O governador em exercício, Felicio Ramuth, esteve em São Bernardo, nesta manhã de quarta (8), onde vistoriou, junto aos prefeitos Marcelo Lima (São Bernardo), Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra) e a presidente da Eletra Bus, diretora executiva Next Mobilidade e BR7 Mobilidade, Milena Braga Romano, as obras do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que conectará o ABC à capital.
O novo modal de transporte metropolitano será implantado e operado pela concessionária Next Mobilidade e receberá investimento de R$ 1 bilhão. Estão previstas a implementação de 16 estações. A obra beneficiará mais de 140 mil passageiros por dia que vão percorrer o trajeto entre São Bernardo e São Paulo em até 40 minutos.
“O corredor tem previsão de entrega em janeiro de 2026. As obras acontecerão ao longo de 2025. O corredor sofreu uma série de atrasos, mas o principal e último deles foi o questionamento na Justiça de um partido político, isso foi vencido, o Judiciário deu luz verde para que se continuasse esta importante obra. Então, em janeiro de 2026 estaremos operando e ao longo de 2025 haverá os testes e a construção”, explicou Ramuth.
De acordo com o governador em exercício, na primeira etapa das obras, do total de 18 km, 4km já foram executados. Atualmente, as intervenções estão na Fase 2. “A velocidade de conclusão da Fase 1 não é a mesma dos 18km, porque ela foi feita considerando todos os questionamentos judiciais e as desapropriações que estavam em cursos. Agora, temos este cenário muito mais simples para que a obra possa ser concluída. Existe alguma coisa, ainda, lá no Tamanduateí, alguns acertos e ajustes de projetos, mas a obra pode avançar”, esclareceu.
A Fase 2, com extensão de aproximadamente 15 km, inclui 13 paradas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas. Nessa etapa, está sendo construída a pista a partir da divisa de São Bernardo até o terminal Sacomã, em São Paulo.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, se mostrou otimista em relação ao prazo de entrega das obras. “São Bernardo e toda nossa região está empolgada para, em janeiro do ano que vem, estarmos, ao lado da equipe do governador, estar entregando”, frisou.
O BRT-ABC será operado por 92 ônibus totalmente elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, fabricados pela Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo.
À Folha, Ramuth revelou que os testes do BRT-ABC já foram iniciados. “Hoje, já iniciam estes testes na utilização dos veículos, independente de usar o corredor ou não. Como a via tem apenas 4 km não é o ambiente ideal. Quando falamos de teste, estamos falando da própria estação. Toda a previsão que existia de relação, por exemplo, a climatização da estação, o que se comprova que ela é suficiente, adequada, está dentro daquilo que está planejado. Então se procurou aproveitar este tempo por questionamentos judiciais para podermos avançar, agora, ao longo deste um ano”, afirmou. “Estes testes acontecem, seja, dentro da própria fábrica, que produz os veículos, como também, nesta estação (Parada Metrópole), que já passou por uma série de testes e vai continuar passando, tudo isso que já acontece para que se valide toda a implementação ao longo dos 18km”, completou.
Segundo o governador em exercício, o progresso da obra foi “lento” na primeira fase, por conta do impasse judicial, mas que isso não se repetirá na Fase 1. “Apesar de termos um progresso lento da obra até aqui, temos a convicção que ela pode avançar com muito mais tranquilidade e rapidez para que, em janeiro de 2026, a gente entregue”, disse.
Informações: Folha do ABC
0 comentários:
Postar um comentário