Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Produção de ônibus cresce 88% e fabricantes mostram suas apostas

quinta-feira, 21 de março de 2024

O crescimento na produção de ônibus e caminhão no Brasil no primeiro bimestre sinaliza recuperação. Todavia, no segmento de ônibus os dados chamam a atenção. E as montadoras já elegeram seus produtos que serão sucesso de vendas.

Seja como for, conforme a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos automotores, na soma dos meses de janeiro e fevereiro, a produção de ônibus teve crescimento de 87,8%. Isso comparado ao primeiro bimestre de 2023.

Em outras palavras, a indústria produziu 3,9 mil ônibus nos últimos dois meses do ano. Enquanto que em igual período em 2023, o setor fabricou 2.057 veículos de passageiros.

Para o vice-presidente da entidade, Eduardo Freitas, a produção de veículos comerciais como um todo começa a voltar à normalidade. Todavia, em ônibus, apesar de o crescimento ocorrer em uma base de dados menor frente aos caminhões, mostra que há uma aceleração da produção.

Confira as apostas das marcas para o setor em 2024

Praticamente, todas as montadoras apostam nas opções mais versáteis para atender o aquecimento do mercado. Nesse sentido, leia-se um chassi para atender todos os segmentos: urbano, fretamento e rodoviário. São veículos com maior valor de revenda

Iveco
No final do ano passado, a Iveco anunciou as vendas de ônibus para o Programa Caminho da Escola. Dessa forma, entre o final do ano passado e o início deste ano, a marca se dedicou ao ajuste de produção. Assim, iniciar a fabricação dos 7,1 mil veículos dos modelos 10-190 e 15-210. Claro que as unidades serão entregues entre este ano e 2025.

Além disso, segundo a marca, por 2024 ser ano eleitoral, há uma tendência natural de renovação de frotas de sistemas urbanos. Nesse sentido, a marca aposta no seu chassi 17-280 4x2. Com PBT de 17 t, o chassi atende operações urbanas rodoviárias e de fretamento. Todavia, a Iveco teve bons resultados principalmente no segmento de fretamento, para transporte de funcionários de empresas. Mas neste ano, a aposta da alta demanda para o modelo transporte urbano e em aplicações rodoviárias, intermunicipais.

Mercedes-Benz
A marca da estrela também tem boas expectativas. Sobretudo no mercado de urbanos, onde ela lidera com folga. Ou seja, com 62,71% de participação.

Agora, com a chegada da Mercedes-Benz Locação, a empresa espera aumentar ainda mais sua participação nas cidades com o eO500U. Ou seja, seu ônibus urbano elétrico.

Todavia, a marca tem outras apostas. Conforme a Mercedes-Benz, os índices positivos de desenvolvimento macroeconômico, como PIB positivo, taxa de juros em queda e baixo índice de desempregos, vão puxar mais uma vez o mercado. Assim, acredita que vai crescer em todos os segmentos.

Entretanto, a aposta nos carros-chefes OF 1721 piso alto. Justamente por atender todos os segmentos: urbano, fretamento e rodoviário. Todavia, por causa das eleições, a Mercedes-Benz acredita que a maior concentração de vendas vai ocorrer no segmento urbano.

O Mercedes-Benz O500 RSD atende o turismo mais alto padrão, indo muito bem como Double Decker.

Do mesmo modo, com as novas regulamentações do transporte rodoviário, que tornam a operação mais atrativa para o empresário, a Mercedes-Benz enxerga boas vendas. Dessa forma, a marca aposta no chassi rodoviário O500 RSD. Modelo 6x2 para atender de médias a longas distâncias. Para isso, tem motor de 12,8 litros OM 460 LA de 450 cv e 224,3 mkgf de torque. A transmissão é também Mercedes-Benz ZF Traxon, automatizada.

Scania
A Scania está vendo o mercado em 2024 de forma bem otimista. Segundo a fabricante do grifo, os indicadores mostram que mais passageiros estão usando as linhas rodoviárias. Levando o setor rodoviário interestadual de fretamento e turismo a voltar a reagir aos níveis antes da pandemia.

O ônibus da Scania atende às atividade de transporte de médias a longas distâncias rodoviárias

Nesse sentido, a marca conta com uma gama completa, com modelos que partem de 320 cv a 500 cv. Mas os chassis mais vendidos dos últimos anos da Scania são os de tração 6x2. Sendo o carro-chefe atual o K 410 6x2, ele representa quase 50% das vendas totais da marca. Por isso, a aposta é nesse modelo.

O chassi é indicado para médias e longas distâncias. Ou seja, atendendo os segmentos de linhas rodoviárias regulares. Assim como para o turismo de longa distância. Conta com motor Scania DC13 de 13 litros, com potência de 410 cv e torque de 220 mkgf. A caixa é a Opticruise, automatizada de 12 marchas.

Volksbus
A Volksbus em 2023 ajustou a linha de ônibus com motorização Euro 6 Por isso, no ano passado não tinha uma linha completa para oferecer. Isso significa que, para este ano, a fabricante aposta no crescimento em todos os segmentos.

Todavia, a marca celebra as 5,6 mil unidades que vai produzir para o Programa Caminho da Escola. Não será todo volume entregue neste ano. Mas com o que entregar, já trará crescimento superior frente ao ano passado. Além disso, a VWCO informou que vai lançar o seu ônibus elétrico. Porém, não informou a data.

O VW 17-230 é o modelo da marca para múltiplas operações, tem motor de 230 cv e torque de 86 mkgf

Mas a Volksbus aposta no seu best-seller em vendas, o VW 17.230. O modelo, também versátil, atende às atividades urbanas, de fretamento e rodoviárias. Todavia, a Volksbus aposta que o modelo vai atender o bom momento da renovação de frota das cidades. O chassi conta com motor MAN D08, de 230 cv e torque de 86 mkgf. Sendo combinado a caixa manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades.

Volvo
A Volvo aposta no crescimento do mercado como um todo. Mas no seu negócio, a marca destaca os ônibus rodoviários. Um dos grandes destaques é o B510R, ônibus mais potente da marca e do mercado brasileiro. Que chega na versão Euro 6, até 9% em relação ao antecessor”. O modelo é direcionado ao turismo de longas distâncias. Ou seja, aposta da Volvo para este ano no mercado.

Assim, o motor do chassi é Volvo D13K, de 510 cv e 266 mkgf de torque. Esse propulsor trabalha em conjunto a transmissão I-Shift de 12 velocidades.

Informações: Estradão
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Belém vai ganhar 300 novos ônibus com wi-fi e ar-condicionado para atender à população

Belém deve ganhar, em breve, 300 novos ônibus modernos com wi-fi e ar-condicionado, para atender os moradores da cidade. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou na manhã desta quarta-feira, 20, a fábrica responsável pela montagem dos coletivos localizada no distrito industrial de Botucatu, em São Paulo. 

Esses ônibus são resultados de um esforço do município para contribuir na redução de emissões poluentes e alinhar-se às iniciativas ambientais globais, para que Belém demonstre alinhamento com a COP 30, que ocorrerá em 2025.

Tecnologia

Os novos ônibus contam com motores a diesel, utilizando a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que atende aos requisitos do Euro 6, resultando em uma significativa diminuição das emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado (MP), em comparação com os motores anteriores.  

“Esses ônibus representam uma verdadeira revolução, exatamente porque nós somos uma cidade amazônica, quase na linha do equador, temos doze horas de sol diariamente, muito calor permanentemente e muita chuva. Então, ver a qualidade dos produtos dessa fábrica é dar a certeza que, a rigor, o sistema de transporte de Belém será revolucionado”, explica o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Os novos veículos foram comprados pelo Sindicato das empresas de transporte de passageiros em Belém (Setransbel) com isenção de impostos municipais como o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e a taxa de gerenciamento cobrada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Além disso, o governo estadual garantiu isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Revolução também em acessibilidade

Os novos veículos foram projetados visando a acessibilidade, com elevadores de acesso e espaços dedicados para cadeirantes. Em termos de segurança, os ônibus estão equipados com câmeras de vigilância e GPS em tempo real. O prefeito foi recebido por Wilson Cavalari, Diretor Industrial da CAIO.

“Nós agradecemos muito a presença de vocês. Para nós é uma satisfação enorme abrir as portas, para um importante negócio como é esse de Belém, uma cidade tão importante para o Brasil. Para nós é sempre motivo de orgulho recebê-los. Esperamos contar com novos pedidos, podem ter certeza que nestes e nos demais vocês estarão muito bem servidos, com veículos de qualidade, durabilidade, robustez e assistência técnica de toda a equipe”, acrescenta o diretor.

Informações: Agência Belém

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Em Várzea Grande, Ônibus elétrico começa a circular em fase de teste

Um ônibus elétrico começou a circular nesta quarta-feira (20), em Várzea Grande, mas ainda em fase de testes, pelo período de 30 dias. A medida é um avanço no transporte público coletivo da cidade, que deve ser implantado em breve. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o veículo já rodando.

O ônibus, por enqunto, faz apenas a linha intermunicipal 24, que sai do Terminal André Maggi, na Cidade Industrial, e vai até o Shopping Pantanal, em Cuiabá. 

A empresa Marcopolo é a responsável pelo ônibus de 13 metros de cumprimento e que tem capacidade para comportar até 80 passageiros. 

A novidade tem causado bastante movimentação entre a população local, visto que, não é de hoje que os moradores de Várzea Grande que dependem do transporte coletivo sofrem com a frota antiga que circula pela cidade. Além disso, convivem com a demora. 

Informações: hnt

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Pelotas terá mais 4,5 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas

Mais de 4,5 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas vão incrementar, neste ano, a malha cicloviária de Pelotas. Serão contemplados com novos trechos as avenidas Fernando Osório e Juscelino Kubitschek de Oliveira e o Laranjal. Estão projetados 2,5 quilômetros ciclofaixas e 1,9 quilômetro de ciclovias, com pavimentação em concreto ou asfalto. As obras têm o investimento de R$ 819 mil, financiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no contrato de R$ 4,1 milhões, que inclui a requalificação dos 980 metros de extensão da avenida Herbert Hadler, no Fragata. Com a construção dos novos trechos, o município passará a ter mais de 75 quilômetros de vias destinadas a bicicletas. 

“Temos uma cidade plana, o que facilita o uso de bicicletas. Investimos muito nos últimos anos na ampliação desses espaços, porque contribuem com a mobilidade urbana, reduzem a circulação de carros, diminuem os poluentes e tornam Pelotas cada vez melhor para todos”, destaca a prefeita Paula Mascarenhas. 

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, as obras cicloviárias deverão se iniciar em breve. “As ciclovias ou ciclofaixas são estruturas que proporcionam mais segurança a quem se desloca de bicicleta. Nos traçados, os usuários usufruem de direitos que não têm quando trafegam nas pistas viárias, junto com o trânsito de automotores, ou quando andam indevidamente nas calçadas., observa Ramalho.

Impactos na mobilidade urbana
Ciclovias e ciclofaixas são indispensáveis à organização da mobilidade urbana. “O aumento de ciclovias e ciclofaixas representa mais segurança. O Município reconhece a expressão da bicicleta como meio de transporte e, no momento, trabalha junto à empresa administradora do BikePel para reformulações no sistema de bicicletas de aluguel compartilhadas, para beneficiar ainda mais os usuários”, pontua o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam.

A avenida Ferreira Viana, que passa por obras nos 4,2 quilômetros de extensão, receberá requalificação em toda a ciclovia/ciclofaixa, do entroncamento com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a ponte do arroio Pelotas. A Estrada do Engenho, cujas intervenções serão retomadas após pausa para mudança dos moradores da área de risco à beira do canal São Gonçalo, onde o trajeto para bicicletas acompanhará todo o percurso da via, inserido, inclusive, no projeto do futuro Parque Estrada do Engenho, complexo de lazer, esportes e contemplação, a ser financiado pelo governo do Estado. 

Conheça os projetos
- Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – receberá 2,2 km de ciclovias/ciclofaixas, sendo 1,8 km de ciclofaixas e 343 metros de ciclovias. 

A obra começará no ponto onde termina a ciclovia da avenida República do Líbano, pelo canteiro central, atravessando a faixa de pedestres até virar ciclofaixa, no bordo direito da via, acessando a Juscelino. Em determinados pontos, onde há ciclovia, haverá composição com ciclofaixas, até a ligação com a da avenida Domingos de Almeida, que também será ligada com nova ciclovia, com início na rua Antônio dos Anjos. A segunda etapa de ciclofaixa será na sequência da ciclovia da rua Barão de Butuí, atravessando a Juscelino, seguindo até a rua Gomes Carneiro.

* Laranjal – receberá 1,6 km de ciclovias, com início do trajeto iniciado a partir da ciclovia da avenida Adolfo Fetter com Posto do Guga, seguindo pela faixa de pedestres, delimitada por meios-fios rebaixados, localizada entre o bordo da via e o alinhamento predial. Onde já há calçamento com blocos intertravados, será reforçada a pintura. Nos demais pontos, será realizada escavação, remoção de material e substituição pela base adequada. O percurso terá sequência na ciclovia da avenida Arthur Augusto Assumpção, lado esquerdo da via, em concreto e com meios-fios de contenção, seguindo até a elevada, onde voltará ao bordo direito e passará a ser pavimentada com asfalto até a interligação com a ciclofaixa existente.

* Avenida Fernando Osório – receberá 711 metros de ciclofaixas, com trechos novos que se iniciarão em sequência à ciclovia do canteiro central e atrás da elevada antes da rótula do Jardim de Alah, seguindo até o começo da BR-116. O segmento existente de ciclovia na avenida, de acordo com o projeto, será interligação com o novo.

Informações: Prefeitura de Pelotas

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Primeiro trem que ligará estação da CPTM aos terminais do aeroporto de Guarulhos é entregue

terça-feira, 19 de março de 2024

O primeiro dos três trens que ligarão a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, chegou ao local na última sexta-feira (15).

O "people mover" aeromóvel, como é chamado o trem que irá circular em uma estrutura elevada, foi colocado no trilho com um guindaste.

Ainda não há previsão para a chegada das outras duas composições. A ligação terá uma extensão de 2,7 km.

O sistema que ligará a estação aos terminais foi inicialmente prometido para o primeiro trimestre deste ano. Depois, o prazo passou para até o segundo semestre. Agora, a Gru Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional, afirma que a entrega do projeto está prevista para 2024.

A obra está sendo executada pelo consórcio AeroGRU e contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação junto à da CPTM.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, agora será feito o processo de comissionamento, testes e certificação de segurança.

Como chegar no Aeroporto de Guarulhos

Atualmente, há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, com primeira partida às 4h, em dias úteis, aos domingos e feriados, e às 4h40, aos sábados, sempre com embarques até meia-noite. Nos dias úteis os intervalos en

A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da estação Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com embarque de hora em hora a partir das 5h até a meia-noite. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5.

O problema é que os terminais do aeroporto ficam a cerca de 2,5 km da estação da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela GRU Airport para completar o deslocamento.

A instalação de vigas, cuja altura varia de 4 metros a 11 metros, começou em 2022, após autorização do TCU (Tribunal de Contas da União). Cada uma pesa 136 toneladas e tem 30 metros de comprimento.

O custo total foi estimado, no ano passado, em R$ 301 milhões. No anúncio do início das obras pelo então governador João Doria (hoje sem partido, na época no PSDB), em fevereiro de 2022, o investimento estava orçado em R$ 272 milhões — os valores não foram corrigidos pela inflação. O pagamento será custeado com recursos da outorga da concessionária.

Na época do anúncio do início das obras, Doria disse ser "bizarra" a desconexão entre a linha 13-jade com o aeroporto de Cumbica.

"Não faz sentido transporte público que não leva até o aeroporto. É tão bizarro que é difícil acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo", disse Doria, em entrevista no inicio do ano passado.

A estação de trem nas imediações do aeroporto foi inaugurada pelo então governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin (na época no PSDB e hoje no PSB) dias antes de ele deixar o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República, em 2018, mas sem chegar a Cumbica.

A estação Aeroporto-Guarulhos chegou a ser prometida para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e foi entregue a 75 dias da competição, só que a realizada na Rússia, em 2018.

Informações: Valor

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Ônibus elétricos entram na fase final de testagem em Goiânia

O goianiense usuário do transporte coletivo de Goiânia já consegue visualizar o primeiro ônibus elétrico adquirido pelo Governo de Goiás circulando pelo Eixo Anhanguera. O veículo está passando pela fase de avaliação de performance, ou seja, está rodando sem passageiros para análise de desempenho em subidas, descidas e nas passagens pelas plataformas e terminais. Trata-se de uma espécie de test-drive, já prevista no cronograma de mudança da frota na capital.

Segundo a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), o mesmo teste será feito, até julho deste ano, com cada um dos outros cinco ônibus que estão chegando à cidade para operação no Eixo. Após 15 dias operando vazio e com resultados satisfatórios, os veículos ficam liberados para receber passageiros, sendo que cada um tem capacidade para transportar até 181 pessoas. Também estão em andamento diversas adequações na estrutura do corredor ao longo do itinerário.

De acordo com o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Miguel Angelo Pricinote, essa fase é de praxe e permite a avaliação da resposta do superaticulado em diferentes inclinações de terreno. “Também vamos observar as diferenças entre as portas e plataformas das estações e dos terminais do Eixo para assegurar os padrões de acessibilidade e segurança aos passageiros”, complementa.

Com o investimento de R$4,3 milhões, o modelo Super Padron possui comprimento de 23 metros e é o maior ônibus elétrico do mundo, cuja bateria tem autonomia para rodar até 200 quilômetros. O veículo também é climatizado, com ar-condicionado e rede wi-fi. A eletrificação é um dos pontos contemplados no Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que também inclui a revitalização de 6 terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera, além da construção e reforma de pontos de parada e instalação de câmeras.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, esses investimentos que totalizam R$1,6 bilhão só são possíveis graças ao modelo de gestão adotado no transporte coletivo, que conta com subsídio mantido pelo Governo de Goiás em parceria com prefeituras. “Até o início de 2026, os usuários do transporte terão uma série de melhorias, que abrangem totalmente a infraestrutura e a renovação da frota, com oferta de um serviço mais digno, seguro e de qualidade”, diz.

Assim como o Eixo Anhanguera, o BRT Norte-Sul e linhas alimentadoras vão receber veículos elétricos, um total de 200 ônibus, o que significará a renovação total da frota utilizada na grande Goiânia.
A mudança está alinhada com a propostas das 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que teoricamente deveriam ser implantados globalmente.

Entre os 17 ODS, dois estão diretamente ligados à esse tópico: o número sete trata de energia acessível e limpa; e o número onze trata de cidades comunidades sustentáveis.
 
Informações: Jornal Opção

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Em Campinas, Linha 118 retoma itinerário pelo Corredor Amoreiras e BRT11 tem aumento na frota

A partir desta quarta-feira, dia 20 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove ajustes operacionais em duas linhas do sistema de transporte público coletivo. A linha 118 – Terminal Ouro Verde retoma a circulação pelo eixo da avenida das Amoreiras. E a linha BRT11 – Vida Nova (parador) terá ampliação na frota e menor intervalo entre as viagens.

A linha 118 deixa de circular pelo Corredor BRT Perimetral e retoma o antigo percurso. No Corredor Amoreiras serão 21 pontos de parada. A linha 118 começou a circular pelo Corredor Perimetral em março de 2022, com a liberação do espaço após o período de obras. E foi uma maneira de levar operação aos novos corredores de ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido).

Com a criação da linha BRT12, em janeiro deste ano (2024) e que faz a ligação entre o novo Terminal BRT Campos Elíseos ao Centro, passando pelo Corredor Central (Rótula), a linha 118 retoma o itinerário tradicional. Ela circula com dois ônibus; e intervalos entre as viagens, nos horários de pico, de 50 minutos.

Veja, no mapa baixo, as mudanças no trajeto e pontos de parada da linha 118


BRT11
A linha BRT11 terá mais três ônibus vinculados à frota, passando de sete para 10 veículos. Com isso, o intervalo entre as viagens cai de 15 para 10 minutos. No último dia 13 de março, a Emdec já havia aumentado a frota da linha BRT11, passando de seis para sete ônibus; e intervalo entre as viagens de 20 para 15 minutos. Na mesma ocasião, as linhas BRT20 e BRT21 também tiveram aumento na frota.

A linha BRT11 faz a ligação entre o Terminal Vida Nova ao Centro. Ela está inserida no Corredor BRT Ouro Verde.

Sistema BRT
Atualmente, o sistema BRT de Campinas possui sete linhas de ônibus. São três linhas no Corredor Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12); e quatro linhas no Corredor Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).

A operação do BRT no município começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20 no Campo Grande. No Ouro Verde, a linha BRT10 entrou em operação em março de 2023.

A linha BRT10 – Ouro Verde (parador) tem nove ônibus e intervalo entre as viagens de 10 minutos. E a linha BRT12 – Campos Elíseos (parador) terá quatro veículos; e intervalo entre as viagens de 15 minutos.

A linha BRT20 – Campo Grande (parador) tem, no pico da manhã, 16 ônibus e intervalos entre as viagens de seis minutos. No pico da tarde, 14 ônibus e intervalos de sete minutos.

A linha BRT21 – Campo Grande (semiexpressa) tem, no pico da manhã, seis ônibus e intervalos de 12 minutos. À tarde, oito veículos e nove minutos de intervalo.

A linha BRT25 – Satélite Íris (parador) possui nove ônibus e intervalo de nove minutos entre as viagens. E a BRT26 – Satélite Íris (semiexpressa), quatro ônibus e intervalo entre as viagens de 15 minutos.
 
Informações: EMDEC

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Privatização do Metrô de BH completa um ano e usuários avaliam mudanças

A privatização do metrô de Belo Horizonte completa um ano nesta semana e, até agora, usuários entrevistados pela reportagem da Itatiaia apontaram poucas melhorias na prestação do serviço de transporte.

O leilão do metrô de BH aconteceu em dezembro de 2022 e no dia 24 de março do ano passado, o grupo Comporte assinou o contrato para assumir a gestão do transporte, que antes era responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A concessionária venceu o leilão com um lance de R$ 25,7 milhões, em meio a protestos e greves de metroviários da antiga estatal. Deputados do PT tentaram barrar na Justiça a concessão e chegaram a pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cancelasse o processo, mas o pedido foi ignorado por Lula.

Primeira fase de obras
Demanda antiga dos belo-horizontinos, o conjunto de obras para a modernização do metrô iniciou-se em dezembro de 2023. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô BH, a obra está na sua primeira fase. Nessa etapa, será realizada a substituição dos trilhos, modernização do sistema de alimentação elétrica, hidráulica, drenagem e iluminação.

A pintura e reforma de banheiros e bilheterias também constam nessa primeira fase de obras. A previsão é que até 2025, 10 das 19 estações do sistema estarão modernizadas, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Em contrapartida, os usuários colecionam reclamações em relação à prestação de serviços. O estudante universitário, Lucas Francisco, aponta a segurança como o principal problema do metrô de Belo Horizonte. Morador do bairro Fernão Dias, região nordeste da capital mineira, diz que foi vítima de uma tentativa de assalto ao entrar no vagão do metrô na estação Minas Shopping.

“Eu tinha acabado de entrar no metrô quando de repente um moleque puxou o celular com muita força. Eu segurei para tentar evitar o roubo e em nenhum momento algum segurança veio me ajudar. Quando o condutor do trem percebeu o que tinha acontecido e decidiu parar a viagem, eu já tinha conseguido tomar meu celular de volta. O bandido fugiu e nada foi feito”, afirmou o estudante.

A segurança também é uma preocupação da assistente administrativo, Larissa. Segundo a Larissa Silva, as ações de modernização também precisam abranger as passarelas e acessos às estações. A assistente administrativo ainda ressalta que em determinadas passarelas é “impossível passar sem ser roubado”.

“Dá medo de passar em alguns acessos para pegar o metrô. Na minha opinião, os piores são os acessos à estação Lagoinha, Calafate e São Gabriel. Todas essas três são muito perigosas, extensas, sem iluminação e nada seguras. Na estação São Gabriel, por exemplo, ainda tem mato alto e usuários de drogas ficam ali sentados enquanto as pessoas estão saindo. É assustador. Simplesmente impossível passar sem ser roubado”, respondeu a assistente administrativo.

Demora entre as viagens
Outros usuários ouvidos pela reportagem da Itatiaia reclamam que o trem continua demorando em vários horários do dia e que as estações ficam lotadas.

“O que eu observo é que o metrô está sempre cheio e a passagem está aumentando. Então, foram feitas promessas, mas ainda não houve tanta mudança. Agora, estão arrumando e estamos usando em meio a esse tumulto”, afirmou Márcia, doméstica.

Já a preocupação da estudante Júlia Oliveira, a estrutura das estações não está preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência. A estudante ainda comparou com a malha metroviária da capital de São Paulo.

“As rampas aqui são muito altas e extensas. São muitas escadas e não tem escadas rolantes para facilitar a mobilidade. Uma pessoa que estava acostumada com o metrô de São Paulo não consegue enxergar o trem de Belo Horizonte como metrô. Isso sem falar na sujeira, falta de segurança e demora nas viagens. Outra coisa que me incomoda muito é que alguns trens não têm sinalização sonora para o desembarque, o que pode deixar a pessoa totalmente perdida”, afirmou a estudante.

Outros usuários citam os transtornos com as obras nas estações. “Para mim piorou, estão fazendo muitas reformas e estamos com dificuldade de entrar. Com essas obras, eles estão vindo muito cheios e está difícil até de entrar nos vagões”, diz Ana Maria, cuidadora.

Já para alguns passageiros, o atendimento do metrô é o mesmo de quando ele era gerido pelo poder público.

“Para mim, por enquanto, ficou na mesma. Do mesmo modo que era quando era do governo, foi privatizado e agora estão começando a mexer. Pelo que vejo, estão mexendo nos pisos e nos telhados, mas ainda está a mesma coisa. Dizem que vai estar pronto em 2027, nem sei se vou estar viva até lá”, diz Neda, atendente de escritório.

“Para mim continuou do mesmo jeito, com alguns dias pior. Tem dias que o trem não passa. Não consigo chegar no trabalho. Vemos muitos problemas de manutenção. Essas obras estão afetando também”, diz Raquel, auxiliar administrativa

Em nota, o Metrô BH informou que diversas melhorias já vêm acontecendo desde o ano passado. Em outubro, a primeira parte das obras da Linha 1 começou. As melhorias vão diminuir o ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional.

A concessionária também cita a renovação da rede elétrica e diz que tem buscado fazer a maior parte das reformas na parte da noite e nos finais de semana. A Metrô BH informou ainda que buscará entregar todas as promessas do edital o mais breve possível.

Informações: Itatiaia

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