Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Diferença de temperatura entre metrô de São Paulo e superfície chega a 12°C

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A praça da Sé tinha a exata mesma temperatura de Maputo, capital do Moçambique, às 10h da última quinta: 30°C. Mas quem descesse ali os dois lances de escadas rolantes que levam à linha vermelha do metrô seria transportado termicamente para Washington, capital dos EUA.

A temperatura dentro do trem com sentido Barra Funda era de 19°C, segundo medição feita pela Folha com um termômetro profissional.

Nesse horário, saía de um trem a bancária Ana Paula Figueiredo, 34, embrulhada em uma pashmina cinza. "Sempre carrego de casa um lenço ou uma mantinha. Ou não aguento o frio", disse ela, que diariamente vai da estação Corinthians-Itaquera, ponto extremo do leste do metrô, até a Sé, onde trabalha.

"É por isso que tem que sair de casa que nem uma cebola. É regata, blusinha, casaco. Parece que é um ano em um dia", brincou a estudante Marisa Santos, 23, sob os 20°C no trem.

Ela mora na Vila Carrão, trabalha na Barra Funda e cruza a linha vermelha quase de eira a beira diariamente. "São 45 minutos de sono no trem, que eu e minhas amigas chamamos de 'inverno o ano todo'."

A temperatura recomendada para ambientes condicionados pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia fica entre 21°C e 23°C, para evitar choque térmico e problemas como gripes. A reportagem encontrou a maioria dos trens com 19°C e 20°C.

O Metrô afirma que a regulagem térmica do interior dos carros é automática e fica entre 23°C e 27°C, mas que fatores como o número de pessoas no transporte público influenciam no resultado. Caso um passageiro passe frio ou calor, a empresa instrui a entrar em contato, mandando uma mensagem para o número (11) 97333-2252, ou em suas redes sociais.

O Metrô afirma que 75% dos trens contam com ar-condicionado, e que o equipamento será instalado nos demais 25%. "Uns são Sibéria e outros são Saara", brincou o estudante de geografia Carlos Sá, dentro de um trem que estava mais para a área polar russa, com 20°C, do que para o deserto africano.

"Eu vou pra USP tiritando na linha amarela, mas pelo menos me sinto na Europa por meia hora."

A contabilista Silvia Mara Babbine, 42, já tem seus macetes para ir do Tucuruvi, na zona norte, até a estação Brigadeiro, na região da Paulista. "Na linha tem trens sem ar-condicionado, então espero um menos gelado. Mas na linha verde não tem jeito: só de moletom."

FRIO DE SUPERFÍCIE

O choque térmico também começa a se espalhar na superfície, desde que a prefeitura decidiu no começo do ano tornar obrigatório o ar-condicionado nos 15 mil coletivos da cidade –sem estipular um prazo. O número de ônibus com ar-condicionado subiu de 30 para 60.

Levantamento de 2009 da SPTrans com usuários apontou que 86% eram contra a climatização nos ônibus.

A encarregada de almoxarifado Lucilene Messias, 37, não recebeu bem a notícia. "Mas eu pego ônibus só quando não quero passar frio", disse a moradora de Guaianases que trabalha na avenida Paulista.

"Agora vou ter que tirar do armário todo dia o casaco de esqui que comprei só pra isso, e chegar no serviço encapotada que nem um bombomzinho."

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960