O Governo do Estado do Piaui implantou a tarifa zero no sistema de metrô em Teresina, a cidade capital, beneficiando toda a população.
A gratuidade no transporte para os passageiros começou a valer na última terça-feira (7), e já promoveu um aumento de 40% no número de usuários diários, saindo de 5 mil para 7 mil pessoas.
Segundo o diretor de Operações da CFLP, Raldir Bastos, a expectativa é de um movimento ainda maior nos próximos dias. “Percebemos visualmente as estações mais cheias. À medida que mais pessoas forem tomando conhecimento, novos passageiros vão usar o transporte”, disse o gestor.
O transporte sobre trilhos em Teresina tem a extensão do metrô, que tem 13,5 km e vai da zona sudeste até o centro da cidade.
A medida tomada pelo Governo do Estado faz da cidade ser a primeira capital do Brasil com algum sistema de transporte em trilhos a ter a gratuidade para todos, todos os dias.
Além da tarifa zero, o sistema vem passando por modernizações com a troca dos dormentes e trilhos, reforma ou construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, rebaixamento no cruzamento com a Avenida Higino Cunha, muro de contenção, terraplanagem para a instalação da duplicação da linha do metrô, e alargamento da passarela sobre o Rio Poti para uso de passageiros e ciclistas.
Para a próxima etapa de melhorias está previsto um investimento de R$ 237,9 milhões para a construção de nova linha ao lado da atual (ou seja, a duplicação); reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal e construções das estações Mafuá, Piçarra e São João.
Informações: Diário dos Trilhos
0 comentários:
Postar um comentário