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VLT Santos completa sete anos de operação e segue em expansão para o litoral sul

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Marco na revitalização urbanística da Baixada Santista: o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), empreendimento do Governo do Estado de São Paulo implantado pela EMTU/SP, completa sete anos de operação nesta terça-feira, 31/01.

Alguns números demonstram a importância do modal para a região: transportou a média mensal de 530 mil passageiros nos últimos 12 meses, percorrendo mensalmente 45,3 mil quilômetros ao longo de 11,1km de extensão entre os terminais Porto, em Santos, e Barreiros, em São Vicente,

O VLT se tornou referência nacional não só como modal de transporte silencioso e não poluente, mas também como indutor de transformações urbanísticas. O projeto urbanístico foi pensado para integrar o sistema com menor impacto às características locais, minimizando conflitos com a arquitetura e o patrimônio histórico da região por onde passa.

O primeiro trecho do VLT revitalizou uma faixa ferroviária abandonada, fator que colaborou para reduzir os custos do empreendimento com desapropriações. Possui um sistema de travessias seguras, sinalização adequada, semaforização inteligente pronta e integração com ciclovia, trazendo uma nova via permanente com leito gramado e paisagismo, com maior segurança viária e impressionante valorização imobiliária ao longo do trajeto. Duas obras de arte foram ampliadas e modernizadas: o viaduto Emmerich, em São Vicente, e o túnel do José Menino, na divisa dos dois municípios.

Em sua segunda etapa, que se encontra em obras na região central de Santos, o VLT  percorrerá 8km de extensão, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. Serão 14 estações, com intervenções urbanizadoras e a união de vários pontos turísticos de serviços e do cotidiano como trabalho, entretenimento, entre outros, além de facilitar o acesso de estudantes a escolas e universidades, preservando e valorizando o patrimônio histórico.
A conexão com a Área Continental de São Vicente será viabilizada em breve por meio do terceiro trecho (Barreiros-Samaritá), que está com as obras em processo de licitação, incluindo a reforma e modernização da Ponte A Tribuna (antiga Ponte dos Barreiros). A partir de 2025, quando está prevista a entrega deste ramal, cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas na ligação com o município de Santos, principal polo econômico da região. Além disso, o trecho em operação, com 8k de extensão e quatro estações, permitirá a integração mais rápida com linhas de ônibus intermunicipais que circulam em Praia Grande, município que detém o maior índice de crescimento populacional da região.

O VLT é o eixo principal do Sistema Integrado Metropolitano – SIM que o Governo do Estado de São Paulo está implementando na Baixada Santista. O SIM contempla conceitos do urbanismo contemporâneo em busca de melhor qualidade de vida para os quase 2 milhões de cidadãos da Baixada Santista. É complementado pela reestruturação integradora do sistema de ônibus metropolitano, contribuindo para melhorar os deslocamentos da população com maior sustentabilidade ao reduzir o nível de ruído urbano e a poluição ambiental, proporcionando viagens confortáveis em um eixo de grande adensamento na região.

Fonte: EMTU SP


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Estudantes de Pernambuco já podem solicitar a Carteira de Estudante 2023

O documento estudantil de 2023 já está disponível para ser solicitado no site do Grande Recife Consórcio de Transporte (https://www.granderecife.pe.gov.br/). Ao acessar a página na Internet, deve-se clicar no ícone Carteira de Estudante, em destaque na cor amarela. Será aberta uma nova página, onde o estudante deve acessar o ícone Entendi! Quero Solicitar!. Para ter acesso ao sistema, será necessário criar um login e uma senha. Os dados criados no ano passado estão ativos e permitindo o novo acesso normalmente. O documento de 2022 tem validade até 31 de março de 2023. Já a versão 2023 pode ser solicitada até o mês de dezembro.

Na página com as informações do estudante, inseridas pela instituição de ensino, os dados devem ser validados pelo aluno. Somente após confirmar a veracidade dos dados constantes da página e anexar uma foto, o boleto poderá ser emitido. O valor da taxa é de R$ 16,55. O pagamento poderá ser feito na rede de atendimento da Caixa (lotéricas, App Caixa, autoatendimento, Caixa Aqui,). Após a confirmação do pagamento, o documento será confeccionado pelo Grande Recife Consórcio. O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. A retirada deve ser realizada pela escola, que entregará ao aluno nas unidades educacionais. 

Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.
Caso os dados cadastrais do aluno não sejam exibidos pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias. O estudante ainda poderá trocar a foto, que deverá ser validada pela escola. Após a validação de todos os novos dados, o aluno deve acessar o sistema para emitir o boleto.

Têm direito ao documento, alunos de escolas públicas e privadas, de cursinhos pré-vestibulares e técnicos profissionalizantes da Região Metropolitana do Recife. Com o documento estudantil atualizado, o aluno terá acesso aos benefícios da meia-passagem e da meia-entrada em espaços culturais e esportivos. 

NOVIDADE – Quem solicitou o documento em 2022 e está com as informações cadastrais atualizadas, vai receber o boleto no e-mail cadastrado. Por isso, o estudante deve checar esse e-mail para conferir se já recebeu o boleto da Carteira de Estudante 2023. 

NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).


INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Desde 10 de janeiro, as escolas têm acessado à plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.


Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações, das 5h30 às 21h30, e disponível para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.  

PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2023:

ENTRAR NO SITE DO GRANDE RECIFE: www.granderecife.pe.gov.br ou estudante.ciepe.com.br.

PASSO A PASSO:

    • CARTEIRA DE ESTUDANTE (ÍCONE AMARELO)
    • ENTENDI! SOLICITE AGORA!
    • CRIAR MINHA CONTA (LOGIN E SENHA QUE DÃO ACESSO AO SISTEMA)
    • PREENCHER OS CAMPOS: CPF E SENHA
    • PREENCHER OS CAMPOS: NOME E DATA DE NASCIMENTO
    • PREENCHER OS DADOS SOLICITADOS
    • INSERIR UMA FOTO 3X4, COM FUNDO BRANCO, ESTILO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

OBS1: A FOTO DEVE SER SALVA EM FORMATO DE ARQUIVO JPEG, DE TAMANHO EM ATÉ 100KB.

AO ANEXAR A FOTO, VAI APARECER UMA MENSAGEM: "ESPERANDO A APROVAÇÃO DA FOTO PELA ESCOLA". Em seguida, o ALUNO DEVE LIGAR PARA A ESCOLA E SOLICITAR QUE APROVE SUA FOTO.
ESTANDO O BOLETO COM FOTO, É SÓ IMPRIMIR.

OBS2: QUANDO O ALUNO FOR INFORMAR O NOME DA ESCOLA, DEVE TER O CUIDADO DE VERIFICAR SE É MESMO A SUA ESCOLA ATUAL.
O ACOMPANHAMENTO PODE SER FEITO ATRAVÉS DO MESMO SITE QUE IMPRIMIU O BOLETO.
PRAZO PARA A CARTEIRA FICAR PRONTA: DE 20 A 30 DIAS CORRIDOS.

Em caso de dúvidas, ligar para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), para a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou entrar em contato via WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações, das 5h30 às 21h30, e disponível para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Imprensa Grande Recife 
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Linhas de transporte de passageiros sobre trilhos cresceram 27% no Ceará

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos fechou o ano de 2022 totalizando 15,7 milhões de embarques em suas cinco linhas de transporte de passageiros sobre trilhos. Esse número é 28% maior que o total registrado no ano anterior, em 2021. Foram 3,4 milhões de embarques a mais, de janeiro a dezembro, em relação ao desempenho de 2021.

O crescimento da demanda foi registrado em todas as cinco linhas do Metrofor, que operam nas três regiões metropolitanas do Ceará – de Fortaleza, de Sobral e do Cariri. Em números absolutos, a Linha Sul, em Fortaleza, concentra o maior crescimento, tendo recebido 2 milhões a mais de passageiros, fechando o ano com 8,9 milhões de embarques – aumento de 29,6%.
“A expressiva adesão ao transporte sobre trilhos reflete a retomada de diversas atividades econômicas após as restrições da pandemia de covid-19, que perduraram principalmente nos anos de 2020 e 2021, e também a crescente qualidade do serviço ofertado à população”, avalia o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya.

Em percentual de aumento, se destacam as linhas que operam no Interior do Estado – VLT de Sobral e VLT do Cariri – com crescimento de 73,5% e 52,5%, respectivamente, sendo estes os maiores índices entre as cinco linhas do Metrofor.

Ano após ano, o Metrofor registra crescimento em sua demanda de passageiros. A única queda ocorreu em 2020, quando a pandemia de covid-19 afetou todos os setores da economia, de forma global, causando suspensão temporária da operação. Em 2021, a demanda voltou a crescer – o que se repete no ano seguinte

Demanda por dia da semana
Você sabia que as sextas-feiras são os dias mais movimentados nas linhas que circulam em Fortaleza e Região Metropolitana? A análise da movimentação nos últimos três meses do ano revelam algumas curiosidades sobre o sistema metroviário.

Outra curiosidade é o recorde diário de número de passageiros, que foi registrado no dia 8 de junho de 2022, data em que o conjunto das linhas registrou 60,5 mil embarques. Na estatística mensal, o mês com maior fluxo em 2022 foi agosto, com 1.435.345 embarques.

Informações: Governo do Estado do Ceará
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Frota de Salvador ganha mais de 30 novos ônibus climatizados

A frota de ônibus de Salvador ganhou 39 novos veículos climatizados nesta sexta-feira (3). Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade. A cerimônia de entrega aconteceu no Jardim de Alah e contou com a participação do prefeito Bruno Reis e do secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Ao todo, 169 veículos foram comprados pelas concessionárias. Além destes, mais nove micro-ônibus já estão em circulação desde o final do ano passado. Os demais veículos chegarão à cidade no decorrer do ano. Com a entrega realizada hoje, Salvador chega a 430 ônibus climatizados na frota da cidade.

Os novos ônibus são da empresa OTTrans, e irão circular nas linhas 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas, 1026 – Estação Mussurunga x Boca da Mata e 0136 – Lapa x Centenário, escolhidas priorizando o atendimento a localidades onde há registros de usuários cadeirantes, especialmente crianças. Isso porque os novos ônibus têm maior espaço reservado para transportar até três cadeirantes ao mesmo tempo.

Dos 39 ônibus novos, 22 serão alocados na linha 1007, dez na linha 1026 e sete na 1036. 

Informações: iBahia
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Em Curitiba, Obras do Complexo do Tarumã começam na quarta e terá faixa exclusiva para ônibus e duas estações

Duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral serão as principais intervenções previstas no Complexo do Tarumã pela Prefeitura de Curitiba. A primeira fase da obra começa na quarta-feira (25/1) com o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV, será totalmente bloqueada.

Pelo serviço de whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara. É a Prefeitura de Curitiba trabalhando para a melhoria da mobilidade na cidade, com mais eficiência nos deslocamentos pelo transporte coletivo e trânsito mais organizado.
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local.

Pelo serviço de whatsapp da prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

A Prefeitura realizou a licitação dos lotes em 2022 e a Trail Engenharia foi a vencedora da concorrência, no valor de R$ 92 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.

“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca.

Histórico
O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde, integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul. Desde 2017, quando assumiu o segundo mandato, o prefeito Rafael Greca está comprometido em concluir todo o projeto. A gestão retomou licitações que estavam paradas e conseguiu publicar os editais dos lotes 3.1, 3.2, 4.1 e 2.1.

A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.

Sem os recursos do governo federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.
Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.  

Informações: URBS
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Usuários do Recife estão deixando de usar o metrô devido as quebras cotidianas

Quem depende todos os dias usarem o Metrô do Recife não sabe mais se vai chegar aos seus destinos como programado, isso porque o modal passou a ser uma dor de cabeça cotidiana na vida dos pernambucanos e sem previsão para acabar. É preciso que as pessoas possam traçar novos planos para não ficarem mais dependentes de um serviço caótico que atrapalham suas vidas trazendo prejuízos imensuráveis. Os relatos de usuários que já abandonaram o Metrô devido a quebras, mesmo que a viagem esteja sendo maior em termos de viagem e percursos maiores, mas mesmo assim previsíveis. Guilherme é morador de Camaragibe e hoje não vai mais de metrô, ele relata que não compensa mais depender de um sistema que não garante sua ida como programado e se adaptou ao BRT para chegar ao centro da cidade.

Outros usuários que trabalham no centro, antes usavam também o metrô para voltarem para suas casas, mas hoje, preferem chegar aos terminais integrados por ônibus por terem receio de quebras, a vendedora Cassia Lins, moradora do Ibura relata que não pega mais o metrô não somente devido a quebras, mas pelo motivo de sujeira e insegurança dentro dos vagões.

Essa mudança de ir e vir de muitos usuários deixa os orgãos de transito e transportes em alerta, isto porque é preciso repensar e planejar junto à malha do sistema de ônibus e também do transito da cidade onde esses usuários estão se deslocam do, seja de ônibus ou de carro, o fato é que se nada for feito pelo metrô do Recife ainda esse ano, o mesmo corre risco de parar por completo.

No que diz respeito à linha centro do metrô, muitos usuários ainda vão certamente sair com a triplicação da BR 232 já na fase final de obras e sobre a linha Sul, é preciso repensar tais baldeações fazendo com que algumas comunidades possam ter meios alternativos de linhas que não se submetam apenas ao modal sobre trilho defasado.

Blog Meu Transporte
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Prefeitura do Rio avança com as obras da Transbrasil


Com o avanço das obras da Transbrasil, a Prefeitura do Rio entregou para a população, nesta quarta-feira (1/2), a nova passarela 3, na altura do Caju. O trecho que vai do Into até Benfica também está com as obras finalizadas. Para dar maior fluidez ao trânsito, a Prefeitura liberou o viaduto de Coelho Neto, sentido Zona Oeste, no horário de maior fluxo, das 14h às 21h. No horário do contrafluxo, o local será fechado para finalização das obras no entorno.

Na manhã do dia 19 de janeiro, foi liberado o alargamento da pista lateral (duas faixas) na Avenida Brasil, sentido centro, antes do acesso para estrada João Paulo até a altura do Rio Acari.

A Prefeitura reforça que o sistema BRT Transbrasil estará em pleno funcionamento em dezembro de 2023. O trabalho está sendo realizado de forma integrada para entregar um serviço de qualidade para a população.

Informações: Prefeitura do Rio
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Volvo exporta novos ônibus para BRT da Guatemala

São 69 veículos do modelo Volvo B8RLE para o novo sistema denominado Tu Bus, que pretende integrar rotas de alimentação com o sistema Transmetro, a moderna estrutura de transporte público da Cidade da Guatemala, primeiro BRT (Bus Rapid Transport) da América Central. O início da operação dos novos ônibus está previsto para maio.

“A Volvo é líder mundial em soluções estruturadas para esse tipo de sistema de transporte. Nossos ônibus rodam na Cidade da Guatemala desde o começo dos anos 2000 e somos a marca com maior presença neste BRT”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. Hoje, há 116 ônibus articulados e biarticulados Volvo em operação naquela metrópole, mais de 50% da frota.

Alimentadores e Integração

O BRT da Cidade da Guatemala (Transmetro) e o sistema Tu Bus são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), empresa pública que gerencia o sistema de transporte da capital. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, os eixos exclusivos para articulados e biarticulados do BRT. Os novos Volvo vão atender a demanda de passageiros em regiões diversas da cidade, transportando-os até as estações de embarque para os eixos do sistema exclusivo para ônibus de grande capacidade.

Menos emissões

Os novos veículos são todos Euro 6, norma de emissões adotada na Europa e no Brasil. “São os primeiros ônibus da Cidade da Guatemala a adotar esse padrão. O Transmetro tem uma estratégia de longo prazo de investir em tecnologias menos poluentes e a aquisição de modelos Euro 6 está em linha com esse direcionamento”, assegura Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses no continente. Os novos Volvo são todos de piso-baixo e também serão os primeiros ônibus de motor traseiro a operar como alimentadores no sistema de transporte público da cidade.

Para fornecer os 69 veículos a Volvo venceu uma licitação em conjunto com a Tecun, o importador da marca para a Guatemala. “Um processo licitatório como esse vai além da qualidade dos veículos. É um conjunto que começa nas opções financeiras e se estende até o pós-venda”, explica Carlos Elkan, gerente regional de vendas da Volvo Buses. “E a Tecun é vital para a robustez do processo e a solução integrada que oferecemos.”

O chassi

Equipado com motor Volvo de oito litros, o modelo B8RLE tem excelente desempenho, com alta disponibilidade e elevada segurança. Tem o menor consumo de combustível e baixo custo por quilômetro rodado. É o mais leve da categoria, com quase 400 quilos a menos que modelos semelhantes.

Os chassis congregam ainda pacote completo de conectividade, eletrônica embarcada e de segurança dos modelos da marca, como freio a disco, suspensão a ar e caixa de marchas automática. Trazem ainda o Volvo Connect, interface de serviços digitais que concentra num só lugar todas as informações monitoradas por conectividade nos veículos em tempo real, elevando a produtividade da operação. Os novos ônibus embarcados para a Guatemala têm carroceria Marcopolo.

O Transmetro

O BRT da Cidade da Guatemala foi inaugurado em 2007 e tem sete linhas, duas delas exclusivas para ônibus de grande porte, que cortam a capital em todas as direções. Possui 79 estações e oito terminais de transferência. Segundo o portal BRT Data, o Transmetro movimenta mais de 210 mil passageiros por dia e 63 milhões por ano, em um sistema de tarifa integrada.

Informações: Volvo
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