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Tarifa de ônibus entre Cuiabá e Várzea Grande sobem nesta segunda-feira

domingo, 22 de fevereiro de 2015

A partir desta segunda-feira (23), a tarifa do transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, terá novo valor. De R$ 2,75, os usuários do transporte coletivo passarão a pagar R$ 3,10, mesmo valor da tarifa em vigor em Cuiabá. Segundo a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager), o aumento estava previsto em contrato.

Ainda de acordo com a agência reguladora, para o reajuste foram considerados os custos das empresas com salários, combustível e manutenção dos veículos, por exemplo. A valor da tarifa dentro de Várzea Grande também teve aumento. De R$ 2,70, subiu para R$ 3,10. Um total de 92 ônibus circulam diariamente nas linhas intermunicipal e transportam mais de 30 mil passageiros por dia.

No ano passado, houve redução no valor da tarifa do transporte intermunicipal após um acordo entre o Ministério Público Estadual (MPE), governo do estado e Ager. De R$ 2,85, caiu para R$ 2,75 no mês de abril. Ficou acordada que a tarifa valeria pelo período específico de 454 dias.

Em Cuiabá, os usuários do transporte coletivo passaram a pagar mais cara pela tarifa no mês passado. Subiu de R$ 2,80, para R$ 3,10, o que corresponde a 10,7% a mais no bolso do consumidor.

Informações: G1 MT

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Número de veículos em Maceió cresce quase 7%

Em dezembro de 2014, a frota veicular de Maceió era composta por aproximadamente 283 mil veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Tal número engloba desde automóveis até motocicletas, caminhões e micro-ônibus. Os números de janeiro a fevereiro deste ano ainda não foram divulgados, mas o crescimento já é visível quando se compara com o número de veículos que a cidade possuía em dezembro de 2013, que era 266,17 mil veículos. Ou seja: cerca de 17 mil a menos.

O crescimento do número de veículos preocupa pela possibilidade de agravamento dos congestionamentos na cidade. Para amenizar o problema que abrange não somente Maceió, mas todas as grandes cidades brasileiras, a Prefeitura tem tomado medidas com resultados positivos na mobilidade principalmente de quem utiliza o transporte público para se locomover.

A criação da faixa exclusiva para ônibus – a chamada faixa azul, nas avenidas Tomás Espíndola, Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro foi uma medida implantada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito em 2014. De acordo com a SMTT, o objetivo da faixa azul é facilitar e acelerar o fluxo de veículos de uso coletivo em Maceió, estimulando assim o seu uso pela população.

Devido a problemas de velocidade e de disponibilidade de transportes coletivos, muitas pessoas deixaram de usar tal meio e decidiram adquirir o próprio automóvel, como é o caso da estudante Alessandra Aleluia. “Tenho carro, mas andei de ônibus para ir à faculdade e por estudar de manhã tinha muita dificuldade em chegar às aulas na hora certa. Hoje já percebemos a diferença e como o transporte coletivo está mais rápido”, afirma.

A faixa exclusiva também será implantada nas Avenidas Comendador Leão, bairro do Poço, e Dona Constança, na Mangabeiras. Além da faixa azul, a Prefeitura investiu na criação de novas vias como a Avenida Josefa de Melo, ligando o Barro Duro à Cruz das Almas.

As obras da Avenida Paulo Holanda, paralela ao Hospital Universitário, estão avançadas e irão facilitar o acesso aos conjuntos habitacionais Graciliano Ramos e Village I e II. A nova Avenida deve descongestionar o trânsito da Via Expressa no trecho da rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

por Ascom - SMTT
Informações: Aqui Acontece

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Tarifa de ônibus sobe para R$ 3,25 em Porto Alegre

O acréscimo de R$ 0,30 na tarifa de ônibus de Porto Alegre, referente a um percentual de 10,85%, foi sancionado pelo prefeito José Fortunati nesta quinta-feira. A partir de domingo, o valor, atualmente em R$ 2,95, já será de R$ 3,25. As lotações custarão R$ 4,85. 

Segundo a planilha técnica apresentada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na reunião do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), ocorrida pela manhã, os itens que mais impactaram na passagem foram a despesa com recursos humanos e o custo da manutenção dos veículos. O relatório apontou uma passagem de R$ 3,2691. O reajuste foi aprovado por 14 votos a três. Durante o encontro do conselho, um grupo de cerca de 80 pessoas protestava em frente à sede da EPTC. 

O gerente executivo e representante da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) no conselho, Luiz Mario Magalhães Sá, votou a favor do valor, mas preferia que o montante fosse maior. “O sistema de transporte coletivo de Porto Alegre passa por uma crise financeira sem precedentes, o que nos preocupa, pois estamos há dois anos só mantendo o que temos, sem fazer investimentos. A frota está envelhecendo gradualmente e, lá na frente, isso afetará a qualidade do serviço”, garantiu. 

A entidade representa os interesses das empresas que operam os ônibus na Capital. Antes de a EPTC anunciar sua proposta, a ATP havia sugerido que a passagem custasse R$ 3,49. Como o valor ficou muito abaixo do que a associação esperava, Sá assegura que não há possibilidade de renovar a frota.

Ele ressaltou, ainda, a boa qualidade do transporte público porto-alegrense, se comparado com outras capitais. “O tempo médio de espera aqui é de 19 minutos, perdendo só para Curitiba, onde é de 18. Há locais em que esse período supera os 30 minutos. O tempo da viagem é o menor de todos, sendo de 56 minutos no total, enquanto no Rio de Janeiro, por exemplo, é de 96 minutos”, disse.

A reunião desta quinta foi a última com Luis Afonso Martins como representante da Central Única de Trabalhadores (CUT). O rodoviário anunciou, depois da votação, que abandonará o Comtu e também a CUT. “Quem analisar a planilha será favorável, pois ela está correta tecnicamente, mas sua metodologia está completamente equivocada. Na planilha, consta que estamos dando nosso dinheiro para os empresários. Este conselho é uma falácia, um circo armado em que a sociedade sai perdendo e só quem ganha são os empresários”, critica. Martins sugeriu que a prefeitura subsidie o aumento e que o transporte seja totalmente operado pela empresa pública Carris.

Getúlio Vargas Júnior, representante da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), destacou que a inflação dos últimos dez anos foi 20% menor do que o reajuste médio da tarifa. “Além disso, falta elaboração do Plano de Mobilidade de Porto Alegre, previsto por lei na Política Nacional de Mobilidade Urbana para ser implantado até este ano. Outra questão são as duas licitações esvaziadas, que previam um valor inferior na passagem”, relatou. 

Todos esses componentes, somados à falta de debate com a comunidade, fazem com que a entidade julgue ser responsabilidade da prefeitura subsidiar o aumento e as isenções oferecidas a idosos, deficientes e a certas áreas profissionais, bem como a meia passagem para estudantes. As isenções representam 35% do valor da tarifa, conforme a ATP. “Retirando 35% do preço da passagem, ela não estaria em R$ 2,95, mas sim em R$ 1,91, e o reajuste pedido não seria de R$ 3,27, mas sim de R$ 2,12”, ponderou Vargas.

Para presidente do Comtu, querer serviço qualificado com passe livre é ‘demagogia barata’

O presidente do Comtu, Jaires da Silva Maciel, defendeu a reavaliação anual de custos para manter o sistema funcionando. Sobre a possibilidade de a prefeitura subsidiar isenções, responsabilizou a Câmara Municipal. “Há uns três anos, o conselho encaminhou uma resolução à Casa, que foi acatada, dizendo que todas as isenções que fossem concedidas deveriam indicar, juntamente, a fonte daquele financiamento. Agora estamos vivendo esse episódio da Brigada Militar, que poderá ter seu efetivo com direito a passe livre com ou sem farda, e eles não sinalizaram a fonte da isenção, rompendo o que prometeram”, reclamou.

Os índices de inflação apresentados pelo governo federal foram questionados por Maciel. “O que não está acima da inflação? Não é só a passagem de ônibus. A declaração oficial de inflação é que está abaixo dos preços ideais. Criou-se uma ilusão de que os índices inflacionários promulgados pelo governo federal são uma verdade absoluta, mas os preços das coisas têm a sua própria realidade”, argumentou. “Por que a Mercedes Benz ou a Volvo venderiam ônibus no Brasil mais baratos do que lá fora? São todas empresas multinacionais, que têm cotação internacional, e não são tão afetadas pela inflação brasileira.”

Para Maciel, é “demagogia barata” imaginar que é possível haver transporte público e de qualidade gratuitamente. “Nem a saúde pública consegue ser gratuita e eficiente. Então, acho que está na hora de parar com essa demagogia barata e entender que, para se ter um serviço de qualidade, é preciso pagar por ele”, concluiu.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Álvaro Fernandes Lottermann, garantiu que a entidade continuará acompanhando a questão. “A pauta é muito importante para os estudantes e a sociedade, e não vamos arredar da posição de aumento zero”, avisou. “O transporte coletivo tem que ser discutido de forma mais ampla e democrática com a sociedade, pois tem sido muito de portas fechadas, no conselho, que é um espaço já dominado pelos empresários. Acreditamos que a sociedade precisa ser trazida para esse debate.”

Por Isabella Sander
Informações: Jornal do Comércio


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Em Fortaleza, Avenida Perimetral recebe mais um trecho de faixa exclusiva para ônibus

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O trecho da avenida Perimetral entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Godofredo Maciel receberá, a partir desta sexta-feira, 20, faixa exclusiva para o transporte coletivo. Esta é a segunda etapa de implantação de faixa exclusiva na via, correspondente a 8,5 quilômetros. 

Os condutores de veículos particulares terão 15 dias para se adaptar. Depois poderão ser autuados por meio dos agentes de trânsito até que seja concluída a implantação da fiscalização eletrônica. 

O valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As placas de sinalização vertical foram instaladas ao longo da via e indicam os dias e horários de restrição de circulação, que são: dias úteis - 5h às 21 horas; sábado - 5h às 16 horas; e tráfego livre aos domingos e feriados.

Faixas exclusivas em Fortaleza
A implantação da faixa exclusiva na Av. Perimetral foi dividida em duas etapas. Em dezembro de 2014 foi concluído o trecho entre a BR-116 e a avenida Juscelino Kubitschek (7,2 quilômetros). 

A Prefeitura estima que as mudanças irão beneficiar aproximadamente 71 mil passageiros que utilizam as 16 linhas que passam diariamente pela via. Com o trecho na Perimetral, Fortaleza passa a ter 61,6 quilômetros de vias exclusivas para transporte coletivo. A meta é executar mais 73,9 quilômetros até julho, totalizando 122 quilômetros em um ano.

Informações: O Povo Online

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Nova tarifa de ônibus entra em vigor em Araucária e deixa população revoltada

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Entrou em vigor nesta quinta-feira (19) o novo valor da passagem de ônibus em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova tarifa, de R$ 5,80, será paga por passageiros que precisam se deslocar até a capital paranaense. Já o valor para circular dentro da cidade é de R$ 2,50 para pagamento com o cartão transporte do município e R$ 3,30 para quem paga a passagem com dinheiro.

Com a diferença nos valores, algumas mudanças precisaram ser feitas no terminal central de Araucária. O local, que até o início dessa semana possuía uma única entrada, passou a ter duas após o fim da integração das redes urbana e metropolitana.

Os passageiros que chegam ao terminal, precisam sair e passar por uma nova catraca para pegar, em outra ala, os ônibus que levam a Curitiba. Para isso, é necessário pagar o novo valor da passagem, de R$ 5,80. No primeiro dia após as alterações, um grupo protestou em frente ao terminal.

“Vamos deixar bem claro que isso é uma tremenda palhaçada que estão fazendo com o trabalhador. Não só em Araucária, mas com a população da Região Metropolitana inteira”, disse o vigilante Jean Xavier.

Os passageiros, que até quarta-feira (18) pagavam R$ 3,30 para usar tanto os ônibus urbanos quanto os metropolitanos, agora precisam desembolsar mais dinheiro para seguir até a capital paranaense. Isso significa que aqueles que gastavam R$ 6,60 para ir e voltar de Curitiba vão desembolsar, no mínimo, R$ 11,60 para fazer o mesmo trajeto, são R$ 5 a mais por dia.

Para o presidente de uma associação de bairros de Araucária, Nelson Moreira, que paga as passagens com dinheiro, o transporte custará o dobro. “Como é que nós vamos pagar? Eu tenho uma filha que estuda em Curitiba e vai pagar R$ 13,20 por dia e eu vou pagar o mesmo valor para ir trabalhar. Eu ganho R$ 1.300 por mês, você acha que eu vou ter condições de pagar?”, questiona Moreira.

Além da mudança nas entradas, foi colocada uma tela para separar os dois terminais. De acordo com a Prefeitura de Araucária e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a mudança foi necessária por causa da administração das duas redes de transporte.

“Hoje nós temos que administrar o nosso próprio sistema urbano e a Comec, a rede metropolitana”, disse o presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), Sandro Martins.
Para o diretor-presidente da Comec, Omar Akel, as alterações também tem um lado positivo. “O transporte municipal deve ser fortalecido para incentivar o uso e as atividades no próprio município, mas será mantida a integração com a rede metropolitana através das linhas metropolitanas”, relatou Akel.

A Comec também vai estudar mudanças no sistema de outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

Fim da integração
Para garantir ao usuário de ônibus um preço único de passagem, o Governo do Paraná – por meio da Comec – e a Prefeitura de Curitiba mantinham um convênio que venceu em dezembro de 2014 e não foi renovado. Sem acordo entre as partes, a unificação das linhas de transporte urbano de Curitiba e Região Metropolitana acabou.

A partir de fevereiro, as responsabilidades sobre o gerenciamento do transporte passaram a ser divididas entre as esferas municipal e estadual. Os valores praticados na capital paranaense são de R$ 3,15 para pagamento com o cartão transporte e R$ 3,30 para quem pagar a passagem em dinheiro.

Os preços da passagem de ônibus para as linhas metropolitanas, que compõem a Rede Integrada de Transporte (RIT), é o mesmo de Curitiba – R$ 3,30. Porém, segundo a Comec, os valores são variáveis de acordo com as linhas, e não necessariamente seguem o mesmo preço estipulado para as linhas da RIT.

Informações: G1 PR, com informações da RPC Curitiba

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Tarifa do transporte público de Valinhos (SP) passa de R$ 3,30 para R$ 3,50

O valor da tarifa do transporte público de Valinhos (SP) passa de R$ 3,30 para R$ 3,50 a partir sábado (21), reajuste de 6,06%. Segundo a Prefeitura, o novo reajuste ocorre mesmo sem a Rápido Luxo cumprir promessas feitas para justificar outra mudança no preço, aplicada em agosto, de R$ 3 para R$ 3,30. O compromisso era adicionar novos veículos à frota.

A principal explicação para o novo aumento é o reajuste do diesel. A decisão será publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial, informou a administração municipal. O aumento foi definido em uma reunião do Conselho Municipal de Transportes Públicos, no último dia 10.

O orgão recebeu a proposta de reajuste enviada pela empresa Rápido Luxo Campinas, responsável pelo transporte em Valinhos, e analisou a planilha de custos. De acordo com a Secretaria de Transportes, o segundo maior gasto da empresa é com o combustíveis dos ônibus.

O conselho tem poder deliberativo e é composto pelo secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, por um membro da empresa Rápido Luxo, Gerson Rossi, além de representantes dos funcionários do transporte público e da Associação de Moradores de Valinhos.

Promessas
A aquisição de mais quatro ônibus no sistema público e a implatação do Bilhete Único para que os usuários façam integração em qualquer ponto da cidade, propostas da Rápido Luxo para justificar a reajuste de agosto do ano passado, ainda não foram colocadas em prática, segundo a Prefeitura.

Na época, a administração municipal incluía, ainda, a promessa da empresa de substituir os coletivos com mais de dez anos por carros novos. Dos 36 veículos da frota, sete estão acima da idade máxima permitida.

Agora, com o anúncio de um novo aumento no valor da tarifa, a Prefeitura informou que voltou a cobrar a empresa para que as promessas sejam cumpridas. O G1 contatou a Rápido Luxo na noite desta quinta-feira, mas ninguém foi localizado para responder sobre promessas mencionadas pela Prefeitura.

Informações: G1 Campinas e Região

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Prefeitura de Uberaba confirma novos ajustes em linhas de ônibus

Adequações em algumas linhas do transporte coletivo de Uberaba serão realizadas a partir do próximo sábado (21). As mudanças foram confirmadas pela Secretária de Planejamento, por meio da Superintendência de Planejamento de Trânsito e Transporte. Além dos ajustes nas linhas, foram iniciadas, nesta quarta-feira (18), as obras para a ampliação das estações 3A e 3B do Sistema Vetor/BRT nas proximidades do Calçadão, conforme determinação do prefeito Paulo Piau.

As linhas que sofrerão ajustes no sábado serão:
Para atender aos usuários dos bairros Copacabana, Morada du Park, Morumbi, Pacaembu e Beija Flor, a linha D25 – Jardim Copacabana (via Prefeitura/ Uniube) seguirá o itinerário da antiga linha 28 – Rui Barbosa – Mercado Municipal. A linha partirá da Praça Rui Barbosa e vai interligar os bairros Planalto, Ozanã, Morada du Park, Copacabana, Morumbi, Pacaembu e Beija Flor.

A linha D26 – Terminal Oeste/Girassóis será mantido e terá o itinerário seguindo direto para o Terminal Oeste (via Avenida da Saudade), sendo uma opção rápida para quem tiver de ir ao Centro da Cidade. A linha D27 – Terminal Oeste/Jardim Copacabana passará a ser denominada D27 – Terminal Oeste/Beija-Flor (via Avenida da Saudade) e fará o antigo itinerário do ônibus Gameleira atendendo os bairros Morada du Park, Morumbi, Pacaembu e Beija-flor.

Já nas regiões dos bairros Elza Amui, Uberaba 1 e Primavera as alterações serão: as linhas Interbairros 1 e 2 passarão a circular nos bairros Elza Amui, Uberaba 1 e Primavera. A linha H54 – Jardim Primavera- não passará mais pelo bairro Elza Amui. A partir de sábado, o ônibus sairá do Terminal Leste e irá direto aos bairros Uberaba 1 e Primavera, seguindo pela Avenida Nossa Senhora do Desterro e a Avenida Djalma de Castro. Essa passará a ser uma linha rápida e direta entre esses bairros e o Terminal Leste. Foi feito um desmembramento da linha. Para atender ao Bairro Elza Amui será criada a linha H51 – Elza Amui (via Cidade Nova), que será uma linha direta entre o Terminal Leste e o bairro.

A mesma coisa será feita nas linhas que atendem as regiões dos bairros, Buritis, Maringá, Antônio Barbosa e Jardim Califórnia, elas serão desmembradas e que passarão a ter linhas específicas para atender a cada região.

A linha 53 – Valim de Melo passará a ter mais um carro circulando no horário de pico.

Vale destacar que outras mudanças podem vir a ser implantadas por meio de pesquisas e sugestões dos usuários. 

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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Novos ônibus integram sistema de transporte coletivo de Campos dos Goytacazes

A chegada dos primeiros ônibus novos, do Consórcio Planície, que integram o novo sistema de transporte coletivo Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vem agradando moradores, principalmente, dos bairros Jóquei Clube, Santa Rosa, Cidade Luz e Jardim Carioca, primeiros a serem contemplados.  Cada consórcio terá uma cor diferente, de acordo com o itinerário, o que vai facilitar a identificação pelos passageiros.  

A expectativa é de que, em março, mais ônibus cheguem reforçando a nova frota. Ao todo, serão cerca de 385 novos ônibus operando nos três consórcios. Os novos ônibus contam com acessibilidade e cerca de 40% terão ar condicionado.

Através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), a prefeitura também está financiando mais 85 ônibus zero quilômetro para as empresas que fazem parte dos consórcios vencedores da licitação, iniciada no ano passado. Mais 45 estão sendo financiados pelas empresas, que fazem parte dos consórcios, diretamente com os bancos.

"Estamos aumentando a frota existente atualmente e, consequentemente, estaremos atendendo maior número de pessoas. Outra boa notícia é que os ônibus estarão ligando novos bairros e farão a ligação de um bairro a outro", informa Álvaro Oliveira.

Informações: G1 Norte Fluminense

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