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Linhas da EMTU do Litoral Norte de SP recebem 23 novos ônibus 0km com ar-condicionado

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

As linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram modernizadas com a inclusão de 23 novos ônibus 0km com ar-condicionado.

Os veículos mais modernos, confortáveis e climatizados vão atender mais de 5 mil passageiros que utilizam as linhas 5505, 5506 e 5509, que fazem o deslocamento entre São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Natividade da Serra.

A Pássaro Marron está introduzindo de forma gradativa na frota os novos ônibus Mercedes-Benz OF 1726 L, com carroceria Marcopolo Torino. Os coletivos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB em todos os bancos para carregamento de dispositivos móveis, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e motor Euro VI, tecnologia a diesel mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde atua já somam 809 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023.

Confira abaixo as linhas beneficiadas com os novos veículos:

5505 - São Sebastião (Balsa)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba)

5506 - Ubatuba (Terminal Rodoviário Naim Elias Abdalla)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário de Caraguatatuba)

5509 - Natividade Da Serra (Bairro Alto)/ Caraguatatuba (Terminal Rodoviário De Caraguatatuba)

Informações: EMTU

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No Recife, Projeto prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a disponibilizar bicicletários

Uma nova proposta em tramitação na Câmara Municipal do Recife busca ampliar os direitos dos trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O Projeto de Lei nº 140/2024, de autoria do vereador Fred Ferreira (PL), prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a disponibilizar infraestrutura de apoio, incluindo bicicletários, banheiros e armários, dentro de suas dependências.

De acordo com o texto, o objetivo é incentivar o uso de bicicletas no deslocamento diário e oferecer mais conforto e segurança aos ciclistas. A proposta está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e Planejamento Urbano e Obras.

Fred Ferreira destaca que à medida que as grandes cidades brasileiras expandem suas redes de ciclovias, cresce a demanda por instalações como bicicletários e vestiários nas empresas. “Colaboradores motivados influenciam positivamente o ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional e a qualidade das tarefas executadas. Isso pode começar com poucos funcionários, mas logo se espalha por toda a empresa”, pontuou o autor da iniciativa durante a apresentação na Câmara, em 6 de janeiro deste ano.

O projeto se soma a iniciativas já existentes em Pernambuco, como a Lei nº 14.740/2012, de caráter mais abrangente, sem distinção entre usuários, que determina a instalação de estacionamentos para bicicletas em órgãos públicos e empresas privadas com circulação diária superior a 100 pessoas. Sancionada há mais de uma década, a lei estadual exige apenas estacionamentos para bicicletas com sinalização.

Apesar de ambas as medidas visarem a inclusão dos ciclistas no planejamento urbano, há diferenças significativas entre elas. Enquanto a legislação estadual exige apenas estacionamentos com sinalização para a segurança das bicicletas, o projeto municipal propõe uma infraestrutura mais completa, voltada especialmente para trabalhadores.

Setor empresarial não foi consultado sobre bicicletários
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, Fred Leal, a iniciativa é positiva, mas é preciso ser estudada e desenvolvida de forma viável: “onde estão localizadas essas empresas? Se estiverem em shopping centers, quem será responsável pela instalação do bicicletário: o shopping ou as empresas? Caso estejam na rua, haverá espaço disponível para essa estrutura? São questões que precisam ser analisadas antes de implementar uma lei desse tipo”, questiona Leal.

Ele ainda afirma que a CDL não foi consultada a respeito do projeto e que a entidade civil não teve acesso ao conteúdo completo da proposta. “Precisamos conhecer melhor o projeto antes de emitir uma posição mais detalhada”, afirma.

Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Recife comenta também que a organização não foi questionada sobre a viabilidade do PL: “não tinha conhecimento dessa proposta até então e ninguém nos procurou pra discutir sobre o tema”, relata o presidente da associação, Toni Sousa.

Toni lembra que já existe uma previsão legal, exigindo que as empresas tenham armários e banheiros a partir de um número específico de funcionários, mas que é preciso entender melhor se há algum embasamento constitucional ou não para a obrigatoriedade de bicicletários.

“Para ter obrigatoriedade é preciso levar em conta a capacidade física de cada estabelecimento. Tem lugares que, simplesmente, não têm como instalar um bicicletário, por falta de espaço mesmo. Então, é algo que precisa ser analisado com mais cuidado”, comenta Sousa.

Por meio de nota, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) respondeu que o projeto está sendo analisado internamento pela equipe técnica. Além disso, a entidade afirmou que não comentará o assunto por enquanto.

Fonte: Movimento Econômico

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Primeiro ônibus elétrico de Aracaju já está em circulação na capital e população aprova

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a operação do primeiro ônibus elétrico da capital no sistema de transporte público coletivo. Os usuários da linha 001, que faz o trajeto Augusto Franco/Bugio, foram os primeiros passageiros a experimentar a novidade.

“Eu me sinto como uma criança que ganha um presente. Chega a ser inacreditável andar em um transporte assim, ainda mais sendo público. Muito bom. Se depender de mim, já está aprovado”, comemora Júnior Almeida Nascimento, de 63 anos, beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As amigas Marinalva dos Santos e Maria Noêmia Marques, ambas aposentadas, também estavam animadas com a chegada do novo transporte. “Eu gostei de tudo. Tô achando um luxo. Agora é que eu vou conversar muito dentro do ônibus”, brinca Noêmia. “Parabéns, prefeitura! É desse tipo de transporte que o povo merece: um ônibus confortável, sem barulho e com ar-condicionado. Nem precisa andar mais vezes para aprová-lo; não é nem nota dez, é nota mil”, avalia Marinalva.

A estreia na condução do ônibus elétrico ficou com a motorista Juliene Lima. Ela diz que se sente lisonjeada por ser a primeira mulher a dirigir um veículo 100% elétrico e automático no sistema de transporte público coletivo de Aracaju. “É uma sensação única. O transporte é muito confortável, sem ruídos. Espero que a população goste, porque eu, como profissional, posso afirmar que é um transporte de qualidade”, conclui Juliene.
Juliene Lima estrea condução do ônibus elétrico

A primeira empresa a operar o ônibus elétrico é a Progresso. As próximas serão a Modelo e a Atalaia. O veículo ficará em circulação por um período de 30 dias, tempo em que será avaliado pela população. Caso aprovado, a Prefeitura de Aracaju iniciará o processo de aquisição desse modelo para integrar o sistema de transporte público do município. Além da linha Augusto Franco/Bugio (001), o ônibus elétrico também circulará no trajeto da linha 002, que faz o itinerário Fernando Collor/D.I.A.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Prefeitura de SP entrega cem novos ônibus elétricos na próxima semana

A Prefeitura de São Paulo entregará na próxima semana, no dia 23 de janeiro, cem novos ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A informação é do prefeito, Ricardo Nunes, durante entrevista para a Rádio CBN, que abordou vários temas, entre eles a mobilidade urbana. Segundo ele, falta apenas escolher o local onde será exibido essa centena de novos veículos para realizar o evento.

A ação faz parte de um investimento já separado de R$ 6 bilhões para aplicar na compra destes ônibus e assim alcançar a meta de 20% da frota total sendo movidas com este sistema de energia limpa.

Nunes destacou que a meta não foi atingida na gestão anterior devido entraves , especialmente por parte da ENEL que cobrou dos cofres públicos 1,6 milhão de reais para aprimorar a infraestrutura, mas não conseguiu entregar os pontos de carga dos ônibus, além da indústria não dar conta da demanda.

”Nós já temos 6 bilhões de reais garantidos para o financiamento. Nós hoje temos uma das maiores frotas de ônibus elétricos do Brasil, mas nossa meta é fazer com que a gente tenha pelo menos 20% da nossa frota de ônibus elétricos, até porque 64% da emissão de dióxido de carbono na cidade de São Paulo é proveniente dos veículos. 

O que atrasou um pouco? A ENEL nos cobrou 1.6 milhão de reais para fazer a infraestrutura e a indústria não conseguiu produzir a quantidade de ônibus que a cidade de São Paulo precisa”, explicou.

Atualmente a cidade possui 489 veículos elétricos em operação no transporte público, número que será ampliado gradualmente, como destacou Ricardo Nunes.

Informações: Diário nos Trilhos

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Estado divulga conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), do governo estadual, concluiu nesta semana, o conceito arquitetônico do Terminal Metropolitano de Londrina. Segundo a Amep, a estrutura terá 15 plataformas para ônibus e outras cinco áreas de espera, além de contar com espaços administrativos e de lazer, em um terreno de 12 mil metros quadrados em frente ao Terminal Urbano Central.

O conceito arquitetônico é um dos passos dentro dos estudos e anteprojeto de construção do terminal, realizados pela empresa Architectus S/S, contratada pela Amep após licitação realizada em julho de 2024. Agora, os trabalhos serão concentrados nos projetos estruturais, hidráulicos e elétricos, com conclusão prevista para maio.

“Nós estamos dentro do prazo e com a expectativa de que até o final do primeiro semestre a gente consiga realizar a licitação da obra, para na sequência darmos início aos trabalhos”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos. “A expectativa é muito positiva para que a gente inicie essa obra tão esperada por Londrina e toda a região metropolitana”.

A previsão é que o terminal seja entregue para a população em 2026.

Com estrutura prática e moderna, o espaço contará ainda com área administrativa, banheiros, lanchonetes (que devem atender o público interno e externo ao terminal), sala para motoristas, restaurante, quadra poliesportiva, playground, bicicletário, estacionamento, espaços arborizados e academia ao ar livre. Ao todo, serão cinco mil metros quadrados de área construída. O objetivo é que os espaços possam ser utilizados não só pelos passageiros, mas pela comunidade em geral.

“O Governo do Estado teve toda uma preocupação quando adquiriu o terreno para fazer o melhor uso possível dessa área. É um espaço importante, promovendo uma grande integração do transporte coletivo urbano e metropolitano, com serviços que poderão ser oferecidos para a comunidade, sejam da prefeitura ou do Estado, espaços de lazer, entre outros”, disse o diretor-presidente.

Santos também ressalta outro ganho com a construção do Terminal Metropolitano de Londrina. “Teremos um restaurante, tendo em vista que estamos falando de uma população que vem de outras cidades para Londrina e eventualmente precisa se alimentar, ou seja, é um ganho para toda a sociedade”, destacou. “Quanto mais ágil for esse deslocamento e esse tempo da pessoa no espaço, melhor é para o seu dia a dia, para a sua qualidade de vida”.

Além do conceito arquitetônico, a empresa responsável pelo anteprojeto também realiza estudos sobre a atualização das linhas a serem atendidas, horários e quantidade de passageiros, demanda de serviços, lojas e comércios que podem ser atendidos pelo terminal, prognóstico de demolição, terraplanagem, fundação, drenagem, estrutura, pavimentação, paisagismo e sinalização.

A escolha do terreno foi estratégica: em frente ao terminal urbano de Londrina. O objetivo é facilitar o dia a dia da população que utiliza o transporte coletivo, garantindo mais velocidade para aqueles que utilizam os dois sistemas (urbano e metropolitano) e também valorizando a região onde será instalado, na área central da cidade.

Histórico
A construção do Terminal Metropolitano de Londrina é uma demanda antiga da população, uma vez que o transporte entre as cidades do entorno é feito apenas por meio de pontos de ônibus, sem um local centralizado e apropriado. Diariamente, circulam em Londrina cerca de 50 mil pessoas residentes nos municípios vizinhos, como Cambé, Ibiporã, Rolândia e Jataizinho, e que se deslocam seja a trabalho, estudo ou lazer.

O terreno onde será edificado o terminal, sem uso há anos, teve seu processo de compra por parte do Governo do Estado finalizado em fevereiro de 2024 por R$ 19 milhões, após a área ser decretada como de utilidade pública. Desde então, a Amep trabalha para tirar a obra do papel, aguardada há anos pela população londrinense e de municípios da região.

Informações: Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná 

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CPTM moderniza a estação Brás com instalação de painéis digitais interativos

A estação Brás da CPTM está mais moderna em 2025. Para melhorar o fluxo de comunicação e experiência do passageiro, foram instalados painéis digitais interativos. Esta foi uma iniciativa da Diretoria de Operação e Manutenção (DO) da companhia. Os novos equipamentos, como totens de LED, painéis e monitores digitais, estão sendo instalados em pontos estratégicos da estação para fornecer informações mais claras e acessíveis sobre a circulação dos trens, facilitando a locomoção das pessoas.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, equipes técnicas realizarão testes nos sistemas para garantir o pleno funcionamento. A previsão é que os painéis estejam operando integralmente no início de março, oferecendo funcionalidades como exibição de destinos dos trens, horários de partida, serviços disponíveis, mapas detalhados da rede ferroviária, regulamentos de viagem, mensagens educativas sobre segurança e sustentabilidade, além de previsão do tempo de chegada dos próximos trens.

“Com essa modernização reforçamos o nosso compromisso em investir em soluções tecnológicas que ajudam e aprimoram a mobilidade urbana e que atendem às necessidades dos passageiros”, ressalta o Gerente de Engenharia de Estações da CPTM, Marco Antonio Di Fraia.

A iniciativa também complementa as melhorias já realizadas na Estação Palmeiras-Barra Funda, que conta com um sistema digital semelhante.

Informações: CPTM

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Linhas do BRT de Sorocaba facilitam os deslocamentos durante as férias

Janeiro é um mês marcado pelo clima de férias e, para desfrutar dos principais espaços de lazer em Sorocaba (SP), a dica é ir de BRT. Das 24 linhas operadas pelo sistema, 14 delas levam o passageiro rapidamente a importantes parques, praças e shoppings.

O BRT está presente nas regiões Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro, ligando os extremos e facilitando os deslocamentos e a diversão de crianças e adultos. Por dia, são transportados mais de 75 mil passageiros, mas durante as férias esse número varia para mais ou para menos dependendo do ritmo das pessoas no município. Tem gente que viaja, porém há aqueles que ficam na cidade e ainda recebem visitantes. Com isso, novos passageiros acabam acessando a operação.

Para aproveitar ao máximo e não perder tempo no trânsito, a sugestão do BRT é planejar as saídas de casa com o auxílio do aplicativo Cittamobi que ajuda a indicar o melhor roteiro e o horário exato que o ônibus irá passar. Cada passageiro deve fazer o download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store, preencher o cadastro do usuário e informar seus dados. Em seguida, basta criar a sua Carteira Digital, colocar o saldo (PIX, boleto ou cartão de crédito) e pronto. Feito isso é só programar o roteiro e embarcar.

De acordo com Paulo Roberto, gerente operacional da BRT Sorocaba, neste período de férias nota-se a presença de um público que deseja aproveitar mais a cidade, por isso, o ônibus conquista cada vez mais pessoas. “Este é um meio rápido, barato e fácil de utilizar. Muitos vêm para as festas de final de ano e acabam esticando mais alguns dias. Com isso, o ônibus se torna um meio de transporte requisitado e que auxilia nos deslocamentos de quem está passeando. Para aqueles que já moram na cidade, andar de ônibus é uma forma de aproveitar o dia sem estresse e preocupações. É uma maneira de desacelerar e de fato sentir o clima de férias apreciando cada trajeto. O passageiro pode utilizar o cartão, bilhete eletrônico com QR Code ou carteira digital via celular. Oriento o uso da carteira digital, porque é muito rápido e é atualizado em tempo real”, explica.

Para curtir a cidade, Paulo Roberto sugere alguns lugares e itinerários:

Parque Carlos Alberto de Souza, conhecido como Parque Campolim: uma opção de caminhada ao ar livre com direito a uma brisa leve, a sombra das árvores e água de coco. Este é um programa ideal para quem deseja se conectar com a natureza e ter um momento de paz. Para chegar até lá, basta embarcar na linha D200 e descer na Av. Domingos Júlio, número 181.

Shoppings: um clima mais urbano, ambiente refrigerado e muitas opções de lojas para visitar é o que encontrarão as pessoas que buscam os shoppings. Ainda com a linha D200, o sorocabano e o visitante têm a possibilidade de chegar até o Shopping Cidade (zona Norte) saindo do Terminal Vitória Régia e descendo na estação Paineiras do Corredor Itavuvu. Nesta mesma linha, chegando ao ponto final, o passageiro desce no shopping Iguatemi Esplanada (Zona Sul). Para os shoppings Cidade e Cianê, há opções com as linhas T140 e a T150 (somente Cianê).

Zoológico Municipal Quinzinho de Barros: o passageiro pode embarcar em um dos corredores BRT e realizar uma baldeação no Terminal São Paulo. Chegando lá, basta embarcar nas linhas “47 Hortência”, “10 Senac” e “4 Colorau” que pertencem a outra operadora, mas com sistema de integração, todo o trajeto no prazo de 1h30 pode ser realizado gratuitamente.  

Outra ideia interessante para quem deseja atividades ao ar livre é explorar as ciclovias da cidade. Com o incentivo à intermodalidade entre modais, o passageiro pode fazer o primeiro trecho de bicicleta até um dos terminais (Vitória Régia, São Bento ou Ipiranga), guardar a bike em um dos bicicletários e dar continuidade ao trajeto de ônibus.

Informações a imprensa

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SPTrans altera linhas na Água Branca a partir de sábado, 18


A SPTrans informa que, a partir de sábado (18), os itinerários de 26 linhas serão desviados durante interferência viária na Praça Pedro Corazza, sentido centro, na Água Branca, Zona Oeste.

Confira as mudanças:

938P/10 Jd. Tereza – Metrô Barra Funda
938V/10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
9181/10 Vl. Terezinha – Lapa
978T/10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Ermano Marchetti, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza, R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, Av. Marquês de São Vicente, Praça Pedro Corazza, Av. Comendador Martinelli, prosseguindo normal.

128Y/10 JD. Pery Alto – Lapa
118Y/10 Lauzane Paulista – Lapa
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Ermano Marchetti, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza, R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, Av. Marquês de São Vicente, Praça Pedro Corazza, Av. Comendador Martinelli, prosseguindo normal.

209P/01 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
8500/10 Term Pirituba – Metrô Barra Funda
8528/10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
8544/10 Cid. D’Abril 3ª Gleba – Pça. do Correio
8600/10 Term. Pirituba – Lgo. do Paissandu
9501/10 Term. Cachoeirinha – Lgo. Paissandu
978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda
N101/11 Term. Lapa – Term. PQ. D. Pedro II
Ida: normal até Praça Pedro Corazza, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza,R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

8542/21 Brasilândia – Term. Lapa
8549/10 Taipas – Pça. do Correio
938L/10 Term. Cachoeirinha – Lapa
957T/10 COHAB Taipas – Vl. Olímpia
N105/11 Term. Cachoeirinha – Term. Lapa
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Ermano Marchetti, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza, R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, Av. Marquês de São Vicente, Praça Pedro Corazza, Av. Comendador Martinelli, prosseguindo normal.

8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa
9012/10 Itaberaba – Term. Lapa
9014/10 Morro Grande – Term. Lapa
8545/10 Penteado – Metrô Barra Funda
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Av. Ermano Marchetti, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza, R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, Av. Marquês de São Vicente, Praça Pedro Corazza, Av. Comendador Martinelli, prosseguindo normal.

209P/10 Cachoeirinha – Term. Pinheiros
Ida: normal até Praça Pedro Corazza, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza,R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

211L/10 Mandaqui – Lapa
148L/10 COHAB Antártica – Lapa
Ida: sem alteração
Volta: normal até Praça Pedro Corazza, Av. Santa Marina, R. Sarah de Souza, R. Albertina de Souza, Av. Marquês de São Vicente, prosseguindo normal.

Informações a imprensa

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