Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Tarifa de ônibus de Curitiba não terá reajuste em 2024

domingo, 25 de fevereiro de 2024

A tarifa de ônibus no transporte coletivo de Curitiba, de R$ 6, não terá reajuste em 2024. O anúncio, que já havia sido feito pelo prefeito Rafael Greca em maio do ano passado, foi confirmado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o transporte coletivo na cidade. A iniciativa beneficia os cerca de 11,8 milhões de passageiros pagantes do sistema por mês.

A tarifa é tradicionalmente reajustada em 1º de março de cada ano, com base na variação dos custos do transporte coletivo.

Subsídio
A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo evitar gerar mais pressão sobre os gastos da população que utiliza o transporte coletivo da cidade e é possível graças ao subsídio do sistema pelo poder público. O subsídio é usado para compensar a diferença entre a chamada tarifa técnica, que representa os custos reais do sistema, e a tarifa social, de R$ 6, paga pelos passageiros. No ano passado, a tarifa técnica ficou, em média, em R$ 7,07.

“Neste ano, já temos garantidos R$ 60 milhões em subsídio do município, previstos na Lei Orçamentária Anual. Vamos buscar ainda recursos do governo federal para bancar a gratuidade dos idosos. Somente o subsídio federal à gratuidade pode significar, para Curitiba, de R$ 60 milhões a R$ 70 milhões em 2024” disse o presidente da Urbs.

Maia Neto também revela que há expectativa do subsídio do governo estadual para manutenção da integração metropolitana. Por mês, são 3,2 milhões de passageiros da região de Curitiba que ingressam no transporte da capital sem pagar uma nova passagem. "No ano passado recebemos R$ 35 milhões do governo estadual e devemos iniciar, nos próximos dias, as tratativas para o subsídio do governo estadual", completou o presidente da Urbs.

A tarifa do transporte coletivo de Curitiba ficou congelada entre 2019 e 2022, em função do impacto da pandemia na economia e no orçamento das famílias. Em 2022, foi feita a correção de 22% e, em 2023, de 9%.

Nos últimos sete anos, o transporte coletivo de Curitiba ganhou 39 novas linhas de ônibus e 53 integrações temporais. O sistema conta com 22 terminais de integração, 244 linhas urbanas, 62 linhas metropolitanas integradas ao sistema e três linhas mistas (urbanas e metropolitanas).

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960