Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Linha Sul do Metrô do Recife permanece sem funcionar nesta terça

terça-feira, 26 de dezembro de 2023


Por conta de um problema na rede elétrica, a Linha Sul do Metrô do Recife está sem funcionar pelo segundo dia seguido. Por volta das 8h30 desta terça-feira (26), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que as equipes da manutenção "trabalham incansavelmente na solução" do caso, mas ainda não há previsão para a retomada da operação. 

Segundo a companhia, alguns trens que estão na Linha Sul deverão ser rebocados após o horario de pico para o Centro de Manutenção, localizado em Cavaleiro, passando pela Linha Centro. A Linha Sul transporta aproximadamente 60 mil pessoas diariamente. 

No local, um homem que não quis ser identificado e disse ser 'usuário de todos os dias do metrô' falou sobre como a situação atual prejudicou sua locomoção: ''Dificultou muito porque eu saí de casa de cinco horas para trabalhar e não cheguei ainda (13h25). Na integração, minha ida é para Tancredo Neves, sem a linha sul, agora eu vou ter que pegar ônibus, por fora, vou gastar mais passagem, complicado!''

Informações: Diário de Pernambuco

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CCR aprova trens do VLT do Mato Grosso, mas sugere condições

Um relatório da CCR, empresa que gere o Sistema Metroviário de Salvador, sinalizou que os 40 trens do VLT (veículo leve sobre trilhos) do Mato Grosso, equipamento que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) tem negociado para adquirir, possuem condições de operacionalização, mesmo com a inevitável degradação após 10 anos parados.

De acordo com o documento da empresa, o equipamento rodante mato-grossense precisa passar por uma recomposição de suas condições originais. Mesmo assim, a avaliação foi positiva.

Ainda segundo a CCR, mesmo com os 40 trens em condições de operar, o governo do estado deve estabelecer condições no processo de compra e venda, a exemplo de: garantia técnica; assistência pós-venda por pelo menos dois anos; a disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação; toda a documentação técnica que viabilize o rastreamento da fabricação e os reparos dos componentes; além de manuais de operação e de manutenção.

A análise técnica realizada pela CCR ocorreu a pedido do governo do estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), como uma forma de chegar a um preço aceitável para a compra do equipamento. Na avaliação, a empresa estimou uma depreciação de 30% no valor original dos trens.

A negociação entre os governos da Bahia e do Mato Grosso se arrasta desde agosto, no âmbito de um grupo de trabalho criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que visa uma solução adequada para o imbróglio mato-grossense.

Os trens foram adquiridos em 2013, visando sua utilização no VLT que ligaria os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, em uma das centenas de obras no país que estavam sendo preparadas para a Copa do Mundo de 2014.

A obra, entretanto, nunca ficou pronta e o governo do Mato Grosso desistiu dele, implantando o sistema de ônibus BRT no percurso em que haveria o VLT. Com isso, os trens ficaram parados em uma espécie de garagem da empresa que seria responsável pela gestão do modal.

Enquanto o governo do Mato Grosso deseja reaver parte do dinheiro investido, a gestão de Jerônimo Rodrigues vê na negociação a possibilidade de adquirir um material satisfatório por um preço acessível, acelerando a entrega do novo VLT de Salvador, que pode ter sua licitação lançada nos próximos dias.

Na avaliação da CTB e da Sedur, os 40 trens do VLT do Mato Grosso seriam suficientes para dar início à operação do VLT de Salvador. A ideia é dividir as obras em três partes: iniciando pelo trecho que liga o bairro da Calçada a Paripe; depois, ligar o Subúrbio Ferroviário à Estação Águas Claras do metrô, através da Estrada do Derba; e concluir ligando o miolo da cidade à Orla Marítima, chegando a Piatã através das avenidas 29 de Março e Orlando Gomes.

Informações: A Tarde

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Tarifa de novos ônibus com ar-condicionado vai custar R$ 5,50 em João Pessoa

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (CMMU-JP) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (20), com o objetivo de promover um balanço das atividades anuais relacionadas ao trânsito e transporte na cidade e, ainda, para deliberar a operacionalidade do novo serviço opcional de transporte coletivo de passageiros. Durante o encontro, foi definido que os ônibus com wifi e ar-condicionado, apelidados como ‘Geladinhos’, já poderão ser usados pelos passageiros a partir desta sexta-feira (22), reforçando a frota.  

Expedito Leite Filho, que além de superintendente de mobilidade urbana da Capital também é presidente do CMMU-JP, comandou o diálogo entre os membros e ressaltou a importância destes momentos para promover um bom debate sempre em busca de melhorias para a população.  

“Foi mais um encontro proveitoso que demonstra o compromisso de todos os membros com a responsabilidade por uma mobilidade mais humana e eficiente. Autorizar a operação do novo serviço opcional de transporte público é a prova de que os representantes destes diversos segmentos da sociedade caminham em consonância em prol da melhoria da prestação dos serviços à sociedade”, ressaltou Expedito Leite Filho.  

Por 11 votos a 02, os membros do conselho optaram pela aprovação da implantação do novo serviço opcional do transporte (Geladinho), assim como as condições para operacionalidade no dia a dia em atendimento aos usuários. Entre os aspectos definidos, valor da tarifa, criação de três novas linhas e definição dos itinerários que contemplarão os usuários.  

Para o embarque neste transporte diferenciado, com ar-condicionado, acesso a wifi, USB para carregamento de equipamentos eletrônicos e poltronas acolchoadas, será tarifado o valor de R$ 5,50, ou seja, R$ 0,80 de diferença quando comparado ao preço da tarifa do transporte regular que atualmente é de R$ 4,70. Vale ressaltar que para definição do valor são levados em consideração aspectos como preço médio do diesel comum e S10, custos de insumos como pneus, peças, lubrificantes, mão de obra qualificada, entre outros.  

Os 20 novos ônibus ‘Geladinhos’ estarão sendo acrescentados à frota de transporte público e compor três novas linhas que serão inseridas na operação, são elas: E 550, E 551 e a E155.  

– Linha E 550 – Manaíra / Tambaú / Epitácio

Saída do Parque da Cidade, passa por bairros como Tambaú, Avenida Epitácio Pessoa e Centro (Parque Solon de Lucena)  

– Linha E 155 – Geisel / Manaíra

Saída do Geisel, passa por bairros como Cruz das Armas, Centro, Epitácio Pessoa, Ruy Carneiro e Manaíra. Retorna pelo Castelo Branco, Mangabeira, Valentina e Geisel  

– Linha E 551 – Manaíra / Geisel

Fará o itinerário contrário à linha E 155  

O percurso completo e horários das viagens das três novas linhas permanecerão disponíveis, a partir da próxima sexta-feira, no site da Semob-JP.

Informações: Prefeitura de João Pessoa

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Prefeitura de São Luís reforça transporte público com entrega de 57 ônibus novos

A frota do transporte público de São Luís ganhou reforço com a entrada de mais 57 ônibus novos entregues na tarde desta quarta-feira (20), pelo prefeito Eduardo Braide, em evento realizado na Passarela do Samba (Anel Viário).

Ao todo, de 2021 até este mês, o gestor entregou 224 novos coletivos, sendo 128 deles somente este ano. Os veículos reforçam o sistema de transporte da capital, levando mais mobilidade e qualidade de vida para a população.

“Com esta entrega, reforçamos a frota de transporte público de São Luís. Em setembro já havíamos entregue 71 veículos novos, chegando, então, à marca de 128 ônibus somente este ano e todos com acessibilidade e ar-condicionado. Também estamos implementando outras intervenções que impactam a cidade positivamente, a exemplo do programa Trânsito Livre, que tem levado mais mobilidade aos motoristas que antes perdiam muito tempo em engarrafamentos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
O gestor estava referindo-se às intervenções como as já entregues na Avenida dos Holandeses (Shopping dos Automóveis, Golden Shopping e Caolho) e Pedra Caída (região do Bequimão). Estão ainda em obras intervenções na rotatória da Cohab, trecho do Cohafuma e rotatórias da PM e Uema.

Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado e acessibilidade e alguns dispõem de entradas USB para o carregamento de smartphones e outros dispositivos eletrônicos.

Os novos coletivos começaram a operar ainda na quarta-feira (20) e fazem parte dos consórcios Upaon Açu, Central, VLS e Primor. Aproximadamente 400 mil usuários do Sistema Integrado de Transporte de São Luís, de diversas regiões da cidade, serão beneficiados com os novos veículos.

“Esta entrega é mais um compromisso do prefeito Eduardo Braide, que tem trabalhado para a melhoria do sistema de transporte público de São Luís. Estes novos veículos, equipados com ar-condicionado e acessibilidade, trazem mais conforto e segurança para os trabalhadores e para a população”, disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, Diego Rodrigues.

Conforto e segurança
Essenciais para o funcionamento do sistema de transporte público de São Luís, trabalhadores da área acompanharam a entrega dos novos ônibus e destacaram a importância dos veículos para a melhoria da qualidade de vida não só deles, como também da população que utiliza o serviço.

Motorista de ônibus há 10 anos, Antônio Raimundo da Silva ressalta que os novos transportes facilitam o trabalho dele e dos colegas de profissão.

“Estes ônibus com ar-condicionado são bem mais confortáveis, ajudam a diminuir o cansaço da jornada de trabalho. A gente se sente melhor no fim do dia”.

“Um ônibus novo é mais confortável para a gente trabalhar e a população aprova. O passageiro gosta porque, com os veículos novos, todos temos mais segurança também, além do conforto”, contou Mozaniel Cardoso, que há 11 anos é motorista de ônibus.

Informações: O Imparcial
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Em BH, Nova frota de ônibus tem tecnologia sustentável de última geração

Os mais de 450 ônibus novos que entraram em operação no transporte coletivo da capital contam com a tecnologia sustentável baseada no sistema Euro 6. A inovação tem a capacidade de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes. A introdução dos veículos com essa tecnologia representa um marco significativo para a Prefeitura de Belo Horizonte no compromisso de fornecer um transporte coletivo mais eficiente, moderno e sustentável.

O Euro 6 faz parte do Acordo de Paris, um tratado global, de dezembro de 2015, que estabeleceu um conjunto de medidas para redução da emissão de gases do efeito estufa.

Entenda o sistema Euro 6

O sistema Euro 6 é um conjunto de normas que têm como objetivo a redução de gases poluentes de motores a diesel. Para se adequar, os ônibus e caminhões são obrigados a usar tecnologias para reduzir o hidrocarboneto e o óxido de nitrogênio, entre outros gases do efeito estufa, produzidos pela queima de combustível.

O Euro 6 exige o uso de duas tecnologias ao mesmo tempo - a Redução Catalítica Seletiva e a Recirculação de Gases da Exaustão:

Redução Catalítica Seletiva (SCR): O sistema SCR converte os gases poluentes que sairiam pelo escapamento em nitrogênio e vapor de água, que são inofensivos ao meio ambiente. Para que isso ocorra, é necessário o uso do reagente ARLA 32, um composto por água e ureia e é obrigatório para os motores diesel que utilizam o sistema SCR.

Recirculação de Gases da Exaustão (EGR): No sistema EGR a redução da emissão de poluentes se dá por meio da recirculação dos gases e da diminuição da temperatura interna da câmara de combustão.

No Brasil, a implantação do Euro 6 ocorre pela Resolução 490 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), chamado de Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE)

Melhorias no transporte coletivo

Os ônibus novos fazem parte de uma série de melhorias implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da aprovação da lei 11.458/2023 que vem promovendo uma modernização no sistema de transporte coletivo na capital com a criação do mecanismo de remuneração complementar, possibilitando um transporte com mais qualidade e a redução do preço da tarifa de R$ 6 para R$4,50 – mesmo valor praticado desde 2018.  

A lei 11.458 determinou a renovação da frota com a entrada no sistema de 420 ônibus novos, com ar condicionado, suspensão a ar e com menores níveis de poluentes. Quase 450 veículos novos já estão rodando nas ruas da capital e 70% da frota já possui ar condicionado

Também foi exigido aos consórcios que até o fim do ano fosse realizado um incremento de 10% nas viagens, saltando das 21,7 mil viagens para 23.870 por dia útil. O número de viagens por dia útil já está em quase 24 mil.

Gratuidades

As melhorias no transporte coletivo da capital implementadas pela prefeitura de Belo Horizonte também contemplam gratuidades como o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos no Sistema Único de Saúde. Há ainda o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica, e o Auxílio de Transporte Escolar, que atende cerca de 6 mil estudantes do município com gratuidade nos ônibus.

Outra importante implementação foi a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Informações: Prefeitura de BH

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Com biometria facial, idosos de Curitiba não precisam mais fazer "prova de vida" para cartão isento

Pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos, portadores do cartão-transporte isento de Curitiba, não precisarão mais fazer a renovação anual do cadastro ou  “prova de vida”. A biometria facial, implantada em todos os validadores do transporte coletivo, será usada para confirmar a identidade dos portadores dos cartões, cujos dados serão cruzados também com o obituário municipal.

A medida beneficia os 215,3 mil usuários do cartão isento para pessoas idosas. A mudança está prevista no Ato 70/2023 da Urbanização de Curitiba (Urbs), publicado nesta quinta-feira (20/12), que suspende de forma definitiva a necessidade da prova de vida.

Desde a pandemia, a prova de vida dos idosos estava suspensa. Renovada a cada seis meses desde então, a suspensão se encerraria em 31/12.

“Com a biometria, as pessoas idosas podem ficar tranquilas, porque não haverá mais a necessidade de renovar o cadastro, de ir até a Urbs para fazer a comprovação de vida.  A necessidade de atualização será necessária só em caso de uso indevido do cartão”, esclarece o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.  

A biometria facial é uma  tecnologia que registra os pontos principais do rosto de uma pessoa e codifica essas informações em uma sequência numérica. A partir dessa análise, é possível identificar a pessoa. Como cada pessoa é única, esse sistema permite a identificação de maneira rápida.

São captadas três imagens durante o uso do cartão no validador, que são comparadas posteriormente com as imagens do cadastro do portador do cartão. Agentes de fiscalização da Urbs fazem a conferência e em caso de confirmação de uso indevido, o cartão é bloqueado. 

Nesse caso, a pessoa idosa, titular do cartão, deverá comparecer a um posto de atendimento da Urbs para atualização dos dados e desbloqueio do cartão. É necessário agendar o atendimento pelo Agenda Online.

VEJA aqui como fazer seu cartão idoso.
Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência, aposentados por invalidez ou patologias, que também tiveram a necessidade de renovação do cadastro suspensa até 31/12, passam a ter que fazer a revalidação da isenção a partir de 2 de janeiro, de acordo com o mês do aniversário, como era feito antes da pandemia.

A isenção tem validade de um ano e o beneficiário deve requerer a renovação de seu cadastro junto à Urbs até 30 dias antes do término da validade do documento. São 24.043 cartões ativos de pessoas com deficiência, com patologias e aposentados por invalidez.

Confira aqui como requerer os benefícios. 

Informações: URBS

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Trem natalino atrai a atenção de crianças e adultos em estações do Metrô-DF

O espírito natalino, mais uma vez, pega carona em um dos trens da Companhia do Metropolitano do DF. Parceria comercial do Metrô-DF com uma empresa de refrigerantes possibilitou o adesivamento de um trem com motivos natalinos, decorado com muitas luzes. A ação faz parte da Caravana de Natal já tradicional no Distrito Federal.

O trem temático está circulando desde o dia 1º de dezembro por todo o percurso do Metrô e segue em linha até o dia 31 de dezembro. Além disso, foi montado um estande na Estação Ceilândia Centro, onde os passageiros podem deixar cartinhas endereçadas ao Papai Noel nesta terça-feira (19). A empresa parceira vai selecionar três cartas para presentear.

Na noite de segunda-feira (18), sete caminhões e três carros da Caravana de Natal fizeram seu último percurso nas proximidades da Estação Terminal Ceilândia, depois de 33 dias percorrendo 44 localidades do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Agora, apenas o trem natalino permanecerá em circulação até o final do ano.

Na noite de despedida da caravana motorizada e de estreia do trem natalino, moradores da vizinhança acompanharam o cortejo, tiraram fotos com o Papai Noel, o urso e as noeletes, e se surpreenderam ao desembarcar na estação e encontrar o trem temático parado na plataforma.

“É a primeira vez que eu vejo. Achei muito massa, muito divertido”, disse Suelen Cristina de Alencar, que estava com o bebê Emanuel, de 10 meses, e parecia tão encantada quanto as crianças da vizinhança que rodeavam os personagens.

Alexandre da Silva também levou o filho Samuel, de 4 anos. “Ele não pode ver o Papai Noel que fica doido para abraçar e tirar foto.”

O gerente comercial do Metrô-DF, Tiago Cardoso de Oliveira, afirma que a ação comercial ultrapassa a arrecadação extra tarifária. É uma forma de também despertar a alegria e o espírito natalino dos passageiros. Nem os adultos escapam da emoção e da surpresa ao se deparar com a imagem do trem cheio de luzes piscantes.

“Muito além de um transporte seguro e da arrecadação, é importante para a companhia proporcionar boas surpresas. O trem natalino evoca recordações de momentos especiais que as pessoas já viveram. Todos se emocionam”, disse Tiago.

*Com informações do Metrô-DF

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Primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar no transporte coletivo de Curitiba em maio de 2024

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Os primeiros ônibus elétricos de Curitiba devem começar a rodar no transporte coletivo em maio do próximo ano, segundo estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo da cidade. O projeto de lei que permite a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na manhã desta terça-feira (19/12) em segundo e último turno, com  22 votos favoráveis contra 7 contrários. Na segunda-feira (18/12), o texto foi aprovado com 25 votos a favor e 8 contra. O projeto segue agora para sanção do prefeito Rafael Greca. 

A proposta prevê investimento de R$ 317 milhões nos ônibus elétricos e o recurso será incluído no orçamento de 2024. Os veículos serão adquiridos pelas empresas com subsídio da Prefeitura e retornarão ao município em 2025, quando se encerra o atual contrato de concessão.

"Demos, com o apoio da CMC, um passo muito importante no caminho de descarbonização da frota do transporte coletivo. Curitiba é signatária do Acordo de Paris e nossa meta é que 33% da frota seja zero emissões até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. É o compromisso forte de Curitiba com a sustentabilidade e com maneiras de mitigar o impacto do efeito estufa", disse o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, logo após o fim da votação. 

O que diz o projeto
Para possibilitar a aquisição dos veículos elétricos antes da nova concessão, a proposta da Prefeitura acrescenta três artigos à lei número 12.597 de 17 de janeiro de 2008, que regula o atual contrato do transporte coletivo, que se encerra em agosto de 2025. 

“O projeto de lei é necessário para permitir o subsídio e assegurar o retorno imediato da frota de ônibus elétricos para a Prefeitura, com o fim do atual contrato de concessão, e também para evitar que a aquisição de elétricos tenha impacto no valor da tarifa. Mesmo com a compra dos ônibus elétricos, não haverá reajuste da tarifa em 2024”, disse Maia Neto.

Custos
Os primeiros ônibus elétricos devem rodar no transporte coletivo nas linhas Interbairros II, Interbairros I e Ligeirinhos. Pelo cronograma, serão cinco lotes de compras, que têm início em maio. "Nosso cronograma é começar em maio a aquisição dos veículos, que serão integrados à frota de acordo com o ritmo de produção das fabricantes contratadas", disse Maia Neto.

Dos 70 ônibus, 36 são modelo padron piso alto; 28 articulados de piso alto; e 6 padron piso baixo. "Essa primeira compra será uma oportunidade para que possamos testar estes ônibus na prática, já com vistas ao novo edital de concessão do transporte coletivo, em 2025", acrescenta Maia Neto.

De acordo com o projeto, a Prefeitura, por meio da Urbs, subsidiará a compra dos ônibus, que serão revertidos ao FUC (Fundo de Urbanização de Curitiba) ao fim do contrato de concessão.

Dessa maneira, não serão pagas às empresas nem a amortização de capital e nem a rentabilidade sobre os ônibus elétricos. Um termo aditivo, celebrado entre as empresas e a Urbs, vai estabelecer o percentual de remuneração pela prestação do serviço e a taxa de utilização da área de garagem.  

Custo benefício
De acordo com estudo da Urbs, os ônibus elétricos têm um custo, ao longo dos anos, inferior ao dos movidos a diesel. Ao longo de 16 anos, a aquisição dos 70 ônibus elétricos representará uma economia de custos da ordem de R$ 147 milhões em relação à compra dos mesmos 70 ônibus a diesel.

"O preço de entrada do veículo elétrico é mais caro, mas ao longo da vida útil, incluindo os custos de troca de bateria, o veículo movido a energia é mais barato que o movido a combustão. Ou seja, estamos comprando por R$ 317 milhões, mas teremos uma economia, ao longo da vida útil, de R$ 147 milhões", diz o presidente da Urbs. "Isso sem contar, é lógico, o benefício ao meio ambiente. Sem emissões, silencioso e mais confortável, o ônibus elétrico traz um avanço tecnológico muito grande para o transporte coletivo", acrescentou.

A descarbonização da frota, prevista no Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima),  traduz o empenho em consolidar uma política climática com ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Na CMC também foram aprovadas quatro emendas propostas pelo Legislativo ao texto-base, três delas de cunho técnico e uma delas que trata da venda da publicidade nos ônibus, com a possibilidade de anúncios sonoros e plotagem em estações-tubo, terminais e linhas de ônibus.

Informações: URBS

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