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Motoristas de ônibus em Goiânia anunciam greve para sexta (30/6)

terça-feira, 27 de junho de 2023

Os motoristas do transporte público da Grande Goiânia anunciaram greve a partir da próxima sexta-feira (30/6). A decisão foi tomada durante votação em assembleia da categoria, na manhã desta terça-feira (27/6). Os trabalhadores cobram reajuste salarial e, segundo a categoria, não houve evolução de propostas por parte das empresas.

De acordo com os motoristas, a paralisação tem como objetivo principal impulsionar a campanha por melhores salários e que sejam condizentes com as necessidades dos profissionais, bem como questões relacionadas à segurança, carga horária e benefícios sociais..

Em nota, o SindColetivo, entidade que representa os trabalhadores do transporte coletivo, informou que a greve, programada para iniciar nesta sexta-feira, tem o potencial de afetar significativamente o funcionamento do sistema de transporte público de Goiânia e região Metropolitana. “O Sindcoletivo pede a compreensão e apoio da população durante esse período, ressaltando que a luta é em benefício de toda a comunidade, pois trabalhadores valorizados proporcionam um serviço de qualidade”, diz o sindicato.

Ainda de acordo com a entidade, o diálogo continuará aberto com as empresas de transporte público, visando encontrar uma solução que atenda aos anseios dos trabalhadores e permita a retomada dos serviços de maneira satisfatória para todos.
Também por meio de note, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros de Goiânia (SET) informou que “viu, com surpresa, a decisão de parte da categoria dos motoristas em fazer a paralisação, uma vez que as negociações ainda estão em andamento”. De acordo com a entidade, as empresas não foram comunicadas oficialmente desta definição, souberam por meio de divulgações na imprensa.

“O SET lamenta a decisão dos motoristas que, mesmo com a abertura das empresas para concessão de aumento salarial acima da inflação e com ganhos reais, tomem a decisão de prejudicar a população”, diz a nota.

Informações: Metropoles
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Cobrar estacionamento em vagas públicas pode gerar R$ 35,3 bilhões por ano para investimento em mobilidade urbana, diz ANTP

Grande parte dos investimentos em deslocamento tem sido destinada para os automóveis, que acabam ocupando mais espaços públicos quando estão estacionados nas vias. Além desse privilégio de uso, os carros acabam por dificultar a circulação de outros meios de transporte, de pedestres e de veículos de atendimento público, como ambulâncias e caminhões de coleta de lixo, por exemplo.

Segundo a pesquisa Origem-Destino de 2017, só na Região Metropolitana de São Paulo um total de 1,5 milhão de automóveis são estacionados gratuitamente nas ruas em dias úteis. Pesquisas feitas em outras cidades apontam grande número de veículos que utilizam esse espaço público como estacionamento, um espaço que custa caro para ser construído e mantido pelo dinheiro de todos, mas que privilegia apenas a quem faz dele ponto de parada para seu automóvel, sem pagar nada por isso.

Estudo publicado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), o Caderno Técnico 28, mostra que se houvesse cobrança pela utilização de vias urbanas como estacionamento, em todo o país, o valor arrecadado poderia chegar a R$ 160 milhões por dia, ou R$ 35,3 bilhões por ano, considerando 220 dias úteis.

Ao atualizar os valores mensurados dos recursos desse “subsídio oculto” de estacionamento de veículos no meio-fio, os números chegam a R$ 14,5 bilhões por ano, somente na Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro de 2023.

“Nos ambientes urbanos, os automóveis pouco pagam pela infraestrutura que consomem e não são cobrados pelas externalidades negativas que produzem (congestionamentos, acidentes e poluição). Está na hora de virar esse jogo”, diz Helcio Raymundo, um dos autores do estudo da ANTP.

O estudo analisa a possibilidade de cobrança e como a verba pode ser investida em outras modalidades de transporte. Para o estudo foram utilizadas informações de 533 munícipios com mais de 60 mil habitantes, levando em conta dados de 2014.

Os valores obtidos com as cobranças poderiam ser empregados em ações para melhorar, por exemplo, as condições de conforto e segurança de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. Entre estas ações, o estudo considera a criação de ciclovias, renovação de calçadas e a prioridade para os ônibus no tráfego geral, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros.

Informações: ANTP
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Linhas do ABC gerenciadas pela EMTU ganham 20 ônibus novos e acréscimo de viagens

A partir desta segunda-feira (26), 16 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU e operadas pela concessionária Next Mobilidade circulam com 20 ônibus novos e um acréscimo total de 195 viagens. As medidas fazem parte da modernização da operação metropolitana na região do ABC, trazendo mais conforto e beneficiando cerca de 61 mil passageiros que se deslocam diariamente entre os municípios de São Bernardo, Diadema, Santo André, São Caetano e Mauá, além da ligação com a capital.

Estão incluídos serviços como o 148, que transporta diariamente a média de 10 mil passageiros entre São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo e ganhou um ônibus a mais, operando agora com o acréscimo de 11 partidas em dias úteis, mais 10 aos sábados e cinco a mais aos domingos. Nos horários de pico, a linha chega a circular com saídas a cada 10 minutos.

Mais dois veículos e o acréscimo de 13 viagens durante a semana, mais 12 partidas aos sábados e seis aos domingos também proporcionam esse mesmo intervalo nos horários de maior movimento na linha 254, com média diária de 6.500 pessoas transportadas entre São Caetano e Diadema. É o mesmo caso da linha 152, que liga São Bernardo ao Terminal Sacomã, na capital, transportando a média de 5 mil passageiros / dia e que tem agora um ônibus a mais, com um acréscimo de 11 viagens em dias úteis e 10 aos domingos.

Segue a relação de linhas intermunicipais que receberam os novos ônibus e terão o acréscimo de partidas: 027, 043, 043BI1, 087, 107, 148, 152, 152DV1, 153, 165, 182, 194, 254, 279, 358 e 380.

A reprogramação foi realizada com base nos monitoramentos diários realizados pelo setor de fiscalização da EMTU e nas informações obtidas no Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real. As mudanças promovidas proporcionam deslocamentos mais rápidos e confortáveis aos passageiros dos municípios que utilizam a linha.
Para obter mais informações sobre os novos horários das linhas, basta acessar o site ou o aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android.

Informações: EMTU
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TEVX Higer marca presença no Parque da Mobilidade

No stand da TEVX Higer os visitantes são apresentados aos conceitos de tecnologia de última geração para a mobilidade elétrica urbana, todos já incorporados no ônibus elétrico Azure A12BR, modelo com mais de 9000 unidades em circulação em 138 países e que chegará as ruas de São Paulo em 2024

Oferecendo o estado da arte em termos de tecnologia e com um interior onde o conforto e a acessibilidade são evidentes, o modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro atende na íntegra a legislação nacional..

Toda essa incorporação de tecnologia reflete-se também no desempenho do veículo, que conta com um sistema de freios regenerativo, cujo dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial, recarregando as baterias e contribuindo para a autonomia do veículo.

Somando a possibilidade de recarga rápida de até 3 horas, os ônibus elétricos da Higer permitem aos operadores uma economia de até 60% em termos de manutenção, frente aos modelos a diesel. Além disso, o conforto para os passageiros e motoristas é muito superior à frota que circula hoje em São Paulo e os inegáveis benefícios para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído. 

O AZURE se destaca também pelo seu exclusivo conjunto de acessibilidade. O veículo vem equipado de fábrica com piso baixo total e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, o que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros, além de corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para quem utiliza cadeiras de rodas.

E todos os visitantes que forem ao stand da TEVX Higer verão de perto o motor elétrico da Dana, o mesmo que equipa os Azure A12BR, com potência máxima de até 370 kW máxima (500 cv), que garante um torque de 3.445 Nm.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR .

Informações: TEVX Higer
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Em Campo Grande, 71 ônibus novos rodarão a partir de julho , mas sem ar-condicionado

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Prefeitura e Consórcio Guaicurus anunciaram renovação de 71 novos ônibus na frota. Desses, 68 já estão no pátio da Viação Cidade Morena, mas a maioria (47) ainda precisa receber adaptações. Os demais 21 já estão com sistema de bilhetagem atualizado e avisos estampados.

Eles são de tamanho semelhante e têm a mesma capacidade dos que substituirão. Representam cerca de 15% dos veículos que andam pelas ruas de Campo Grande.

Segundo apurado pela reportagem junto à coordenação da empresa, as modificações são feitas no próprio estacionamento e devem ser concluídas até 29 de junho. Não há ainda a data exata para os novos veículos entrarem em circulação na cidade, já que motoristas precisam receber treinamento de como operar automóveis. Mas a previsão é julho. 

Os profissionais precisam estar aptos a dirigir os carros, já que são modelos diferentes dos que substituirão. Tratam-se de veículos mais novos, da marca Marcopolo. Nenhum deles é sanfonado e têm porta do lado contrário ao motorista, assim como toda a frota campo-grandense.

Está previsto contrato de cinco anos para esses veículos, que têm acessibilidade - por meio de plataformas -, mas não possuem aparelhos de ar-condicionado, conforme compromisso de campanha do ex-prefeito Marquinhos Trad.

Os carros têm capacidade de 40 passageiros sentados. As linhas do transporte público que serão atendidas são definidas com base nos horários de pico do município.
Segundo anunciado pela prefeita, Adriane Lopes (PP), esta é a maior renovação da última década. Outros três ônibus ainda estão na fábrica da Marcopolo, em São Mateus (ES), e deverão chegar na cidade nos próximos dias.

Vale ressaltar que a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) determinou que, até o final deste ano, o Consórcio Guaicurus deverá renovar 184 veículos.

Informações: Campo Grande News
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Prefeitura alugará ônibus zero quilômetro para o transporte coletivo de Palmas

A Prefeitura de Palmas formalizou o aluguel de 40 novos ônibus para o sistema de transporte público de passageiros de Palmas. Eles entram em operação em até 15 dias.

A contratação tem prazo inicial 180 dias de vigência. O aluguel dos veículos vai requerer investimento de R$ 30.000,00 por veículo ao mês do Município. A empresa contratada é a empresa Bruck Transportes LTDA.

Os veículos são novos (zero quilômetro), cumprem com exigências legais de menor emissão de gases poluentes e, conforme descrito no contrato, devem manter o padrão de, no mínimo, 40 passageiros sentados, climatização, GPS e condições de acessibilidade para pessoa com deficiência. As despesas com operação dos veículos ficam a cargo da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).

Segundo o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, os novos veículos substituirão ônibu defasados que demandam manutenção corretiva frequente e para ampliação da frota em operação. Segundo a agência, atualmente o sistema de transporte público de Palmas conta com 189 veículos cadastrados.

Informações: Prefeitura de Palmas
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Linhas da EMTU no ABC ganham 35 novos ônibus zero km

As linhas gerenciadas pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos que atendem a Região do ABC receberam 35 novos ônibus zero km em junho. Os veículos, que compõem a frota operada pela NextMobilidade, fazem parte da modernização da operação metropolitana da região e beneficiam a população de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

Os novos ônibus são modernos, equipados com ar-condicionado, tomadas USB e possuem acessibilidade, com plataforma elevatória veicular ou rampa de acesso para as pessoas com deficiência.

Os ônibus já passaram por inspeção de inclusão realizada pela EMTU, onde foram cadastrados à frota sete ônibus articulados modelo Caio Millennium que irão operar no Corredor ABD e 28 veículos modelo Apache VIP para o atender toda Área 5 (municípios do ABC). 
A inspeção veicular da EMTU considera 938 pontos a serem verificados, em conformidade com as legislações ambientais, de acessibilidade e de acordo com as determinações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), resoluções da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, além de considerar o surgimento de novas tecnologias.

Informações: EMTU SP
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Tarifa do metrô de BH vai aumentar para R$5,30 a partir de julho

A partir do dia 1º de julho, os usuários do metrô de Belo Horizonte vão pagar mais caro na tarifa. A resolução foi publicada neste sábado (24), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), no Diário Oficial.

De acordo com o texto, o valor passará de R$4,50 para R$5,30, um reajuste de 17,78%.

Ainda segundo a publicação, o aumento corresponde ao período de março de 2021 a março de 2023.

A concessionária que administra o metrô de BH informou que está ciente da alteração no valor da passagem. Disse ainda que, com a concessão que foi assinada neste ano, melhorias serão realizadas na infraestrutura, como a expansão da linha 1 e a implantação da linha 2.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões ao longo de todo o contrato.

Contrato de concessão
Em março, o Grupo Comporte assinou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o contrato de compra e venda de ações da Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG), controladora da CBTU-MG.

O grupo assinou também o contrato de concessão do metrô com o governo de Minas.

A empresa venceu o leilão do metrô de Belo Horizonte em dezembro de 2022 com uma proposta de R$ 25,7 milhões.

Informações: G1
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