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Em São José dos Campos, VLP 100% elétrico bate recorde de passageiros transportados

quinta-feira, 9 de junho de 2022

O mês de março bateu o recorde de passageiros transportados no VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico. Foram 6.470 usuários transportados, o que reforça a boa aceitação do novo modal do transporte público de São José dos Campos. Entre janeiro e fevereiro foram transportados cerca de 8 mil usuários.
 

As viagens teste do VLP estão sendo realizadas há cerca de quatro meses. Somente no mês de março, os veículos rodaram 3.955 quilômetros em 221 viagens.

O VLP percorre um trajeto especial criado para o teste do modal e utiliza a estrutura dos pontos de ônibus já existentes. No futuro, o veículo irá percorrer a Linha Verde, corredor expresso que está em construção e que terá estações especiais de embarque e desembarque, projetadas para o modal.

As viagens são realizadas durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre 10h e 16h. Não há cobrança de passagem.

A fase experimental segue até o início da operação do novo sistema de transporte coletivo com veículos elétricos e com a entrega da primeira etapa da Linha Verde.

A operação está sendo monitorada por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e comprovou a eficiência energética dos veículos, que trafegam em média 250 quilômetros com carga cheia. O carregamento completo de cada veículo dura cerca de três horas. Os veículos são carregados na estação de carregamento do Terminal sul 1, no Campo dos Alemães.

Trajeto

Para a operação piloto, foi elaborado um trajeto especial ligando a região sul, a mais populosa da cidade, até o terminal Rodoviário de São José.

Nas viagens experimentais, os VLPs trafegam pelos principais corredores das regiões central e sul, como as avenidas São José e Madre Thereza, Dr. Adhemar de Barros e Heitor Villa Lobos, pontos de integração como a Praça do Rotary, além das avenidas Florestan Fernandes (Anel Viário), Dr. João Batista de Souza Soares e Estrada Velha, cortando as ruas Bacabal e Candeias, passando pelo Condomínio Eldorado e com ponto final na rua Manuel Vieira, em frente a faculdade Anhanguera. No total, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos, que serão integrados ao transporte público.

Os VLPs de São José têm o primeiro sistema urbano de transporte público do país com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto --um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Conforto

O conforto é uma das características do VLP. As poltronas são estofadas com apoio de cabeça e entradas USB. Cada veículos tem capacidade para 168 passageiros, com acesso e espaços para cadeirantes.

As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.

Para maior segurança dos usuários, os veículos têm seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho.

Autonomia

O VLP tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas. A iluminação externa tem faróis em full led.

Os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que o motorista vejam pontos cegos e tenha facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.

Informações: Vale News e Prefeitura de São José dos Campos

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Estudos tentam avançar no desenvolvimento de ônibus movidos a células de combustível de hidrogênio


A Volgren, empresa Marcopolo na Austrália, e maior produtora de ônibus naquele país, assinou acordo com a Wrightbus, líder de mercado em tecnologia de Hidrogênio na Europa e Reino Unido, para desenvolver e lançar no mercado australiano ônibus movidos a células de combustível de hidrogênio. 

Essa iniciativa afirma mais uma vez o compromisso da Marcopolo de desenvolver soluções focadas na mobilidade sustentável, redução de emissões e preservação ambiental através das mais modernas tecnologias. 

Os primeiros ônibus Volgren-Wrightbus deverão estar prontos no início de 2023. 

Informações: Marcopolo
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Novos ônibus de Taboão da Serra começam a rodar

Os novos ônibus de Taboão da Serra, comprados pela Viação Pirajuçara, vão começar a rodar nesta quarta-feira nas linhas municipais. Eles chegaram no mês de maio e, na operação, devem substituir modelos mais antigos fabricados pela Comil. Os novos veículos são do modelo Apache Vip V.


A princípio, os novos coletivos devem operar em cinco linhas circulares. São elas: 02, 04, 05, 06 e 09. Sendo assim, a novidade beneficiará moradores dos bairros Jardim Leme, Jardim Salete, Jardim São Judas, Parque Pinheiros, entre outros. Os novos coletivos, diferente dos atuais, contam com ar condicionado e suspensão a ar.


Outro ponto acerca dos novos ônibus é que a porta do meio, que conta com elevador, abrirá somente para PcD’s (Pessoas com Deficiência). Tal medida serve para preservar o equipamento. Além disso, segundo representantes da empresa, a regra segue princípios de segurança, já que o degrau desta porta é flexível. Outras empresas da Grande São Paulo já trabalham desta maneira há alguns anos. Os ônibus já contam com um aviso em suas portas sobre esta nova prática.

Informações: Linhas Metropolitanas

Mais Informações do Transporte Coletivo de São Paulo

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Consórcio Guaicurus tem vagas de emprego abertas em Campo Grande

O Consórcio Guaicurus, que administra a frota de ônibus do transporte público de Campo Grande, está com vagas abertas para quem deseja fazer parte da empresa. Para concorrer, basta enviar currículo por email ou comparecer pessoalmente à sede.
Foto: Henrique Kawaminam

As oportunidades são para mecânico diesel, manobrista e borracheiro alinhado. Todas as vagas exigem experiência e disponibilidade de horário. Para manobristas são exigidos carteira de motorista e curso de transporte coletivo de passageiros atualizado.

Currículos podem ser enviados no email: hamilton@vcgrande.com.br ou entregues na Viação Campo Grande, localizada na Rua Maria Luiza Splenger, 522, no Bairro Ana Maria do Couto.

Informações: Campo Grande News
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Estudantes devem revalidar Cartão do Metrofor até 30 de junho

Estudantes que possuem o Cartão do Metrofor devem revalidar o cadastro para continuar usufruindo da meia passagem na Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A validade dos cartões recadastrados em 2021 foi prorrogada até 30 de junho. Para não haver interrupção no serviço após esta data, o titular deve se antecipar e fazer a revalidação.


Nos postos de atendimento ao estudante, localizados nas estações Benfica ou Parangaba, basta apresentar um documento de identidade com foto, a Carteira de Estudante 2022 e o Cartão do Metrofor que será revalidado. Assim, o benefício da meia passagem fica assegurado por todo o ano de 2022 e início de 2023, até a próxima revalidação.

Este procedimento é necessário para proteger o direito à meia passagem dos estudantes. Fazendo isso, o estudante comprova que continua regularmente matriculado numa instituição de ensino e, por isso, mantém o direito ao benefício.

Para os estudantes que moram em Maracanaú, o prazo para revalidar vai até 31 de agosto e está sendo aceita a última Carteira de Estudante emitida pela Prefeitura, do ano de 2019. Após os prazos de revalidação, somente os cartões atualizados no Metrofor serão aceitos nos bloqueios eletrônicos das estações. Os cartões não revalidados deixam de funcionar. Porém, mesmo após o prazo, o cadastro ainda pode ser atualizado, pois o serviço nas estações Benfica e Parangaba é permanente.

Atendimento ao Estudante:
Estação Benfica: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h.
Estação Parangaba: de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h e 14h às 17h.

Informações: Metrofor
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Em Curitiba, Ônibus elétricos devem representar 10% da frota em dois anos

terça-feira, 7 de junho de 2022

Os veículos elétricos devem representar, dentro de dois anos, 10% da frota de ônibus de Curitiba, com o início da adoção da eletromobilidade no transporte coletivo da cidade.


A projeção da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, é que sejam adquiridos, em uma primeira etapa, 134 veículos elétricos no período – 57 para o eixo Leste-Oeste e 77, para o Inter 2 e Interbairros 2.

“É o início da transição para a eletromobilidade, com emissão zero de ruído e CO2, e cujos veículos, do tipo Ligeirão (com menos pontos de parada), trarão ainda outros ganhos para o usuário, como a redução do tempo de deslocamento”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Atualmente, apenas 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Desafios
Segundo Maia Neto, até lá, alguns desafios terão que ser superados, como o alto custo de aquisição dos ônibus elétricos bem como das baterias, que representam 50% do valor do veículo. Para viabilizar a substituição gradual dos veículos a diesel para os elétricos também será necessário montar uma infraestrutura eficiente, com pontos de recarga e ampliação da rede de energia. 

Na primeira etapa, a previsão da Urbs é que para o eixo Leste-Oeste sejam adquiridos 57 biarticulados com piso alto, com capacidade para 250 passageiros. A linha deve transportar até 200 mil passageiros/dia (120 mil no eixo Leste e 80 mil no eixo Oeste). A estimativa é de uma redução de 23 minutos no deslocamento e 350 quilômetros de autonomia operacional. 

Para o Inter 2 serão 46 articulados piso alto e para o Interbairros 2, são 31 articulados piso baixo. Serão beneficiados 181 mil passageiros por dia – 118 mil no Inter II e 75 mil no Interbairros II, com uma redução de 32 minutos no tempo de deslocamento. 

“Esses projetos representam um marco para a cidade não apenas no aspecto ambiental e tecnológico, mas também vão influenciar o modelo de negócio do próximo edital de concessão do transporte coletivo, em 2025”, diz Maia Neto.

A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

Os primeiros testes de ônibus elétricos devem começar nos próximos meses em linhas existentes do sistema de transporte coletivo.

Publicado pela Urbs, o edital de chamamento público em 26 de maio tem cadastramento aberto neste link ou presencialmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, no Prédio Central da Urbs (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, na Rodoferroviária). O período de cadastramento vai até às 23h59 do dia 30 de novembro.

Os testes serão realizados na cidade por 60 dias, sendo admitido período mínimo de 30 dias. O acordo de cooperação terá validade de dez meses, podendo chegar a 12 meses.

Informações: URBS
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BRT de Salvador inicia operação em setembro com frota de 24 ônibus

segunda-feira, 6 de junho de 2022

O BRT de Salvador vai entrar em operação no mês de setembro com 24 novos ônibus, sendo oito deles elétricos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller. Nesta primeira etapa, será iniciada uma operação assistida com linhas circulares entre a região do Shopping da Bahia e a Pituba. 


O prefeito Bruno Reis ressaltou que o BRT será integrado aos outros modais na capital baiana: ônibus, metrô e sistema complementar, e os usuários vão pagar a mesma tarifa. "Então nós temos a partir de setembro quatro modais funcionando na cidade e o passageiro pegará qualquer desses modais pagando um único valor pela tarifa", afirmou.

Fabrizzio Muller explicou que os investimentos e a operação do sistema serão feitos pelas concessionárias que operam o transporte coletivo da capital baiana. Ele diz que, dentro do planejamento estratégico do BRT, está previsto que em torno de 30% dos veículos que vão operar no sistema sejam elétricos. 

"Iniciaremos em setembro uma operação assistida e nós teremos 24 ônibus rodando de forma circular e que farão a integração com outros ônibus que vêm dos bairros. A gente vai ter certamente um salto na qualidade do transporte público que vai ser oferecido à população de Salvador", disse Muller.

A terceira etapa das obras, neste trecho da Pituba, já está em fase final de execução e deve ser entregue em agosto. Com isso, o sistema já estará preparado para entrar em operação em setembro.

Informações: Correio
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Trens elétricos da linha 17- Ouro do Metrô de São Paulo são produzidos de forma sustentável pela BYD Skyrail

No dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, as práticas sustentáveis de grandes empresas ganham destaque.  No caso da gigante chinesa BYD, (Build Your Dreams), que fabrica além de baterias, trens e veículos elétricos, esse cuidado aparece não só na produção de meios de transporte que priorizam energia limpa, mas também em todos processos das linhas de produção.


Especificamente no caso dos 14 trens da BYD Skyrail São Paulo, que farão parte da linha 17-Ouro do Metrô, serão utilizadas baterias de tração modulares de alta vida útil e confiabilidade. As baterias, que funcionam como fonte de energia reserva, são acionadas em caso de falhas com a alimentação do trem através do trilho de energia.

“Nossa missão, no trabalho com inovação tecnológica para uma melhor qualidade de vida, inclui a emissão zero de poluentes, mas também temos um cuidado com cada etapa do processo, desde o desenvolvimento, fabricação e entrega dos nossos produtos, pensando no ciclo de vida. Temos um sonho verde para toda a humanidade”, afirma, Alexandre Barbosa, Diretor técnico da BYD Skyrail São Paulo.

A caixa do trem é fabricada em alumínio e possui design aerodinâmico, o que reduz o peso e resistência ao vento. O resultado é uma economia de energia para a movimentação sobre a via.

A própria limpeza dos trens foi pensada com foco na sustentabilidade. A BYD Skyrail São Paulo utiliza uma máquina com sistema para tratamento de água que é reutilizada no processo de lavagem dos trens. Uma forma ecologicamente correta do recurso e de economia, com reaproveitamento de pelo menos 70% de toda a água envolvida no processo de lavagem.

Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro fará a ligação do Aeroporto de Congonhas até a estação de trem do Morumbi. O primeiro trem está na fábrica da companhia em Guang’an, na China, e tem previsão de chegada a São Paulo em janeiro de 2023. Também na China, serão fabricados os outros 13 trens que são formados por cinco carros.


O monotrilho da BYD Skyrail São Paulo é um veículo sustentável, ou seja, sem emissão de poluentes. Os veículos contam com tecnologia de ponta e design moderno, com funcionamento totalmente automático, sem necessidade de operador.

Cada composição do novo monotrilho terá ao todo 60,80 metros de comprimento por 3,25 metros de largura. Os trens da BYD Skyrail São Paulo operam com tração elétrica, que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. Em seu interior, o trem terá 114 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas em condições confortáveis. Contará também com passagem livre entre os cinco carros, sistema de ar-condicionado e câmeras de monitoramento com gravação de imagens.

Informações: Byd
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BRT Aricanduva

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