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Em Manaus, Ônibus terão biometria facial após fraudes de R$ 230 mil por mês

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A partir desta terça-feira (24) entrará em vigor o sistema de fiscalização por biometria facial no transporte coletivo urbano de Manaus. A medida é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus para tentar impedir fraudes com a utilização do cartão "Passa Fácil" meia passagem e dos direitos de gratuidade. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) calcula que o prejuízo mensal gerado ao sistema, com cerca de 120 mil irregularidades, alcance cerca de R$ 230 mil. A SMTU afirma que pessoas estariam utilizando o benefício de usuários que teriam morrido.

A resolução de nº 002/2015 da SMTU, que regulamenta a fiscalização da gratuidade e meia passagem no transporte coletivo por meio de biometria facial, será publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial do Município (DOM).

Com a publicação, os equipamentos do sistema de fiscalização que foram instalados nos últimos três anos nos ônibus da frota convencional de transporte da capital começarão a ser usados para impedir fraudes e o uso indevido de cartões.

A fiscalização no sistema de bilhetagem eletrônica será efetuada por avaliação facial com coleta de imagem quando o usuário se aproximar da catraca do ônibus e passar o cartão no leitor do chip. Se o portador do cartão "Passa Fácil" não for o titular, o sistema emitirá sinal sonoro a partir da segunda vez em que o cartão passar pelo validador.

Após duas confirmações de uso indevido por terceiros, o titular do cartão terá o benefício suspenso até que o usuário se apresente no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) para tomar ciência da ocorrência  e solicite a reativação do cartão mediante assinatura de termo.

Um Boletim de Ocorrência Policial deverá ser apresentado, com data anterior à suspensão, em casos de perda, furto ou roubo do cartão. Em casos de reincidência da irregularidade, o benefício do cartão será suspenso por seis meses. "O titular terá que assinar um termo de responsabilidade se comprometendo não deixar o cartão ser usado indevidamente", enfatizou o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.

Segundo o superintendente da SMTU, os equipamentos usados para o reconhecimento de identificação do usuário por biometria facial estão instalados em 1.410 ônibus que operam na frota convencional.

Ele explica que o sistema de reconhecimento estava sendo testado e aperfeiçoado nos últimos anos antes de entrar em operação.  A implantação do reconhecimento biométrico facial integra um pacote de novas tecnologias que são incorporadas ao sistema após um investimento de R$ 50 milhões.

Fraudes
Para Pedro Carvalho, a medida terá impacto positivo devido à quantidade de fraudes ocorridas no sistema de bilhetagem eletrônica de Manaus. De acordo com o SMTU, p volume de casos chega a 120 mil por mês, sendo mais de 88 mil somente com usuários de meia passagem. Além de 32 mil casos envolvendo Carteiras de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O prejuízo mensal estimado é de R$ 230 mil.

"Sabemos que tem pessoas usando cartão de usuários que morreram. Adulto usando cartão Passa Fácil de criança e até homem usando cartão de mulher. A nossa intenção é impedir o uso indevido porque temos a obrigação de corrigir essa irregularidade que provoca desequilíbrio e perdas ao sistema", ressaltou o superintendente da SMTU.

Inicialmente, o sistema de biometria facial terá como alvo os ônibus do transporte convencional, mas posteriormente a SMTU pretende expandir e utilizar no micro-ônibus do transporte alternativo.

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Companhia Carris abre concurso para motorista em Porto Alegre

A Carris recebe até o dia 4 de dezembro as inscrições para o concurso público de motorista de ônibus em Porto Alegre. A partir da seleção, a companhia realizará contratação sob regime celetista, para provimento e formação de cadastro reserva. O salário é de R$ 2.168,45. São 45 vagas, das quais cinco destinam-se a pessoas com deficiência e nove, a pessoas negras.

Para participar, é preciso ter ensino fundamental completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria "D" ou superior (em validade) e certificado ou registro na CNH do curso de capacitação de condutores de veículo de transporte coletivo de passageiros (em validade).

Serão realizadas provas objetiva e prática para a atividade, que tem exigência de prestação de serviços à noite, aos sábados, domingos e feriados, conforme escala. A prova objetiva está marcada para 3 de janeiro de 2016.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da Carris, e estarão abertas a partir das 9h de sábado (28) até as 23h59 do dia 4 de dezembro.

A taxa a ser paga é de R$ 68. Um posto de inscrições estará à disposição dos candidatos no período, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, na sede da empresa (Rua Albion, 385, bairro São José).

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Em Salvador, Tarifa do sistema integrado continua sem definição

Negociações entre a prefeitura de Salvador, o governo estadual e a concessionária CCR Metrô Bahia para a definição da tarifa de integração entre os sistemas de ônibus e metroviário seguem sem definição, apesar das discussões que acontecem desde a semana passada.

Segundo o secretário de Mobilidade da capital baiana, Fábio Mota, a proposta feita pelo governo - que não foi revelada - foi rejeitada pelos empresários que operam as linhas de ônibus urbanos. Esse é o principal ponto de impasse nas negociações.

Para que a integração aconteça, um outro sistema de ônibus, exclusivamente voltado para a alimentação do metrô, precisa ser criado, o que geraria novos custos. "A integração não tem nada a ver com o sistema de ônibus que já opera na cidade", diz Mota.

"Confusão"
"As pessoas criam confusão em torno disso. Aqui em Salvador o sistema de integração é diferente do que existe em outras cidades, de acordo com o contrato firmado entre estado e município", diz o secretário. Na capital baiana, o novo sistema funcionaria num raio de 5 km da estação, informação confirmada  pelo governador Rui Costa, em coletiva de imprensa.

A meta do governo, segundo Costa, é dar início à operação comercial no dia 21 de dezembro, quando a Estação Pirajá do metrô será inaugurada, conforme previsão da concessionária.

Enquanto o imbróglio não é resolvido em Salvador, a integração com o transporte metropolitano já está acordada, diz o governador. Agora, os valores começam a ser definidos. "Por conta dos variados destinos, serão valores diferentes", afirmou.

A prefeitura diz que espera um acordo entre o governo estadual e os empresários dos ônibus soteropolitanos. "O prefeito sempre autorizou que o governo negociasse diretamente com os consórcios, porque a obrigação de fazer a integração, criando um novo sistema para alimentar o metrô, é do estado", afirmou Fábio Mota. "Tentaram negociar conosco a integração com o sistema existente, mas nada ainda foi definido", disse o secretário.

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Itanhaém lança edital para novo contrato de transporte público

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, abriu licitação para contratação de empresa concessionária, que será responsável pelo transporte coletivo no município, a partir de 2016.

Com o novo contrato, a administração pública planeja implantar o Sistema Inteligente de Transporte Integrado (SITI), com frota 100% adaptada.

Outra novidade é o sistema que funciona de forma semelhante ao programa "Bilhete Único". Com o bilhete integrado, os moradores, que possuem o cartão transporte municipal e moram em bairros distantes do centro, conseguirão utilizar duas linhas diferentes sem precisar pagar duas tarifas.

Todos os coletivos também passarão a contar com acesso a internet sem fio e terão disponibilizado um serviço telefônico gratuito para encaminhar suas sugestões e reclamações.

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Trens acoplados vão sair de Novo Hamburgo com destino a Porto Alegre

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A partir desta segunda-feira (23), os trens acoplados da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) começam a partir da Estação Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, nos horários de pico, com destino a Porto Alegre. Antes, ele saiam só a partir da Estação Sapucaia.

A mudança, conforme a Trensurb, deve dar mais conforto aos passageiros de Novo Hamburgo e São Leopoldo. A partidas desses trens maiores vão ser às 6h39 e às 7h02, somente nos dias úteis.

No fim da tarde, também em dias úteis, composições de oito carros partem da Estação Mercado com destino a Novo Hamburgo, nos horários previstos das 18h03 e 18h24. A Trensurb, porém, reforça que os horários das viagens do metrô estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

A tabela horária completa dos trens está disponível no site da Trensurb (clique aqui para acessar).

Informações: G1 RS

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Paralisação de ônibus afeta 50 mil pessoas em Manaus

Cerca de 50 mil pessoas foram afetadas no início da manhã desta segunda-feira (23) devido a uma paralisação da frota de ônibus de duas empresas que prestam o serviço em Manaus. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), mais de 200 veículos ficaram estacionados nas garagens até serem liberados por volta das 6h.
Foto: Sandro Pereira
De acordo com informações da assessoria de comunicação do Sinetram, o motivo da paralisação das empresas Vega e São Pedro ocorreu devido ao adiantamento do salário que costuma ser depositado na conta dos trabalhadores no dia 20 de cada mês.

"Devido ao feriado da 'Consciência Negra', o adiantamento não caiu e eles decidiram paralisar por volta das 4h30. Às 6h, eles voltaram ao normal. Informamos a eles que o dinheiro deve cair no decorrer desta segunda.", informou a assessoria.

Segundo o Sinetram, a empresa Vega opera com 13 linhas e 79 ônibus, enquanto a São Pedro administra 21 linhas com 139 carros. A frota das empresas atende as Zonas Leste, Centro-Oeste e parte da Norte. Em média, o Sinetram afirma que 50 mil pessoas foram afetadas nesta manhã, na capital.

Informações: G1 AM

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Diferença de temperatura entre metrô de São Paulo e superfície chega a 12°C

A praça da Sé tinha a exata mesma temperatura de Maputo, capital do Moçambique, às 10h da última quinta: 30°C. Mas quem descesse ali os dois lances de escadas rolantes que levam à linha vermelha do metrô seria transportado termicamente para Washington, capital dos EUA.

A temperatura dentro do trem com sentido Barra Funda era de 19°C, segundo medição feita pela Folha com um termômetro profissional.

Nesse horário, saía de um trem a bancária Ana Paula Figueiredo, 34, embrulhada em uma pashmina cinza. "Sempre carrego de casa um lenço ou uma mantinha. Ou não aguento o frio", disse ela, que diariamente vai da estação Corinthians-Itaquera, ponto extremo do leste do metrô, até a Sé, onde trabalha.

"É por isso que tem que sair de casa que nem uma cebola. É regata, blusinha, casaco. Parece que é um ano em um dia", brincou a estudante Marisa Santos, 23, sob os 20°C no trem.

Ela mora na Vila Carrão, trabalha na Barra Funda e cruza a linha vermelha quase de eira a beira diariamente. "São 45 minutos de sono no trem, que eu e minhas amigas chamamos de 'inverno o ano todo'."

A temperatura recomendada para ambientes condicionados pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia fica entre 21°C e 23°C, para evitar choque térmico e problemas como gripes. A reportagem encontrou a maioria dos trens com 19°C e 20°C.

O Metrô afirma que a regulagem térmica do interior dos carros é automática e fica entre 23°C e 27°C, mas que fatores como o número de pessoas no transporte público influenciam no resultado. Caso um passageiro passe frio ou calor, a empresa instrui a entrar em contato, mandando uma mensagem para o número (11) 97333-2252, ou em suas redes sociais.

O Metrô afirma que 75% dos trens contam com ar-condicionado, e que o equipamento será instalado nos demais 25%. "Uns são Sibéria e outros são Saara", brincou o estudante de geografia Carlos Sá, dentro de um trem que estava mais para a área polar russa, com 20°C, do que para o deserto africano.

"Eu vou pra USP tiritando na linha amarela, mas pelo menos me sinto na Europa por meia hora."

A contabilista Silvia Mara Babbine, 42, já tem seus macetes para ir do Tucuruvi, na zona norte, até a estação Brigadeiro, na região da Paulista. "Na linha tem trens sem ar-condicionado, então espero um menos gelado. Mas na linha verde não tem jeito: só de moletom."

FRIO DE SUPERFÍCIE

O choque térmico também começa a se espalhar na superfície, desde que a prefeitura decidiu no começo do ano tornar obrigatório o ar-condicionado nos 15 mil coletivos da cidade –sem estipular um prazo. O número de ônibus com ar-condicionado subiu de 30 para 60.

Levantamento de 2009 da SPTrans com usuários apontou que 86% eram contra a climatização nos ônibus.

A encarregada de almoxarifado Lucilene Messias, 37, não recebeu bem a notícia. "Mas eu pego ônibus só quando não quero passar frio", disse a moradora de Guaianases que trabalha na avenida Paulista.

"Agora vou ter que tirar do armário todo dia o casaco de esqui que comprei só pra isso, e chegar no serviço encapotada que nem um bombomzinho."

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No Rio, Novas mudanças dividem usuários de coletivos

Com o movimento reduzido nos terminais e pontos de ônibus em virtude do feriado do Dia da Consciência Negra, fiscais da Secretaria Municipal de Transportes acompanharam nesta sexta-feira o início da terceira etapa da racionalização das frotas que circulam pela Zona Sul. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que os fiscais “verificaram que os itinerários das linhas estão sendo cumpridos e os agentes de divulgação estão orientando os usuários”. Pontos com maior concentração de passageiros, como Ipanema, Leblon, Copacabana, Leme, Botafogo, Lapa e Santo Cristo (Rodoviária), foram os alvos principais.

Alguns passageiros, entretanto, protestaram. “Estou no terminal há 20 minutos, e nada de ônibus”, queixou-se o apontador de obras Osmar Rodrigues, 61, no Terminal Rodoviário Padre Henrique Otte, no Santo Cristo, onde aguardava, no início da tarde, o coletivo da nova linha Troncal 2, que vai até a Praça General Osório, em Ipanema, passando pela Lapa e praias do Flamengo e de Botafogo. “Cadê o 119? Fiquei a pé. Vou ter que ver alternativas de trajetos e gastar mais dinheiro”, lamentou a garçonete Janaína Peres, 39 anos, referindo-se ao ônibus que fazia a linha Copacabana-Candelária, agora extinto.

O balconista Alberto Silva, 48, espera que a Troncal 2 facilite sua vida. “Venho todos os dias de Niterói para trabalhar em Copacabana. Vou poder saltar e embarcar na rodoviária (Padre Otte) de agora em diante”, detalhou, dizendo que estava andando mais de dois quilômetros a pé, até encontrar linhas mais próximas de seu itinerário.

Subsecretário de Planejamento, Alexandre Sansão disse que o início da operação seguiu o cronograma programado. “Os motoristas estão dentro dos novos itinerários previstos”, garantiu Sansão, que acompanhou os fiscais em diversos pontos. Ele, porém, admitiu que “ajustes ainda serão realizados”, com a intenção de melhorar ainda mais o transporte público. Os detalhes de como ficaram as novas linhas podem ser conferidos pelo site www.rio.rj.gov.br.

Informações: Agência O Dia
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