Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Osasco, Novos ônibus são entregues a população

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Auto Viação Urubupungá realizou na quinta-feira, 31/08, a entrega de mais cinco novos ônibus para atender as linhas municipais. Acompanhado de representantes da empresa e da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), do vereador Batista da Comunidade, o prefeito Rogério Lins vistoriou os novos veículos.

Os coletivos são da marca Mercedes-Benz, modelo Of 1726, zero quilômetro, carroceria Caio Apache Vip 5, com motor eletrônico dianteiro Euro 6, que oferece um melhor desempenho e menor índice de emissão de poluentes. Os carros também contam com carregadores USB para celulares e tablets, entre outros.

Os veículos contam com elevador de acessibilidade, ar-condicionado e sistema de suspensão pneumática, que proporciona conforto aos passageiros e menores níveis de ruídos. Além disso, os novos carros também têm dois lugares para pessoas obesas, alças de segurança e balaústres táteis amarelos, que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual.
Eles também contam com itinerário eletrônico branco nas posições frontal, lateral e traseiro, facilitando a leitura dos destinos à longa distância, principalmente à noite. Já para o conforto dos motoristas, os novos ônibus oferecem ajuste de altura do volante, câmera de ré e monitor para visualizar a porta traseira e facilitar o desembarque.

“Estamos renovando a frota com veículos zero quilômetro que vão garantir mais agilidade e qualidade no serviço oferecido aos usurários”, disse o prefeito Rogério Lins.

Informações: Prefeitura de Osasco
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Sem acordo, Metrô do Recife pode paralisar novamente

Há menos de uma semana que o sistema de metrô do Recife voltou a funcionar normalmente, a sombra de uma nova paralisação paira sobre os passageiros que dependem do transporte. Isso porque a quebra de braço entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ganhou mais um novo capítulo. Na quarta-feira (31), uma rodada de negociações entre os dois lados foi realizada, porém nenhum acordo foi firmado.

O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação da Secretaria de Coordenação das Estatais (SEST). Os metroviários alegam que a proposta apresentada foi inferior ao que foi solicitado. A CBTU propôs o reajuste salarial de 3,45%, sem correção da base salarial, o que foi motivo para a categoria recusar a proposta.

Por causa disso, uma assembleia dos metroviários, marcada para acontecer na próxima semana, foi antecipada para esta sexta-feira (1º). O encontro pode resultar em uma mobilização da categoria a qualquer momento.
A última paralisação durou 25 dias, com intercaladas de suspensões e manutenções da paralisação. O sistema também contou com uma visita de parlamentares, que andaram e avaliaram o metrô do Recife, com a promessa de solicitarem auxílio do Governo Federal para revitalizar o modal. O retorno das atividades foi acordado na última sexta-feira (25), após votarem em uma série de propostas que garantem a segurança desses profissionais, no entanto, nada foi resolvido.

A CBTU, por meio de nota, destacou o prazo final para a celebração de um acordo, conforme os parâmetros da SEST, que se encerra em 6 de setembro. A empresa ainda reiterou o compromisso de celebrar o acordo coletivo em breve.

Informações: CBN Recife
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Em Aracaju, Corredores de mobilidade passam por ajustes pontuais

Desde que passou a valer as novas regras de circulação nos corredores de mobilidade, no dia 11 de agosto, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju vem acompanhando e analisando dia a dia a dinâmica dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, e ajustes pontuais estão sendo feitos para melhorar ainda mais o funcionamentos dos corredores.

O tempo dos cruzamentos semafóricos do corredor Hermes Fontes, por exemplo, foi ajustado para dar mais fluidez ao trânsito no corredor, as ações educativas continuam sendo realizadas e intensificadas em pontos estratégicos, e foi iniciado esta semana um serviço na calçada das imediações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Sinhazinha para aumentar a largura da calçada e melhorar o acesso dos pedestres à lombofaixa.
Além disso, a SMTT mantém diálogo com as empresas que atuam no sistema de transporte coletivo para reforçar as orientações aos motoristas dos ônibus sobre o embarque e desembarque nos abrigos do corredor Hermes Fontes, nas chamadas ilhas. Esta semana, o superintendente da SMTT Renato Telles, se reuniu,  mais uma vez, com representantes das empresas de ônibus.

“É imprescindível que as empresas adotem as medidas acordadas desde o primeiro momento do processo de implantação dos corredores de mobilidade. Por isso, estamos sempre dialogando e reforçando as orientações sobre a circulação dos ônibus. Estamos observando in loco o desempenho de todos os corredores e já fizemos ajustes no tempo dos semáforos do corredor Hermes Fontes, por exemplo, e nas estratégias da campanha educativa e observamos uma melhoria significativa na fluidez do trânsito nas duas faixas destinadas ao tráfego de veículos particulares”, destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles.  

Melhorias para o transporte
Com o funcionamento dos corredores de mobilidade, entre as constatações feitas pelas empresas de transporte coletivo estão a redução dos riscos de sinistros de trânsito envolvendo ônibus e a diminuição do tempo das viagens dos coletivos. Houve uma redução de aproximadamente, 40% no tempo de viagem dos ônibus.

“Desde o primeiro momento, sensibilizamos todos os operadores de ônibus para os benefícios a serem adquiridos com os corredores de mobilidade, bem como para a sociedade de forma geral. Hoje, percebemos a melhoria trazida pelos corredores, cuja intenção é oferecer mais qualidade aos usuários do sistema, que representam cerca de 70% da população”, pontua o representante da empresa Viação Modelo, Raimundo Jorge.

Já o representante da empresa Viação Atalaia, Emmanuel Lima, afirma que o respeito às lombofaixas tem sido um dos principais pontos trabalhados no processo de conscientização dos motoristas do transporte público.

“Tratamos ainda da importância da velocidade defensiva e, especialmente, do respeito aos passageiros nos pontos de parada das faixas exclusivas dos corredores. Evidente que tais faixas deram aos motoristas e às empresas do transporte público uma melhor condição de operação - menos desgastes, maior velocidade comercial e menos perda de tempo de repouso para o profissional”, avalia Emmanuel.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Câmara do Rio pede estudo sobre BRT do Terminal Gentileza ao Galeão

A Câmara do Rio solicitou à Secretaria Municipal de Transportes um estudo de viabilidade para a criação de uma nova opção de transporte público até o Galeão e vice-versa, a partir do Terminal Gentileza, que será inaugurado em breve.

O vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Casa, afirma que a criação de uma nova linha de BRT Terminal Gentileza - Galeão seria de extrema importância para a mobilidade de quem chega ou sai do Rio de Janeiro via Aeroporto do Galeão. “Quando as operações começarem integralmente em 2024, haverá essa necessidade de melhorar o acesso, dando mais opções aos usuários“, diz o parlamentar.
Embora muitos usuários utilizem carros particulares, táxis ou de aplicativos para acessar o Galeão, o clamor popular é pelo aumento da oferta de transporte público para desafogar o trânsito e, também, facilitar o acesso ao terminal internacional.

O acesso ao Galeão é uma das maiores críticas dos usuários que reclamam da redução forçada de voos no Santos Dumont, que há anos engoliu grande parte da demanda aeroportuária no Rio.

Informações: Extra
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Trem para aeroporto de Guarulhos (SP) passa a sair da Barra Funda

A Estação Palmeiras-Barra Funda deve receber duas linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até 2024, segundo o governo. A partir do segundo semestre deste ano, o terminal, na zona oeste de São Paulo, vai ser um ponto de parada da linha de trem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana. A Linha 13-Jade da CPTM terá o serviço expandido e as composições que prestam o serviço Expresso Aeroporto chegarão em uma das plataformas da estação Palmeiras-Barra Funda.

Com isso, segundo o governo paulista, será possível sair de lá até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

O preço da tarifa do Expresso Aeroporto é R$ 4,40, semelhante ao das demais linhas da rede. Lançado em outubro de 2018, o serviço possibilita chegar à Estação Aeroporto-Guarulhos em 35 minutos, com partidas diárias de hora em hora, a partir das 5h, em ambos os sentidos. Durante a semana, a viagem economiza cerca de 20 minutos aos passageiros em relação ao percurso feito de carro.
No segundo semestre de 2024, os passageiros também devem passar a contar com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, o que deverá encurtar a distância entre a região do Alto Tietê - composta pelos municípios no entorno da nascente do Rio Tietê como Arujá, Mogi das Cruzes e Poá - e a zona oeste da cidade de São Paulo.

"A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás, após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada", disse o governo, em comunicado.

Realização das obras durante as madrugadas
Na Linha 13-Jade, os trabalhos estão focados em adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda.

"Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Já na Linha 11-Coral, o trabalho se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda que possibilitará a expansão da linha.

"A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás", afirmou ainda o governo em comunicado.

Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. O contrato no valor de R$ 158 milhões engloba a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas.

Informações: Exame
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SPTrans abre licitação para requalificação da Av. Celso Garcia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, lança nesta sexta-feira (1º/9) licitação para execução de obras e serviços para requalificação da Av. Celso Garcia, que liga a Zona Leste da cidade ao Centro.

A estimativa é que com a requalificação da via, 300 mil pessoas sejam beneficiadas. As linhas que trafegam pelo local contarão com ganho no tempo de viagem. O pavimento da avenida será substituído por pavimento rígido, que demanda menor necessidade de manutenção.

A acessibilidade das paradas será aprimorada, com o alteamento dos pontos, permitindo embarque mais confortável a todos os passageiros. Os passeios também serão reconstruídos, aumentando a acessibilidade na avenida.

As intervenções deverão ser feitas sem a necessidade de desapropriações ou de supressão de árvores.
Neste momento está sendo licitado o primeiro trecho de obras, de um total de três, está localizado entre o Term. Parque D. Pedro II, na região central, e o cruzamento com a R. Bresser, no Brás.

Os interessados devem entregar as propostas por meio do site www.licitacoes-e.com.br até as 10h do dia 27 de setembro, quando os envelopes serão abertos. O edital e seus anexos estão disponíveis neste portal.

Informações: SPTrans
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Linhas da EMTU da Região Metropolitana ganham mais 68 novos ônibus 0km

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Nesta semana, 13 linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) do Governo de SP recebem 68 novos ônibus zero km para atendimento aos passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.

Os novos veículos começam a operar em linhas metropolitanas que circulam nas regiões de Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e São Paulo. A renovação da frota conta com ônibus mais modernos, eficientes e confortáveis, beneficiando cerca de 112 mil passageiros por dia que utilizam os serviços.

Todos os veículos adquiridos possuem chassi Mercedes-Benz e carroceria CAIO Apache VIP, e são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para recarregar dispositivos móveis e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As linhas operadas pela Viação Miracatiba, do Consórcio Intervias, receberam ao todo 40 novos ônibus com suspensão a ar e motor Euro 6, tecnologia que faz o tratamento de gases de escape para reduzir a emissão de poluentes, contribuindo para um transporte mais sustentável. A frota, com prefixos iniciados em 1510 e 1511, realiza viagens que ligam São Paulo a Itapecerica da Serra e Embu das Artes.

Já as linhas da Viação Raposo Tavares, também do Consórcio Intervias, começaram a circular com 20 novos ônibus motor Euro 5, com prefixos 1223. O atendimento é feito para passageiros que se deslocam entre Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista e São Paulo.
Para a região de Guarulhos, o Consórcio Internorte adquiriu oito novos ônibus motor Euro 5 que já estão atendendo três linhas operadas pela TipBus. Os veículos possuem prefixos iniciados com 3622 e 3623 e fazem a ligação de Guarulhos a São Paulo.

Com as novas inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 239 novos veículos 0 km recebidos desde janeiro deste ano.

Confira abaixo a relação completa das linhas que receberam novos ônibus:

032 – Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)/ São Paulo (Metrô Vila Sônia)
033 – Embu das Artes (Engenho Velho)/ São Paulo (Metrô Vila Sônia)
193 – Embu das Artes (Jardim Santa Tereza)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
239 – Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos)/ Cotia (Terminal Metropolitano Cotia)
451 – Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
484 – Embu das Artes (Jardim Batista)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
551 – Embu das Artes (Jardim Mimas)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo)
396 – Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) / São Paulo (Metrô Butantã)
256 – Cotia (Caucaia do Alto) / Cotia (Portão) – via Vargem Grande Paulista
297 – Cotia (Caucaia do Alto)/ São Paulo (Metrô Morumbi)
073 – Guarulhos (Nova Bonsucesso)/ São Paulo (São Miguel Paulista)
252 – Guarulhos (Jardim Cumbica)/ São Paulo (Metrô Carrão)
596 – Guarulhos (Vila Any)/ São Paulo (Estação CPTM São Miguel Paulista)

Informações: Governo de São Paulo
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Primeiros ônibus elétricos de dois andares da BYD chegam ao Chile

A BYD, líder mundial na fabricação de veículos eletrificados, estabelece um novo marco para a eletromobilidade no Chile com a chegada dos primeiros ônibus elétricos de dois andares que farão parte do sistema RED Mobility. São 10 unidades BYD B12C01, com um design desenvolvido para ter maior autonomia. O ônibus carrega de 0 a 100% em um máximo de 2 horas e tem um alcance de 280km.

“No Chile, fomos pioneiros na implementação de ônibus elétricos para o transporte público. Este novo e importante marco de trazer os primeiros ônibus elétricos de dois andares para o país, nos posiciona mais uma vez na vanguarda da eletromobilidade em toda a região e no continente. Na BYD, estamos orgulhosos de poder continuar contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos chilenos por meio da eletrificação do transporte”, diz Tamara Berríos, Gerente Geral da BYD Chile.

Entre as características internas do BYD B12C01 estão que todos os ônibus de dois andares têm 30 entradas USB distribuídas na área de passageiros, com wifi embutido e ar condicionado. Implementado com 69 assentos distribuídos em ambos os andares. Além disso, possui 6 assentos prioritários. Esses ônibus também incorporam um assento XL e uma área preferencial para cadeiras de rodas. A capacidade total desses ônibus é de 100 passageiros.

“A BYD Chile se estabeleceu no país como líder no mercado de ônibus elétricos. Fomos os primeiros a apostar na eletromobilidade no transporte público e hoje somos os primeiros a trazer os ônibus elétricos de dois andares. O sucesso do que vemos hoje também se deve ao fato de termos gerado alianças para criar um ecossistema em torno da eletromobilidade, com um sistema de carregamento, com infraestrutura da mão de um fornecedor de energia e, claro, graças a um operador inovador e confiável que assume o risco de testar e avançar”, detalha Tamara Berríos Gerente Geral da BYD Chile.

Os ônibus, especialmente projetados para o Chile, têm 12,128 metros de comprimento e 4,170 metros de altura, com um peso aproximado de 16,5 toneladas. A incorporação desses ônibus ao transporte público metropolitano visa aumentar o conforto das viagens e aumentar a capacidade de usuários transportados. Esse marco é o resultado de anos de trabalho da empresa para promover e implementar a eletromobilidade no país.

A história da eletrificação do transporte público começou de mãos dadas com a BYD no Chile em 2017, quando os dois primeiros ônibus elétricos começaram a operar, um ano depois foram incorporados 100, a maior frota fora da China e para este ano, somando os 10 ônibus de dois andares, espera-se chegar a 800 ônibus 100% elétricos.

Atualmente, os ônibus 100% elétricos da BYD estão atendendo com sucesso os mercados de vários países da América Latina, incluindo Chile, Colômbia, Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Globalmente, os ônibus, táxis e outros veículos puramente elétricos da BYD foram estendidos para mais de 400 cidades em mais de 70 países.

Informações: BYD
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