Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Sem Faixa Azul, Usuários de ônibus passam sufoco na Av. Abdias de Carvalho no Recife

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Pequenos custos e grandes ganhos para a mobilidade urbana, principalmente aos usuários de ônibus, é assim que se define a FAIXA AZUL na cidade do Recife, considerada em vários mecanismos de pesquisa como uma das cidades mais congestionadas do mundo e somente com investimentos e incentivos ao transporte coletivo é que podemos ver uma melhor perspectiva de qualidade na mobilidade dos cidadãos.

E nesse entendimento os usuários da zona oeste e leste da cidade que dependem da Av. Abdias de Carvalho esperam por parte da Prefeitura do Recife a implantação da faixa azul, pois os relatos são os piores possíveis no que diz respeito aos congestionamentos e perdas de viagens nas mais de 10 linhas que por ela circulam. Usuários das linhas do Curado por exemplo, reclamam e falam que o percurso poderia ser muito mais rápido se os ônibus tivessem preferencia.

Na imagem mostrada, podemos ver de fato o quanto é danoso a situação de quem depende do transporte coletivo, onde podemos ver com tristeza um ônibus preso em meio a tantos carros em sua maioria com apenas uma pessoa.

A avenida Abdias de Carvalho é uma das principais vias que ligam os veículos que vem da BR 232 ao centro da cidade e estima-se que nos seus 6 km de percurso circulem cerca de 60 mil carros por dia.

O entrave para a implantação passa sempre pela politica e poucas vezes pelo fator técnico, defendido por especialistas em mobilidade, pois a resistência em deixar o carro na garagem só se dará com melhorias nos coletivos, velocidade e eficiência, mas entre ficar parado no congestionamento dentro do ônibus, melhor ficar parado dentro do carro.

A prefeitura do Recife começou a implantação das faixas azuis na cidade em 2013 na Av. Mascarenhas de Moraes na Imbiribeira e aumentou até chegar a 11 corredores de ônibus.

A fiscalização é realizada através de rondas, efetuadas pelos agentes de trânsito da CTTU. Além disso, as faixas localizadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Avenida Herculano Bandeira, na Avenida Caxangá e na Avenida Governador Agamenon Magalhães possuem equipamentos de fiscalização eletrônica. Os equipamentos funcionam conectados entre si e apenas os condutores que são flagrados por duas ou mais câmeras são notificados. Essa medida visa garantir que os veículos que circularem na Faixa Azul para acessar lotes ou convergir à direita não sejam autuados. Já nas avenidas Caxangá e Governador Agamenon Magalhães, como não há lotes à direita, a notificação é feita ao passar em um equipamento. De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para os condutores que desrespeitarem a sinalização é gravíssima, no valor de R$ 243,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Faixas azuis fiscalizadas por equipamentos eletrônicos:

Avenida Mascarenhas de Moraes;
Avenida Herculano Bandeira;
Estrada dos Remédios, Avenida Visconde de Albuquerque, Rua José Bonifácio.
Av. Caxangá
Av. Agamenon Magalhães

Motoristas flagrados estão passíveis à multa gravíssima no valor de R$ 293,47 e a sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Recife conta hoje com 62 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus espalhadas pela cidade.

Sobre quando a Faixa Azul será implantada na Abdias de Carvalho, a CTTU não se pronunciou a matéria até o momento.

Blog Meu Transporte

READ MORE - Sem Faixa Azul, Usuários de ônibus passam sufoco na Av. Abdias de Carvalho no Recife

Tarifa de ônibus em Marília terá aumento após três anos

Após quase três anos sem alterações, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília anunciou, em nota divulgada na noite desta sexta-feira (23), a autorização para ajustar a tarifa do transporte coletivo urbano.

A última modificação ocorreu em maio de 2021, totalizando um período de 36 meses sem readequações.

Inicialmente, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo urbano solicitaram um aumento de R$ 8,10 na tarifa, porém essa proposta foi prontamente negada.

Durante os últimos três anos, as empresas vinham insistindo na atualização anual da tarifa, conforme previsto em contrato. Este contrato estabelece que o município, segundo edital público, tem a obrigação de garantir o equilíbrio financeiro da concessionária.

Apesar das constantes solicitações das empresas, a passagem permaneceu congelada em R$ 4,50.

No entanto, na reunião realizada nesta sexta-feira, dia 23, o Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo Urbano de Marília (SAF) autorizou um aumento para R$ 5,75, um acréscimo de R$ 1,25 em relação ao valor anterior.

A nova tarifa entrará em vigor nos próximos dias, em data a ser definida pela autarquia municipal.

Esse reajuste visa, segundo a nota divulgada, garantir o equilíbrio financeiro das concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo, “permitindo melhorias no serviço prestado à população de Marília”

Informações: Marília Notícia

READ MORE - Tarifa de ônibus em Marília terá aumento após três anos

No Rio, Confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil


Com inauguração inicialmente com apenas uma linha (Penha-Terminal Gentileza) e somente no horário entre 12h e 14h, numa espécie de evento-teste, o BRT Transbrasil será composto por 20 estações.

O corredor, o 4º do sistema BRT no Rio de Janeiro – os outros são Transcarioca, Transoeste e Transolímpica -, interligará as zonas Oeste, Norte e Portuária da capital fluminense, tendo início em Deodoro e terminando no Terminal Intermodal Gentileza (TIG), em São Cristóvão – ou vice-versa -, ocupando grande parte da extensão da Avenida Brasil, uma das mais movimentadas da cidade.

Abaixo, lista os nomes de todas as estações que compõem o BRT Transbrasil. Confira:

Terminal Deodoro
Guadalupe
Jardim Guadalupe
Fazenda Botafogo
Irajá – Ceasa
Vigário Geral – Praça Dois
Cidade Alta
Mercado São Sebastião
Lobo Júnior
Marinha Mercante
Piscinão de Ramos
Rubens Vaz
Baixa do Sapateiro
Hospital de Bonsucesso – CPOR
Benfica
Fiocruz
Vasco da Gama
Caju
INTO
Terminal Gentileza

Entenda o funcionamento inicial
A primeira fase de operação do novo corredor do BRT carioca ocorrerá da seguinte forma: os ônibus saem da Penha, realizam paradas nas estações Ibiapina, Olaria, Cardoso de Moraes e Santa Luzia, e entram na Transbrasil. Lá, seguem direto para o Terminal Gentileza, sem parar em nenhuma estação.

Já a segunda fase terá início no dia 30/03, com viagens partindo do Terminal Deodoro ao TIG. A passagem custará R$ 4,30, assim como nos demais meios de transporte municipais.

Informações: Diário do Rio

READ MORE - No Rio, Confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Tarifa de ônibus de Curitiba não terá reajuste em 2024

A tarifa de ônibus no transporte coletivo de Curitiba, de R$ 6, não terá reajuste em 2024. O anúncio, que já havia sido feito pelo prefeito Rafael Greca em maio do ano passado, foi confirmado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. A iniciativa beneficia os cerca de 11,8 milhões de passageiros pagantes do sistema por mês.

A tarifa é tradicionalmente reajustada em 1º de março de cada ano, com base na variação dos custos do transporte coletivo.

Subsídio
A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo evitar gerar mais pressão sobre os gastos da população que utiliza o transporte coletivo da cidade e é possível graças ao subsídio do sistema pelo poder público. O subsídio é usado para compensar a diferença entre a chamada tarifa técnica, que representa os custos reais do sistema, e a tarifa social, de R$ 6, paga pelos passageiros. No ano passado, a tarifa técnica ficou, em média, em R$ 7,07.

“Neste ano, já temos garantidos R$ 60 milhões em subsídio do município, previstos na Lei Orçamentária Anual. Vamos buscar ainda recursos do governo federal para bancar a gratuidade dos idosos. Somente o subsídio federal à gratuidade pode significar, para Curitiba, de R$ 60 milhões a R$ 70 milhões em 2024” disse o presidente da Urbs.

Maia Neto também revela que há expectativa do subsídio do governo estadual para manutenção da integração metropolitana. Por mês, são 3,2 milhões de passageiros da região de Curitiba que ingressam no transporte da capital sem pagar uma nova passagem. "No ano passado recebemos R$ 35 milhões do governo estadual e devemos iniciar, nos próximos dias, as tratativas para o subsídio do governo estadual", completou o presidente da Urbs.

A tarifa do transporte coletivo de Curitiba ficou congelada entre 2019 e 2022, em função do impacto da pandemia na economia e no orçamento das famílias. Em 2022, foi feita a correção de 22% e, em 2023, de 9%.

Nos últimos sete anos, o transporte coletivo de Curitiba ganhou 39 novas linhas de ônibus e 53 integrações temporais. O sistema conta com 22 terminais de integração, 244 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas integradas ao sistema e três linhas mistas (urbanas e metropolitanas).

Informações: URBS

READ MORE - Tarifa de ônibus de Curitiba não terá reajuste em 2024

Ribeirão Preto conta com 128 ônibus urbanos Mercedes-Benz em renovação de frota

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, conta com mais 128 novos ônibus urbanos Mercedes-Benz Euro 6, entre modelos OF 1721 e OF 1619, todos já em circulação pelas vias de seu sistema de transporte coletivo. São 78 unidades na frota da Rápido D’Oeste e 50 unidades na Transcorp, vendas realizadas em 2023 pelo concessionário Ribeirão Diesel.
Com tradição de 83 anos no transporte de passageiros, a Rápido D’Oeste renovou sua frota com 78 chassis de ônibus Mercedes-Benz, sendo 62 do modelo OF 1721 e 16 unidades do OF 1619. “Nossa frota de 350 ônibus é 100% Mercedes-Benz. Somos um cliente muito antigo, desde meu avô, depois meu pai e agora a nossa geração. Sempre tivemos uma parceria grande com a marca, sendo muito bem atendidos. Os produtos Mercedes-Benz fazem parte da história da nossa empresa”, diz o diretor Roque Felicio Netto. “Por isso, temos uma confiança muito grande nos veículos, na marca e no seu pós-venda. Como começamos agora a operar os ônibus Euro 6, ainda não dá para avaliar consumo e custos de manutenção, mas o histórico dos produtos Mercedes-Benz nos leva a confiar em consumo e custos operacionais adequados à nossa expectativa”.
A Transcorp, empresa com 30 anos de atuação, dispõe de uma frota de 650 ônibus, aproximadamente 80% da marca. “Sempre tivemos tradição de Mercedes-Benz na nossa frota, dando preferência devido à qualidade do produto e ao custo de peças”, afirma o diretor executivo Esdras Ribeiro da Silva. “Além disso, o relacionamento com a 
Mercedes-Benz é excepcional e o atendimento é muito dedicado, sempre preocupados em atender a gente bem. Com relação aos produtos, eu destaco a economia no consumo de combustível, a facilidade de reposição de peças e as melhores condições de revenda como fatores muito importantes para a escolha da marca”.

Contribuição para a melhoria do transporte de passageiros

“É motivo de grande satisfação e orgulho ver nossos chassis de ônibus e nossa marca novamente presentes de forma expressiva na renovação de frota de urbanos de Ribeirão Preto, que tem a previsão de chegar a um total de 300 ônibus novos até o final de 2024”, diz Walter Barbosa, Vice-presidência de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus.

“Com essa venda expressiva, reforçamos o nosso relacionamento de longa data com a Rápido D’Oeste e com a Transcorp, empresas que são referências no transporte coletivo urbano local. Juntamente com o nosso concessionário Ribeirão Diesel, conquistamos a confiança desses parceiros. Assim, damos contribuição permanente para a melhoria da qualidade do transporte de passageiros para a população desse pujante pólo econômico paulista e brasileiro”.

De acordo com o executivo, 70% dessa renovação da frota da cidade já ocorreu em 2023, sendo mais da metade com chassis de ônibus Mercedes-Benz com tecnologia BlueTec 6. “Dessa forma, contribuímos com a redução drástica de emissões de poluentes e com o avanço da mobilidade sustentável que Ribeirão Preto está implantando em seu sistema de transporte coletivo”, conclui Walter Barbosa.

OF 1721 é o campeão de vendas do Brasil e destaque nas capitais

O chassi Mercedes-Benz OF 1721 é o ônibus mais vendido no País. São mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando a primeira versão chegou ao mercado. Ao longo de sua trajetória, conquistou presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes capitais.

“A preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a vários diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa. “Além disso, o campeão de vendas do segmento de ônibus oferece alto valor de revenda e rede de concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade de encontrar peças de reposição”.

OF 1721 oferece opções de suspensão metálica ou pneumática

Oferecido nas versões com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros e também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, recebe carroçaria de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações.

Informações: Mercedes Benz

READ MORE - Ribeirão Preto conta com 128 ônibus urbanos Mercedes-Benz em renovação de frota

Salvador receberá 130 ônibus novos com ar-condicionado nos próximos três meses

Após enfrentar o calor escaldante do verão sem o conforto do ar-condicionado nos coletivos, os passageiros de Salvador receberão um alívio ainda na primeira metade deste ano. Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Müller, até maio, 130 ônibus equipados com ar-condicionado serão entregues, além dos novos veículos do BRT.

“Temos uma renovação de frota grande este ano. É um compromisso do prefeito que será cumprido no primeiro semestre”, afirmou o secretário. A medida visa proporcionar mais conforto e qualidade no transporte público da cidade.

Outra notícia positiva é para os moradores da região de Campinas. Com a entrega do novo terminal de integração com o metrô pelo governo do Estado, a prefeitura já está planejando novas linhas para desafogar o fluxo da Estação Pirajá.

“Estamos planejando linhas para Campinas, além de linhas menores, de micro-ônibus, para uma micro-alimentação na região. Já nos comprometemos com uma linha direta para Campinas para atender às necessidades da comunidade”, detalhou Müller.

Desde a inauguração do terminal Águas Claras em janeiro, 21 itinerários já foram desviados da Estação Pirajá, aliviando o fluxo de passageiros.

Informações: Salvador Notícias

READ MORE - Salvador receberá 130 ônibus novos com ar-condicionado nos próximos três meses

Sem reajuste, Tarifa de ônibus em Porto Alegre continuará a R$ 4,80

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quinta-feira, 22, a manutenção da tarifa municipal de ônibus em R$ 4,80, mesmo valor cobrado desde julho de 2021. Para sustentar a manutenção, o Executivo projeta investimento de R$ 132 milhões de subsídio no sistema de transporte coletivo, em 2024, o que cobre 62% das isenções garantidas por lei a parte dos passageiros. 

"O nosso grande esforço é para que a passagem não aumente ao usuário que paga o transporte. E além do aporte, estamos investindo para oferecer um atendimento melhor ao cidadão, com renovação da frota, reformas em terminais, aumento de viagens, novos abrigos e início da operação de ônibus elétricos. Desde o início da gestão, assumimos o desafio do transporte, mas esta é uma responsabilidade que também deve ser compartilhada com o Estado e o governo federal" - Prefeito Sebastião Melo. 

Em coletiva de imprensa no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Melo e o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão Castro, também apresentaram um balanço do programa Mais Transporte, lançado em 2022, que incluiu uma projeção de dados para 2024 sobre ampliações de viagens, chegada de novos ônibus para renovação de frota e qualificação da infraestrutura que atende aos passageiros.

Números - Em 2023, 159,1 milhões de passageiros andaram de ônibus em Porto Alegre, um crescimento de 37% sobre 2021. Entre 2021 e 2024, no turno entre 5h e 19h30, a projeção é de incremento de 28% nas viagens em dias úteis, 29% aos sábados e 41% aos domingos. 

No primeiro ano do Mais Transporte, os horários noturnos e madrugada ficaram entre as prioridades, pois havia necessidade de retomar a oferta no pós-pandemia. Na madrugada, essa melhoria chegou a 106%, se comparados os dados de viagens de 2021 e 203, em dias úteis. No turno da noite, os maiores acréscimos ocorreram nas viagens de sábados e domingos, com saltos de cerca de 60%, também entre 2021 e 2023. 

Renovação - Até 2023, foram adquiridos pelas empresas que operam o transporte municipal 245 novos ônibus, todos com ar-condicionado e acessibilidade. Em 2024, mais 162 carros devem integrar o sistema, sendo 62 da Carris, administrada desde janeiro pela iniciativa privada após a conclusão do processo de desestatização, executado pela prefeitura. 

Sustentabilidade - A frota de Porto Alegre também conta, desde fevereiro deste ano, com dois ônibus totalmente elétricos. Os veículos garantem redução na emissão de gases poluentes de 128 toneladas/ano, têm ar-condicionado, acessibilidade e baixo ruído interno, o que gera maior conforto aos passageiros. Até o fim do primeiro semestre de 2024, 12 ônibus elétricos atenderão passageiros na Capital, fazendo duas linhas: a 178.1 Praia de Belas Elétrica e a linha Integradora.

“Desde que começou o Mais Transporte trabalhamos na qualificação da oferta, da infraestrutura que atende os passageiros e investimos em novas tecnologias. Medidas com o foco em tornar cada vez mais atrativo, confortável e seguro o serviço para o passageiro”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Outro investimento detalhado foi o Centro Operacional do Transporte, entregue em fevereiro deste ano, que qualifica o serviço de monitoramento em tempo-real do sistema de transporte e apura dados que contribuem com o planejamento da oferta de viagens. 

Infraestrutura - Os terminais e corredores de ônibus também passam por revitalização desde 2022. No balanço, Melo e Adão informaram que já foram modernizados cinco terminais, três estão em reforma atualmente e um deve começar a ser revitalizado nos próximos meses. 

Em paralelo, as estações localizadas dentro dos corredores de ônibus também passam por melhorias. Atualmente, as da avenida Assis Brasil recebem novo piso, iluminação, pintura e limpeza. O mesmo processo também será feito em estações da Terceira Perimetral e das avenidas Baltazar de Oliveira Garcia, João Pessoa e Bento Gonçalves.

Isenções - Na coletiva, Melo ainda salientou a importância de que o governo federal crie uma política pública nacional para bancar a isenção de pessoas com 65 anos ou mais no transporte público, um benefício garantido em todo o país por meio da Constituição Federal e do Estatuto do Idoso. Em Porto Alegre, essa isenção custa R$ 97 milhões e representa 45% do valor total das isenções, que é de R$ 213 milhões. Se o governo federal cobrisse esse benefício das pessoas com 65 anos ou mais, o valor da tarifa na Capital poderia chegar a cerca de R$ 4, estima a prefeitura. 

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

READ MORE - Sem reajuste, Tarifa de ônibus em Porto Alegre continuará a R$ 4,80

SPTrans lança licitação de projeto executivo e obras do Corredor Norte Sul

A SPTrans publica no Diário Oficial desta sexta-feira (23/02) a licitação nº 001/2024 referente à contratação de empresa que irá prestar serviços especializados de engenharia para desenvolvimento de projeto executivo e execução das obras para a implantação do Corredor Norte Sul – trecho 2.

O trecho 2 do corredor está localizado entre o Terminal Bandeira e Viaduto João Julião da Costa Aguiar, sobre a Av. dos Bandeirantes, percorrendo as avenidas 23 de Maio, Prof. Ascendino Reis, Ruben Berta e Moreira Guimarães, um dos principais eixos de mobilidade da cidade, ligando as regiões Norte e Sul.

As empresas interessadas em participar do processo de licitação devem apresentar suas respectivas propostas até 18/03/24 às 10h. Entrega dos Envelopes deve ser feita no Endereço Rua Boa Vista, 236, 7o andar - Centro – SP

Com o objetivo de diminuir os impactos das obras e intervenções para implantação do Corredor, a contratação do escopo foi dividida em dois lotes.

Lote 1

Trecho entre o Terminal Bandeira até as proximidades da Rua Dr. Luiz Falgetano Sobrinho, tendo como eixo principal a Avenida 23 de Maio, com extensão de 4,4 km e sete pontos de parada.

Lote 2

Trecho entre a Rua Dr. Luiz Falgetano Sobrinho e o Viaduto João Julião da Costa Aguiar (Av. Bandeirantes). Tem como eixo principal a Av. 23 de Maio, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Ruben Berta, Av. Moreira Guimarães, com extensão aproximada de 4,60 km e cinco paradas.

A implantação do corredor vai proporcionar agilidade, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros que se deslocam diariamente.

Outras melhorias previstas:

• Melhoria na qualidade e acessibilidade nos passeios e plataformas;
• Incentivar o uso do transporte público;
• Melhorar a mobilidade regional com incentivo do desenvolvimento da região

Corredores e faixas

O Corredor Norte Sul faz parte do Programa de Metas 2021-24 da Prefeitura de São Paulo, na meta 46, que prevê viabilizar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus. Atualmente, a cidade conta com 131,2 km de corredores e a SPTrans já está realizando as obras de implantação no trecho I do corredor Itaquera-Líder e as avenidas Celso Garcia e Nossa Senhora do Sabará serão requalificadas para melhorar a fluidez do transporte coletivo.

Na atual gestão foram implantados 52,66 km de faixas exclusivas, superando 100% da meta 47, que previa 50 km de exclusividade para o transporte público. No início de 2021, havia em operação na cidade 536,1 km de faixas exclusivas. Já em 2024, esse número aumentou para 588,76 km de faixas exclusivas para ônibus em operação.

Informações: SPTrans

READ MORE - SPTrans lança licitação de projeto executivo e obras do Corredor Norte Sul

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960