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Campo Grande terá gratuidade no transporte público para estudantes em dias de provas do Enem e vestibular

domingo, 22 de outubro de 2023

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do decreto nº 15.718, garante a gratuidade subvencionada do transporte público coletivo municipal nos dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares de universidades públicas com provas realizadas no município. O decreto foi assinado pela prefeita Adriane Lopes e publicado no Diário Oficial (Diogrande) desta sexta-feira (20).

Conforme a publicação, fica assegurada aos estudantes da Capital inscritos no Enem e nos demais vestibulares de Universidades Públicas com provas realizadas no município de Campo Grande, a gratuidade da tarifa do serviço de transporte público coletivo. A isenção da tarifa aos candidatos se dará exclusivamente nos dias de realização das provas e conforme o calendário oficial divulgado pelos respectivos órgãos aplicadores.

O benefício é exclusivo para os estudantes residentes no município de Campo Grande. A utilização do benefício concedido terá caráter pessoal e intransferível. A gratuidade fica entendida como, para cada dia de exame, um passe gratuito de ida e outro de volta (duas viagens diárias) para o trajeto residência/exame/residência.

Cadastro

Para obter a isenção da tarifa de transporte público coletivo nos dias dos exames mencionados, o estudante deverá realizar um cadastro prévio de forma digital, por meio de plataforma on-line disponibilizada pela concessionária de serviço do transporte público coletivo, com no mínimo cinco dias úteis de antecedência em relação à data da realização das provas.

Para o cadastro, o candidato deverá preencher o formulário com os dados exigidos e enviar de forma digital as cópias dos seguintes documentos: comprovante de inscrição no exame; cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudante vigente no ano de inscrição no exame ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato; cópia frente e verso do documento de identidade; número de telefone que aceite comunicação via WhatsApp ou e-mail para deferimento da concessão ou indeferimento do benefício, após análise do processo.
O passe gratuito para o transporte público coletivo, nos dias das provas supramencionadas, estará disponível de maneira automática para aqueles devidamente cadastrados e deferidos, conforme regulamentação prescrita neste decreto. Para utilização do benefício, o estudante deverá utilizar seu cartão estudante ou cidadão no validador dos ônibus, terminais e/ou estações de pré-embarque (Peg Fácil).

Para a operacionalização deste decreto a primeira via do cartão estudante e do cartão cidadão é gratuita; já a segunda via dos referidos cartões deverá ser requerida na Central de Atendimento ao Cliente (CAC) da Concessionária, localizada na Rua 25 de Dezembro, n. 924, Shopping Marrakech – de segunda a sexta – no horário comercial. Para a emissão da segunda via é necessário que o interessado esteja munido de toda a documentação inicial. O decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Informações: Prefeitura de Campo Grande
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BNDES deve financiar 1.600 novos ônibus elétricos para SP

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Em reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18), o prefeito Ricardo Nunes recebeu a sinalização do presidente da entidade, Aloisio Mercadante, da aprovação do financiamento de R$ 2,5 bilhões para viabilizar a aquisição de 1.600 veículos elétricos. 

As tratativas com o BNDES para a liberação do empréstimo ocorrem desde o início deste ano e a aprovação deverá ser oficializada nesta quinta (19). “Estamos no Rio de Janeiro, no BNDES, para dar continuidade ao nosso processo de troca dos nossos ônibus a diesel por ônibus elétricos. A cada um real que usaremos para trocar o diesel pelo elétrico, ganharemos dois [reais] nos próximos 15 anos, ou seja, teremos um ganho financeiro e um ganho ambiental de saúde e sustentabilidade muito importante”, destacou o prefeito. 

Na próxima etapa, segue para a Secretaria do Tesouro Nacional e o contrato deve ser assinado dentro de um mês. “Amanhã estamos aprovando R$ 2,5 bilhões para o município de São Paulo, que vai pagar a diferença das operadoras entre a compra de ônibus a diesel e ônibus elétricos, nós vamos acompanhar, verificar os custos, fazer com todo o cuidado, para que esse recurso chegue na ponta e beneficie sobretudo os passageiros”, disse Mercadante. 

A meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024. Serão 2.400 veículos e os números da cidade de São Paulo também levarão o Brasil aos primeiros postos do ranking mundial da eletrificação de sua frota de ônibus, atrás apenas da China, e a maior frota de ônibus movidos a energia limpa da América Latina. 

O projeto de eletrificação da Prefeitura de São Paulo foi elogiado por Mercadante, que ressaltou a importância da substituição da frota por veículos a bateria, pois eles não emitem gás carbônico, não produzem ruídos e terão tecnologias que aumentam o conforto, como wi-fi e refrigeração.  

“É a maior operação do Brasil e seguramente estamos fazendo história hoje, inaugurando esse novo capítulo do transporte público - elétrico, ecológico, sustentável e que vai dar um ganho financeiro muito grande para o município a longo prazo, porque o custo de operação é de 25 mil reais para a Prefeitura e com o elétrico a manutenção do ônibus e vai cair para 5 mil reais, então são 20 mil reais de economia por mês de cada ônibus”, disse. 

Para viabilizar o plano municipal de substituição gradual da frota de ônibus movidos a diesel para veículos elétricos, além do empréstimo com o BNDES, a Prefeitura obteve a confirmação de crédito externo de cerca de US$ 500 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial (BIRD). Além da captação internacional de recursos, a Prefeitura deve assinar em breve operações de crédito com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, totalizando um valor de R$ 3,25 bilhões. 

Informações: Prefeitura de SP

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Em Curitiba, Recarga do cartão-transporte agora pode ser paga por crédito e débito em 13 terminais

Treze terminais passam a aceitar a compra de créditos (passagens) para o cartão-transporte também por cartões de débito e crédito. Até agora estes terminais só aceitavam pagamento em dinheiro.

São eles: Bairro Alto, Barreirinha, Cabral, Capão da Imbuia, Capão Raso, Campo Comprido, Carmo, CIC, Pinheirinho, Santa Cândida, Santa Felicidade, Sítio Cercado e Tatuquara. Nestes espaços é possível comprar passagens para os cartões-transporte usuário, estudante e avulso. A novidade está em vigor desde segunda-feira (16/10).

A compra de créditos para o cartão-transporte com pagamento em dinheiro não tem cobrança de taxa. Já com o pagamento por cartão de débito sai por R$ 6,08 (taxa de 1,26%) e R$ 6,12 por cartão de crédito (taxa de 1,99%). As taxas são cobradas pelas operadoras de cartão. Os créditos são carregados imediatamente no cartão-transporte após a compra.

Todos os terminais
A meta da Urbanização de Curitiba (Urbs) é ampliar a funcionalidade tanto para pagamento em dinheiro quanto em cartões de crédito e débito para todos os 22 terminais da cidade até o fim do ano. 

A Urbs prevê a compra de 35 máquinas para ampliar o serviço de recarga de créditos do cartão-transporte nos terminais. Com a aquisição, todas as bilheterias dos terminais da cidade terão máquinas para recarga e com possibilidade de pagamento em dinheiro e cartões de débito e crédito.  

Dependendo do porte, fluxo de pessoas e quantidade de entradas, os terminais terão dois ou mais equipamentos, segundo Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação da Urbs.

Além da recarga em terminais, o usuário possui várias formas de aquisição de créditos do cartão-transporte, via whatsapp, aplicativos, lojas físicas e também pela internet. Confira aqui onde carregar o cartão-transporte.

Informações: URBS

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Rio define este ano empresa que vai elaborar ampliação do metrô

A definição da empresa encarregada de elaborar estudos sobre a ampliação do metrô do Rio de Janeiro será feita ainda este ano. O governo fluminense marcou a licitação para 19 de dezembro. Conforme o chamamento público, a escolhida ficará responsável pela análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação de dois novos trechos.

O primeiro deles, Praça XV x Araribóia x Alcântara, consiste em uma ligação entre os municípios Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Trata-se de uma obra que envolve grande desafio técnico, tendo em vista que a Baía de Guanabara se coloca entre a capital e as duas cidades. Já o segundo trecho, Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, amplia o modal na zona oeste. O governo afirma que as projeções indicam que o número de moradores no Recreio dos Bandeirantes deve crescer nos próximos anos.

A expansão do metrô nesses dois sentidos são indicações do Plano Diretor Metroviário (PDM), que é fruto de um estudo de planejamento contratado e acompanhado por técnicos da Riotrilhos, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). A licitação para escolha da empresa que realizará os estudos conta com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A escolhida deverá cumprir um cronograma que inclui projetos conceituais de engenharia, avaliação de impactos ambientais e estudos de demanda. Entre outras tarefas, caberá a ela avaliar benefícios sociais e econômicos, estimar previsão das obras, mapear alternativas observando vantagens e riscos e apontar o melhor modelo de concessão. O prazo de execução dos serviços será de 12 meses.

Edição: Aline Leal

Informações: Agencia Brasil EBC

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Em Fortaleza, Bilhetinho comemora dez anos de acesso gratuito no transporte coletivo para crianças

A Prefeitura Municipal de Fortaleza facilita o acesso gratuito no transporte coletivo para crianças de 2 a 7 anos incompletos ou com altura até 1,10m por meio do Bilhetinho. O cartão foi criado para permitir que os pequenos utilizem a catraca dos coletivos de Fortaleza sem precisar se arrastar ou pular a mesma, garantindo mais dignidade.

O cartão completa dez anos em 2023 e, nesse período, quase 50 mil crianças já foram beneficiadas. Somente neste ano, foram realizadas 1.902 solicitações. "Estimular o uso do Bilhetinho é importante porque, além de melhorar a experiência das crianças dentro do ônibus, ainda colabora com a criação da cultura de uso do transporte coletivo”, considera Raimundo Rodrigues, presidente interino da Etufor. 

Para solicitar o documento, é necessário agendar o atendimento pelo site da Etufor e comparecer ao local com a documentação necessária. Além dos responsáveis, a criança também deve estar presente para efetuar a biometria facial, que é a foto que será impressa no documento. "O procedimento é simples, pois queremos que cada vez mais Bilhetinhos sejam confeccionados. Temos ainda um público infantil grande que pode ser beneficiado", reforça Raimundo.

A gratuidade das crianças até 1,10m é garantida mesmo sem o cartão, porém com o Bilhetinho evitam-se dúvidas ou questionamentos sobre o direito, pois todo o serviço de checagem de idade e de estatura terá sido realizado no ato do cadastramento.

Documentos e locais de solicitação

O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Central de Atendimento do shopping RioMar Kennedy, Câmara Municipal de Fortaleza e Vapt-Vupt Centro, RioMar Fortaleza, Antônio Bezerra e Messejana e terminal Washington Soares.

Documentação

Cópia e original dos seguintes documento: RG e CPF da criança e/ou responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para fazer a biometria facial (foto).

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Belo Horizonte está entre as capitais precursoras em gratuidades

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

A Câmara Municipal de Belo Horizonte foi pioneira e exigiu, como contrapartida para aprovar o subsídio de R$ 512 milhões, a gratuidade integral no transporte público para diversos públicos: estudantes, moradores de vilas e favelas, mulheres vítimas de violência doméstica, doentes em tratamento na rede SUS e famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica. 

Passados cem dias da sanção da Lei 11.538/2023, apenas o último grupo não teve acesso à gratuidade, por falta de regulamentação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Entre 23 capitais brasileiras*, BH é a única que instituiu a gratuidade à mulher vítima de violência doméstica. Aqui o passe livre garante deslocamentos até a rede de serviços de atendimento. O benefício é ofertado durante o período de acompanhamento da mulher e deve ser renovado, pelo menos, a cada seis meses.

Belo Horizonte também está à frente quando o assunto é a oferta gratuita de transporte em linhas de vilas e favelas. Pelo levantamento realizado entre as capitais, somente Porto Alegre tem algo semelhante – mas a gratuidade é voltada para menores em situação de vulnerabilidade social. 

Já os estudantes residentes em BH, que antes tinham desconto de 50% na passagem no percurso escola-residência, agora não precisam pagar nada. O benefício vale para alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram a, no mínimo, um quilômetro da instituição de ensino que frequentam. Nem metade das capitais brasileiras - 11, incluindo BH - tem algum tipo de passe livre estudantil. 

A gratuidade para pessoas em tratamento de doenças crônicas em BH - que é realidade em apenas outras seis capitais - prioriza pacientes oncológicos em tratamento na rede SUS. 

O acesso às gratuidades deve ser feito através deste link

* Levantamento foi feito com as prefeituras das capitais. Não responderam ao levantamento: João Pessoa, Macapá, Aracaju, Belém

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Consórcio ABC vai liderar planejamento da Mobilidade Urbana na Grande São Paulo

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC assumiu, nesta terça-feira (17/10), a liderança da câmara temática de Mobilidade, Transporte e Logística do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

A instalação oficial das cinco câmaras temáticas do Conselho Metropolitano, todas comandadas por consórcios públicos, ocorreu em reunião no centro da Capital, com a presença de representantes dos 39 municípios da Grande São Paulo.

Dentre as pautas que devem ser lideradas pelo Consórcio ABC na Câmara Temática, estão a ampliação da infraestrutura de transporte de passageiros de alta e média capacidade, induzindo a organização espacial das atividades no território metropolitano, e a promoção de gestão integrada e interfederativa dos Sistemas Metropolitanos Viário, de Transporte de Passageiros e de Logística, a partir do desenvolvimento de políticas metropolitanas.

Outros projetos que devem ser trabalhados são: integração modal, tarifária, operacional e de gestão do sistema de transporte; implementação de mecanismos de transparência e de participação social, mediante constituição de Câmara Temática Metropolitana de Carga e Passageiros; regulamentar a circulação e promover a intermodalidade do transporte de cargas na Região Metropolitana de São Paulo; entre outras.


O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, ressaltou a importância do trabalho em conjunto em todas as frentes para avançar na governança metropolitana.

“Esse é o espírito que precisamos incorporar nesse momento. No Grande ABC, temos nossos municípios trabalhando de maneira integrada e pensando a região. Da mesma forma, cada consórcio tem uma dinâmica de trabalho. Vamos unir esforços e compartilhar nossas experiências em desafios que todos temos em comum”, afirmou.

Reali destacou ainda a necessidade de aprofundar o debate sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), também conhecido como Plano Diretor Metropolitano.

As câmaras temáticas reúnem representantes das prefeituras e do governo estadual, comandadas técnica e burocraticamente pelas Secretarias Executivas dos consórcios públicos da Região Metropolitana.

Além da câmara temática de Mobilidade, liderada pelo Consórcio ABC, há também a de Desenvolvimento Econômico e Governança, sob comando do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), a de Gestão Ambiental e Saneamento, administrada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto do Tietê (Condemat), a de Planejamento Integrado, sob responsabilidade do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), e a de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, coordenada pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

Informações: Consórcio ABC
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Transporte coletivo em Porto Velho ganha novas linhas para atender a Zona Sul


Cinco novas linhas de ônibus do transporte coletivo começaram a circular em Porto Velho nesta terça-feira (17). De acordo com a prefeitura, o objetivo é reforçar o atendimento à Zona Sul da cidade.

As novas linhas implementadas foram:

Guaporé 221,
Interbairros 030,
Interbairros 040,
Grande Circular A e
Grande Circular B - via Porto Velho Shopping

Anteriormente, quatro linhas atendiam essa região da cidade, sendo elas Norte Sul, Cohab Floresta, Novo Horizonte e Cidade Nova.

Apesar do foco ser a região sul, as linhas Interbairros devem percorrer partes das outras zonas da cidade.

Outras zonas
Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), a Zona Leste deve ser a próxima a receber melhorias, devido o aumento no número de passageiros e a entrega de casas populares na região.

Na região norte, a linha Alphaville 310 foi desmembrada e deve passar a ter ônibus próprio, enquanto a linha Nova Esperança 313 passou a ter dois veículos.

Rotas dos ônibus
As rotas das linhas dos ônibus podem ser consultadas no site da Semtran ou no do Consórcio COMPVH. No site da empresa também é possível fazer a recarga do ComCard.

O transporte coletivo da capital também está em no aplicativo CittaMobi, que mostra as rotas e os horários dos ônibus em cada ponto.

Informações: G1 RO
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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