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Tarifa do Metrô de Salvador será reajustada, confirma governador

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou na manhã desta terça-feira, 7, que deve haver reajuste no valor da passagem do Metrô de Salvador. O último aumento aconteceu há cerca de quatro anos, quando subiu 5,1%, com um acréscimo de R$ 0,20, passando a custar R$ 4,10.

“Deverá sim ter uma correção na taxa do serviço de Metrô, mas o que diferencia do transporte coletivo de Salvador é a qualidade do serviço e a presença em bairros. Nós tivemos uma perda muito grande de linhas que foram cortadas e suspensas no sistema público municipal, isso inclusive dificulta a vida do metrô funcionar. Haverá [reajuste], mas [com] o rigor da gente poder ter o respeito às taxas e as correções de inflação e o que diferencia basicamente é a qualidade do serviço”, ressaltou, durante entrevista coletiva.

Conforme detalhou o gestor, ainda nesta semana ele se reunirá com sua equipe para debater o assunto e desenvolver resolutivas com mais propriedade.

“A gente tem que fazer conta. O Estado hoje assume um passivo relativamente grande sobre os serviços do Metrô. Estou marcado com a Sedur [Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo] e com a Casa Civil para poder fazer avaliação das planilhas, isso deve acontecer até sexta-feira”, afirmou.

A declaração vem após o anúncio da Prefeitura de Salvador sobre o aumento da tarifa do ônibus urbano, que passou de R$ 5,20 para R$ 5,60, e começou a valer no último sábado, 4. A diferença entre os coletivos agora é de R$ 1,50.

Apesar da afirmação, ainda não há prazo específico para que a mudança passe a acontecer.

Informações: A Tarde

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Transporte público de BH é considerado o mais eficiente do Brasil, diz estudo

O sistema de transporte público de Belo Horizonte foi apontado como o melhor entre oito capitais brasileiras. Dentre os fatores que contribuíram para o bom desempenho da Capital está a disposição radial da cidade, que facilita o acesso ao Centro de BH, onde se concentram grande parte das oportunidades de trabalho.
Foto: Alessandro Carvalho / Arquivo Diário do Comércio

O estudo, realizado pelo Instituto Cidades Responsivas, analisou a eficiência do transporte coletivo em conectar residências a oportunidades de emprego em até 45 minutos. No levantamento, BH alcançou o índice de 0,36, o que reforça a importância de investimentos contínuos e aprimoramentos no sistema de transporte público da cidade.

Este resultado alcançado pelo transporte público de Belo Horizonte demonstra uma eficiência quase três vezes superior à do Rio de Janeiro, que obteve o menor índice (0,13). O estudo também alerta para a necessidade de planejamento e ações que garantam a manutenção e aprimoramento da mobilidade urbana, acompanhando o crescimento da cidade e as demandas da população.

Atualmente, em Belo Horizonte, são realizadas diariamente mais de 24 mil viagens e cerca de 500 mil quilômetros percorridos por todas as linhas do transporte coletivo do sistema municipal da Capital.

Outro destaque conquistado por BH foi a análise envolvendo o uso de automóveis particulares. Nesse quesito, a cidade aparece em segundo lugar no indicador, com 0,71. A Capital só está atrás de São Paulo, que obteve índice de 1,03 no estudo.

Cenário negativo para o Rio de Janeiro
A doutora em planejamento urbano, Luciana Fonseca, aponta que, diferentemente de Belo Horizonte, a geografia do Rio de Janeiro, é marcada por morros e grande extensão territorial, o que dificulta a mobilidade e exige uma infraestrutura mais robusta.

A grande extensão territorial de São Paulo também apresenta desafios semelhantes, apesar da robustez do seu sistema de transporte.

O estudo do Instituto Cidades Responsivas ainda revela que, mesmo no caso do uso de automóveis, o Rio de Janeiro apresenta um dos piores índices de mobilidade, da ordem de 0,51. Os moradores da Zona Oeste carioca enfrentam longos trajetos, muitas vezes utilizando múltiplos meios de transporte.

Essa situação se agravou ainda mais com o recente reajuste nas tarifas de ônibus e trens, impactando negativamente na qualidade de vida da população. A Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro reconheceu as dificuldades e defendeu políticas de reocupação do centro da cidade como solução a longo prazo.

Ranking Nacional de Mobilidade Urbana (transporte público):
Belo Horizonte (0,36);
Curitiba (0,26);
São Paulo (0,23);
Porto Alegre (0,23);
Salvador (0,16);
Florianópolis (0,19);
Fortaleza (0,19);
Rio de janeiro (0,13).

Ranking Nacional de Mobilidade Urbana (automóveis):
São Paulo (1,03);
Belo Horizonte (0,71);
Curitiba (0,69);
Florianópolis (0,68);
Porto Alegre (0,53);
Rio de Janeiro (0,51);
Fortaleza (0,5);
Salvador (0,41).

Informações: Diário do Comércio

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Prefeitura de Porto Alegre qualifica estações de corredor da 3ª Perimetral

A prefeitura iniciou a revitalização de quatro estações do corredor de ônibus da 3ª Perimetral, na Zona Sul da Capital. A medida dá sequência ao trabalho realizado nos corredores das avenidas Baltazar de Oliveira Garcia (nove estações), Assis Brasil (oito estações), Farrapos (sete estações) e Padre Cacique (três estações) desde o início de 2024, para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, destaca a importância da iniciativa: “A qualificação das infraestruturas faz parte das ações do Programa Mais Transporte, junto com a renovação da frota de ônibus e o acompanhamento e ampliação da oferta de viagens. Vamos continuar com esta prioridade para qualificar o transporte público de Porto Alegre e dar mais conforto no atendimento aos passageiros em seus pontos de embarque e desembarque, como os terminais de bairro perto de suas casas e as estações de corredor junto aos locais de trabalho”, afirmou Ayres.

Serão qualificados ambos os sentidos das estações Guia Lopes, São Luiz, Carvalho de Freitas e Oscar Pereira. As estações do corredor deste trecho da 3ª Perimetral atendem mais de 30 linhas, entre radiais e transversais, que transportam diariamente cerca de 100 mil passageiros em mais de duas mil viagens, em ambos os sentidos.

Parte das linhas atende as regiões Sul (Campo Novo, Vila Nova, Aberta dos Morros e Restinga) e Extremo Sul (Belém Novo e Lami), que seguem o fluxo das avenidas Cavalhada, Teresópolis, Azenha e João Pessoa, em direção ao Centro. Outras linhas transversais atendem os Terminais Triângulo e Aeroporto, na Zona Norte, e as avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa e Osvaldo Aranha, garantindo o acesso dos usuários a diferentes regiões da Capital.

Os serviços de qualificação incluem manutenção e limpeza da estrutura das paradas e de calçadas, com a troca das pedras de basalto danificadas, recuperação de gradis e guarda-corpos de concreto, assim como a execução de rampas de acessibilidade nas travessias de pedestres das estações e execução de piso podotátil nas plataformas de embarque. Também são realizados o conserto de estruturas metálicas, pintura na cor cinza, troca das telhas e de parte do policarbonato nos locais danificados, além da revisão das instalações elétricas, com substituição de lâmpadas e luminárias estragadas.

O contrato com a empresa I9 Engenharia foi renovado no valor de R$ 2,9 milhões, por mais 12 meses, para a manutenção das estações de corredor, com possibilidade de prorrogação por até 36 meses.

Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e nos dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação do Município de Porto Alegre.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Prefeitura de Uberlândia sanciona lei que cria tarifa zero para estudantes no transporte público

O prefeito Paulo Sérgio sancionou, no final da manhã desta quinta-feira (9), a lei que implementa a tarifa zero no transporte público de Uberlândia para estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação, com carga horária total igual ou superior a 600 horas. O ato ocorreu no Terminal Jardim Canaã. Para entrar em vigor em definitivo, o benefício ainda deverá ser regulamentado por decreto, a ser publicado em fevereiro deste ano, após avaliação e adequações necessárias por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

“Essa é a primeira lei sancionada em nossa gestão e um dos primeiros compromissos que assumi perante a administração da Prefeitura de Uberlândia, justamente por entender ser uma pauta estratégica para continuarmos impulsionando o desenvolvimento da nossa cidade. A tarifa zero vai beneficiar as famílias, uma vez que os estudantes não terão que gastar com as passagens e não terão restrição de viagens, podendo utilizar também para ir a parques, eventos culturais, estruturas de lazer e esportes, por exemplo”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.

Ao menos 43 mil estudantes já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT) serão beneficiados assim que o projeto entrar em vigor. Atualmente, os estudantes têm desconto de 50% sobre a passagem de ônibus.

A lei também autoriza o Município a custear, por meio de subsídio, a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica definidas no contrato de concessão do transporte público local. Para a gratuidade no sistema de transporte coletivo, o investimento como subsídio por parte do Município é mensurado em ao menos R$ 13 milhões ao ano.

Para a aluna Rafaela Segala, do 9º ano do ensino fundamental, a adesão da tarifa zero para os estudantes de Uberlândia vai contribuir com todos. “Agora, tem esse diferencial. Muita gratidão por isso. É um momento muito importante para todos nós e eu acho que vai melhorar, inclusive, o desempenho dos alunos. Achei uma iniciativa incrível, porque eles pensaram em outros momentos do nosso dia a dia, como no lazer, e não só para ir à escola. Achei espetacular, realmente”, conta.

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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Metrô de Teresina passa ter a tarifa zero

O Governo do Estado do Piaui implantou a tarifa zero no sistema de metrô em Teresina, a cidade capital, beneficiando toda a população.

A gratuidade no transporte para os passageiros começou a valer na última terça-feira (7), e já promoveu um aumento de 40% no número de usuários diários, saindo de 5 mil para 7 mil pessoas.

Segundo o diretor de Operações da CFLP, Raldir Bastos, a expectativa é de um movimento ainda maior nos próximos dias. “Percebemos visualmente as estações mais cheias. À medida que mais pessoas forem tomando conhecimento, novos passageiros vão usar o transporte”, disse o gestor.

O transporte sobre trilhos em Teresina tem a extensão do metrô, que tem 13,5 km e vai da zona sudeste até o centro da cidade.

A medida tomada pelo Governo do Estado faz da cidade ser a primeira capital do Brasil com algum sistema de transporte em trilhos a ter a gratuidade para todos, todos os dias.

Além da tarifa zero, o sistema vem passando por modernizações com a troca dos dormentes e trilhos, reforma ou construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, rebaixamento no cruzamento com a Avenida Higino Cunha, muro de contenção, terraplanagem para a instalação da duplicação da linha do metrô, e alargamento da passarela sobre o Rio Poti para uso de passageiros e ciclistas.

Para a próxima etapa de melhorias está previsto um investimento de R$ 237,9 milhões para a construção de nova linha ao lado da atual (ou seja, a duplicação); reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal e construções das estações Mafuá, Piçarra e São João.

Informações: Diário dos Trilhos

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Em Natal, Ônibus elétrico e seis micro-ônibus começam a operar neste sábado

A empresa de transporte público da Grande Natal, Trampolim da Vitória, a partir deste sábado (11), dará início aos testes do primeiro ônibus elétrico em todas as linhas da empresa e colocará em operação seis novos micro-ônibus, que vão atender inicialmente duas linhas intermunicipais: Pirangi-Parnamirim e São José-Barreta. Segundo o diretor da empresa, Almir Buonora, os testes são fundamentais para avaliar a viabilidade técnica e operacional do veículo na rotina do transporte público da Região Metropolitana de Natal. Além disso, o aumento da frota com os micro-ônibus tem o objetivo de facilitar a locomoção da população.

Segundo ele, a operação inicial do ônibus elétrico será realizada em diversas linhas, variando entre trajetos urbanos e intermunicipais. O período de testes deve durar cerca de 30 dias e tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN). Durante esse tempo, a empresa vai avaliar fatores como autonomia, tempo de recarga e adequação da infraestrutura elétrica necessária para operar uma frota maior de veículos elétricos.

“Estamos realizando o teste com o elétrico, e também considerando motores de outros formatos, como veículos híbridos, a gás e mesmo os modelos a diesel menos poluentes, como o Euro 6, que já está presente na nossa frota”, destaca Almir.

A bateria do transporte, do tipo CATL LiFePO4, oferece uma autonomia que varia de 210 a 350 quilômetros, dependendo das condições de uso. Mas dependendo do trajeto de cada viagem, é possível contabilizar a quantidade de voltas realizadas e estimar quanto tempo a energia pode durar. “Hoje, um ônibus elétrico pode fazer, em média, duas viagens antes de precisar parar para recarregar. Isso é algo que precisamos considerar ao planejar a operação, porque, dependendo da linha, pode ser inviável manter o veículo rodando sem interrupções frequentes para recarga. Além disso, precisamos garantir que a nossa rede elétrica esteja preparada para suportar essa demanda”, explica Almir.

Uma das dificuldades identificadas durante o planejamento foi a capacidade elétrica das garagens. A unidade de Pirangi, por exemplo, não tem carga suficiente para recarregar o veículo elétrico, o que demanda investimentos em transformadores e outros equipamentos. Outro ponto que Almir relatou é a impossibilidade de rebocar o ônibus elétrico de maneira convencional, já que o movimento das rodas gera energia, o que pode causar acidentes, como choque elétrico, se não houver o desligamento adequado do sistema.

A introdução de tecnologias mais limpas na frota da Trampolim da Vitória faz parte de um plano da empresa para reduzir a emissão de gases poluentes e oferecer um transporte público mais eficiente e sustentável.

“Acreditamos que a mudança no conceito da matriz energética é um caminho inevitável. Por isso mesmo, estamos buscando soluções para construirmos um transporte público mais eficiente e sustentável”, conclui Almir.

O ônibus elétrico que será testado pela Trampolim da Vitória é da marca Ankai, modelo OE-8 Mini, equipado com motor Dana MD100F-E 100% elétrico. O veículo conta com uma potência de 272 cavalos e torque máximo de 255,1 kgfm.

Com 8,75 metros de comprimento, o ônibus possui 20 assentos, suspensão a ar, ar-condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa, garantindo acessibilidade e conforto aos passageiros. O veículo tem capacidade para 20 passageiros sentados e até 15 em pé.

Informações: Tribuna do Norte

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BRT-ABC estará operando em janeiro de 2026, diz governo de São Paulo

O governador em exercício, Felicio Ramuth, esteve em São Bernardo, nesta manhã de quarta (8), onde vistoriou, junto aos prefeitos Marcelo Lima (São Bernardo), Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra) e a presidente da Eletra Bus, diretora executiva Next Mobilidade e BR7 Mobilidade, Milena Braga Romano, as obras do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que conectará o ABC à capital.

O novo modal de transporte metropolitano será implantado e operado pela concessionária Next Mobilidade e receberá investimento de R$ 1 bilhão. Estão previstas a implementação de 16 estações. A obra beneficiará mais de 140 mil passageiros por dia que vão percorrer o trajeto entre São Bernardo e São Paulo em até 40 minutos.

“O corredor tem previsão de entrega em janeiro de 2026. As obras acontecerão ao longo de 2025. O corredor sofreu uma série de atrasos, mas o principal e último deles foi o questionamento na Justiça de um partido político, isso foi vencido, o Judiciário deu luz verde para que se continuasse esta importante obra. Então, em janeiro de 2026 estaremos operando e ao longo de 2025 haverá os testes e a construção”, explicou Ramuth.

De acordo com o governador em exercício, na primeira etapa das obras, do total de 18 km, 4km já foram executados. Atualmente, as intervenções estão na Fase 2. “A velocidade de conclusão da Fase 1 não é a mesma dos 18km, porque ela foi feita considerando todos os questionamentos judiciais e as desapropriações que estavam em cursos. Agora, temos este cenário muito mais simples para que a obra possa ser concluída. Existe alguma coisa, ainda, lá no Tamanduateí, alguns acertos e ajustes de projetos, mas a obra pode avançar”, esclareceu.

A Fase 2, com extensão de aproximadamente 15 km, inclui 13 paradas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas. Nessa etapa, está sendo construída a pista a partir da divisa de São Bernardo até o terminal Sacomã, em São Paulo.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, se mostrou otimista em relação ao prazo de entrega das obras. “São Bernardo e toda nossa região está empolgada para, em janeiro do ano que vem, estarmos, ao lado da equipe do governador, estar entregando”, frisou.

O BRT-ABC será operado por 92 ônibus totalmente elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, fabricados pela Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo.

À Folha, Ramuth revelou que os testes do BRT-ABC já foram iniciados. “Hoje, já iniciam estes testes na utilização dos veículos, independente de usar o corredor ou não. Como a via tem apenas 4 km não é o ambiente ideal. Quando falamos de teste, estamos falando da própria estação. Toda a previsão que existia de relação, por exemplo, a climatização da estação, o que se comprova que ela é suficiente, adequada, está dentro daquilo que está planejado. Então se procurou aproveitar este tempo por questionamentos judiciais para podermos avançar, agora, ao longo deste um ano”, afirmou. “Estes testes acontecem, seja, dentro da própria fábrica, que produz os veículos, como também, nesta estação (Parada Metrópole), que já passou por uma série de testes e vai continuar passando, tudo isso que já acontece para que se valide toda a implementação ao longo dos 18km”, completou.


Segundo o governador em exercício, o progresso da obra foi “lento” na primeira fase, por conta do impasse judicial, mas que isso não se repetirá na Fase 1. “Apesar de termos um progresso lento da obra até aqui, temos a convicção que ela pode avançar com muito mais tranquilidade e rapidez para que, em janeiro de 2026, a gente entregue”, disse. 

Informações: Folha do ABC

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Prefeitura de SP conclui primeira fase de obras no Terminal Itaquera

Para oferecer um sistema de transporte mais funcional e de melhor qualidade, o prefeito Ricardo Nunes entregou nesta quinta-feira (9) a primeira fase das intervenções do Terminal Itaquera, na Zona Leste, e também vistoriou obras da construção do novo Terminal Satélite de Itaquera, que ampliará a capacidade de atendimento, terá novas linhas de ônibus e beneficiará cerca de 430 mil pessoas diariamente na região. O investimento da Prefeitura é de R$ 252,3 milhões.

“Hoje, nós entregamos a ampliação da fase 1 desse projeto. O terminal recebe em torno de 35 mil passageiros por dia e tinha um problema de mobilidade e, com esses ajustes, já vai melhorar muito o fluxo”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que essa parte concluída inclui a expansão do terminal e a implantação de uma passarela ligando o local ao metrô, CPTM, Poupatempo e Shopping Itaquera.

A estrutura também foi equipada com duas escadas rolantes, uma escada fixa, um elevador e recursos de acessibilidade, proporcionando maior conforto, segurança e ampliando as opções de deslocamento para os passageiros. 

Sobre a ampliação do Terminal Satélite de Itaquera, Nunes ressaltou que estão sendo gerados durante a obra 500 empregos diretos e indiretos. A estrutura aumentará a capacidade de atendimento, passando de 35 para 52 mil passageiros diariamente. “Em janeiro de 2026 eu entrego a conclusão dessa obra, que vai atender mais passageiros e acrescentará 11 linhas para melhorar essa integração do transporte coletivo de ônibus com o metrô e CPTM”. 

Além disso Nunes explicou que o terminal terá cerca 500 vagas para veículos, entre carros e motos, e 12 elevadores panorâmicos. “Vai ficar muito bonito. Então a gente vai ter aqui uma obra de arte arquitetônica em Itaquera, mas principalmente um sistema de transporte mais funcional e de melhor qualidade, tanto para o passageiro como para os profissionais motoristas que trabalham no transporte coletivo aqui no terminal”. 

Veja as fases do projeto: 

Ampliação do terminal existente: etapa concluída.
Construção de um novo terminal ao lado do existente: obras em andamento e avançando com serviços de escavação, fundações, execução de pilares e estruturas de concreto sendo erguidas.

Interligação dos terminais: última fase, que incluirá a instalação de uma estrutura metálica e uma membrana de conexão entre os dois terminais.

Futuro Terminal
O novo Terminal Itaquera contará com 36 mil m² de área e está sendo construído em um terreno vizinho ao terminal atual, ampliando sua capacidade para atender à crescente demanda da região. 

Contará com infraestrutura para receber novas linhas de ônibus e promover a integração multimodal com a Linha 3 - Vermelha do Metrô (Corinthians/Itaquera) e a Linha 11 - Coral da CPTM.

O projeto inclui três pavimentos, dois subsolos para estacionamento com 463 vagas para automóveis e 98 para motos, e uma série de melhorias, como novas plataformas para embarque e desembarque, salas operacionais, vigilância, salas multiuso, serviços de informação, guichês de bilheterias, além de acessibilidade completa com rampas, elevadores panorâmicos e escadas rolantes. A infraestrutura também contará com sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques comerciais, além de um paisagismo renovado e novas alças de acesso ao terminal.

A expectativa é que a conclusão das obras traga um impacto significativo na mobilidade urbana da região, oferecendo mais agilidade, conforto e um espaço modernizado e funcional para os usuários do transporte público.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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