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Linha 16-Violeta do metrô de SP tem avanço e fica mais próxima de leilão

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O governo de São Paulo deu um passo fundamental para tirar do papel a linha 16-Violeta do metrô, que terá 32 quilômetros de extensão e 25 novas estações.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos autorizou o grupo espanhol Acciona a conduzir os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção da linha.

Com isso, a Acciona terá um prazo de quatro meses para entregar esses estudos. O custo total será de R$ 42,4 milhões.

Se o projeto for leiloado e arrematado por eventual concorrente, a empresa tem direito ao reembolso integral, que seria pago pelos vencedores da licitação.

A autorização para os estudos foi publicada nesta quarta-feira (8) em despacho da Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Tentativa de cronograma
Após a entrega, o governo paulista poderá fazer ajustes no projeto e então abrirá audiência pública para receber contribuições de interessados. Isso deverá ocorrer no começo do segundo semestre.

Recentemente, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manifestou o desejo de leiloar a linha 16-Violeta ainda em 2025. Nos bastidores, entretanto, técnicos consideram que esse cronograma é praticamente impossível de cumprir e o leilão ficará mesmo para 2026.

O importante, afirmam, é que o contrato de concessão da nova linha ainda seria assinado na atual gestão.

Será uma parceria público-privada (PPP), com aporte financeiro do estado para compor o investimento total de R$ 38 bilhões, conforme estimativas ainda preliminares.

Segundo fontes, o governo pretende dividir a construção da linha em duas fases. A primeira compreende o trecho Oscar Freire-Abel Ferreira, com 16 estações, passando por outras quatro linhas existentes do metrô.

Numa segunda etapa, a construção prosseguiria com mais nove estações, chegando até Cidade Tiradentes (extremo leste da cidade de São Paulo).

Ao dividir as obras em duas fases, o objetivo do governo é adequar a construção à sua capacidade orçamentária ao longo do tempo, já que precisará arcar com parte significativa dos investimentos.

A linha 16-Violeta é chamada também de “Linha dos Parques” pela proximidade de suas estações com parques tradicionais de São Paulo, como o da Aclimação, o Ibirapuera e o Independência.

Concorrência
Concessionária e responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e São Joaquim (na primeira fase), a Acciona tem sido vista como favorita para ficar com o novo projeto do metrô.

Foi a empresa espanhola, por exemplo, que apresentou formalmente uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) na linha 16-16-Violeta e levou o governo de São Paulo a abrir um chamado para a realização de estudos.

A Acciona também deve desmobilizar, em breve, dois “tatuzões” que têm sido usados na escavação da linha 6-Laranja e ficariam disponíveis para outras obras.

Na avaliação do Palácio dos Bandeirantes, contudo, há uma perspectiva de concorrência no leilão do projeto.

Pelo menos três grandes empreiteiras nacionais e dois grupos italianos procuraram o governo com interesse na linha 16-Violeta.

A expectativa do governo é que haja a formação de mais um consórcio para, futuramente, disputar a concessão com a Acciona.

Informações: CNN Brasil

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Prefeitura do Rio prorroga o prazo para início da operação exclusiva do Jaé

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária de Transportes, Maína Celidonio, anunciaram, nesta quarta-feira (08/01), a prorrogação do prazo para o início da operação exclusiva do Jaé, o novo sistema de bilhetagem para o transporte municipal, nos modais da cidade do Rio. A previsão para a operação exclusiva foi estendida para o dia 1º de julho.

Dois fatores determinaram a decisão: apesar de o município estar há mais de dois anos em tratativas, ainda não há integração do novo sistema com o Bilhete Único Intermunicipal ao Jaé. Além disso, a empresa responsável pelo sistema Jaé passa por mudanças na estrutura societária, e os novos acionistas solicitaram um prazo para rever os procedimentos.

– Eu não vou permitir que os moradores de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói, São João do Meriti e de várias cidades da Região Metropolitana, que vêm para o Rio de Janeiro, sejam impactados porque não conseguiram fazer a integração – declarou o prefeito.

O Jaé está em operação em todo o sistema de transporte público regulado pelo município:  BRT, VLT, frota de ônibus municipais (SPPO) e vans. Além disso, é possível realizar as integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC) entre esses modais municipais, utilizando o Jaé como meio de pagamento. O novo sistema é totalmente digital. No entanto, também há a opção de ter o cartão físico.

Orientação é que cidadãos continuem migrando para o Jaé

 A partir de 1º de julho, o Jaé será o único sistema de bilhetagem aceito nos modais municipais. Com o prazo estendido, a orientação é para que as pessoas continuem migrando para o novo sistema de forma gradativa, sem a necessidade de deixar para a última hora. Os modais estaduais, como os ônibus intermunicipais, a Supervia, o metrô e as barcas, continuarão utilizando o sistema Riocard.

– Sabemos que é muito importante você ter transparência no sistema de transporte. Esse processo vai acontecer. É um projeto enorme que está sendo feito há anos, e vamos continuar. As pessoas podem e devem continuar se cadastrando. Nossa orientação é que não deixem para a última hora – afirmou a secretária Maína.

Novos postos de atendimento

Além das 11 lojas físicas da Jaé existentes espalhadas pela cidade, a Secretaria Municipal de Transportes criou mais dois novos postos de atendimento para cadastramento e retirada de cartões do Jaé. Os dois locais funcionam nas Naves do Conhecimento do Engenho de Dentro (Rua Arquias Cordeiro, 1516) e de Padre Miguel (Rua Bom Sossego, 380). Ambos vão funcionar de segunda a sexta, de 9h às 18h. Em breve, mais postos de atendimento serão criados e divulgados pela Prefeitura do Rio.

Idosos já podem receber o cartão gratuidade em casa, sem custo

O pedido para o cartão de gratuidade pode ser feito totalmente online. Os idosos receberão o cartão gratuitamente em sua residência. Para isso, basta baixar o aplicativo Jaé. Desta forma, os idosos não precisam ir à uma loja para fazer seu cadastro, nem para retirar o cartão. Caso necessário, os idosos também contam com a opção dos 13 postos de atendimento.

Os trabalhadores que usam vale-transporte também não precisam se dirigir a uma loja física. O cadastro deverá ser feito por meio do aplicativo.

Sobre o novo sistema

Além do cartão físico, os passageiros podem pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app, disponível tanto para os modelos de celulares do sistema IOS quanto Android, é possível pagar a passagem por qr code, ver o saldo, extrato e fazer recarga, bem como solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.

Os créditos podem ser comprados no aplicativo por meio de crédito, pix ou boleto bancário e já ficam disponíveis para uso instantaneamente. É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira.

O passageiro pode ter dois tipos de cartões. O cartão preto, que é solicitado via aplicativo e é vinculado à conta digital. Já o cartão verde é comprado nas máquinas ATMs e pode ser recarregado apenas nas máquinas ou bilheterias.

Informações: Prefeitura do Rio

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Tarifa do Metrô de Salvador será reajustada, confirma governador

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou na manhã desta terça-feira, 7, que deve haver reajuste no valor da passagem do Metrô de Salvador. O último aumento aconteceu há cerca de quatro anos, quando subiu 5,1%, com um acréscimo de R$ 0,20, passando a custar R$ 4,10.

“Deverá sim ter uma correção na taxa do serviço de Metrô, mas o que diferencia do transporte coletivo de Salvador é a qualidade do serviço e a presença em bairros. Nós tivemos uma perda muito grande de linhas que foram cortadas e suspensas no sistema público municipal, isso inclusive dificulta a vida do metrô funcionar. Haverá [reajuste], mas [com] o rigor da gente poder ter o respeito às taxas e as correções de inflação e o que diferencia basicamente é a qualidade do serviço”, ressaltou, durante entrevista coletiva.

Conforme detalhou o gestor, ainda nesta semana ele se reunirá com sua equipe para debater o assunto e desenvolver resolutivas com mais propriedade.

“A gente tem que fazer conta. O Estado hoje assume um passivo relativamente grande sobre os serviços do Metrô. Estou marcado com a Sedur [Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo] e com a Casa Civil para poder fazer avaliação das planilhas, isso deve acontecer até sexta-feira”, afirmou.

A declaração vem após o anúncio da Prefeitura de Salvador sobre o aumento da tarifa do ônibus urbano, que passou de R$ 5,20 para R$ 5,60, e começou a valer no último sábado, 4. A diferença entre os coletivos agora é de R$ 1,50.

Apesar da afirmação, ainda não há prazo específico para que a mudança passe a acontecer.

Informações: A Tarde

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Transporte público de BH é considerado o mais eficiente do Brasil, diz estudo

O sistema de transporte público de Belo Horizonte foi apontado como o melhor entre oito capitais brasileiras. Dentre os fatores que contribuíram para o bom desempenho da Capital está a disposição radial da cidade, que facilita o acesso ao Centro de BH, onde se concentram grande parte das oportunidades de trabalho.
Foto: Alessandro Carvalho / Arquivo Diário do Comércio

O estudo, realizado pelo Instituto Cidades Responsivas, analisou a eficiência do transporte coletivo em conectar residências a oportunidades de emprego em até 45 minutos. No levantamento, BH alcançou o índice de 0,36, o que reforça a importância de investimentos contínuos e aprimoramentos no sistema de transporte público da cidade.

Este resultado alcançado pelo transporte público de Belo Horizonte demonstra uma eficiência quase três vezes superior à do Rio de Janeiro, que obteve o menor índice (0,13). O estudo também alerta para a necessidade de planejamento e ações que garantam a manutenção e aprimoramento da mobilidade urbana, acompanhando o crescimento da cidade e as demandas da população.

Atualmente, em Belo Horizonte, são realizadas diariamente mais de 24 mil viagens e cerca de 500 mil quilômetros percorridos por todas as linhas do transporte coletivo do sistema municipal da Capital.

Outro destaque conquistado por BH foi a análise envolvendo o uso de automóveis particulares. Nesse quesito, a cidade aparece em segundo lugar no indicador, com 0,71. A Capital só está atrás de São Paulo, que obteve índice de 1,03 no estudo.

Cenário negativo para o Rio de Janeiro
A doutora em planejamento urbano, Luciana Fonseca, aponta que, diferentemente de Belo Horizonte, a geografia do Rio de Janeiro, é marcada por morros e grande extensão territorial, o que dificulta a mobilidade e exige uma infraestrutura mais robusta.

A grande extensão territorial de São Paulo também apresenta desafios semelhantes, apesar da robustez do seu sistema de transporte.

O estudo do Instituto Cidades Responsivas ainda revela que, mesmo no caso do uso de automóveis, o Rio de Janeiro apresenta um dos piores índices de mobilidade, da ordem de 0,51. Os moradores da Zona Oeste carioca enfrentam longos trajetos, muitas vezes utilizando múltiplos meios de transporte.

Essa situação se agravou ainda mais com o recente reajuste nas tarifas de ônibus e trens, impactando negativamente na qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro reconheceu as dificuldades e defendeu políticas de reocupação do centro da cidade como solução a longo prazo.

Ranking Nacional de Mobilidade Urbana (transporte público):
Belo Horizonte (0,36);
Curitiba (0,26);
São Paulo (0,23);
Porto Alegre (0,23);
Salvador (0,16);
Florianópolis (0,19);
Fortaleza (0,19);
Rio de janeiro (0,13).

Ranking Nacional de Mobilidade Urbana (automóveis):
São Paulo (1,03);
Belo Horizonte (0,71);
Curitiba (0,69);
Florianópolis (0,68);
Porto Alegre (0,53);
Rio de Janeiro (0,51);
Fortaleza (0,5);
Salvador (0,41).

Informações: Diário do Comércio

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Prefeitura de Porto Alegre qualifica estações de corredor da 3ª Perimetral

A prefeitura iniciou a revitalização de quatro estações do corredor de ônibus da 3ª Perimetral, na Zona Sul da Capital. A medida dá sequência ao trabalho realizado nos corredores das avenidas Baltazar de Oliveira Garcia (nove estações), Assis Brasil (oito estações), Farrapos (sete estações) e Padre Cacique (três estações) desde o início de 2024, para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, destaca a importância da iniciativa: “A qualificação das infraestruturas faz parte das ações do Programa Mais Transporte, junto com a renovação da frota de ônibus e o acompanhamento e ampliação da oferta de viagens. Vamos continuar com esta prioridade para qualificar o transporte público de Porto Alegre e dar mais conforto no atendimento aos passageiros em seus pontos de embarque e desembarque, como os terminais de bairro perto de suas casas e as estações de corredor junto aos locais de trabalho”, afirmou Ayres.

Serão qualificados ambos os sentidos das estações Guia Lopes, São Luiz, Carvalho de Freitas e Oscar Pereira. As estações do corredor deste trecho da 3ª Perimetral atendem mais de 30 linhas, entre radiais e transversais, que transportam diariamente cerca de 100 mil passageiros em mais de duas mil viagens, em ambos os sentidos.

Parte das linhas atende as regiões Sul (Campo Novo, Vila Nova, Aberta dos Morros e Restinga) e Extremo Sul (Belém Novo e Lami), que seguem o fluxo das avenidas Cavalhada, Teresópolis, Azenha e João Pessoa, em direção ao Centro. Outras linhas transversais atendem os Terminais Triângulo e Aeroporto, na Zona Norte, e as avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa e Osvaldo Aranha, garantindo o acesso dos usuários a diferentes regiões da Capital.

Os serviços de qualificação incluem manutenção e limpeza da estrutura das paradas e de calçadas, com a troca das pedras de basalto danificadas, recuperação de gradis e guarda-corpos de concreto, assim como a execução de rampas de acessibilidade nas travessias de pedestres das estações e execução de piso podotátil nas plataformas de embarque. Também são realizados o conserto de estruturas metálicas, pintura na cor cinza, troca das telhas e de parte do policarbonato nos locais danificados, além da revisão das instalações elétricas, com substituição de lâmpadas e luminárias estragadas.

O contrato com a empresa I9 Engenharia foi renovado no valor de R$ 2,9 milhões, por mais 12 meses, para a manutenção das estações de corredor, com possibilidade de prorrogação por até 36 meses.

Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e nos dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação do Município de Porto Alegre.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Prefeitura de Uberlândia sanciona lei que cria tarifa zero para estudantes no transporte público

O prefeito Paulo Sérgio sancionou, no final da manhã desta quinta-feira (9), a lei que implementa a tarifa zero no transporte público de Uberlândia para estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação, com carga horária total igual ou superior a 600 horas. O ato ocorreu no Terminal Jardim Canaã. Para entrar em vigor em definitivo, o benefício ainda deverá ser regulamentado por decreto, a ser publicado em fevereiro deste ano, após avaliação e adequações necessárias por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

“Essa é a primeira lei sancionada em nossa gestão e um dos primeiros compromissos que assumi perante a administração da Prefeitura de Uberlândia, justamente por entender ser uma pauta estratégica para continuarmos impulsionando o desenvolvimento da nossa cidade. A tarifa zero vai beneficiar as famílias, uma vez que os estudantes não terão que gastar com as passagens e não terão restrição de viagens, podendo utilizar também para ir a parques, eventos culturais, estruturas de lazer e esportes, por exemplo”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.

Ao menos 43 mil estudantes já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT) serão beneficiados assim que o projeto entrar em vigor. Atualmente, os estudantes têm desconto de 50% sobre a passagem de ônibus.

A lei também autoriza o Município a custear, por meio de subsídio, a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica definidas no contrato de concessão do transporte público local. Para a gratuidade no sistema de transporte coletivo, o investimento como subsídio por parte do Município é mensurado em ao menos R$ 13 milhões ao ano.

Para a aluna Rafaela Segala, do 9º ano do ensino fundamental, a adesão da tarifa zero para os estudantes de Uberlândia vai contribuir com todos. “Agora, tem esse diferencial. Muita gratidão por isso. É um momento muito importante para todos nós e eu acho que vai melhorar, inclusive, o desempenho dos alunos. Achei uma iniciativa incrível, porque eles pensaram em outros momentos do nosso dia a dia, como no lazer, e não só para ir à escola. Achei espetacular, realmente”, conta.

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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Metrô de Teresina passa ter a tarifa zero

O Governo do Estado do Piaui implantou a tarifa zero no sistema de metrô em Teresina, a cidade capital, beneficiando toda a população.

A gratuidade no transporte para os passageiros começou a valer na última terça-feira (7), e já promoveu um aumento de 40% no número de usuários diários, saindo de 5 mil para 7 mil pessoas.

Segundo o diretor de Operações da CFLP, Raldir Bastos, a expectativa é de um movimento ainda maior nos próximos dias. “Percebemos visualmente as estações mais cheias. À medida que mais pessoas forem tomando conhecimento, novos passageiros vão usar o transporte”, disse o gestor.

O transporte sobre trilhos em Teresina tem a extensão do metrô, que tem 13,5 km e vai da zona sudeste até o centro da cidade.

A medida tomada pelo Governo do Estado faz da cidade ser a primeira capital do Brasil com algum sistema de transporte em trilhos a ter a gratuidade para todos, todos os dias.

Além da tarifa zero, o sistema vem passando por modernizações com a troca dos dormentes e trilhos, reforma ou construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, rebaixamento no cruzamento com a Avenida Higino Cunha, muro de contenção, terraplanagem para a instalação da duplicação da linha do metrô, e alargamento da passarela sobre o Rio Poti para uso de passageiros e ciclistas.

Para a próxima etapa de melhorias está previsto um investimento de R$ 237,9 milhões para a construção de nova linha ao lado da atual (ou seja, a duplicação); reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal e construções das estações Mafuá, Piçarra e São João.

Informações: Diário dos Trilhos

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Em Natal, Ônibus elétrico e seis micro-ônibus começam a operar neste sábado

A empresa de transporte público da Grande Natal, Trampolim da Vitória, a partir deste sábado (11), dará início aos testes do primeiro ônibus elétrico em todas as linhas da empresa e colocará em operação seis novos micro-ônibus, que vão atender inicialmente duas linhas intermunicipais: Pirangi-Parnamirim e São José-Barreta. Segundo o diretor da empresa, Almir Buonora, os testes são fundamentais para avaliar a viabilidade técnica e operacional do veículo na rotina do transporte público da Região Metropolitana de Natal. Além disso, o aumento da frota com os micro-ônibus tem o objetivo de facilitar a locomoção da população.

Segundo ele, a operação inicial do ônibus elétrico será realizada em diversas linhas, variando entre trajetos urbanos e intermunicipais. O período de testes deve durar cerca de 30 dias e tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN). Durante esse tempo, a empresa vai avaliar fatores como autonomia, tempo de recarga e adequação da infraestrutura elétrica necessária para operar uma frota maior de veículos elétricos.

“Estamos realizando o teste com o elétrico, e também considerando motores de outros formatos, como veículos híbridos, a gás e mesmo os modelos a diesel menos poluentes, como o Euro 6, que já está presente na nossa frota”, destaca Almir.

A bateria do transporte, do tipo CATL LiFePO4, oferece uma autonomia que varia de 210 a 350 quilômetros, dependendo das condições de uso. Mas dependendo do trajeto de cada viagem, é possível contabilizar a quantidade de voltas realizadas e estimar quanto tempo a energia pode durar. “Hoje, um ônibus elétrico pode fazer, em média, duas viagens antes de precisar parar para recarregar. Isso é algo que precisamos considerar ao planejar a operação, porque, dependendo da linha, pode ser inviável manter o veículo rodando sem interrupções frequentes para recarga. Além disso, precisamos garantir que a nossa rede elétrica esteja preparada para suportar essa demanda”, explica Almir.

Uma das dificuldades identificadas durante o planejamento foi a capacidade elétrica das garagens. A unidade de Pirangi, por exemplo, não tem carga suficiente para recarregar o veículo elétrico, o que demanda investimentos em transformadores e outros equipamentos. Outro ponto que Almir relatou é a impossibilidade de rebocar o ônibus elétrico de maneira convencional, já que o movimento das rodas gera energia, o que pode causar acidentes, como choque elétrico, se não houver o desligamento adequado do sistema.

A introdução de tecnologias mais limpas na frota da Trampolim da Vitória faz parte de um plano da empresa para reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer um transporte público mais eficiente e sustentável.

“Acreditamos que a mudança no conceito da matriz energética é um caminho inevitável. Por isso mesmo, estamos buscando soluções para construirmos um transporte público mais eficiente e sustentável”, conclui Almir.

O ônibus elétrico que será testado pela Trampolim da Vitória é da marca Ankai, modelo OE-8 Mini, equipado com motor Dana MD100F-E 100% elétrico. O veículo conta com uma potência de 272 cavalos e torque máximo de 255,1 kgfm.

Com 8,75 metros de comprimento, o ônibus possui 20 assentos, suspensão a ar, ar-condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa, garantindo acessibilidade e conforto aos passageiros. O veículo tem capacidade para 20 passageiros sentados e até 15 em pé.

Informações: Tribuna do Norte

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