Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem a maior ciclovia à beira-mar do Brasil

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, tem a maior ciclovia à beira-mar do Brasil. Com cerca de 22,5 km de extensão, a via acompanha o calçadão da praia, que teve sua construção iniciada em 1993. Acompanhando a orla, a ciclovia vai desde a cidade vizinha, Mongaguá, até a Ponte do Mar Pequeno, em São Vicente.

Ao longo do trajeto, a ciclovia passa por regiões como a Praia de Mirim e Praia de Solemar, por exemplo. Em 2023, Praia Grande já contava com 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas. De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a cidade também possui a maior malha cicloviária da Baixada Santista.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), um terço da população da cidade possui bicicleta e a utiliza como meio de transporte diário. O número equivale a, aproximadamente, 100 mil pessoas. Durante o período de temporada, o número costuma crescer com a presença de turistas.

O município também já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”, concedidos por entidades como a Associação Brasileira de Ciclistas. Além disso, Praia Grande ganhou outros reconhecimentos pelo Instituto Pedala Brasil e pela União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010.

Informações: Mobilidade Estadão

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Google Maps lança compra de bilhetes de metrô pelo app; Salvador é pioneira no Brasil

O Google, em parceria com a CCR Bahia, lançou uma nova funcionalidade no Google Maps que permite aos usuários do metrô de Salvador comprarem passagens diretamente pelo aplicativo. A capital baiana é a primeira cidade brasileira a receber esse recurso, que possibilita o armazenamento dos bilhetes na Carteira do Google, disponível para dispositivos Android.

Além de facilitar a compra de bilhetes, o Google Maps já oferece informações em tempo real sobre o tráfego para ônibus e metrô na cidade, tornando a experiência de mobilidade mais prática e eficiente.

Segundo João Frigatto, gerente de Parcerias para o Google Maps no Google Brasil, "essa é a primeira vez que integramos o Maps à Carteira do Google no Brasil, e Salvador é a pioneira entre seis capitais que irão receber essa novidade", disse em comunicado.

Como usar o recurso
Para utilizar o serviço, o processo é simples. Basta abrir o Google Maps, selecionar o trajeto de transporte público desejado, optar pela rota do metrô e escolher a opção "Use seu smartphone para pagar a viagem".

O usuário é então redirecionado para a página de pagamento, onde pode finalizar a compra e salvar o bilhete na Carteira do Google.

Com o QR Code armazenado no aplicativo, os passageiros podem acessar as estações de metrô de forma rápida e segura, sem a necessidade de bilhetes físicos.
 
Informações: Terra

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Novos ônibus chegam à frota do sistema de Transporte Coletivo de Blumenau

A partir desta quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes ( SMTT),  contará com mais quatro novos ônibus pesados 0km na frota do sistema de transporte coletivo. 

Os novos veículos, modelo MBB, OF 1721, Caio Apache Torino U, com prefixos 9217, 9218, 9219 e 9220, substituirão os antigos ônibus de números 9122, 9140, 9164 e 9178.

Com a entrada desses veículos, serão 20 ônibus 0km em operação, de um total de 30 que deverão entrar em circulação ao longo do mês de outubro. 

A renovação antecipada da frota faz parte do compromisso da Concessionária Blumob, conforme estabelecido no Contrato de Concessão 042/2017, que prevê a substituição de 97 veículos até julho de 2025, quando completarem oito anos de uso.

O secretário da SMTT , Fábio  Campos, comenta: "A modernização da frota estava prevista em contrato para ocorrer entre julho e dezembro de 2025. Entretanto,  SMTT antecipou a ação para atender melhor os passageiros do transporte coletivo."

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância dos compromissos assumidos e honrados para a melhoria no transporte coletivo. “O aumento gradativo de horários, a garantia de que todos os ônibus tenham acessibilidade e a renovação da frota são os nossos compromissos com a comunidade sendo cumpridos. Milhares de pessoas utilizam o transporte coletivo todos os dias em Blumenau e ele é extremamente importante para a mobilidade da cidade. Seguir avançando é nosso dever enquanto gestão pública”.

A renovação da frota visa proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros, além de melhorar a qualidade do serviço oferecido à população de Blumenau.
 
Informações: Prefeitura de Blumenau

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No DF, Pagamento de passagens com dinheiro em espécie cai para 8%

O sistema de bilhetagem 100% eletrônico completou 90 dias, e os dados do programa apontam a preferência dos usuários pelos meios digitais de pagamento das passagens. O uso de dinheiro em espécie nos ônibus caiu para 8%, considerando os acessos totais em que são incluídos todos os meios de pagamento mais as gratuidades. Entre os acessos pagos, os meios digitais ultrapassam 87% das viagens.

“Foi uma evolução muito superior ao que esperávamos”, avalia o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves. “Estamos incluindo mais 171 linhas no sistema, e com isso chegamos a 433 linhas com pagamento digital, correspondendo a 46% do total de linhas do transporte coletivo da capital.”

Desde 1º de julho, quando foram anunciadas as primeiras linhas do sistema, o pagamento com cartão de débito e crédito por aproximação saiu de zero para 8,2%, aproximando-se do nível de outras cidades onde o sistema foi implantado há bastante tempo.

Aumento da procura

De acordo com o BRB Mobilidade, um estudo recente da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da marca, revelou que Brasília foi a quinta cidade com mais transações por aproximação feitas com credenciais de débito e crédito Visa, entre janeiro de 2022 e maio de 2024. O sistema de pagamento de passagens vai contribuir para ampliar essa marca.

Outro meio de pagamento de passagens que obteve boa aceitação do público é o Cartão Mobilidade, que dá direito à integração com até três acessos no período de três horas, cobrando apenas uma tarifa. A emissão do cartão cresceu 11% desde junho, subindo para mais de 600 mil unidades. O uso desse meio de pagamento nos ônibus do DF corresponde a 46,6% dos acessos.

O bilhete avulso (QR Code), uma variação do pagamento em espécie, tem sido pouco utilizado. Foram emitidos 3.065 bilhetes desde o lançamento, em 13/8 – uma média de 61 bilhetes por dia. O bilhete é impresso para acesso único, no valor exato da tarifa, e tem validade de 48 horas.

Etapas do programa

O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico teve início em 1º de julho, com 52 linhas (5,65% do total). Foram dez da Piracicabana, 15 da Pioneira, sete da Urbi, dez da Marechal e dez da BsBus.

Em 15 de agosto, a Semob inseriu o segundo lote, com 99 linhas, subindo para 151 linhas (16% do total). Foram acrescidas 30 da Piracicabana, 19 da Pioneira, dez da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus.

O terceiro lote, que começou a funcionar em 12 de setembro, inseriu no sistema 111 linhas , passando para 262 (28% do total), sendo 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas linhas da TCB.

E, no próximo dia 14, serão acrescidas 171 linhas, passando para 433 linhas (46% do total). São 54 linhas da Piracicabana (total de 123), 30 da Pioneira (81), 46 da Urbi (87), 17 da Marechal (67) e outras 24 da BsBus (73).

*Com informações da Semob

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Chegada de novos ônibus marca nova fase do transporte coletivo de Toledo

As ruas e avenidas da Capital Paranaense do Agronegócio ganharam novas cores nos últimos dias. Desde o fim de setembro estão circulando os novos ônibus da Viação Sorriso de Toledo, concessionária do transporte coletivo urbano que renovou o vínculo com a administração municipal em abril.

Até o momento, 23 dos 28 veículos novos adquiridos pela empresa já estão sendo utilizados – os outros 5 encontram-se na cidade e aguardam emplacamento. Além da cor diferente (azul e cinza, contrastando com o tradicional vermelho e cinza), estes carros disponibilizam recursos que oferecem um salto de qualidade em termos de conforto, acessibilidade, tecnologia e segurança.

Todos estes veículos têm elevador e espaço reservado para cadeira de rodas, ar-condicionado, sinal wi-fi, câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, entrada USB para carregamento de celulares ou outros dispositivos móveis, estrutura para pagamento eletrônico da tarifa (incluindo roleta com contagem eletrônica), bancos com revestimento de alto padrão, GPS que possibilita acompanhamento do trajeto em tempo real pelo aplicativo “Busão na Mão – Toledo”, e informativos em LED nas partes interna e externa. “Estes veículos assinalam o início de uma nova fase no transporte coletivo urbano de Toledo, um salto de qualidade que fará Toledo oferecer, em breve, o melhor serviço do Brasil com a menor tarifa do Paraná”, destaca o prefeito Beto Lunitti.

De acordo com o gerente-geral da Viação Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz, a renovação da frota e a disponibilidade destes recursos constam no contrato de concessão. “Entre as tecnologias embarcadas está a telemetria, com controle em tempo real de diversos parâmetros operacionais. São informações acompanhadas em tempo real pela empresa e compartilhadas com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que pode acionar a Guarda Municipal em casos mais urgentes”, explica.

Daniel pontua que a renovação da frota terá continuidade nos próximos anos. “Existe a obrigação contratual de que a idade média dos nossos veículos seja de cinco anos, com tempo máximo de circulação de 10 anos. Entregues estas 28 unidades zero quilômetro, vamos iniciar um processo gradual de troca dos outros 17 carros que operam o transporte coletivo urbano, o que deve levar entre dois a três anos”, explica. “Neste novo contrato temos um desafio, que é o mesmo enfrentado por outras cidades do Brasil, que entregar um serviço essencial, de grande qualidade, com nível de excelência suficiente para convencer as pessoas a deixarem o veículo próprio em casa e fazerem seus deslocamentos com transporte coletivo, o que também é uma questão de responsabilidade socioambiental.. As cláusulas da concessão caminham nesta direção, permitindo oferecer ainda mais confiável para a população”, analisa o gerente-geral.
 
Informações: Prefeitura de Toledo

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MetrôRio anuncia novos canais de comunicação para os clientes

O MetrôRio disponibilizará, a partir desta terça-feira (08/10), dois novos canais para ampliar as opções de comunicação com os clientes do sistema metroviário. Trata-se do app MetrôRio e do WhatsApp oficial da empresa. As plataformas reúnem informações importantes sobre os serviços, operações e iniciativas, além de outras novidades sobre a concessionária.

Com o novo aplicativo, os passageiros terão a opção de planejar suas viagens, sabendo, por exemplo, quando a composição chegará à estação de embarque, funcionalidade que conta com acessibilidade implementada para pessoas com deficiência visual. Os clientes também poderão acompanhar, em tempo real, o status de circulação das linhas 1, 2 e 4 do metrô. Entre outras funcionalidades do app, que integra a plataforma Giro, será possível consultar extratos e fazer recargas dos cartões Giro, por meio de Pix ou pagamento com cartão de crédito; conferir as vantagens e descontos das parcerias e ainda saber como chegar aos principais pontos turísticos da cidade de metrô.

O download do app MetrôRio está disponível para iPhone e Android. Quem já tem o Giro instalado no celular, basta atualizar a versão do novo aplicativo.

Outra novidade é a ferramenta de transmissão do WhatsApp, que oferece aos clientes uma maneira mais prática e rápida de receber informações atualizadas na palma da mão. Para ficar por dentro dos informes operacionais, notícias e outras novidades do sistema metroviário, é só clicar neste link (Link) e seguir o canal oficial do MetrôRio.

Além desses dois novos canais e das redes sociais, a concessionária conta com atendimento pelo 0800 595 1111, que funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.

Confira os principais recursos disponíveis no aplicativo MetrôRio:

  • Consulte o tempo de chegada dos trens em qualquer estação em tempo real;
  • Acompanhe a situação das linhas 1, 2 e 4 do metrô e saiba se a prestação do serviço está normal ou com velocidade reduzida, por exemplo;
  • Planeje sua viagem. Saiba qual é a melhor rota para chegar ao seu local de destino;
  • Recarregue o seu cartão Giro e acompanhe as vantagens e promoções.
Informações: Metrô Rio

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São Paulo avança com projeto da Linha 16-Violeta, que ligará zonas oeste e leste

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), publicou um edital de chamamento público para selecionar a empresa que será responsável pela elaboração dos estudos de viabilidade para a estruturação e implementação da linha 16-Violeta.

A publicação foi realizada na última sexta-feira (4/10). O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) em setembro, vai realizar a construção, manutenção e operação do novo ramal de metrô. 

O ramal metroviário, de acordo com o governo, ajudará a melhorar a mobilidade dos usuários do transporte e moradores da zona leste da Capital, além de contribuir para a sustentabilidade, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar na cidade.

O Governo também já divulgou o novo mapa de estações da linha 16-Violeta. de acordo com uma sugestão da construtora Acciona.

Elaboração dos projetos
As empresas deverão elaborar e apresentar os projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos à SPI em 120 dias. A etapa seguinte do processo é a preparação da modelagem, seguida da realização das audiências e consultas públicas, publicação do edital e realização do leilão.

Apresentação:
No estudo deverão constar o inventário das condições existentes em engenharia, ambiental e desapropriação, além da estimativa de investimentos, custos operacionais, receitas não tarifárias potenciais e value for money.

Podem submeter propostas pessoas físicas e jurídicas de direito privado, brasileiras ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio, até o dia 6 de novembro.

Linha dos Parques
Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e o lazer em São Paulo, segundo informações do Governo do Estado.

Investimento:
Segundo o plano de Parceria Público-Privada (PPP), serão investidos R$ 24 bilhões durante o prazo de concessão de 30 anos, sendo oito anos para as obras e 22 de operação.

No total, o novo ramal beneficiará mais de 226,8 milhões de passageiros por ano, ligando a zona oeste à zona leste em 30 minutos.

Fases da nova linha:
A Fase 1 da nova linha de metrô contará com 16 estações e ligará a região do Aricanduva, na zona leste, a Oscar Freire, na zona oeste, em apenas 30 minutos de percurso, reduzindo em 60 minutos o trajeto atual.

Além disso, a linha contará com sete integrações, sem contar com a conexão com três terminais de ônibus.

  • Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa
  • Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco
  • Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire
  • Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos
  • Futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista

Em uma segunda fase, o projeto prevê a expansão do ramal, ligando Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.
 
Informações: Gazeta de SP

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Em Campinas, Videomonitoramento registra e coíbe evasão da tarifa na Estação BRT Bonfim

Por meio do sistema de monitoramento e segurança eletrônica (CFTV), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) identificou e coibiu mais uma situação de evasão de tarifa nesta terça-feira, 8 de outubro, na Estação BRT Bonfim, no Corredor Campo Grande.

O caso foi registrado por volta de 9h. Ao todo, oito pessoas foram flagradas pelas câmeras acessando a estação sem pagar a tarifa. As imagens foram observadas pelas equipes de Segurança Patrimonial da Emdec, pela central de monitoramento.

Um profissional da área, que fazia rondas de fiscalização no entorno, foi enviado para a estação e fez a abordagem dos usuários. Eles são comunicados sobre o flagrante e orientados a retornar para as catracas e realizam, então, o acesso permitido, registrando o pagamento da tarifa.

“Esse é um comportamento que fere os princípios de cidadania e da coletividade. Também é a partir do número de passageiros contabilizado nas catracas que conseguimos programar a operação das linhas”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

O comportamento não é isolado e outros flagrantes do tipo vêm sendo registrados pelo sistema de monitoramento, com a atuação das equipes de segurança patrimonial.
A Emdec vem adotando a orientação dos usuários sobre a ilegalidade da prática e a consciência cidadã sobre a importância do pagamento da tarifa. Os usuários flagrados são orientados a realizar o acesso correto, pelas catracas eletrônicas, registrando o pagamento da tarifa com Bilhete Único ou QR Code.

Segurança nas estações e terminais foi reforçada
Atualmente, 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT contam com um sistema de monitoramento por câmeras, que funciona 24 horas e, além da evasão, ajuda a identificar atos de vandalismo. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação. 

No final de agosto, uma ocorrência de vandalismo às catracas do Terminal BRT Mercado também foi flagrada pelo sistema e resultou na detenção do suspeito.

Equipes de segurança patrimonial da Emdec também realizam rondas diárias e contam com a atuação da Guarda Municipal para coibir as situações identificadas.

Um projeto de melhoria dos bloqueios nas catracas foi testado na Estação BRT Aurélia e será replicado gradativamente em todas as estações e terminais BRT.  A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) está reforçando a segurança nos acessos, nas principais estações e terminais, por meio da fiscalização in loco nos horários de pico. 

Como denunciar  
A população pode relatar atos de evasão de tarifa e vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.
 
Informações: Prefeitura de Campinas

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