O sistema de transporte público de Belo Horizonte foi apontado como o melhor entre oito capitais brasileiras. Dentre os fatores que contribuíram para o bom desempenho da Capital está a disposição radial da cidade, que facilita o acesso ao Centro de BH, onde se concentram grande parte das oportunidades de trabalho.
O estudo, realizado pelo Instituto Cidades Responsivas, analisou a eficiência do transporte coletivo em conectar residências a oportunidades de emprego em até 45 minutos. No levantamento, BH alcançou o índice de 0,36, o que reforça a importância de investimentos contínuos e aprimoramentos no sistema de transporte público da cidade.
Este resultado alcançado pelo transporte público de Belo Horizonte demonstra uma eficiência quase três vezes superior à do Rio de Janeiro, que obteve o menor índice (0,13). O estudo também alerta para a necessidade de planejamento e ações que garantam a manutenção e aprimoramento da mobilidade urbana, acompanhando o crescimento da cidade e as demandas da população.
Atualmente, em Belo Horizonte, são realizadas diariamente mais de 24 mil viagens e cerca de 500 mil quilômetros percorridos por todas as linhas do transporte coletivo do sistema municipal da Capital.
Outro destaque conquistado por BH foi a análise envolvendo o uso de automóveis particulares. Nesse quesito, a cidade aparece em segundo lugar no indicador, com 0,71. A Capital só está atrás de São Paulo, que obteve índice de 1,03 no estudo.
Cenário negativo para o Rio de Janeiro
A doutora em planejamento urbano, Luciana Fonseca, aponta que, diferentemente de Belo Horizonte, a geografia do Rio de Janeiro, é marcada por morros e grande extensão territorial, o que dificulta a mobilidade e exige uma infraestrutura mais robusta.
A grande extensão territorial de São Paulo também apresenta desafios semelhantes, apesar da robustez do seu sistema de transporte.
O estudo do Instituto Cidades Responsivas ainda revela que, mesmo no caso do uso de automóveis, o Rio de Janeiro apresenta um dos piores índices de mobilidade, da ordem de 0,51. Os moradores da Zona Oeste carioca enfrentam longos trajetos, muitas vezes utilizando múltiplos meios de transporte.
Essa situação se agravou ainda mais com o recente reajuste nas tarifas de ônibus e trens, impactando negativamente na qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro reconheceu as dificuldades e defendeu políticas de reocupação do centro da cidade como solução a longo prazo.
Ranking Nacional de Mobilidade Urbana (transporte público):
Belo Horizonte (0,36);
Curitiba (0,26);
São Paulo (0,23);
Porto Alegre (0,23);
Salvador (0,16);
Florianópolis (0,19);
Fortaleza (0,19);
Rio de janeiro (0,13).
Ranking Nacional de Mobilidade Urbana (automóveis):
São Paulo (1,03);
Belo Horizonte (0,71);
Curitiba (0,69);
Florianópolis (0,68);
Porto Alegre (0,53);
Rio de Janeiro (0,51);
Fortaleza (0,5);
Salvador (0,41).
Informações: Diário do Comércio
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