Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governo Federal cancela BRT em Caruaru e corredores exclusivos em Olinda e Paulista

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O Ministério das Cidades decidiu cancelar a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O projeto existe há três anos, quando o órgão constatou que havia viabilidade na área, no entanto, orçado em R$ 250 milhões, nunca saiu do papel. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira. Além disso, também anulou a execução das obras de corredor exclusivo de ônibus de complementação da III Perimetral, trecho Olinda e Recife e trecho Paulista.

Segundo a publicação, a implantação deveria obedecer aos atos normativos que regem o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e o calendário com os prazos estabelecidos para contratação da operação de crédito no Programa. "Considerando a ocorrência de desistências formalizadas da contratação da operação de crédito e o não cumprimento dos prazos estabelecidos, resolve: Art. 1º Tornar insubsistente a seleção das propostas listadas no Anexo I desta portaria em função da não continuidade da contratação no Programa Pró-Transporte, para fins de realocação dos recursos do programa", consta no documento.

O sistema deveria ligar Caruaru de Leste a Oeste - do Alto do Moura ao Bairro das Rendeiras, com estações próprias e aproveitando o trajeto da linha férrea. Através de nota oficial, a Prefeitura de Caruaru explicou que os atrasos ocorridos, quando dos prazos estabelecidos no início, não foram cumpridos por causa da demora na aprovação do projeto, além de outros aspectos formais, que não foram detalhados.


Informações: Diário de Pernambuco
READ MORE - Governo Federal cancela BRT em Caruaru e corredores exclusivos em Olinda e Paulista

Novos ônibus começam a circular gradativamente em Campos dos Goytacazes

Boa parte dos ônibus zero quilômetro financiados através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) para as empresas que fazem parte dos consórcios vencedores da licitação do transporte coletivo do município, já está circulando. Foram financiados 85 novos ônibus, sendo 30 da empresa São Salvador e 25 da Turisguá, ambas do consórcio União – cor amarela; e mais 30 da Rogil, da cor azul.

Um dos veículos novos é do Consórcio União, que está fazendo linha entre o Centro e Goitacazes. Para a dona de casa Maria das Graças da Conceição Baptista, 59 anos, o transporte coletivo no município está melhorando. “A gente percebe na melhoria dos ônibus, por exemplo, cujos assentos são bem melhores e mais confortáveis”, afirmou.

Todos os coletivos têm acessibilidade. Ao todo, a frota do município terá 385 novos ônibus operando nos três consórcios. A frota circulante vai aumentando após os veículos serem vistoriados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). 

Por Por: Telmo Filho - Foto: Rodolfo Lins 
Informações: Prefeitura de Campos dos Goytacazes
READ MORE - Novos ônibus começam a circular gradativamente em Campos dos Goytacazes

Governo vai estender subsídio de 50% do Eixo Anhanguera a toda RMTC

terça-feira, 12 de maio de 2015

Usuários do transporte coletivo poderão pagar R$ 1,65 pela passagem de ônibus em toda a região metropolitana de Goiânia a partir de agosto.

Este é o plano do presidente da Metrobus, Eduardo Machado, que, em entrevista ao Jornal Opção Online, anunciou o lançamento do Cartão Metrobus — benefício que garantirá a usuários cadastrados 50% de desconto na passagem em qualquer ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC).

Aos moldes do atual subsídio ofertado pelo Governo de Goiás no Eixo Anhanguera — operado pela estatal goiana –, o presidente do órgão afirmou que tal benefício não ficará mais restrito ao “Eixão”. “É uma inovação, cujo objetivo é promover justiça social para todos os moradores da região metropolitana. Estaremos atendendo, verdadeiramente, aqueles que mais precisam”, justificou Eduardo.

Segundo ele, todo o investimento que o governo faz atualmente apenas no Eixo Anhanguera será ampliado para os ônibus das outras empresas que atendem a região metropolitana. “Estaremos relocando os investimentos, que hoje ficam restritos à apenas uma linha. Estamos expandindo nossa atuação”, completa.

Com a nova proposta, o valor de R$ 1,65 do Eixo Anhanguera será extinto e o usuário regular pagará os R$ 3,30 atuais da RMTC.

A criação do Cartão Metrobus faz parte do pacote de melhorias do novo consórcio que a estatal vai apresentar com a constituição de um novo consórcio de transporte coletivo. A Rede Metrobus, que reunirá as empresas Viação Reunidas, Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), Rápido Araguaia, e a própria Metrobus, vai operar de maneira semelhante à RMTC.


No entanto, o grande diferencial é que haverá uma padronização dos ônibus, além de uma nova marca e, claro, acordo de cooperação mútua.

Com a demanda das concessionárias em baixa — tendo perdido cerca de 30 milhões de validações apenas de 2013 para 2014, principalmente após a extensão do Eixo Anhanguera a Senador Canedo, Trindade e Goianira –, elas passariam a operar o trajeto para tais cidades — hoje, exclusivo da Metrobus.

Em contrapartida, a estatal passaria a compartilhar o quadro de funcionários, além de fazer uso da expertise/estrutura das garagens das concessionárias. Dessa forma, diminuiria os custos de operação do Eixo Anhanguera que, segundo Eduardo Machado, sofre com a burocracia de toda empresa pública brasileira.

“Vamos passar a gerar lucro para o Estado. Investiremos em melhorias nos ônibus da Metrobus, como ar-condicionado e Wi-Fi”, assegura.

Martelo

O presidente da Metrobus contou que se reuniu com a diretoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) nesta segunda-feira (11/5) e acertou mais detalhes sobre o projeto, que deve ser enviado a Assembleia Legislativa no dia 15 de junho. “A minuta vai regularizar a extensão do Eixo Anhanguera, operacionalizar a Rede Metrobus e criar as melhorias”, revelou Eduardo.

A expectativa é que o novo formato entre em funcionamento no dia 15 de agosto. O governador Marconi Perillo (PSDB) já deu o “sim”.

Por Alexandre Parrode
Informações: Jornal Opção
READ MORE - Governo vai estender subsídio de 50% do Eixo Anhanguera a toda RMTC

João Pessoa poderá ter sinal de internet wifi em terminais de integração do transporte público

João Pessoa poderá ter sinal gratuito de internet wifi para os usuários de transporte público, nos terminais de integração do Município. É o que solicita uma Indicação ao Executivo Municipal, de autoria do vereador Eduardo Carneiro (SD), aprovada na votação desta terça-feira (12), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Segundo o autor da Indicação, a iniciativa, se acatada pela Prefeitura da Capital, vai promover mais comodidade para os usuários de transporte coletivo e mais modernidade para a Capital. “A cidade conseguiu grande avanço com a implementação dos terminais de integração. Queremos avançar ainda mais com essa iniciativa. As pessoas que aguardam os ônibus poderão realizar uma pesquisa ou se comunicarem pela internet. Estamos sempre buscando essa linha de modernização da cidade”, defendeu o parlamentar.

Os vereadores Renato Martins (PSB), Raoni Mendes (PDT), Bosquinho (DEM) e Marmuthe se pronunciaram a favor da Indicação de Eduardo Carneiro. Renato Martins parabenizou a iniciativa e solicitou subscrição à Indicação. “Destaco a produtividade da propositura do vereador, que está atendo ao consumidor e aos problemas da cidade, segurando a bandeira da humanização do transporte coletivo. Peço o direito de subscrever a Indicação nessa ideia legítima, barata, simples e extremamente oportuna”, afirmou Renato Martins.

Para Lucas de Brito (DEM), a matéria entra em pauta em um momento em que o transporte público como um todo precisa ser melhorado. “É preciso climatizar os ônibus, disponibilizar internet e fornecer paradas com abrigos adequados”, cobrou. Raoni Mendes pediu mais atenção para o Terminal de Integração do Varadouro. “O terminal foi abandonado. Ele está deteriorado porque foi esquecido pela atual Gestão”, denunciou.

Já Bosquinho afirmou que a disponibilização de internet gratuita é uma tendência nas grandes cidades. “Que possamos avançar nesse sentido e estender esse serviço para vários outros locais públicos”, colocou. Marmuthe destacou que essa iniciativa já é posta em prática no Valentina de Figueiredo e que ela incentiva o uso de espaços de convivência da cidade.

Informações: PB Agora

READ MORE - João Pessoa poderá ter sinal de internet wifi em terminais de integração do transporte público

Prefeitura de Campo Grande fará licitação do Corredor Sul de transporte coletivo

Os moradores da região do Universitário terão maior conforto. Ainda neste mês, a Prefeitura de Campo Grande, fará a licitação do Corredor Sul de transporte coletivo. São 17,28 quilômetros de corredor, começando no Terminal Guaicurus, passa pelo Terminal Morenão, se estendendo até a avenida Mato Grosso, passando pela Rui Barbosa, Calógeras, além de trechos da 13 de Maio e Maracaju.

O investimento  é de R$ 32,3 milhões, somente para as faixas exclusivas de ônibus> Além de R$ 27,8 milhões para o viaduto na rotatória das avenidas Interlagos com Gury Marques.

Na sexta-feira (8) foi lançado o edital de licitação do primeiro trecho, com extensão de 6,90 km, entre o terminal Guaicurus e a rotatória da Interlagos. O projeto prevê o corredor no canteiro central e o recapeamento das duas pistas da avenida, com previsão de investimentos em R$ 12 milhões. As empresas poderão apresentar propostas até o dia 15 de junho às 18 horas. Nesta etapa está programado o recapeamento de ruas de acesso ao corredor, como as ruas Danda Nunes, Marques de Olinda, Filomena Segundo Nascimento e Visconde de Cairu.

Os próximos lotes do corredor terão recapeamento na avenida Costa e Silva, em uma extensão de 4,37 km da Olavo Vilela, até a avenida Eduardo Elias Zahran, passando pelo Terminal Morenão. O trajeto tem extensão de 570 metros, da rua Carlinda Tognini, que dá acesso a rua Rui Barbosa, onde o corredor será implantado ao longo de mais 3,47 km, entre a Carlinda Tognini e a avenida Mato Grosso. O outro eixo do corredor é avenida Calógeras, ao longo de 2,97 km , entre as avenidas Mato Grosso e Eduardo Elias Zahran.

Segundo lote
Antes da licitação do Corredor Sul, a prefeitura licitou o Corredor Sudoeste,  entre o terminal Aero Rancho e o Shopping Campo Grande, passando pelo terminal Bandeirantes. Já foi feita a ordem de serviço para um trecho de 570 metros do corredor na rua Guia Lopes da Laguna, entre a Afonso Pena e a rua Brilhante.

A obra está orçada em R$ 700.734,66, com previsão de ser concluída em 90 dias. Os serviços incluem sinalização horizontal e vertical, além da acessibilidade.

Mobilidade
O projeto de Mobilidade Urbana prevê a implantação de três corredores do transporte. Além do Corredor do Sudoeste, estão projetados os Corredores Sul (centro/terminal Morenão/Guaicurus) e Norte (centro/terminal General Osório/Terminal Nova Bahia).

O orçamento total é de R$ 116 milhões, prevendo ainda colocação de 500 abrigos em pontos de ônibus e quatro novos terminais de transbordo. (com informações da assesoria PMCG)

Por Alberto Gonçalves
Informações: Capital News

READ MORE - Prefeitura de Campo Grande fará licitação do Corredor Sul de transporte coletivo

Motoristas de ônibus de São Paulo decidem paralisar terminais por 2 h nesta terça

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Motoristas e cobradores decidiram, em plenária realizada nesta segunda-feira (10), paralisar os terminais de ônibus de São Paulo entre 10h e 12h desta terça-feira (11) em manifestação por reajuste salarial.

A São Paulo Transporte (SPTrans) divulgou nota na qual apela para que as conversas prossigam no sentido de que a operação do sistema não sofra descontinuidade e afirma que espera que trabalhadores e empresários alcancem o entendimento no sentido de evitar a paralisação das atividades. "É fundamental que as duas partes negociem e cheguem a um acordo para que a população não seja prejudicada."

O sindicato que representa as empresas de ônibus diz que "uma atitude extrema dos operadores, sem amparo de uma assembleia da categoria, caracteriza o movimento como ilegal, resultando em sérios prejuízos aos usuários do serviço de transporte urbano".

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano, Valdevan Noventa, disse que a manifestação desta terça “é um alerta para todos”. Ele afirma que todos os terminais da cidade deixarão de funcionar no horário, além de algumas linhas que circulam fora dos terminais.

“É uma campanha salarial, recusamos uma proposta indecente. É um alerta para todos, que a cidade pode parar”, afirmou.  Ele diz que os funcionários pedem a correção do salário pela inflação mais um aumento real de 7%. Segundo o presidente, as empresas ofereceram 7,21% no total. Os trabalhadores marcaram para quinta-feira (14) uma assembleia que irá definir os rumos da campanha salarial.

Em nota, o sindicato que representa as empresas diz que "as negociações estão em andamento; ainda não se esgotaram". "As empresas concessionárias, associadas ao SPUrbanuss, farão todos os esforços para manter a operação normal dos ônibus", afirma.

Os motoristas e cobradores fizeram protesto semelhante em novembro de ano passado e fecharam os terminais das 10h às 12h30. Na época, a manifestação pedia mais segurança para os trabalhadores, após a morte de um motorista que teve o corpo queimado.

READ MORE - Motoristas de ônibus de São Paulo decidem paralisar terminais por 2 h nesta terça

Três veículos do VLT chegam a Santos em maio

Três unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegam a Santos, no litoral de São Paulo, ainda neste mês. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), os trens entrarão em circulação em junho, na interligação com a cidade de São Vicente.

Os veículos que chegam a cidade são os primeiros produzidos no Brasil. Ainda em maio serão concluídas as obras no túnel Nossa Senhora de Lourdes, no bairro José Menino, e consequentemente terá início a fase de testes dos trechos até o Canal 2.

Ao todo, o VLT entre as cidades de Santos e São Vicente terá 22 veículos, com capacidade para transportar 400 pessoas em cada conjunto de sete módulos. As obras para o novo sistema viário estão 95% concluídas em São Vicente e 60% em Santos.

Informações: G1 Santos

Leia também sobre:
READ MORE - Três veículos do VLT chegam a Santos em maio

Scania lançará ônibus biarticulado no Brasil

A Scania pretende inflar sua participação nas vendas de ônibus urbanos. O primeiro reflexo da orientação global no Brasil será o lançamento de um chassi biarticulado, programado para julho deste ano. O modelo deve abrir as portas para que a companhia entre em mercados fora de São Paulo, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). “Não teremos apenas esta novidade”, revela Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da companhia para o Brasil. Ele admite que também está em estudo a produção local de um modelo superarticulado.

O executivo trabalha ainda em outra frente para incrementar a presença da marca no segmento: na área comercial e no fortalecimento do relacionamento com autoridades responsáveis pelos sistemas de transporte. Dessa forma a empresa fica próxima dos tomadores de decisões para apresentar soluções, dar sugestões para o transporte público e, claro, participar das licitações. 

Com esta postura a Scania pretende reverter o distanciamento do segmento urbano. A participação da companhia é pontual. “Temos cerca de 400 veículos circulando na frota de cerca de 15 mil ônibus da cidade de São Paulo”, conta Munhoz. Além disso, a fabricante tem parcela de 70 chassis de 15 metros a etanol que rodam na capital paulista. Há presença também em Recife (PE), onde a empresa forneceu veículos para o sistema BRT, que ainda não foi completamente implementado. 

Com participação tão pequena, a Scania não divulga a meta de market share que pretende alcançar em urbanos, mas mostra otimismo com o segmento. Munhoz acredita que, com a proximidade das eleições municipais, em 2016, o mercado deve ficar mais aquecido. O diretor estima que, apenas São Paulo, município que responde por entre 30% e 40% do mercado total destes modelos, deve demandar cerca de 4 mil ônibus até o primeiro semestre de 2017, considerando licitações que já são aguardadas e a renovação de modelos antigos. 

O executivo acredita que a cidade é afetada também pela tendência de aumento dos usuários deste tipo de veículo. Além do empenho da prefeitura para priorizar o transporte coletivo, há certo fluxo de pessoas que tem trocado o metrô pelo ônibus. “Em algumas linhas esta é a opção mais vazia e rápida”, aponta. No médio prazo Munhoz prevê evolução da qualidade do transporte coletivo oferecido na cidade. “Hoje o sistema é desorganizado. Há um plano que, se realmente for colocado em prática, vai melhorar muito oferta de linhas de ônibus na cidade.” 

MERCADO

Mesmo diante do cenário econômico e político conturbado, a Scania tem expectativa de que o mercado de ônibus alivie a queda de 26% registrada nos primeiros quatro meses de 2015, quando foram entregues 6,7 mil chassis. “A minha visão mais otimista é de que podemos alcançar volume estável na comparação com o ano passado”, estima Munhoz. Ele considera que os próximos meses serão de melhora gradual da demanda, com perspectiva de aumento da procura por modelos urbanos e de destravamento das vendas de rodoviários.

Em breve deve enfim sair a regulamentação pendente da legislação para as concessões de transporte rodoviário interestadual. O executivo acredita que a proximidade da definição tem dado confiança aos empresários, que estão reabrindo as negociações. “Isso acontece com clientes pequenos e médios focados principalmente em turismo. A área de fretamento está parada”, explica. Munhoz admite que a Scania virou o ano com a carteira de pedidos vazia, algo fora do normal para a companhia, que sempre recebe encomendas importantes nesse período. “Vendemos 270 ônibus no primeiro quadrimestre, 100% eram rodoviários e 90% foram para pequenas e médias empresas.”

Ao mesmo tempo em que faz ofensiva na área de urbanos, a montadora pretende concentrar esforços em um veículo que já faz parte de seu portfólio para acelerar as vendas de rodoviários. “Houve uma alteração na lei da balança, que permite agora que os ônibus tenham mais uma tonelada de capacidade de carga por eixo”, conta. Para aproveitar isso, a empresa destaca o chassi K360 4x2 de 360 cv, que comporta até 52 lugares com banheiro. “Ninguém consegue oferecer uma solução tão competitiva. Não é algo muito comum, mas já temos projeto pronto e é a melhor forma de aproveitar a nova regulamentação”, assegura.

Por Giovanna Riato
READ MORE - Scania lançará ônibus biarticulado no Brasil

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960