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Prefeitura de Campinas anuncia ampliação nas linhas do BRT Campo Grande

domingo, 1 de outubro de 2023

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira, 29 de setembro, a ampliação nas linhas que atendem o BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) no Corredor Campo Grande. A partir do dia 20 de outubro, três novas linhas BRT circularão na região, iniciando uma importante fase de transição para a implantação total da operação dos corredores, no município.

Neste novo processo, em torno de 83 mil usuários do transporte público coletivo, no eixo da avenida John Boyd Dunlop, serão beneficiados. Os ônibus circularão em intervalos de cinco em cinco minutos. O ganho no tempo de deslocamento será, em média, em torno de 10 minutos.

“É uma fase de transição, em que continuarão existindo as linhas Centro – bairro, como existem, mas nós vamos somar. Nós vamos acrescer mais três linhas. E mostrar para o usuário do transporte coletivo que o BRT vai ser mais rápido. O maior benefício é dar mais rapidez ao transporte coletivo, do Campo Grande até o centro da cidade. E queremos que a população experimente o BRT”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

O anúncio ocorreu na Sala Azul do Paço Municipal. O evento contou com a participação do presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, que foi quem fez a apresentação da nova operação; do vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida; dos secretários Fernando de Caires (Transportes), Carlos Barreiro (Infraestrutura) e Rose Guglielminetti (Comunicação); dos vereadores Jair Quinália e Paulo Haddad; representantes das empresas concessionárias do transporte coletivo; e técnicos da Emdec.

Na avaliação do vice-prefeito, Wanderley de Almeida, “milhares de pessoas da região do Campo Grande terão a oportunidade de se deslocar com mais agilidade, mais conforto e, com certeza, terá um acréscimo na qualidade de vida delas”.

Nova operação
Duas novas linhas BRT partirão do Terminal Satélite Íris. Uma delas será paradora (tem embarque e desembarque em todas as estações ao longo do corredor BRT). Será a linha BRT25. E a outra linha será semiexpressa (com parada em pontos específicos); e será a BRT26.

Uma nova linha  BRT, que será semiexpressa e terá o número BRT21, sairá do Terminal Campo Grande. Ela atuará em conjunto com a linha paradora (BRT20), que já opera desde novembro do ano passado.

Com a criação dessas linhas, o usuário passa a ter uma oferta maior de veículos no Corredor BRT Campo Grande. Serão 19 ônibus a mais na operação. Isto significa, para quem parte do Terminal BRT Satélite Íris para o Centro, um ônibus passando a cada cinco minutos. O tempo de viagem será reduzido, em média, em torno de 10 minutos.

Pontos e horários
A linhas paradoras (BRT20 e BRT25) terão embarque e desembarque em todas as estações ao longo do Corredor BRT Campo Grande; e circularão, também, pelo Corredor Central (Rótula). Com isso, elas terão pontos nos terminais Mercado e Central; além de locais nas vias Irmã Serafina, Anchieta, Dona Libânia e Orosimbo Maia.

As duas linhas paradoras operam ao longo de todo o dia, de segunda a segunda-feira.

As linhas semiexpressas (BRT21 e BRT26) têm pontos em locais específicos: estações Rossin (BRT21); PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária (BRT21 e BRT26). As duas chegam até o Terminal BRT Mercado.

As duas linhas semiexpressas circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).

“Nós vamos trabalhar, durante 20 dias, passando para a população todas as informações. São novas opções para o usuário. Quanto menos tempo dentro do ônibus, ele (usuário) terá mais tempo com a família, mais tempo de lazer, ter previsibilidade nos horários dos veículos, mais qualidade de vida”, disse o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Linhas convencionais: nova circulação
Para garantir a agilidade, rapidez e conforto na operação do BRT, é necessário que o corredor exclusivo seja utilizado apenas pelos ônibus do sistema. Esses veículos são preparados com piso na mesma altura das estações; e o embarque já é realizado com a tarifa paga.

Com isso, as linhas convencionais deixarão de circular pelo corredor exclusivo (pista esquerda); e trafegarão pelo lado direito das vias. São as linhas: 212; 214; 221; 222; 223; 224; 225; 228; 229; e 231. Os pontos de parada não terão alteração, uma vez que já estão no lado direito.

“Experimenta o BRT”
A partir desta sexta-feira, dia 29 de setembro, uma campanha de esclarecimentos e informações, para toda a população, começou a ser realizada pelas equipes técnicas e de educação da Emdec. Já foram feitos treinamentos nas garagens, e estão programadas reuniões com a comunidade e a capacitação de todos os canais de atendimento da empresa, num esforço para que não haja dúvidas sobre a nova operação.

Além disso, haverá campanha nas redes sociais e mídias, com o slogan “Experimenta o BRT”.

A nova operação procura oferecer mais qualidade, agilidade, rapidez, segurança e conforto para os usuários. As características do BRT foram dimensionadas para garantir mais previsibilidade e pontualidade ao serviço. É um modal moderno, que já está presente em mais de 20 grandes cidades brasileiras.

Informações: EMDEC

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Nova linha do transporte coletivo de Blumenau fará ligação entre os terminais Proeb e Aterro

A partir da próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, o transporte coletivo de Blumenau terá uma nova linha em operação. A linha 70 (Proeb / Aterro) vai integrar os terminais Proeb e Aterro com itinerário por ruas como Antônio da Veiga, São Paulo, 2 de Setembro, Martin Luther e Engenheiro Paul Werner.

A opção representa mais flexibilidade de uma nova alternativa dentro do serviço de transporte coletivo visando diluir os passageiros da linha troncal 12 (Via Escola Agrícola), que hoje é a única que liga os dois terminais.

"Nosso objetivo com o transporte coletivo segue o padrão de trabalho enquanto gestão e secretaria, que é melhorar nossos atendimentos e facilitar a vida da população. Essa novidade, por exemplo, aprimora o atendimento aos passageiros, racionaliza a frota e diminui custos operacionais para que os investimentos sejam remanejados conforme as necessidades de melhoria" explica o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes.

Confira abaixo os itinerários da linha troncal 70 (Proeb / Aterro), que inicia sua operação no dia 2 de outubro:

- Sentido Terminal Proeb / Terminal Aterro: Terminal Proeb / Rua 7 de Setembro / Rua Antônio da Veiga / Rua São Paulo / Rua Desembargador Oscar Leitão / Avenida Martin Luther / Rua São Paulo / Rua Otto Berner / Rua São Paulo / Rua Santa Catarina / Rua 2 de Setembro / Rua Eng.º Udo Deeke / Terminal Aterro

- Sentido Terminal Aterro / Terminal Proeb: Terminal Aterro / Rua 2 de Setembro / Rua Santa Catarina / Rua Erich Steinbach / Rua Engenheiro Paul Werner / Rua São Paulo / Rua Heinrich Hosang / Rua 7 de Setembro / Terminal Proeb

As plataformas de embarque da nova linha ficam respectivamente na mesma plataforma que os troncais 12, 30 e 31 - sentido Centro / Bairro, no Terminal Proeb; e na mesma plataforma que o troncal 12 no Terminal Aterro.

As viagens operam de segunda a sábado, com:
- oito horários com saída do Terminal Aterro, de segunda a sexta;
- oito horários com saída do Terminal Proeb, de segunda a sexta;
- sete horários com saída do Terminal Aterro, aos sábados;
- sete horários com saída do Terminal Proeb, aos sábados.

A SMTT ressalta que os horários iniciais são experimentais e por isso podem ter alterações e inclusões ao longo do tempo, sempre com aviso prévio. Afinal, a equipe de fiscalização fará o monitoramento da nova operação para acompanhar a evolução do sistema e a demanda de passageiros.

Informações: Seterb

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Rodoviários de Porto Alegre prometem greve nesta segunda-feira

Os rodoviários de Porto Alegre prometem entrar em greve na segunda-feira (2), com 60% da frota em operação. A categoria já havia definido em assembleia pela paralisação. Na sexta-feira (29) ocorreu audiência entre os representantes dos trabalhadores e da Carris, mediada pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa. Na reunião, houve acordo sobre o percentual mínimo de operação, que considera a atual frota de 220 ônibus, em todos os horários do dia.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes de Porto Alegre, Adair da Silva, os trabalhadores devem se reunir já durante a madrugada, a partir das 4h, em frente à garagem da Carris. Segundo Silva, a mobilização não irá obstruir a passagem dos coletivos e dos trabalhadores, conforme acordado na audiência. 

Também na segunda-feira, no início da tarde, serão abertos os envelopes dos interessados na compra da Carris. Uma nova audiência será realizada às 18h no TRT.

— Nós vamos esperar a abertura dos envelopes para tomar uma decisão de qual o rumo que vamos tomar — afirma o sindicalista. 

Segundo Silva, a motivação da greve é a contrariedade dos rodoviários em relação à venda da Carris.

— A gente não quer, mas passou pela Câmara de Vereadores então não tem como desfazer. Nós entramos judicialmente no Tribunal de Contas porque tem falha no edital. Mas vamos ver o que vai acontecer — relata.

Vencerá a disputa quem ofertar o maior valor a ser pago pela Carris, pelos seus terrenos e veículos, além das linhas de ônibus que são administradas por ela. O valor mínimo é de R$ 109,85 milhões.

Informações: Zero Hora

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Em Curitiba, Veja quais estações-tubo vão entrar em obras a partir de segunda-feira

A Urbanização de Curitiba (Urbs) está fazendo a revitalização de estações-tubo da capital. A reforma, dividida em lotes, prevê que a cada semana um grupo de estações entre em obras. Serão reformadas 120 estações-tubo até janeiro, com investimento de R$ 6,4 milhões.

Os passageiros precisam ficar atentos porque durante o período de obras as estações-tubo serão desativadas parcialmente ou integralmente.

Confira quais estações-tubo entram em obras na nova semana: 

Estação-tubo Terminal CIC sentido Araucária (2/10 a 5/10); Paiol sentido S.Cercado (2/10 a 9/10); Paiol sentido Fazenda Rio Grande (2/10 a 9/10); Holanda sentido Terminal Cabral  (2/10 a 7/10); Roberto Hauer sentido Boqueirão (2/10 a 7/10); Parolin sentido Carlos Gomes (2/10 a 7/10); Fazendinha sentido Caiuá (2/10 a 7/10); Maria Clara sentido Terminal Capão Raso (4/10 a 10/10), Terminal CIC sentido Capão Raso (6/10 a 10/10); Terminal Boqueirão sentido Centro Cívico (7/10 a 11/10).

Os usuários são avisados por informações em cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas estações-tubo.

O projeto prevê a reforma dos pisos e a adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência. “O objetivo é dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Com o projeto de revitalização de 120 estações-tubo, sobe para 205 o número de pontos reformados desde 2022, o que representa 60% das 338 estações-tubo da cidade. No ano passado, já haviam sido revitalizadas 85 estações-tubo, além da reforma do Terminal Cabral, com R$ 6,5 milhões em investimentos.

Melhorias

As reformas complementam as melhorias que vêm sendo implantadas no transporte coletivo nos últimos anos. O trabalho inclui a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, a colocação de paineis fotovoltaicos em terminais, a programação de aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024, e ainda a extensão do Ligeirão Santa Cândida/Pça do Japão até o Pinheirinho, em fase final de obras.

Informações: URBS

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Nova linha do BRT de Salvador entram em operação

A B3, nova linha do BRT, que fará o percurso da Estação de Metrô Rodoviária até a Pituba, entra em operação a partir deste sábado (30) em Salvador. Serão 22 veículos circulando e oito paradas no sistema, além das cinco já existentes, e serão realizadas 143 viagens por dia.  Por conta da inauguração, haverá alterações em linhas que operam nos bairros.

Na prática, os ônibus que saiam de bairros (confira lista abaixo) com destino a Pituba terão como destino final a Estação Rodoviária do BRT ou a Estação Pirajá, onde os passageiros vão trocar de veículo. Serão afetadas 19 linhas. Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, o objetivo é diminuir o tempo de espera nos bairros e melhorar a fluidez do trânsito.

“Antes, as linhas que vinham para a região da Pituba enfrentavam todo o congestionamento e problemas normais da mobilidade, os ônibus demoravam mais para voltar para os bairros e isso diminuía o número de viagens. Agora, quando a gente secciona isso no Iguatemi, o veículo não precisa mais fazer toda a volta na Pituba e retorna mais rápido para o bairro”, explicou. O BRT usa faixas exclusivas.

Os 22 veículos empregados nessa nova linha terão as mesmas características dos atuais, como ar-condicionado e mais espaço. O ônibus deixa a Estação Rodoviária do BRT, ao lado da Estação de Metrô, e segue em direção à Avenida Tancredo Neves. Em seguida, entra na Alameda das Espatódeas, Av. Paulo VI e Orla da Pituba, retornando pelo Itaigara. Os coletivos vão passar pelo Caminho das Árvores e pela faixa exclusiva da Av. Paulo VI.

A Semob está estudando a implantação de uma estação na Praça Nossa Senhora da Luz e afirmou que as mudanças obedecem ao plano de desenvolvimento da mobilidade de Salvador, que foi contratado pelo Município para melhorias no setor. O objetivo é ampliar a integração entre os diversos modais da cidade, a exemplo do Metrô e do próprio BRT, agilizando o transporte público e reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros.

Bairros

Segundo a pasta, as 19 linhas convencionais que serão afetadas terão um incremento no número de viagens feitas por dia, saltando ao todo de 731 para 991 trajetos diários, o que representa aumento de 36%.

Ao todo, 14 das 19 linhas passarão a ter o Shopping da Bahia como ponto final, devendo integrar com o BRT na Estação Rodoviária. Outras três linhas deverão integrar na Estação Pirajá. Nestes casos, o usuário poderá optar tanto por utilizar o metrô quanto por utilizar a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que não sofrerá alteração.

Atualmente, o BRT tem transportado 800 mil passageiros por mês. A expectativa da Prefeitura é que o número aumente para 1,2 milhão de usuários com o incremento dessa nova linha. A B3 também faz parte do sistema de integração com o metrô e segue as mesmas regras das outras linhas da cidade. O horário de funcionamento será das 5h às 22h45.

A Prefeitura está distribuindo material informativo e fazendo campanhas nos bairros para explicar as mudanças. Serão modificadas seis linhas da região do Subúrbio e Ilhas, quatro linhas da região de Tancredo Neves e Cabula, duas linhas em São Caetano e Liberdade, cinco linhas em Cajazeiras e uma linha em Valéria. As mudanças serão escalonadas entre os finais de semana dos dias 30 de setembro e 7 de outubro.

Confira as linhas que serão alteradas:

Começando no sábado (30):

• 1224 - Arenoso x Pituba. Agora, ela será a 1250 - Arenoso x Shopping da Bahia. De onde o usuário poderá seguir para a Estação Rodoviária BRT e pegar a nova linha B3 para concluir o trajeto pela Alameda das Espatódeas e Paulo VI, ou utilizar outras linhas do próprio BRT ou do Metrô. Com esta mudança, o número de viagens da 1224 saltará de 18 para 33 por dia, um aumento de 83%.

Começando em 7 de outubro:

• 0324 - Marechal Rondon x Pituba, que se tornará a 0325 - Marechal Rondon x Estação Pirajá, de onde o usuário poderá pegar o Metrô ou a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que manterá seu itinerário normalmente. Com isso, o número de viagens da 0324 saltará de 11 para 86 por dia, um incremento de 682%.

• 1305-02 - Castelo Branco x Pituba, que agora será 1308-01 - Castelo Branco x Estação Pituaçu, de onde o usuário poderá pegar o Metrô para a estação Rodoviária e, de lá, seguir para a Pituba utilizando o BRT. Com esta mudança, o número de viagens diárias da linha de ônibus tradicional saltará de 2 para 40 - um incremento de incríveis 1900%.

Informações: Correio 24 Horas

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Linhas da EMTU no ABC estão operando com 60 novos ônibus zero km

As linhas gerenciadas pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos que atendem a Região do ABC receberam 60 novos ônibus zero km desde junho deste ano. Os novos ônibus foram gradualmente incluídos na frota e agora estão em plena operação.

Operados pela NextMobilidade, os veículos que compõem a frota fazem parte da modernização da operação metropolitana da região e beneficiam mais de 400 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas metropolitanas em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

Os novos ônibus são modernos, com tecnologia de ponta, equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos, possuem acessibilidade, com plataforma elevatória veicular ou rampa de acesso para as pessoas com deficiência, e motor Euro V, tecnologia mais limpa que proporciona menor emissão de poluentes.

Os ônibus passaram por inspeção de inclusão realizada pela EMTU, onde foram cadastrados à frota 30 ônibus articulados modelo Caio Millennium que irão operar no Corredor ABD e 30 veículos modelo Apache VIP, sendo 20 convencionais e 10 midi, para o atender toda Área 5 (municípios do ABC).

Além dos 60 novos ônibus entregues neste ano, a NextMobilidade adquiriu 116 veículos em 2021 e 84 em 2022, totalizando 260 ônibus. Com as novas inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas atendidas já somam 336 novos veículos 0 km recebidos desde janeiro deste ano.

Informações: EMTU

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Belo Horizonte vai testar ônibus elétricos

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pretende substituir 40% da frota do transporte público por ônibus elétricos ou com motores movidos a gás biometano até 2030. A iniciativa faz parte do Plano Local de Mobilidade Limpa da Capital.

Ao anunciar a medida ao ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao diretor de relações institucionais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), João Paulo Menna, e ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, o prefeito Fuad Noman (PSD) adiantou que os testes serão iniciados em 30 dias.

“Vamos fazer testes com os dois modelos por 30 dias para avaliar capacidade, necessidades de recarga como de energia elétrica, por exemplo. É tudo muito novo. Precisamos testar”, declarou.

O veículo elétrico possui a capacidade de alcançar uma velocidade máxima de 70 a 80 km/h e tem autonomia para percorrer cerca de 230 quilômetros com uma única carga de bateria. Já os veículos movidos a biometano emitem 90% menos gases poluentes na comparação com o diesel, com autonomia um pouco maior do que a dos veículos elétricos. Com o gás biometano, o veículo percorre em média 350 quilômetros com a carga total de gás.

A ação de eletrificação e a busca por energias limpas para a frota de Belo Horizonte faz parte do Plano Local de Mobilidade Limpa, que visa alinhar o município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Outras iniciativas sustentáveis de Belo Horizonte para além dos ônibus elétricos
Além da frota mais “limpa”, a PBH tem adotado outras práticas para contribuir para uma cidade mais sustentável, como o Projeto de revitalização da avenida Afonso Pena, que conta com R$ 28,8 milhões de investimento da Agência Francesa de Desenvolvimento.

O recurso será usado em melhorias como faixas para o transporte coletivo, recapeamento de asfalto, sinalizações e intervenções urbanas em uma extensão de 4 quilômetros nesta que é uma das principais vias da cidade.

Informações: Diário do Comércio

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Em Curitiba, Veja quais estações-tubo serão desativadas para obras

A Urbanização de Curitiba (Urbs) está fazendo a revitalização de estações-tubo da capital. A reforma, dividida em lotes, prevê que a cada semana um grupo de estações entre em obras. Serão ao todo 120 estações-tubo reformadas até janeiro, com investimento de R$ 6,4 milhões.

Os passageiros precisam ficar atentos porque durante o período de obras as estações-tubo serão desativadas parcialmente ou integralmente.

Confira o novo grupo de estações-tubo que entram em obras: Estação-tubo Terminal Sítio Cercado sentido Rui Barbosa (22/9 a 26/9); Estação-tubo Terminal Portão sentido Pinheirinho (22/9 a 28/9); Comendador Fontana sentido Centro (25/9 a 30/9); Pça 29 de Março sentido Terminal C.do Siqueira/Santa Felicidade (25/9 a 30/9); Joaquim Nabuco sentido Terminal Santa Cândida (25/9 a 30/9); Parque Iguaçu sentido Terminal Boqueirão (25/9 a 30/9); Gago Coutinho sentido Terminal Cabral (25/9 a 30/9); Terminal Sítio Cercado sentido Guadalupe (27/9 a 30/9); Coronel Luiz dos Santos sentido Hauer (27/9 a 3/10); Terminal Cabral sentido Tamandaré (29/9 a 6/10). Os usuários são avisados por informações em cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas estações-tubo.

O projeto prevê a reforma dos pisos e a adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência. “O objetivo é dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Com o projeto de revitalização de 120 estações-tubo, sobe para 205 o número de pontos reformados desde 2022, o que representa 60% das 338 estações-tubo da cidade. No ano passado, já haviam sido revitalizadas 85 estações-tubo, além da reforma do Terminal Cabral, com R$ 6,5 milhões em investimentos.

Melhorias
As reformas complementam as melhorias que vêm sendo implantadas no transporte coletivo nos últimos anos. O trabalho inclui a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, a colocação de paineis fotovoltaicos em terminais, a programação de aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024, e ainda a extensão do Ligeirão Santa Cândida/Pça do Japão até o Pinheirinho, em fase final de obras.

Informações: URBS

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