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CET SP aumenta fiscalização nas faixas de ônibus

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans aumentaram a fiscalização do uso indevido das faixas de ônibus em São Paulo após a mudança da infração para gravíssima. 

Após a aprovação da lei federal pela presidente Dilma Rousseff no dia 31 de julho, a CET começou a fiscalizar e aplicar a multa nesta semana. 

Quem infringir a lei perde sete pontos da carteira e paga uma multa de R$ 191,54.

Os passageiros que fazem uso do corredor de ônibus elogiam as mudanças. Já os motoristas criticam o projeto porque os veículos perdem espaço na pista. 

Informações: CET SP

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Trafegar em canaletas do transporte coletivo de Curitiba vira infração gravíssima

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) alerta os motoristas que já está em vigor a alteração no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) sobre a circulação irregular por vias de trânsito exclusivo do transporte coletivo, como canaletas e faixas exclusivas.

De acordo com a Lei Federal nº 13.154/2015, recentemente aprovada e que alterou artigos do CBT, a infração passa de grave para gravíssima, com a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.

Os agentes da Setran estão fazendo autuações de acordo com a nova legislação.

Informações: Bem Paraná

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No Rio, Bilhete Único Intermunicipal tem novo regulamento para evitar fraudes

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Para evitar fraudes no Bilhete Único Intermunicipal, o Governo do Estado decidiu criar um termo de adesão e novas regras para os usuários. O termo foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (11), em decisão da Secretaria Estadual de Transportes.

A partir da data da publicação, quem quiser aderir ao programa terá de assinar um termo de ciência e adesão, com regras claras sobre o uso correto do benefício. O objetivo é estabelecer os direitos e deveres dos beneficiários que recebem subsídio do Bilhete Único Intermunicipal, frisando que o cartão é pessoal e não pode ser utilizado por terceiros. Além disso, será ampla divulgação das regras do Bilhete Único Intermunicipal para conscientizar os atuais usuários do sistema sobre o uso correto do benefício.

Foi anunciada também uma parceria entre a Polícia Civil e o Bilhete Único. A Corregedoria Geral do Bilhete Único  apresentou à delegacia de Defraudações da Polícia Civil denúncias como desvio na utilização do BU; fraudadores vendendo créditos de cartão Riocard em pontos de ônibus; utilização de cartão de terceiros por cobradores; vans intermunicipais validando bilhetes acima da capacidade de carregamento de passageiros; entre outras.

Devido a estas fraudes, foi montado um trabalho em conjunto para a abertura de investigações e inquéritos. Além disso, operações de fiscalização serão montadas em parceria também com o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e incluirão ações em terminais rodoviários, como blitz móveis e perícia em validadores, entre outros.

Estão previstas ainda punições para quem cometer fraudes. O usuário cadastrado que descumprir as regras estabelecidas no termo de adesão, ou, ainda, que de alguma maneira concorra com a prática de fraude ao sistema do Bilhete Único Intermunicipal, estará sujeito, além da responsabilização nas esferas civil e criminal, da aplicação da suspensão ao recebimento do subsídio por até um ano.

O Governo do Estado ainda anunciou que estão retirados do direito ao Bilhete Único Intermunicipal os menores de 5 ou maiores de 65 anos, uma vez que esses usuários já dispõem de gratuidade plena no transporte público. A comunicação sobre o desligamento do programa, de acordo com o termo, será feita em até 90 dias.

Como solicitar
O programa Bilhete Único, sistema de integração dos transportes públicos do Rio de Janeiro, possui pontos de recarga espalhados pela cidade e na Região Metropolitana do Rio. No benefício, os passageiros podem escolher entre o sistema do Bilhete Único Carioca, com 604 postos; ou Intermunicipal, com 1028 locais para recarga. De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, o programa intermunicipal conta com quase quatro milhões de cadastrados. Enquanto o Bilhete Único Carioca (BUC) conta com 5,37 milhões de usuários.

Para efetuar a recarga, os usuários podem se dirigir a postos como a Loja do RioCard na estação de trem da Central do Brasil, no Centro do Rio; ou na estação de metrô Uruguaiana, também no Centro da cidade. Já os moradores de Niterói, podem recarregar o crédito do cartão no Terminal Rodoviário João Goulart, na Avenida Visconde do Rio Branco.

Regras do Bilhete Único Intermunicipal
- Em linha ou serviço de transporte intermunicipal com valor superior à tarifa praticado no Sistema Bilhete Único Intermunicipal, será debitado do cartão o valor máximo da tarifa de Bilhete Único (R$ 5,90);

- O usuário tem um prazo máximo de utilização de três horas para realizar a integração. Além disso, o intervalo entre as viagens de ida e volta deve ser de no mínimo uma hora;
- O usuário poderá realizar até duas viagens diárias (ida e volta), compostas por até duas integrações cada, nos seguintes modais: ônibus, metrô, trem, barcas e vans legalizadas;
- No caso de utilização no trem e nas barcas, o usuário ainda se beneficia da Tarifa Social, pagando um valor inferior ao praticado na tarifa atual. Ex.: Trem R$ 3,30 (sem B.U.), R$ 3,20 (com B.U.); Barcas R$ 5,00 (sem B.U.) R$ 3,50 (com B.U.);
- O cartão é intransferível e pode ser adquirido em postos de cadastramento; lojas RioCard; ou pelo site;
- O benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Intermunicipal é válido nas viagens entre modais nos seguintes municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá;

Regras do Bilhete Único Carioca
- Os usuários do Bilhete Único Carioca (BUC) pagam apenas uma passagem (R$ 3,40) para utilizar dois transportes (inclusive BRT) no intervalo de 2 horas e 30 minutos. Esse número pode chegar a três, caso um dos transportes seja uma linha alimentadora do BRT.

- O Intervalo entre os transbordos deve ser de até duas horas e meia. Além disso, o intervalo entre as integrações de ida e volta deve ser a partir de 1h;

- O usuário poderá realizar apenas duas integrações diárias;

- O uso do cartão: duas vezes seguidas na mesma linha de ônibus ou no validador do trem, não caracteriza integração do Bilhete Único Carioca, portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas;

- A validade dos créditos é de um ano a partir da data de aquisição. Após este período, os créditos expiram;

Os ônibus executivos, conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão”, não estão incluídos no benefício tarifário do Bilhete Único Carioca. Sendo assim, será debitado do cartão o valor integral da tarifa praticada nestes transportes.

Valor da tarifa atual de Bilhete Único Carioca: R$ 3,40 (ônibus + ônibus) e R$ 4,70 (ônibus + trem – apenas estações dentro do município do Rio de Janeiro);

Informações: G1 Rio

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Em SP, Linha 15-Prata do monotrilho começa a operar comercialmente

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O monotrilho da Linha 15-Prata começou a operar comercialmente e com horário ampliado na manhã desta segunda-feira (10). Inicialmente, o monotrilho irá funcionar das 7h às 19h em apenas um trecho dos 26,6 km prometidos pelo governo estadual, ligando duas estações.
Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Os trens percorrem 2,9 km entre o Oratório e a Vila Prudente, onde há integração com a Linha 2-Verde do Metrô. O intervalo de circulação é de seis minutos. É o primeiro monotrilho em operação no país.

A tarifa de R$ 3,50 passa a ser cobrada, com preço igual ao dos bilhetes da CPTM e do Metrô. Durante a fase de testes, que começou em 30 de agosto de 2014, o trecho estava aberto gratuitamente, mas só aos fins de semana, das 10h às 15h.

Por causa da inauguração nesta segunda-feira, as visitas controladas foram suspensas na última quarta-feira (5) para a realização dos últimos ajustes nos equipamentos e sistemas.

Quando estiver completa, ligando o Ipiranga a Cidade Tiradentes, a Linha 15 deve transportar 500 mil pessoas diariamente. Serão 18 estações e 26,6 km de extensão. Os trens do monotrilho trafegam a 15 metros de altura e têm sua operação totalmente automática.

Atrasos
Em 2009, o então governador José Serra (PSDB) disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse da Vila Prudente a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentes concluída em 2012.

Depois, em julho de 2013, a entrega do primeiro trecho foi prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para janeiro de 2014. Quando o prazo chegou, a abertura foi adiada para março e, finalmente, a operação assistida começou em agosto do ano passado.

Em março deste ano, o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o desvio do Córrego Mooca, essencial para a construção das próximas três estações da linha, começaria em abril e seria concluído em 15 meses. 

Informações: G1 São Paulo

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Santos realiza estudo inicial para construção de túnel da Zona Noroeste

Os estudos iniciais para construção do túnel entre a Zona Noroeste e o bairro do Marapé em Santos, no litoral de São Paulo, foi concluído pela prefeitura. O plano da administração municipal é que esse estudo seja protocolado no início de 2016 e assim, iniciar licitação para contratar os projetos básico, executivo e de obra.

O projeto prevê a criação de dois túneis. Uma das entradas do túnel será de frente para a Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, no Marapé, e a outra outra ao lado do Conjunto Habitacional dos Estivadores, no bairro São Jorge, próximo à divisa com São Vicente. Atualmente, a ligação entre as partes leste e oeste da Ilha de São Vicente é realizada pelo Centro de Santos ou pela orla da praia. A obra é orçada em R$ 456,3 milhões, sendo R$ 288 solicitados junto a União.

A realização do anteprojeto é uma das exigências do Ministério das Cidades para que a União financie a obra. A Prefeitura de Santos conversa com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para verificar qual deve ser o estudo ambiental adequado para obter as licenças necessárias para a execução da obra.

Nos próximos 15 dias, também será concluído o mesmo trabalho para intervenções necessárias para criação de corredores de ônibus entre Santos e São Vicente.

Informações: G1 Santos

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Teresina ganha mais 7km de faixa exclusiva para ônibus

A Prefeitura de Teresina vai implantar 7,22 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus, que ligará as zonas Sudeste e Leste. A obra está orçada em R$ 6.881.215,20, com recursos próprios da Prefeitura e do Governo Federal, e contempla também a pavimentação e drenagem das vias, bem como sua sinalização vertical e horizontal.
Foto: Valéria Neves
A faixa exclusiva terá início nas proximidades do Terminal de Integração do Parque Itararé, zona Sudeste, passando pelo Terminal do Livramento, também na zona Sudeste de Teresina, e será finalizada próxima ao Terminal do Santa Isabel, na zona Leste da capital.

“O nosso objetivo com a faixa exclusiva é diminuir o tempo de percurso do ônibus, beneficiando a maior parte da população, que são os usuários do transporte público. Terão também paradas de ônibus, o que chamamos de abrigo, por toda a extensão da faixa exclusiva”, explica José João Braga, secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

O edital para abertura das propostas de licitação será lançado no dia quatro de setembro e a previsão para a conclusão da obra é de 10 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço. 

Informações: Capital Teresina

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Linhas de ônibus da Zona Norte de Porto Alegre sofrem alterações

As linhas de ônibus 704 Humaitá e 704.1 Humaitá / AJ Renner / Dona Teodora terão alterações em suas tabelas horárias e seus itinerários para melhor atendimento aos usuários moradores da zona Norte da Capital. As mudanças estão previstas para esta segunda-feira, 10, com acompanhamento dos fiscais da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e também dos técnicos de planejamento de transporte.

As modificações em horários e itinerários acontecem em uma ação integrada entre as comunidades envolvidas, com participação dos conselheiros do Orçamento Participativo (OP),  o Centro Administrativo Regional (CAR), Associação de Moradores e a área técnica de transporte da EPTC. “O objetivo é qualificar o atendimento, já que houve um  forte crescimento populacional naquela região, com mais demandas para o transporte coletivo”, afirma Márcio Ramos, da Assessoria Comunitária da EPTC. 

Além de folhetos informativos com as mudanças, que serão distribuídos aos usuários das duas linhas envolvidas, a população pode receber mais informações sobre os novos horários e itinerários pelo fone 156.

Informações: EPTC


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Novo edital do BRT de Sorocaba ainda não tem data para ser publicado

Após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) liberar a Prefeitura de Sorocaba, na última semana, a marcar uma nova data para apresentação de propostas para o edital do sistema Bus Rapid Transit (BRT) – Ônibus Rápido, a Secretaria de Administração já está analisando as adequações solicitadas pelo TCE e afirmou que elas serão levadas em consideração na elaboração de novo edital, que ainda não tem data para ser publicado.

Em março deste ano, o TCE-SP havia suspendido a licitação internacional para a implantação do BRT após o vereador Marinho Marte (PPS), o advogado Luís Daniel Pelegrine e uma empresa de ônibus, formularem representações denunciando irregularidades no edital. Agora, com a nova decisão, a Prefeitura está liberada para fazer a publicação do texto e reabrir o prazo para receber propostas. O valor estimado na licitação internacional é de mais de R$ 2,3 bilhões.
A implantação do BRT é um dos pontos do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade da cidade, cuja prioridade é o transporte não motorizado e coletivo. A previsão é de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo sejam atendidos pelo sistema diariamente e o tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%.

Além disso, para maior rapidez, os BRTs terão pontos de paradas reduzidos, especialmente nas estações em nível, instaladas nos canteiros centrais. O BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, às seis Áreas de Transferências e a integração temporal entre diferentes linhas com o pagamento de uma única tarifa.

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