Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Campinas, Linha 118 retoma itinerário pelo Corredor Amoreiras e BRT11 tem aumento na frota

terça-feira, 19 de março de 2024

A partir desta quarta-feira, dia 20 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove ajustes operacionais em duas linhas do sistema de transporte público coletivo. A linha 118 – Terminal Ouro Verde retoma a circulação pelo eixo da avenida das Amoreiras. E a linha BRT11 – Vida Nova (parador) terá ampliação na frota e menor intervalo entre as viagens.

A linha 118 deixa de circular pelo Corredor BRT Perimetral e retoma o antigo percurso. No Corredor Amoreiras serão 21 pontos de parada. A linha 118 começou a circular pelo Corredor Perimetral em março de 2022, com a liberação do espaço após o período de obras. E foi uma maneira de levar operação aos novos corredores de ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido).

Com a criação da linha BRT12, em janeiro deste ano (2024) e que faz a ligação entre o novo Terminal BRT Campos Elíseos ao Centro, passando pelo Corredor Central (Rótula), a linha 118 retoma o itinerário tradicional. Ela circula com dois ônibus; e intervalos entre as viagens, nos horários de pico, de 50 minutos.

Veja, no mapa baixo, as mudanças no trajeto e pontos de parada da linha 118


BRT11
A linha BRT11 terá mais três ônibus vinculados à frota, passando de sete para 10 veículos. Com isso, o intervalo entre as viagens cai de 15 para 10 minutos. No último dia 13 de março, a Emdec já havia aumentado a frota da linha BRT11, passando de seis para sete ônibus; e intervalo entre as viagens de 20 para 15 minutos. Na mesma ocasião, as linhas BRT20 e BRT21 também tiveram aumento na frota.

A linha BRT11 faz a ligação entre o Terminal Vida Nova ao Centro. Ela está inserida no Corredor BRT Ouro Verde.

Sistema BRT
Atualmente, o sistema BRT de Campinas possui sete linhas de ônibus. São três linhas no Corredor Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12); e quatro linhas no Corredor Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).

A operação do BRT no município começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20 no Campo Grande. No Ouro Verde, a linha BRT10 entrou em operação em março de 2023.

A linha BRT10 – Ouro Verde (parador) tem nove ônibus e intervalo entre as viagens de 10 minutos. E a linha BRT12 – Campos Elíseos (parador) terá quatro veículos; e intervalo entre as viagens de 15 minutos.

A linha BRT20 – Campo Grande (parador) tem, no pico da manhã, 16 ônibus e intervalos entre as viagens de seis minutos. No pico da tarde, 14 ônibus e intervalos de sete minutos.

A linha BRT21 – Campo Grande (semiexpressa) tem, no pico da manhã, seis ônibus e intervalos de 12 minutos. À tarde, oito veículos e nove minutos de intervalo.

A linha BRT25 – Satélite Íris (parador) possui nove ônibus e intervalo de nove minutos entre as viagens. E a BRT26 – Satélite Íris (semiexpressa), quatro ônibus e intervalo entre as viagens de 15 minutos.
 
Informações: EMDEC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960