

No período da tarde, foram mais 3 apreensões, de motocicletas que realizavam o transporte pelo aplicativo 99, duas delas com origem e destino na própria Zona Sul: Santo Amaro - Jardim Umarizal e Santo Amaro - Jardim São Luiz. A outra corrida era entre a Avenida João Dias e a Avenida Giovanni Gronchi. 

Na Zona Leste, a operação realizada na Avenida Águia de Haia foi finalizada com quatro motocicletas que realizavam o transporte clandestino de passageiros apreendidas. Duas das apreensões ocorreram no período da manhã e duas à tarde. Na Zona Oeste, na Avenida Doutor Gastão Vidigal, não foi constatada nenhuma motocicleta realizando transporte irregular. 

Informações: Prefeitura de SP

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Em Manaus, Terminal 5 ganha reforço na iluminação e recebe elogios dos usuários

Os usuários do transporte público que passam pelo Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, já perceberam a diferença na iluminação do T5 nos últimos dias. A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma revitalização com trocas de lâmpadas e instalação de novos pontos de iluminação.

A diferença na iluminação do T5 já é sentida por quem transita pelo local. O industriário Gilmar Pontes, 34 anos, faz integração quase todos os dias no Terminal e elogiou.

“Antes a gente tinha até medo de passar por aqui. Agora está melhor, está quase todo iluminado. A prefeitura está de parabéns”, destacou o usuário do transporte.

O fiscal de Transporte João Luiz trabalha no local e destacou a atuação da equipe de manutenção do IMMU para melhorar a iluminação do T5 .

“Há algumas semanas houve um problema técnico que causou uma queda de energia e o desarme do quadro. Com isto, várias lâmpadas foram queimadas. Em seguida informamos ao IMMU que prontamente começou a trabalhar para fazer as substituições das lâmpadas. Nesta semana, as trocas foram concluídas. Quem trabalha aqui está elogiando bastante, assim como os usuários do transporte público. A nova iluminação do T5 está show”, frisou do fiscal do IMMU.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Trem da Linha 17-Ouro faz sua primeira viagem teste

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo realizou sua primeira viagem teste na segunda-feira (13), saindo do Pátio Água Espraiada (Bloco A – oficina de trens) até a estação Washington Luís. Movido por energia de suas próprias baterias, o trem percorreu 1.200 metros e venceu uma elevação de 15 metros, demonstrando sua autonomia e tecnologia avançada.

Durante o trajeto, foram verificadas condições técnicas fundamentais, como tração, freios, engates e suspensão, além de inspeções nas vias e aparelhos de mudança de via (AMVs). Este passo marca uma etapa intermediária do comissionamento, essencial para garantir a segurança e o funcionamento do sistema.

Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, o trem tem capacidade para 616 passageiros e é equipado com ar-condicionado, iluminação LED e janelas panorâmicas. Projetado para operar de forma totalmente automatizada, ele oferece eficiência, segurança e intervalos menores entre as composições. Seu sistema de baterias permite autonomia de até 8 km, garantindo movimentação mesmo em caso de falha de energia.


A Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. Com previsão de conclusão para 2026, o projeto beneficiará cerca de 100 mil passageiros por dia, oferecendo uma nova solução de mobilidade urbana para São Paulo.

Informações: Metrô SP

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No Recife, Consórcio de Transporte intensifica ações contra “surf” e “amorcegamento” nos ônibus


Reiniciando as ações educativas nos Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife – RMR, para o ano de 2025, técnicos de educação e fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, em parceria com a Secretaria de Defesa Social/Polícia Militar, estiveram hoje (17), no TI Joana Bezerra, dando continuidade a ação “Pegar Bigu e Surfar, nem pensar”, quando foi realiza panfletagem e proferida mini palestra, alertando sobre os riscos que correm com a prática de se pendurar do lado de fora ou no teto do ônibus. Diante do ocorrido no último dia 09 de janeiro, onde um jovem que pegava ‘bigu’ no ônibus da linha Zumbi do Pacheco/Tancredo Neves morreu após bater em poste, o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, determinou a intensificação das ações no combate à prática descontrolada de “surf” e “amorcegamento” nos ônibus.


No local, Kathia Sena, gerente de Fiscalização do CTM, em uma conversa dinâmica com os motoristas, passageiros e comerciantes daquele TI, destacou a ameaça à vida que é viajar na parte externa dos ônibus. “Nosso objetivo é conscientizar a todos, principalmente aos jovens, que essa prática não é um esporte, e sim um crime. Por isso, precisamos da ajuda de vocês, alertando a população para que, caso presencie esse crime, denuncie através dos nossos canais de atendimento”. Sena ainda ressaltou que o combate a esse crime é uma luta de todos, Estado e sociedade. “Com essas ações, estamos garantindo a segurança dos passageiros, salvando vidas e preservando o patrimônio público, trazendo cada vez mais dignidade e respeito aos usuários do sistema”.


Estudos realizados pelo Consórcio destacam que domingos, feriados e quando acontecem disputas futebolísticas são os dias mais corriqueiros para se ver diversos flagrantes do “surf” nos coletivos. Por isso, existe uma Portaria que autoriza os motoristas a parar o veículo até que a segurança seja restabelecida.

DENÚNCIA

Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Curitiba tem o 2º transporte público mais eficiente para deslocamento da população até o trabalho

Um estudo realizado pelo Instituto Cidades Responsivas, pelo Indicador de Mobilidade Urbana, analisou a qualidade do transporte público para deslocamento dos cidadãos até o trabalho em oito capitais brasileiras. O ranking mostra Curitiba com a segunda melhor posição, com uma pontuação de 0,26, atrás apenas de Belo Horizonte (0,36) e à frente de São Paulo (0,23) e Porto Alegre (0,23).

O Indicador de Mobilidade Urbana mede a eficiência com que os domicílios de uma cidade são conectados às oportunidades de emprego existentes. Quanto maior o valor do indicador e mais próximo de 1, maior a eficiência do transporte público.

“Curitiba já tem o transporte público mais integrado do País com sua região metropolitana e um sistema, por corredores exclusivos, que dá agilidade ao deslocamento da população. Mas a nossa meta é que cada vez mais a população possa sair mais tarde de casa para trabalhar e voltar mais rápido para descansar. Temos, para os próximos quatro anos, um amplo programa de melhorias para o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, mais integração e sustentabilidade”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.

Tempo de deslocamento
O índice do Instituto Cidades Responsivas é calculado pela relação entre a quantidade de vínculos de trabalho e de domicílios que podem ser alcançados em até 45 minutos de carro ou com transporte público a partir de cada lugar da cidade.

“O que favorece Curitiba em relação a outras cidades é a forma relativamente compacta e radial da cidade, que faz com que as distâncias a serem percorridas sejam reduzidas e permitam que a infraestrutura de mobilidade não precise ser tão robusta", diz Luciana Fonseca, sócia-fundadora e diretora do instituto. 

"Nesse sentido, Curitiba está em uma situação melhor do que, por exemplo, o Rio de Janeiro, onde alguns bairros da zona noroeste estão a cerca de 40 km do Centro, exigindo investimentos maiores em sistemas de transporte para conectar a população até os empregos”, compara.

Para calcular os índices de transporte público e individual nas cidades, o estudo utilizou dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, do IBGE, e do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, que indicam as vagas formais. Os tempos de deslocamento foram simulados entre 6h30 e 8h em dias úteis com a plataforma Google para o transporte público. Confira AQUI O ESTUDO.

Dessa forma, quando o indicador registra “1” (a melhor taxa possível), isso significa que o número de residências equivale ao de vagas de trabalho formais alcançadas em até 45 minutos. Na pesquisa, foram considerados dados de São Paulo (0,23), Florianópolis (0,19), Porto Alegre (0,23), Curitiba (0,26), Belo Horizonte (0,36), Salvador (0,16), Fortaleza (0,19) e Rio de Janeiro (0,13).

Os pesquisadores dizem que embora os deslocamentos da casa para o trabalho sejam apenas uma fração das viagens urbanas, eles são aqueles que mais exigem do sistema e que mais tendem a gerar congestionamento e poluição, uma vez que os horários de pico do uso da infraestrutura de transporte de uma localidade tendem a ocorrer justamente no início ou fim do horário comercial.

BRT
Quanto maior a capilaridade e mais eficiente a distribuição de linhas de ônibus e suas rotas, maior a qualidade do transporte coletivo. Em Curitiba, o BRT (Bus Transit Rapid), sistema de canaletas exclusivas que deu notoriedade mundial à capital paranaense e que completou 50 anos no ano passado, contribui para a qualidade do sistema, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 

Nos corredores, que transportam 65% dos passageiros do transporte coletivo de Curitiba, os ônibus têm conquistado mais velocidade com os Ligeirões, que têm menos paradas e começam a fazer a transição energética - do modelo movido a diesel para o elétrico. 

Em 2024 começou a operar o Ligeirão Norte/Sul, que reduziu o tempo de deslocamento entre o Santa Cândida e o Pinheirinho em 15 minutos, e mais recentemente o Ligeirão Expresso Linha Verde, entre o Atuba e o Pinheirinho, que atinge velocidade de 30 km/h. “São 41 quilômetros do Pinheirinho ao Atuba, percorridos em apenas 42 minutos”, diz Maia Neto.

“O BRT possui uma grande importância para tornar o transporte coletivo mais eficiente, pois ele tende a diminuir o tempo de deslocamento que os ônibus precisam para percorrer seu itinerário. Essa diminuição do tempo de deslocamento faz com que uma quantidade maior de empregos esteja dentro dos 45 minutos de viagem considerados na nossa pesquisa, melhorando os resultados do nosso indicador”, completa Luciana.

Informações: URBS

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Linhas da EMTU do Litoral Norte de SP recebem 23 novos ônibus 0km com ar-condicionado

As linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram modernizadas com a inclusão de 23 novos ônibus 0km com ar-condicionado.

Os veículos mais modernos, confortáveis e climatizados vão atender mais de 5 mil passageiros que utilizam as linhas 5505, 5506 e 5509, que fazem o deslocamento entre São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Natividade da Serra.

A Pássaro Marron está introduzindo de forma gradativa na frota os novos ônibus Mercedes-Benz OF 1726 L, com carroceria Marcopolo Torino. Os coletivos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB em todos os bancos para carregamento de dispositivos móveis, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e motor Euro VI, tecnologia a diesel mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde atua já somam 809 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023.

Confira abaixo as linhas beneficiadas com os novos veículos:

5505 - São Sebastião (Balsa)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba)

5506 - Ubatuba (Terminal Rodoviário Naim Elias Abdalla)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba)

5509 - Natividade Da Serra (Bairro Alto)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário De Caraguatatuba)

Informações: EMTU

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No Recife, Projeto prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a disponibilizar bicicletários

Uma nova proposta em tramitação na Câmara Municipal do Recife busca ampliar os direitos dos trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O Projeto de Lei nº 140/2024, de autoria do vereador Fred Ferreira (PL), prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a disponibilizar infraestrutura de apoio, incluindo bicicletários, banheiros e armários, dentro de suas dependências.

De acordo com o texto, o objetivo é incentivar o uso de bicicletas no deslocamento diário e oferecer mais conforto e segurança aos ciclistas. A proposta está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e Planejamento Urbano e Obras.

Fred Ferreira destaca que à medida que as grandes cidades brasileiras expandem suas redes de ciclovias, cresce a demanda por instalações como bicicletários e vestiários nas empresas. “Colaboradores motivados influenciam positivamente o ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional e a qualidade das tarefas executadas. Isso pode começar com poucos funcionários, mas logo se espalha por toda a empresa”, pontuou o autor da iniciativa durante a apresentação na Câmara, em 6 de janeiro deste ano.

O projeto se soma a iniciativas já existentes em Pernambuco, como a Lei nº 14.740/2012, de caráter mais abrangente, sem distinção entre usuários, que determina a instalação de estacionamentos para bicicletas em órgãos públicos e empresas privadas com circulação diária superior a 100 pessoas. Sancionada há mais de uma década, a lei estadual exige apenas estacionamentos para bicicletas com sinalização.

Apesar de ambas as medidas visarem a inclusão dos ciclistas no planejamento urbano, há diferenças significativas entre elas. Enquanto a legislação estadual exige apenas estacionamentos com sinalização para a segurança das bicicletas, o projeto municipal propõe uma infraestrutura mais completa, voltada especialmente para trabalhadores.

Setor empresarial não foi consultado sobre bicicletários
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Fred Leal, a iniciativa é positiva, mas é preciso ser estudada e desenvolvida de forma viável: “onde estão localizadas essas empresas? Se estiverem em shopping centers, quem será responsável pela instalação do bicicletário: o shopping ou as empresas? Caso estejam na rua, haverá espaço disponível para essa estrutura? São questões que precisam ser analisadas antes de implementar uma lei desse tipo”, questiona Leal.

Ele ainda afirma que a CDL não foi consultada a respeito do projeto e que a entidade civil não teve acesso ao conteúdo completo da proposta. “Precisamos conhecer melhor o projeto antes de emitir uma posição mais detalhada”, afirma.

Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Recife comenta também que a organização não foi questionada sobre a viabilidade do PL: “não tinha conhecimento dessa proposta até então e ninguém nos procurou pra discutir sobre o tema”, relata o presidente da associação, Toni Sousa.

Toni lembra que já existe uma previsão legal, exigindo que as empresas tenham armários e banheiros a partir de um número específico de funcionários, mas que é preciso entender melhor se há algum embasamento constitucional ou não para a obrigatoriedade de bicicletários.

“Para ter obrigatoriedade é preciso levar em conta a capacidade física de cada estabelecimento. Tem lugares que, simplesmente, não têm como instalar um bicicletário, por falta de espaço mesmo. Então, é algo que precisa ser analisado com mais cuidado”, comenta Sousa.

Por meio de nota, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) respondeu que o projeto está sendo analisado internamento pela equipe técnica. Além disso, a entidade afirmou que não comentará o assunto por enquanto.

Fonte: Movimento Econômico

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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