Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em BH, Usuários crescem 10%, e transporte coletivo só 1%

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O número de passageiros de ônibus em Belo Horizonte aumentou quase 10% nos últimos seis anos. Apesar disso, a frota, durante o mesmo período, cresceu pouco mais de 1%. Para os usuários, as estatísticas representam, na prática, a superlotação. Hoje, cerca de 4 mil viagens feitas por coletivos na capital em um dia útil – equivalente a 13% do total – levam mais pessoas do que o considerado aceitável pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). O órgão pretende implantar, em fevereiro, um redimensionamento de horários para tentar resolver o problema.

Entre os passageiros que aguardam no ponto de ônibus, a reclamação é a mesma: em horário de pico é preciso se apertar para entrar no coletivo. A doméstica Maria Aparecida Gomes sempre enfrenta fila para embarcar no ônibus no início do dia, na linha 3053, que sai da estação BHBUS do Barreiro. “Nas férias, fica um pouco mais tranquilo, mas sempre é uma luta. Eu perco pelo menos cinco ônibus lotados antes de conseguir ir embora”, conta.

Transporte Coletivo


A presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de BH e Região Metropolitana (AUTC), Gislene Gonçalves dos Reis, afirma que a demanda de passageiros não é atendida pela estrutura existente hoje. “A frota não corresponde à demanda. Eles têm feito a troca dos carros velhos por novos, mas várias linhas têm carência de viagens em horários de pico”.

Entre as reclamações mais recebidas pela associação, está a superlotação de ônibus e a escassez de horários, principalmente nas regiões mais distantes do centro da capital. “A integração não atende a toda a demanda, por causa da demora em conseguir embarcar. Às vezes, é impossível receber o desconto na segunda passagem, porque o ônibus não passa antes de vencer o prazo de uma hora e meia”, conta Gislene.

Segundo o engenheiro civil Renato Guimarães Ribeiro, há uma tendência de crescimento no número de passageiros nas principais regiões metropolitanas do país desde o início da década passada. Ele diz que o aumento é um fenômeno causado principalmente pelos incentivos dados pelos governos ao uso dos serviços de transporte público. “As grandes cidades estão investindo nas integrações. Assim, a rede se torna mais eficiente também no aspecto econômico, com os transbordos e as tarifas menores”.

Para tentar adequar a demanda ao serviço prestado, a BHtrans começou, há três meses, a fazer pesquisas sobre as linhas que podem ser consideradas sobrecarregadas. O último levantamento, analisando o serviço em toda a cidade, foi feito em 2001. Os técnicos estudam em quais casos será necessário ampliar a grade de horários.

“Há casos específicos de linhas que passam em estações a cada três minutos, mas, mesmo assim, saem cheias em horários de pico. Para resolver isso, vamos remanejar veículos e deve ser feita a ampliação da frota”, afirma Daniel Marx Couto, diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHtrans.

O pequeno crescimento da frota, segundo Couto, não diminuiu a qualidade do serviço. Para ele, a troca de veículos por outros maiores e a ampliação dos projetos de integração atenderam à demanda crescente. “Com o redimensionamento, há previsão de aumento de frota. Na volta às aulas, queremos estar com o atendimento adequado em todas linhas”, afirma. 

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960