Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura do Rio prorroga o prazo para início da operação exclusiva do Jaé

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária de Transportes, Maína Celidonio, anunciaram, nesta quarta-feira (08/01), a prorrogação do prazo para o início da operação exclusiva do Jaé, o novo sistema de bilhetagem para o transporte municipal, nos modais da cidade do Rio. A previsão para a operação exclusiva foi estendida para o dia 1º de julho.

Dois fatores determinaram a decisão: apesar de o município estar há mais de dois anos em tratativas, ainda não há integração do novo sistema com o Bilhete Único Intermunicipal ao Jaé. Além disso, a empresa responsável pelo sistema Jaé passa por mudanças na estrutura societária, e os novos acionistas solicitaram um prazo para rever os procedimentos.

– Eu não vou permitir que os moradores de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Niterói, São João do Meriti e de várias cidades da Região Metropolitana, que vêm para o Rio de Janeiro, sejam impactados porque não conseguiram fazer a integração – declarou o prefeito.

O Jaé está em operação em todo o sistema de transporte público regulado pelo município:  BRT, VLT, frota de ônibus municipais (SPPO) e vans. Além disso, é possível realizar as integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca (BUC) entre esses modais municipais, utilizando o Jaé como meio de pagamento. O novo sistema é totalmente digital. No entanto, também há a opção de ter o cartão físico.

Orientação é que cidadãos continuem migrando para o Jaé

 A partir de 1º de julho, o Jaé será o único sistema de bilhetagem aceito nos modais municipais. Com o prazo estendido, a orientação é para que as pessoas continuem migrando para o novo sistema de forma gradativa, sem a necessidade de deixar para a última hora. Os modais estaduais, como os ônibus intermunicipais, a Supervia, o metrô e as barcas, continuarão utilizando o sistema Riocard.

– Sabemos que é muito importante você ter transparência no sistema de transporte. Esse processo vai acontecer. É um projeto enorme que está sendo feito há anos, e vamos continuar. As pessoas podem e devem continuar se cadastrando. Nossa orientação é que não deixem para a última hora – afirmou a secretária Maína.

Novos postos de atendimento

Além das 11 lojas físicas da Jaé existentes espalhadas pela cidade, a Secretaria Municipal de Transportes criou mais dois novos postos de atendimento para cadastramento e retirada de cartões do Jaé. Os dois locais funcionam nas Naves do Conhecimento do Engenho de Dentro (Rua Arquias Cordeiro, 1516) e de Padre Miguel (Rua Bom Sossego, 380). Ambos vão funcionar de segunda a sexta, de 9h às 18h. Em breve, mais postos de atendimento serão criados e divulgados pela Prefeitura do Rio.

Idosos já podem receber o cartão gratuidade em casa, sem custo

O pedido para o cartão de gratuidade pode ser feito totalmente online. Os idosos receberão o cartão gratuitamente em sua residência. Para isso, basta baixar o aplicativo Jaé. Desta forma, os idosos não precisam ir à uma loja para fazer seu cadastro, nem para retirar o cartão. Caso necessário, os idosos também contam com a opção dos 13 postos de atendimento.

Os trabalhadores que usam vale-transporte também não precisam se dirigir a uma loja física. O cadastro deverá ser feito por meio do aplicativo.

Sobre o novo sistema

Além do cartão físico, os passageiros podem pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app, disponível tanto para os modelos de celulares do sistema IOS quanto Android, é possível pagar a passagem por qr code, ver o saldo, extrato e fazer recarga, bem como solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.

Os créditos podem ser comprados no aplicativo por meio de crédito, pix ou boleto bancário e já ficam disponíveis para uso instantaneamente. É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira.

O passageiro pode ter dois tipos de cartões. O cartão preto, que é solicitado via aplicativo e é vinculado à conta digital. Já o cartão verde é comprado nas máquinas ATMs e pode ser recarregado apenas nas máquinas ou bilheterias.

Informações: Prefeitura do Rio

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960