Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Nova linha do BRT de Salvador entram em operação

domingo, 1 de outubro de 2023

A B3, nova linha do BRT, que fará o percurso da Estação de Metrô Rodoviária até a Pituba, entra em operação a partir deste sábado (30) em Salvador. Serão 22 veículos circulando e oito paradas no sistema, além das cinco já existentes, e serão realizadas 143 viagens por dia.  Por conta da inauguração, haverá alterações em linhas que operam nos bairros.

Na prática, os ônibus que saiam de bairros (confira lista abaixo) com destino a Pituba terão como destino final a Estação Rodoviária do BRT ou a Estação Pirajá, onde os passageiros vão trocar de veículo. Serão afetadas 19 linhas. Segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, o objetivo é diminuir o tempo de espera nos bairros e melhorar a fluidez do trânsito.

“Antes, as linhas que vinham para a região da Pituba enfrentavam todo o congestionamento e problemas normais da mobilidade, os ônibus demoravam mais para voltar para os bairros e isso diminuía o número de viagens. Agora, quando a gente secciona isso no Iguatemi, o veículo não precisa mais fazer toda a volta na Pituba e retorna mais rápido para o bairro”, explicou. O BRT usa faixas exclusivas.

Os 22 veículos empregados nessa nova linha terão as mesmas características dos atuais, como ar-condicionado e mais espaço. O ônibus deixa a Estação Rodoviária do BRT, ao lado da Estação de Metrô, e segue em direção à Avenida Tancredo Neves. Em seguida, entra na Alameda das Espatódeas, Av. Paulo VI e Orla da Pituba, retornando pelo Itaigara. Os coletivos vão passar pelo Caminho das Árvores e pela faixa exclusiva da Av. Paulo VI.

A Semob está estudando a implantação de uma estação na Praça Nossa Senhora da Luz e afirmou que as mudanças obedecem ao plano de desenvolvimento da mobilidade de Salvador, que foi contratado pelo Município para melhorias no setor. O objetivo é ampliar a integração entre os diversos modais da cidade, a exemplo do Metrô e do próprio BRT, agilizando o transporte público e reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros.

Bairros

Segundo a pasta, as 19 linhas convencionais que serão afetadas terão um incremento no número de viagens feitas por dia, saltando ao todo de 731 para 991 trajetos diários, o que representa aumento de 36%.

Ao todo, 14 das 19 linhas passarão a ter o Shopping da Bahia como ponto final, devendo integrar com o BRT na Estação Rodoviária. Outras três linhas deverão integrar na Estação Pirajá. Nestes casos, o usuário poderá optar tanto por utilizar o metrô quanto por utilizar a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que não sofrerá alteração.

Atualmente, o BRT tem transportado 800 mil passageiros por mês. A expectativa da Prefeitura é que o número aumente para 1,2 milhão de usuários com o incremento dessa nova linha. A B3 também faz parte do sistema de integração com o metrô e segue as mesmas regras das outras linhas da cidade. O horário de funcionamento será das 5h às 22h45.

A Prefeitura está distribuindo material informativo e fazendo campanhas nos bairros para explicar as mudanças. Serão modificadas seis linhas da região do Subúrbio e Ilhas, quatro linhas da região de Tancredo Neves e Cabula, duas linhas em São Caetano e Liberdade, cinco linhas em Cajazeiras e uma linha em Valéria. As mudanças serão escalonadas entre os finais de semana dos dias 30 de setembro e 7 de outubro.

Confira as linhas que serão alteradas:

Começando no sábado (30):

• 1224 - Arenoso x Pituba. Agora, ela será a 1250 - Arenoso x Shopping da Bahia. De onde o usuário poderá seguir para a Estação Rodoviária BRT e pegar a nova linha B3 para concluir o trajeto pela Alameda das Espatódeas e Paulo VI, ou utilizar outras linhas do próprio BRT ou do Metrô. Com esta mudança, o número de viagens da 1224 saltará de 18 para 33 por dia, um aumento de 83%.

Começando em 7 de outubro:

• 0324 - Marechal Rondon x Pituba, que se tornará a 0325 - Marechal Rondon x Estação Pirajá, de onde o usuário poderá pegar o Metrô ou a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que manterá seu itinerário normalmente. Com isso, o número de viagens da 0324 saltará de 11 para 86 por dia, um incremento de 682%.

• 1305-02 - Castelo Branco x Pituba, que agora será 1308-01 - Castelo Branco x Estação Pituaçu, de onde o usuário poderá pegar o Metrô para a estação Rodoviária e, de lá, seguir para a Pituba utilizando o BRT. Com esta mudança, o número de viagens diárias da linha de ônibus tradicional saltará de 2 para 40 - um incremento de incríveis 1900%.

Informações: Correio 24 Horas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960