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Marcopolo Rail destaca suas principais soluções sobre trilhos na NT Expo 2023

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, a Marcopolo Rail apresenta um modelo Prosper em tamanho real, com interior nas configurações intercidades e urbana, na edição de 2023 da NT Expo, realizada no São Paulo Expo, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

Nesta edição, a companhia potencializa as oportunidades de atuação no mercado metroferroviário ao destacar seu amplo portfólio de modais sobre trilhos, com modelos como o Prosper (Multiple Units), com demonstração de aspectos do design externo, acomodações do interior e cabine do condutor, e a divisão Carbody Manufacturing, atualmente em linha de montagem das composições que farão parte dos People Movers fornecidos ao Consórcio AeroGru.

De acordo com o gerente executivo da Marcopolo Rail, Petras Amaral dos Santos, esta edição do evento dará visibilidade para os avanços da companhia no mercado, além de ser uma ótima oportunidade para novos negócios nacionais e internacionais. “Somos um fabricante ferroviário 100% nacional, que além de oferecer soluções customizadas, contamos também com tecnologia, segurança embarcada e expertise na produção de modais de alta capacidade”, pontua Amaral.

Além da fabricação de material rodante, a empresa tem avançado em ações de modernização e reformas de trens, com projetos especiais, alta capacidade de customização, assistência técnica, reparos de acidentes, revisão, peças de reposição e outros serviços para toda a América Latina, com contratos fechados em 2022 e novos já assinados em 2023.

Avanço no cenário latino-americano

Durante o evento, a equipe da Marcopolo Rail também explicará aos visitantes e clientes, os avanços internacionais, como a assinatura do contrato para o fornecimento de trens à Empresa de los Ferrocarriles del Estado -- EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país. O contrato inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção. Serão três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper.

Com o início da produção prevista para o primeiro semestre de 2023, a Marcopolo Rail reforçará a operação na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações.

“Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade. As composições terão capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado”, explica o gerente executivo da Marcopolo Rail.

Prosper MULTIPLE UNITS

A atual versão do Prosper conta com embarque em nível, além de ser versátil e desenvolvida para atender aos mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Com design moderno e subsistemas consagrados no setor, um dos diferenciais é a capacidade de customização, atendendo às versões urbana, turística e intercidades.

“Com o Prosper, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Petras Amaral.

O Prosper pode ser constituído por composições de até quatro carros com 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo ou intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga. Possui capacidade máxima de transporte de passageiros (por composição de 4 carros): Versão Urbana - 760 | Versão Intercidades -- 280. 

Sobre a Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, Carros de Passageiros, bem como fabricação de caixas para People Movers, TRAMs e TUEs. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização de sistemas já existentes.

Crédito da imagem: Arquivo Marcopolo
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Linha de ônibus passa a ligar os terminais Pinheirinho e Sítio Cercado

sábado, 25 de fevereiro de 2023


A partir deste sábado (25/2), a linha 633 Maria Angélica, que atualmente liga o Terminal Pinheirinho a ruas da região sul da cidade, terá o trajeto estendido até o Terminal Sítio Cercado. A medida beneficia os 1.223 passageiros por dia da linha, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital. 

A linha terá seu itinerário estendido para as ruas Miguel Raicoski Sobrinho, Padre Rafael José Kalinowski, Francisco Claudino Ferreira e Marte, Dr. Levy Buquera e Terminal Sítio Cercado, em ambos sentidos. Com isso, a linha terá novos pontos de parada nas ruas Miguel Raicoski Sobrinho, Francisco Claudino Ferreira e Marte. A linha realizará parada para embarque e desembarque, no Terminal Sítio Cercado, em frente à parada da linha 649 Pirineus. Confira o novo trajeto

Nos ônibus foram colocados cartazes com mapas indicando as mudanças. A linha Maria Angélica aceita pagamento por meio de cartão transporte Urbs e cartões de débito e crédito. 

Informações: Urbs
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ANTT autoriza empresa a construir e operar trem-bala entre SP e RJ por 99 anos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a empresa TAV Brasil a construir e explorar o “trem-bala” (trem de alta velocidade), entre São Paulo e Rio de Janeiro, pelos próximos 99 anos.

O projeto era uma das bandeiras da então presidente Dilma Rousseff (PT) para a Copa do Mundo de 2014, mas foi abandonado em meio a controvérsias sobre seu custo e sua viabilidade e também à falta de interessados em participar do leilão — que nem chegou a ocorrer.

A outorga foi concedida pela ANTT após pedido da TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que foi aberta em fevereiro de 2021 e tem capital social de R$ 100 mil.

A empresa é uma holding que tem três sócios: o advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves (sócio-administrador) e as empresas Global Ace Participações e Investimentos Ltda e Infra S.A. Investimentos e Serviços. O representante legal da Global Ace é Paulo Assis Benites, e João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra é identificado como administrador das duas empresas (tanto da Global quanto da Infra S.A.).

O InfoMoney apurou que, após a autorização da ANTT, os responsáveis pela TAV Brasil agora vão buscar investidores para viabilizar o projeto. A decisão da agência não significa que a ferrovia interligando as duas maiores cidades do país será construída, pois ainda há muitas etapas a serem cumpridas.

Mudança na legislação
O pedido da TAV Brasil (TAV é a sigla para Trem de Alta Velocidade) só foi possível graças à mudança na legislação feita em 2021 pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL), e pelos ex-ministros Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) — que atualmente é governador de São Paulo.

A Medida Provisória 1.065/21, que depois foi convertida em lei, criou o regime de autorização para o setor ferroviário brasileiro. O modelo permite à iniciativa privada assumir todos os riscos da construção e operação do projeto — ao contrário do regime de concessão, controlado pelo poder público.

O governo Bolsonaro dizia que a MP permitia “a livre iniciativa no mercado ferroviário”, aumentando a atratividade para o setor privado realizar investimentos. “Abre-se um campo para a verticalização da cadeia de suprimentos e aumento da malha ferroviária brasileira”, defendeu o Ministério da Infraestrutura na ocasião.

A deliberação da ANTT, que aprova a celebração de contrato de adesão com a empresa, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Após a assinatura do contrato pela agência, a TAV Brasil terá 30 dias para fazer o mesmo (se não o fizer, a ANTT diz que a deliberação poderá perder eficácia e o processo de autorização, ser arquivado).

Procurada pelo InfoMoney, a TAV Brasil informou que só vai se manifestar após a assinatura do contrato. A ANTT não respondeu até o momento ao pedido de mais informações e de entrevista.

Informações: Infomoney
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VLT Carioca implanta pagamento de passagem com cartão digital

Símbolo de inovação no Rio de Janeiro, o VLT Carioca tem uma novidade para os passageiros. Após um período de testes internos, já está disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.

A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e com isso oferece mais um meio de pagamento e facilita a validação principalmente para turistas que não possuem o cartão físico. Para efetuar o pagamento, disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital. Vale lembrar que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.

A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação do celular do fiscal e o do passageiro. É importante frisar que cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.
O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.

Vale lembrar que para realizar as integrações com ônibus municipais e intermunicipais, trens e barcas é necessário usar o mesmo tipo de cartão, assim como a transferência entre linhas no sistema do VLT.

“O VLT é o modal mais moderno do Rio e isso vai além da captação de energia pelo solo. Queremos estar na vanguarda em todos os quesitos e o pagamento digital faz parte disso. É mais uma facilidade que reafirma o nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades dos nossos clientes”, avalia o diretor presidente do VLT Carioca, André Costa.

“O Riocard Mais é o primeiro cartão digital do Brasil com caráter multimodal, podendo ser usado em todos os meios de transporte da região metropolitana. Nossa perspectiva de crescimento é bem otimista, acreditamos em uma grande aceitação pelos passageiros do VLT”, afirma Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais.  

Informações: Mobilidade Rio
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BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

O BRT de Salvador atingiu a marca de um milhão de usuários transportados pelo modal, na última quinta-feira (23). O equipamento que tem apenas quatro meses de operação, vem registrando cada vez mais a adesão dos usuários que transitam entre as zonas da Rodoviária e Itaigara.

“O BRT traz muito mais agilidade no deslocamento das pessoas e está se tornando um modal de referência em nossa cidade. Em breve iremos ampliar o atendimento e assim será possível beneficiar ainda mais a população de Salvador”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos.

“A proposta do BRT é justamente mudar a cara do transporte de Salvador, trazendo um serviço mais ágil e eficiente para quem utiliza do transporte público em nossa cidade”, destacou Muller.
Lapa – As obras do trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa seguem em andamento. Em janeiro, foi entregue o complexo de viadutos Rei Pelé, que faz a ligação entre a Lucaia e a Avenida Garibaldi, e que já tem proporcionado maior fluidez no trânsito da região. O elevado na região do Vale das Pedrinhas está em andamento, onde será instalada uma das sete estações do trecho.

“As obras na Vasco da Gama também seguem bastante adiantadas, uma vez que a via já possuía a via exclusiva de ônibus, que está sendo remodelada, recebendo novo asfaltamento e as estações para receber o BRT”, contou Muller.

A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024. “O BRT de Salvador já é uma referência para outras cidades que estão com projetos de implantação do modal. Com a entrega de todo o sistema, será possível alcançar grande parte da cidade e oferecer à população um serviço de transporte de qualidade”, completou o gestor.

Informações: Bahia.ba
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Goiás e DF propõem consórcio com União para subsidiar transporte do entorno

O Governador Ronaldo Caiado (UB) apresentou, nesta quinta-feira (23/2), ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um projeto sobre possível consórcio entre Goiás, DF e União para o transporte do entorno. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença da governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

De acordo com o mandatário goiano, a ideia é criar um novo modelo de gestão compartilhada do transporte público do entorno do DF e que seja, parcialmente, subsidiado pelo Poder Público.

A proposta é semelhante ao da Região Metropolitana de Goiânia, onde o estado e municípios dividem parte do custo da passagem, o que têm garantido a manutenção do valor de R$ 4,30 desde 2019 e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família.

Uma comissão será criada para cálculo da “tarifa técnica”. Caso o projeto avance, cerca de 175 mil usuários do transporte coletivo do entorno do DF devem ser beneficiados.

Na ocasião, o governador pediu ainda o apoio do governo federal para implementação de mudanças no transporte coletivo do Entorno do DF, atualmente sob responsabilidade exclusiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT).

“Governos de Goiás, do Distrito Federal e a União precisam subsidiar o custo dos passageiros para que a tarifa tenha um preço justo”, disse.

A proposta de um consórcio entre Goiás, DF e União vem logo após a ANTT planejar um reajuste de 40% no preço das passagens do entorno do DF. Caso fosse efetivado, a tarifa subiria para R$ 10.

Contudo, após articulação do governador de Goiás, a ANTT suspendeu o reajuste da tarifa para o transporte do entorno do DF.

“Soube que a ANTT planejava aumentar em 40% as tarifas dos ônibus no Entorno de Brasília. Mas mostramos ao ministro que é possível, com um consórcio, arcar com essa diferença, dividindo-a de forma igualitária entre os três entes federados”, explicou o governador ao final da reunião.

Além disso, Alexandre Padilha assegurou que irá lutar para impedir o reajuste no transporte coletivo do Entorno do DF. Ele afirma que irá reforçar a demanda junto aos Ministérios dos Transportes e das Cidades, além da ANTT, buscando a melhor solução para o caso.

Informações: Dia Online
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Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus

A Prefeitura de Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus que substituem os retirados no final do ano passado, após serem avaliados e constatada a necessidade da troca. Após o cumprimento das normas e dos prazos legais para contratação da empresa responsável pelas novas estruturas, a PMV iniciou a colocação dos novos equipamentos em janeiro.

Serão instalados 300 novos abrigos em diversos bairros de Vitória, até abril deste ano. Se houver necessidade e justificativa, outros 75 poderão ser fixados em locais onde as estruturas estiverem desgastadas.

Tudo está planejado para que o cronograma seja cumprido até abril, porém, a condução do trabalho dependerá das condições climáticas por se tratar de um trabalho delicado, que exige, primeiramente, a colocação d uma base e somente depois é fixado o restante da estrutura.

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, destacou que o investimento da Prefeitura de Vitória com recursos próprios será de R$ 4.629.016,86.

"Os novos abrigos terão  uma estrutura de proteção e muito mais conforto ao passageiro enquanto ele espera o ônibus", detalhou Alex.

O secretário contou ainda que todos os abrigos em Vitória foram inspecionados pelas equipes do órgão. O objetivo principal foi observar se as estruturas ofereciam riscos ao usuário e aos pedestres.

Informações: Prefeitura de Vitória
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Estudo aponta que mapear o transporte coletivo aumenta a eficiência do serviço

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O levantamento foi realizado em Curitiba por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e verificou que cerca de 90% dos passageiros têm um itinerário fixo. Portanto, fazer o mapeamento da oferta e da demanda pode melhorar a eficiência na prestação do serviço de transporte público, além de dar mais segurança e conforto aos usuários, com a diminuição da superlotação dos ônibus, principalmente nos horários de pico. Foi o que concluiu o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC Paraná, Luis André Fumagalli.

A quantidade de passageiros foi combinada em quatro padrões estatísticos que avaliaram dias úteis, sábados, domingos, feriados, períodos escolares, período de pagamento de salários, incidência de crimes e até condições climáticas. As informações foram coletadas entre 7 de janeiro de 2019 e 20 de fevereiro de 2020.

Luis André Fumagalli explicou que a rotina das passageiros permite fazer um cruzamento de dados. Além disso, fazer a gestão por meio de aplicativo pode aumentar a mobilidade nas grandes cidades.

O estudo foi desenvolvido em Curitiba, mas, segundo os pesquisadores, pode ser replicado em qualquer cidade. Durante o período analisado, em pouco mais de um ano, os estudiosos coletaram, em um primeiro momento, os dados diários de embarque de passageiros em cada uma das estações tubo da linha expressa Boqueirão-Centro, que representa, cerca de 6% do fluxo diário de usuários do transporte coletivo da capital paranaense. Em uma segunda análise foram estudadas todas as linhas da categoria expresso, como ressaltou o pesquisador.

Conforme a análise, seria possível evitar a superlotação no transporte coletivo com a sincronização, em tempo real, realizada por meio de aplicativo instalado nos smartphones dos passageiros, pegando, por exemplo, o horário e ponto de partida de cada usuário de acordo com o horário e ponto de desembarque.

Outra vantagem, segundo o estudo, seria em relação ao fato de frear a contaminação por doenças respiratórias em momentos críticos, como a pandemia da Covid-19. Ainda pode ser feito o gerenciamento da demanda que aumenta a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo custos, tempo de viagem, consumo de combustível, níveis de poluição, além de aumentar o conforto e a segurança, para manter o preço da tarifa em valores aceitáveis.

Os pesquisadores também analisaram os principais motivos pelos quais as pessoas continuam andando de ônibus. Um deles seria pelo fato de ainda ser o meio de transporte mais barato em comparação com outras opções e também por ser o único meio de transporte disponível para um grupo específico da população.

Por: Scheila Pessoa
Informações: CBN Curitiba
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