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Transporte coletivo de Curitiba volta a ser forte, com reintegração metropolitana e entrada na eletromobilidade

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Ônibus sucateados, estações-tubo e terminais mal cuidados e, o pior, a desintegração do transporte de Curitiba com a Região Metropolitana, um sistema que era referência nacional e internacional pela eficiência. Este foi o cenário encontrado na cidade no início de 2017. Mas ao longo de 8 anos de trabalho, a gestão do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel reverteu o quadro.

A Prefeitura retomou a integração do transporte com municípios vizinhos, implantou 40 novas linhas de ônibus, 53 integrações temporais e mais formas de pagamento da passagem (com cartão de débito e crédito), inaugurou o Terminal do Tatuquara e fez a ligação inédita da região com o Centro da cidade. Foram comprados 543 veículos entre 2017 e 2023 e outros 187 devem ser adquiridos até março de 2025, completando a renovação de 62% da frota. Além disso, revitalizou estações-tubo e terminais, equipamentos urbanos e modernizou o atendimento aos passageiros.

O transporte coletivo de Curitiba também chegou à era da eletromobilidade nesta gestão, com a entrada em operação dos primeiros ônibus elétricos, proposta alinhada com o objetivo de fazer da capital uma cidade cada vez mais sustentável.

“Curitiba fez uma transformação histórica na mobilidade urbana em oito anos, melhorando o transporte coletivo, que ganhou eficiência, novas tecnologias e integração”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. “Com ônibus elétricos, de zero emissões, iniciamos a transição energética no sistema, um salto tecnológico importante alinhado ao projeto de sustentabilidade da cidade para as próximas décadas.”

Norte/Sul, Novo Inter 2 e Leste/Oeste
Grandes projetos estruturantes de mobilidade saíram do papel, como a inauguração do Ligeirão Norte/Sul, em janeiro de 2024, e da linha Fagundes Varela/Pinheirinho na Linha Verde, em 2021 que depois foi ampliada e batizada de Expresso Linha Verde-Atuba/Pinheirinho, em 2024. Além desses, há grandes projetos em andamento: o novo Inter 2 e o Ligeirão Leste/Oeste, já em obras, que vão melhorar o deslocamento da população nos próximos anos. A Prefeitura também assinou contrato com o BNDES para elaboração de estudo para concessão e instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolita de Curitiba (RMC).

O Ligeirão Norte/Sul, com menos paradas, trouxe comodidade para os passageiros, que reduziram o tempo de deslocamento em 15 minutos com um ganho de velocidade de 23% em relação às linhas paradoras. São 19 quilômetros (38 km ida e volta) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Nova concessão
Curitiba também firmou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) o contrato para a estruturação e modelagem do novo projeto de concessão do transporte coletivo de Curitiba, que prevê a modernização do sistema, reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte e a descarbonização gradual da frota.

O novo modelo de concessão, que deverá ser lançado no segundo semestre de 2025, será o primeiro do País a contemplar, já na sua origem, a prioridade de redução de emissão de gases do efeito estufa com mudança na matriz energética.

Primeiros ônibus elétricos
Conhecida por sempre estar na vanguarda do transporte coletivo no país, Curitiba deu, nos últimos anos, um salto seguro para o futuro, com a substituição de veículos movidos a diesel por outros movidos com energia limpa.

Seis deles começaram a circular em julho, nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário), e um entrou em operação na linha Água Verde, em meados de agosto. No primeiro trimestre de 2025 entra em teste o primeiro biarticulado elétrico, que vai circular nas canaletas do BRT.

Outros 54 vão ser adquiridos em 2025, com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Mais 70 estão programados com lei aprovada na Câmara Municipal de Curitiba, que prevê recursos de R$ 317 milhões nos veículos. E outros 84 estão previstos com financiamento do KfW Bankengruppe, o banco de Desenvolvimento da Alemanha.

O grande projeto de eletromobilidade do município, alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba), é um dos pilares para tornar Curitiba mais sustentável nos próximos anos.

A meta é que 33% da frota seja elétrica até 2023, percentual que deve subir para 100% em 2050. Hoje a frota é de 1,1 mil veículos.

Reintegração
Graças à integração com a Região Metropolitana, retomada pela gestão em 2017, a população pode hoje se deslocar entre Curitiba e os municípios vizinhos sem ter que pagar uma nova tarifa.

Dos 15 milhões de passageiros por mês que utilizam o transporte de Curitiba, 3,2 milhões são da Região Metropolitana, que entram no sistema sem ter que pagar uma nova passagem. São 22 terminais de integração, 242 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas que integram com o sistema e quatro linhas mistas (urbanas e metropolitanas). 

Hoje é possível ir de Fazenda Rio Grande a Colombo, uma distância de 43 quilômetros, passando por Curitiba pagando apenas uma passagem (R$ 6). Ao longo de oito anos foram retomadas linhas como Colombo/CIC, Pinhais/Rui Barbosa, Caiuá/Cachoeira, Barreirinha/São José e Roça Grande/Estação Solar.

Curitiba retoma linha Barreirinha/São José, que vai beneficiar 21 mil pessoas por dia a partir desta sexta

Realizações no transporte coletivo e equipamentos urbanos
- Renovação de 62% da frota, com a compra de 730 novos ônibus.
- Inauguração do Terminal do Tatuquara (2020).
- Inauguração do Mercado Municipal Capão Raso onde era o Shopping Popular (2020).
- Revitalização da Rodoviária (2020).
- 22 terminais urbanos revitalizados (2017 a 2024).
- Gestão na pandemia - implantação do Regime Emergencial para manter o equilíbrio do Sistema de Transporte, sanitização de ônibus, terminais e estações-tubo, criação de linhas especiais para profissionais da Saúde e vacinação (2020-2022).
- 40 novas linhas de ônibus criadas entre 2017 e 2024: 242 linhas (total) e 15 milhões de passageiros/mês 
- Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho na Linha Verde (2021)
- 53 integrações temporais ativadas entre linhas (2017 a 2024).
- Integrações temporais entre terminais Pinheirinho, Santa Cândida, Boqueirão com Sacolões e Armazéns da Família (outubro 2023).
- Integrações temporais entre os terminais Vila Oficinas e Barreirinha com Sacolões e Armazéns da Família (maio de 2024).
- 204 estações-tubo reformadas: 60% do total (2022 a 2024).
- Redução da passagem em 11 linhas fora do horário de pico (R$ 5): 49 mil pessoas beneficiadas/dia (2017 a 2024).
- O Urbs Móvel, ônibus itinerante, para levar os serviços do transporte coletivo, como confecção do cartão-transporte até a população (2020).
- Novos meios de pagamento: cartões de débito e crédito (2022).
- Implantação do EstaR digital (2020).
- Inauguração dos SmartPark São Francisco, Jardim Botânico e Campina do Siqueira (2021).
- Lançamento do Curitiba +, cartão pré-pago mais barato e ilimitado para o uso fora do horário de pico (2023).
- Inauguração das Lojas #CuritibaSuaLinda, administradas pela Urbs: Palacete Wolf (2018), Torre Panorâmica (2018), Mercado Municipal (2019), Espaço Cultural David Carneiro (2019), Jardim Botânico (2020), Shopping Estação (2021), Memorial Paranista (2021), Aeroporto (2024).
- Início dos testes com táxis elétricos da Renault (2023).
- Início dos testes com ônibus elétricos (2023).
- Totens de atendimento nas Ruas da Cidadania e recarga de cartão-transporte com cartão de débito e crédito em terminais (2022).
- #CuritibaSuaLinda inicia vendas pela internet (2023).
- Inauguração do trajeto completo da linha Ligeirão Norte/Sul (38 km), entre Santa Cândida e Pinheirinho.
- Curitiba e BNDES dão início aos trabalhos para estruturação e modelagem da nova concessão do transporte coletivo de Curitiba (2024).
- Inauguração da loja-tubo itinerante #CuritibaSuaLinda (2024).
- 1ª estação sustentável Prisma Solar Agrárias do Novo Inter 2 (2024).
- Compra dos primeiros ônibus elétricos (2024).
- Retomada da linha Barreirinha/São José e implantação da linha Roça Grande/Solar (2024).
- Integração entre SmartPark e o Terminal Campina do Siqueira (2024).
- Início da circulação dos primeiros sete ônibus elétricos nas linhas Interbairros I (horário e anti-horário) e Água Verde (2024).
-Assinatura do contrato com o BNDES para estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de SP suspende licitação para conceder terminais de ônibus

A Prefeitura de São Paulo suspendeu mais uma vez o edital de licitação para a concessão do Bloco Leste dos terminais de ônibus da capital paulista. Essa é a terceira vez que o processo é suspenso desde que foi anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) em 2023.

No documento que anuncia a decisão atual, assinado na última sexta-feira (20/12), a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias diz que a suspensão considera a “necessidade de resposta às considerações feitas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) sobre o edital”.

Em nota, a pasta disse que a medida visa assegurar a segurança jurídica do processo. Segundo a gestão, a licitação será retomada em breve.

O edital prevê passar para a iniciativa privada, por 30 anos, a gestão de 12 terminais de ônibus da cidade, além das estações do Expresso Tiradentes.

Entre os locais que terão a gestão privatizada caso a concessão avance estão os terminais Cidade Tiradentes, Sapopemba e Sacomã. Vence a concessão a empresa que aceitar receber o menor valor mensal de contraprestação.

No dia 11 de dezembro, dois consórcios e uma empresa de engenharia manifestaram interesse na licitação. Entre as propostas apresentadas, a que ofereceu o menor valor de contraprestação foi a do Consórcio Terminais Leste SP, que aceitou receber R$ 8,1 milhões por mês da Prefeitura para gerir os espaços.

Em segundo lugar ficou o Consórcio Bloco Leste, que ofereceu R$ 8,5 milhões como prestação, e por último a Egypt Engenharia e Participações Ltda, que propôs receber R$9 milhões mensais.

Informações: Metropoles

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Empresa São Judas Tadeu adquire 06 novos ônibus urbanos Marcopolo

A São Judas Tadeu, tradicional empresa de transporte público que atua na Região Metropolitana do Recife, na área sul, anunciou a incorporação de 06 novos ônibus urbanos Marcopolo Torino à sua frota. 

Equipados com chassis Volkswagen, os veículos contam com a tecnologia Euro 6, que reduz significativamente as emissões de poluentes. Com a renovação da frota, a São Judas Tadeu reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o conforto dos usuários, oferecendo um serviço atualizado e adequado às demandas modernas do transporte urbano.


Esses novos veículos irão operar na linha185*TI Cabo/Cais de Santa Rita, uma das principais linhas da RMR que atende de maneira direta 03 munícipios. (Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Recife).

Além desses novos ônibus urbanos, a empresa recentemente assumiu a operação das linhas Opcionais de Porto de Galinhas na qual também chegou na operação com novos ônibus sendo todos com ar condicionado e assentos poltronas visando dar mais conforto aos usuários e turistas que procuram a região para se divertirem principalmente agora com a chegada do verão.

Informações: Blog Meu Transporte

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Prefeita eleita de Aracaju anuncia congelamento da tarifa de transporte público

A prefeita eleita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), afirmou que não haverá reajuste nas tarifas de transporte público enquanto não forem realizadas melhorias concretas no sistema. A declaração foi feita em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20), na qual Emília detalhou as primeiras diretrizes de sua futura gestão.

A decisão foi discutida em reunião com o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e com as concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo, Auto Nossa Senhora Aparecida e Viação Atalaia. O objetivo foi revisar o processo licitatório e avaliar ajustes necessários para garantir a qualidade do serviço prestado à população.

Segundo Emília, a política tarifária estará diretamente vinculada à efetiva melhoria do transporte público. “Não há sentido em aumentar a passagem sem que o serviço atenda à população de forma adequada. Se houver melhorias perceptíveis, o reajuste será debatido. Caso contrário, a tarifa permanecerá a mesma”, declarou. A futura gestora ressaltou que a escolha do presidente do CTM ainda está em análise e será definida após sua posse, marcada para 1º de janeiro.

Mudanças nos Corredores de Ônibus

Outro ponto abordado por Emília foi a flexibilização das faixas exclusivas para ônibus. A proposta prevê que, fora dos horários de pico, essas faixas sejam liberadas para outros veículos. “Quando o trânsito estiver fluindo, a faixa poderá ser compartilhada. Nos momentos de maior congestionamento, a exclusividade para os ônibus será mantida”, explicou.

A medida tem como objetivo otimizar o fluxo viário e minimizar os impactos do transporte coletivo no tráfego urbano, beneficiando tanto os usuários do transporte público quanto os motoristas.

A nova administração já  havia divulgado que pretende priorizar o transporte público como uma ferramenta essencial para a mobilidade urbana em Aracaju, equilibrando o acesso da população ao serviço e a viabilidade econômica das empresas operadoras.

Informações: XodoNews

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SPTrans cria nova linha de ônibus entre Jaguaré e Pinheiros


A SPTrans informou que a partir do próximo sábado, 28 de dezembro, uma nova linha de ônibus entrará em operação na cidade de São Paulo.

A rota ligará os bairros do Jaguaré a Pinheiros, com atendimento diário, ou seja, em todos os dias da semana, com o prefixo 8086/10 – Jaguaré – Pinheiros (Circular).

Ponto inicial: Av. Alexandre Mackenzie, em frente ao nº 69.

Horário de atendimento:
– Dias úteis, das 5h às 23h32;
– Sábados e domingos: das 5h30 às 21h55.

tinerário (dias úteis):
Sentido único: Av. Alexandre Mackenzie, retorno (próximo à Marginal Pinheiros), Av. Alexandre Mackenzie, Av. Pres. Altino, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Bolonha, Av. Kenkiti Simonoto, Av. Escola Politécnica, Av. Prof. Mello Moraes, Av. Prof. Almeida Prado, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. da Universidade, Pça. Prof. Reinaldo Porchat, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Valentim Gentil, Rua Magalhães de Castro, Pça. Alberto Rangel, Pte. Cid. Universitária, Pça. Arcipreste Anselmo de Oliveira, Av. Prof. Manoel José Chaves, Pça. Panamericana, Av. Pedroso de Moraes, Av. Brig. Faria Lima, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Sumidouro, Rua Gilberto Sabino, Rua Capri, Rua Paes Leme, Rua Teodoro Sampaio, Av. Brig. Faria Lima, Av. Pedroso de Moraes, Pça. Panamericana, Av. Prof. Manoel José Chaves, Pça. Arcipreste Anselmo de Oliveira, Pte. Cid. Universitária, Rua Alvarenga, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Prof. Reinaldo Porchat, Av. da Universidade, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Almeida Prado, Av. Prof. Mello Moraes, Retorno, Av. Prof. Mello Moraes, Av. Escola Politécnica, Av. Kenkiti Simonoto, Av. Bolonha, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Pres. Altino, Av. Alexandre Mackenzie.

Em razão do fechamento dos protões da USP aos finais de semana a linha fará o seguinte itinerário aos sábados e domingos:

Sentido único: Av. Alexandre Mackenzie, retorno (próximo à Marginal Pinheiros), Av. Alexandre Mackenzie, Av. Pres. Altino, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Bolonha, Av. Kenkiti Simonoto, retorno, Av. Kenkiti Simonoto, Av. Jaguaré, Pte. Jaguaré, Av. Queiróz Filho, Pça. Apecatu, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, Pça. Panamericana, Av. Pedroso de Moraes, Av. Brig. Faria Lima, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Sumidouro, Rua Gilberto Sabino, Rua Capri, Rua Paes Leme, Rua Teodoro Sampaio, Av. Brig. Faria Lima, Av. Pedroso de Moraes, Pça. Panamericana, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, Pça. Apecatu, Av. Queiroz Filho, Pte. Jaguaré, Av. Jaguaré, Av. Kenkiti Simonoto, Av. Bolonha, Pça. Henrique Drumond Villares, Av. Pres. Altino, Av. Alexandre Mackenzie.

Informações: SPTrans

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No Recife, Linha com atendimento ao IMIP será reativada


Visando atender melhor os usuários, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativará neste sábado 28 a linha 167*TI Tancredo Neves / IMIP, essa linha agora terá um roteiro que busca atender os usuários que precisam ir e vir da área hospitalar da Ilha do Leite considerada o maior Pólo Médico do Norte Nordeste e o segundo maior do Brasil. 

Com essa expectativa, o roteiro da linha atenderá o Forúm de Justiça da Joana Bezerra passando pela Ilha do Leite até o IMIP.

Essa mudança também melhorará a linha168*TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista que volta a atender o Terminal Cais de Santa Rita como já acontecia antes.

Blog Meu Transporte
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Tarifa zero vai além da gratuidade no transporte público

Um dos temas cada vez mais populares quando o assunto é mobilidade urbana é a tarifa zero.  São 128 cidades brasileiras que adotaram essa política, com alguns exemplos emblemáticos de como essa medida vem funcionando e quais são os resultados observados a longo prazo. Dentro desse debate, muitas vezes a tarifa zero acaba surgindo como uma solução mágica, sem considerar o contexto e múltiplos fatores que compõem a mobilidade urbana de uma cidade. 

Se observarmos Agudos, cidade no interior de São Paulo, com cerca de 37 mil habitantes, é possível ver que houve aumento de 30% no número de usuários no sistema a partir do momento que a tarifa zero foi implementada no transporte público em 2021. Para além dos resultados esperados dessa política, que dinamiza o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, se observamos mais a fundo, o aumento de usuários no sistema não trouxe investimento para o aumento da frota.

Agudos é um dos muitos exemplos que nos levam a reflexão de que a tarifa zero não pode ser um tiro no pé, ou seja, com o aumento do número de usuários a qualidade do serviço não pode ser precarizada para o usuário que depende do transporte público para os deslocamentos diários. 

Tarifa zero ajuda a reduzir desigualdade no transporte
É importante apontar também que a tarifa zero não é uma realidade para todas as cidades brasileiras. Em grandes centros urbanos, em que o sistema já demanda subsídios elevados, a gratuidade está longe de ser um objetivo concreto a curto prazo.

Quando pensamos em soluções para uma área tão complexa, é necessário considerar uma multiplicidade de fatores, sempre focando nos recortes sociais de cada município e eficiência no uso de recursos públicos.

Isso não significa que não devemos almejar a tarifa zero, muito pelo contrário, como já disse o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015), a utopia está lá no horizonte para que a gente não deixe de caminhar. Sozinha, a tarifa zero não resolve os problemas da mobilidade urbana nas cidades, mas, se implementada da maneira correta, é um dos principais componentes para reduzir a desigualdade no acesso ao transporte. 

Mais qualidade e rapidez no transporte público
Acredito que a grande utopia a ser alcançada é uma mobilidade urbana composta de diversos modais de transporte funcionando concomitantemente com qualidade e rapidez. No final do dia, o cidadão, nós, devemos conseguir chegar aos nossos destinos com conforto e segurança, considerando modais atrelados a sustentabilidade e aproveitamento máximo dos recursos estatais. 

Enquanto especialistas em mobilidade urbana devemos evitar modelos únicos. Cada município exige soluções multifacetadas que exigem diferentes planejamentos e visões, considerando as particularidades econômicas e sociais de cada local.

Informações: Estadão

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Em Pelotas, Alterações na tabela de horários do transporte coletivo entram em vigor nesta quinta-feira

As férias escolares e o recesso de algumas atividades, além do início da temporada de veraneio provocará alterações nos horários do transporte coletivo em Pelotas. As adaptações, conforme a Prefeitura, ocorrem devido à demanda de passageiros.

Com isto, é adotada a redução nos horários correspondentes aos reforços implantados para dar suporte durante o ano letivo. Em contrapartida, a linha que leva às praias do Laranjal tem acréscimo de horários, principalmente nos finais de semana.

No transporte coletivo rural estão suspensos no trajeto Bachini os horários das 5h55min no sentido colônia X Pelotas, 10h30min, saindo de Pelotas em direção a colônia, das 11h50min e das 21h45min no sentido contrário e o das 23h, no sentido Pelotas colônia.

Na linha Andrade estão suspensos o das 10h45min no sentido Pelotas Colônia e das 11h30min no sentido contrário. Na linha Maciel, a suspensão afeta o ônibus que saía às 7h da colônia em direção a Pelotas e o das 16h30min na direção contrária. Já o que antes saía às 11h15min do Scaglione passa a sair às 11h30min do Gruppelli.

Já no transporte coletivo urbano, os horários suspensos são os criados para dar suporte aos períodos de entrada e saída das escolas. Os sites das empresas estarão atualizados nesta quarta-feira e a grade de verão começará a valer a partir desta quinta-feira. Para conferir, basta acessar www.portalprati.com.br ou www.empresasantacruz.com.br.

Informações: Correio do Povo

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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