Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Vitória-ES, Tarifa do Transcol já pode ser paga por QR Code

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Já está funcionando! Desde a última semana, os usuários do Sistema Transcol têm uma nova opção para pagamento da tarifa. Trata-se do QR Code no validador do ônibus. A tecnologia permite a liberação da passagem diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, em que o passageiro irá gerar um código na tela do aparelho para ser apresentado no validador. Com isso, quem não tem créditos no CartãoGV tem uma alternativa para conseguir embarcar, mesmo se não estiver com o bilhete único em mãos.


Vale ressaltar que não é necessário ter o cartão físico para criar a carteira virtual e administrar os créditos e QR Codes. Ela gera gerada automaticamente na primeira compra.

Para utilizar a funcionalidade, é preciso baixar o aplicativo Kim no celular, de forma gratuita, e preencher um cadastro. Em seguida, basta escolher a forma de pagamento e recarregar o CartãoGV Virtual com o valor que desejar, para em seguida gerar os QRCodes. Escolha a linha em que código será usado e embarque tranquilo!

Além dos moradores da Grande Vitória, a nova modalidade de pagamento irá beneficiar turistas que precisam se locomover pela região, mas ainda não têm o cartão de transporte. Lembrando que todos os pontos de chegada a Região Metropolitana, como aeroporto, Rodoviária de Vitória e terminais, já contam com máquinas de autoatendimento para aquisição do CartãoGV físico.

Confira o passo a passo para pagar a tarifa do Transcol com QR Code:

1 – Baixe o app KIM e preencha seu cadastro:

2 – Na tela do seu cartão, selecione QR Code e depois recarregar:

3 – Selecione o valor desejado e a forma de pagamento:

4 – Após validar o pagamento, acesse gerar QR Code:

5 – Selecione a linha em que o QR Code será usado e pronto:

No ônibus, toque na opção QR Code no validador e aponte o código que está na tela do seu smartphone para a câmera do validador para liberar a passagem.

Informações: CETURB
READ MORE - Em Vitória-ES, Tarifa do Transcol já pode ser paga por QR Code

Prefeitura de Curitiba começa reforma de estações-tubo

A Urbanização de Curitiba (Urbs) deu início, quinta-feira (3/11), ao programa de revitalização de 85 estações-tubo na cidade. O projeto, com investimentos de R$ 5,9 milhões, é o maior dos últimos cinco anos.


Na tarde desta quinta-feira, oito estações-tubo entraram em reforma, entre elas Praça Carlos Gomes sentido Terminal Boqueirão e Praça Eufrásio Correia sentido Terminal de Pinhais/Terminal Santa Cândida, que ficarão parcialmente interditadas. 

Estações-tubo em obras
Jardim Botânico sentido Círculo Militar/Terminal Centenário – 3 a 7/11
Detran sentido Terminal Cabral/Terminal Sta Felicidade - 3 a 8/11
Terminal Capão do Imbuia sentido Terminal Campo Comprido – 3 a 5/11
Brigadeiro Franco sentido Terminal Campo Comprido - 3 a 4/11
Brigadeiro Franco sentido Terminal Centenário – 3 a 4/11
Praça Carlos Gomes sentido Terminal Boqueirão – 3 a 26/11 (parcialmente interditada)
Praça Eufrásio Correia sentido Terminal Pinhais/Terminal Santa Cândida – 3 a 12/11 (parcialmente interditada)
Terminal Capão Raso sentido Terminal Campina do Siqueira - 3 a 5/11

Próximas obras
Visconde de Nácar sentido Terminal Campo Comprido – 5 a 6/11
Visconde de Nácar sentido Terminal Centenário – 5 a 6/11
Praça Tiradentes sentido Terminal CIC - 6 a 11/11
Terminal Portão sentido Terminal Campina do Siqueira - 6 a 10/11
Presidente Taunay sentido Terminal Campo Comprido – 7 a 8/11
Presidente Taunay sentido Terminal Centenário - 7/11 a 8/11
Terminal Sítio Cercado sentido Terminal Pinheirinho – 8 a 11/11

O foco é a reforma dos pisos, mas as obras incluem também pinturas, reposicionamento do posto de trabalho e substituição de catracas. Segundo previsão da Urbs, se o tempo ajudar, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro.

Cada revitalização deve durar entre dois e cinco dias para estações de pequeno porte e até 25 dias para estações de grande porte.

No período de obras, as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

Informações: Prefeitura de Curitiba
READ MORE - Prefeitura de Curitiba começa reforma de estações-tubo

Estação Asa Branca, na Transolímpica, é a 80ª reformada no sistema BRT


A Mobi-Rio informa a reabertura da estação Asa Branca, no corredor Transolímpica, na tarde desta quinta-feira (10/11), após passar por reforma. Já são 80 estações remodeladas no sistema BRT desde março de 2021.

As obras seguiram o padrão adotado nas demais estações revitalizadas, com a substituição das portas de vidro por chapas de aço vazadas. Outras mudanças foram: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Estação Asa Branca, na Transolímpica, é a 80ª reformada no sistema BRT

Prefeitura de SP passa a aceitar somente ônibus elétricos no transporte público

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, visando o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e a redução da emissão de poluentes na cidade, determinou que agora somente ônibus movidos a tecnologias sustentáveis poderão ser incluídos para operar no sistema de transportes da cidade.

A medida inovadora permite que São Paulo avance na melhoria da qualidade do ar e se alinha às políticas públicas mais modernas existentes no planeta em relação à mobilidade urbana. A utilização de tecnologias sustentáveis irá modernizar a frota da cidade, tornando as viagens mais silenciosas, confortáveis e impactando diretamente a saúde de toda a população da região metropolitana, ao reduzir a emissão de gases poluentes.

Com a mudança, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na Lei 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos. A determinação foi comunicada às empresas na última sexta-feira (14).

A medida está alinhada, também, com a meta da gestão municipal de ter 20% da frota da cidade composta por veículos 100% elétricos até 2024. Hoje, os ônibus movidos a bateria representam o modelo que melhor atende os termos da legislação de combate à poluição. A cidade de São Paulo conta, atualmente, com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.

Informações: Prefeitura de SP
READ MORE - Prefeitura de SP passa a aceitar somente ônibus elétricos no transporte público

BRT de Salvador inicia integração a partir da próxima sexta-feira

O BRT de Salvador passará a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador a partir de sexta-feira (11) após cerca de 40 dias em fase de testes. O horário de funcionamento permanece das 6h às 22h.

Segundo a prefeitura, o BRT tem apresentado bom desempenho operacional e tido grande aceitação dos usuários. No primeiro mês de operação, 174 mil pessoas usaram o BRT. O equipamento estava em testes desde o dia 30 de setembro, antes de iniciar a operação integrada com os outros modais de transporte da cidade.

A integração vai funcionar nos mesmos moldes já praticados pelos ônibus convencionais da cidade sem que seja cobrado nada mais por isso, uma vez que a tarifa também será a mesma, R$ 4,90.
Quem utiliza o BRT poderá integrar normalmente com os demais ônibus convencionais da cidade, além dos ônibus do Sistema Complementar (STEC), os Amarelinhos, com o metrô e também com ônibus metropolitanos. O período para integração também permanece o mesmo, com intervalo de até 2h.

O conjunto do novo modal tem início pela Via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.

O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba - Itaigara - Posto dos Namorados).

A previsão é que a Estação Pituba seja entregue em dezembro, nas imediações do Parque Júlio César, com trajeto estendido até a orla, na praça Nossa Senhora da Luz. Em dezembro também devem ser entregues novas linhas do modal, ampliando o serviço aos usuários.

A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, continua em obra, com previsão de entrega no final de 2023.

Integração
A integração do BRT com os demais modais da cidade será feita da mesma forma que já é realizada pelos usuários com os ônibus convencionais, utilizando os cartões Salvador Card, CCR Metrô e o Metropasse.

Os usuários que desejarem poderão adquirir cartões de integração junto às equipes de apoio presentes nas estações, localizadas próximo às catracas. Quem preferir também poderá comprar o cartão unitário do BRT, porém, este não dá direito à integração.

Informações: Prefeitura de Salvador
READ MORE - BRT de Salvador inicia integração a partir da próxima sexta-feira

Em SP, Obras da linha 17-Ouro do monotrilho ficam quase R$ 14 milhões mais caras

As obras do monotrilho da futura linha 17-Ouro do Metrô devem ficar quase R$ 14 milhões mais caras. Entre os serviços que justificam o aumento, estão retoques, a conclusão da montagem de estruturas e a compra de peças metálicas para as juntas das vigas, o serviço mais caro da lista — R$ 55 mil para reapertar parafusos —, além de R$ 80 mil para a limpeza de estruturas metálicas que estão com fezes de pombos.

O dinheiro será repassado para as construtoras KPE e Coesa, responsáveis por terminar as sete estações, o pátio de manobras e fazer o acabamento da linha. A nova previsão de inauguração é 2023. As obras se arrastam há dez anos e o projeto original já foi reduzido pela metade.

“Era para ficar pronta em 2014, né. Estamos em 2022... Eu moro numa rua acima. Sempre passo aqui. Já está, inclusive, enferrujando. Não sei quando vai ficar pronto não”, lembrou Gessi Lavrini, dona de casa.
A promessa de que a linha 17 seria um monotrilho para a Copa do Mundo de futebol no Brasil foi assunto nas redes sociais do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nesta semana, enquanto ele comemorava que a companhia iria participar da construção de um outro monotrilho, na República Dominicana, país no Caribe.

Silvani foi perguntado sobre o prazo inicial da linha 17 e respondeu: “Cobre de quem prometeu entregar na Copa. O que pode ser feito, respeitando a lei, estamos fazendo”.

A obra da linha 17 enfrenta desafios há anos. Fornecedores faliram, não cumpriram os contratos, e dois operários morreram em serviço. O Metrô até já mandou instalar nas estações as escadas rolantes que custam cerca de R$ 350 cada uma, mas não há data para funcionamento.

No site do Metrô, os prazos aparecem como “em reprogramação". Em agosto, o SP2 mostrou que o próprio presidente da companhia também estava incomodado com o ritmo das obras. Também nas redes sociais, ele disse: "A empresa responsável pela obra não executou o que estava no cronograma, e que todas as medidas estão sendo adotadas pra resolver esse descumprimento".

Em nota, como justificativa do novo aporte, o Metrô disse que o aditivo se refere à inclusão de serviços necessários, como a instalação de peças metálicas para a escada fixa.

Informações: G1 SP
READ MORE - Em SP, Obras da linha 17-Ouro do monotrilho ficam quase R$ 14 milhões mais caras

No DF, Faixa exclusiva da Epia Sul é desativada para ajustes

A faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será desativada a partir desta quarta-feira (9). A decisão conjunta da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) tem como objetivo fazer ajustes no projeto. O corredor exclusivo da Epia Sul foi implantado no último dia 24 de outubro. Com extensão de 7,6 km, a faixa vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) ao entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).

Durante o período de teste, a faixa da direita foi dedicada preferencialmente a ônibus, vans e táxis, nos horários de pico – pela manhã, das 5h às 9h, e à tarde e à noite, das 16h às 19h30 – enquanto os demais veículos deveriam trafegar nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora desses horários, o trânsito funcionava em seu fluxo normal, em que todos os veículos transitavam em qualquer faixa.

“Valorizar o transporte coletivo e incentivar a mobilidade sustentável é uma prioridade desta gestão. O que ocorre é que, depois de duas semanas de teste, detectamos a necessidade de realizar algumas intervenções na Epia para que a população possa de fato usufruir dos benefícios de uma faixa exclusiva para ônibus”, afirma o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
Ele explica que o período de teste foi adotado justamente para que fosse possível verificar a viabilidade da adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via. O DER-DF tem realizado várias intervenções em diversas rodovias distritais para priorizar o transporte coletivo, seja com faixa exclusiva ou com reversão, visando melhorar o fluxo viário.

O GDF conta com mais de 150 km de faixas exclusivas para o transporte público coletivo. O objetivo dos corredores é melhorar a vida da população que depende de ônibus para se deslocar diariamente ao trabalho e à escola. A ideia é dar mais conforto aos usuários dos coletivos, diminuindo o tempo de viagem nos deslocamentos.

*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do DF
READ MORE - No DF, Faixa exclusiva da Epia Sul é desativada para ajustes

Grande Recife divulga reforço de linhas para primeiro dia de provas do Enem 2022


No próximo domingo (13), estudantes de todo o Estado se submetem ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Para auxiliar no deslocamento dos feras da Região Metropolitana, o Grande Recife vai dar um reforço na operação de 21 linhas. Juntas, estas linhas terão à disposição 97 ônibus que, juntos, farão 914 viagens ao longo do dia. Ou seja, 26 veículos e 186 viagens a mais que em domingos comuns.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:

020 – Candeias/TI Tancredo Neves
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
061 – Piedade
071 – Candeias
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
860 – TI Xambá (Príncipe)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
202 – Barro Macaxeira (Várzea)
640 – Guabiraba/Derby (Joana Bezerra)
2431 – TI CDU/TI Caxangá (UFPE)
2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – TI Rio Doce/TI CDU
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
163 – TI Cajueiro Seco (Circular)
164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 – Ipojuca/TI Cabo

Neste dia, a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio funcionará das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o Whatsapp (99488.3999) das 05h30 às 21h30 para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos. Os clientes podem entrar em contato com estes canais de comunicação para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações.

Informações: GRCT
READ MORE - Grande Recife divulga reforço de linhas para primeiro dia de provas do Enem 2022

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960