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Prefeitura de Uberaba confirma novos ajustes em linhas de ônibus

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Adequações em algumas linhas do transporte coletivo de Uberaba serão realizadas a partir do próximo sábado (21). As mudanças foram confirmadas pela Secretária de Planejamento, por meio da Superintendência de Planejamento de Trânsito e Transporte. Além dos ajustes nas linhas, foram iniciadas, nesta quarta-feira (18), as obras para a ampliação das estações 3A e 3B do Sistema Vetor/BRT nas proximidades do Calçadão, conforme determinação do prefeito Paulo Piau.

As linhas que sofrerão ajustes no sábado serão:
Para atender aos usuários dos bairros Copacabana, Morada du Park, Morumbi, Pacaembu e Beija Flor, a linha D25 – Jardim Copacabana (via Prefeitura/ Uniube) seguirá o itinerário da antiga linha 28 – Rui Barbosa – Mercado Municipal. A linha partirá da Praça Rui Barbosa e vai interligar os bairros Planalto, Ozanã, Morada du Park, Copacabana, Morumbi, Pacaembu e Beija Flor.

A linha D26 – Terminal Oeste/Girassóis será mantido e terá o itinerário seguindo direto para o Terminal Oeste (via Avenida da Saudade), sendo uma opção rápida para quem tiver de ir ao Centro da Cidade. A linha D27 – Terminal Oeste/Jardim Copacabana passará a ser denominada D27 – Terminal Oeste/Beija-Flor (via Avenida da Saudade) e fará o antigo itinerário do ônibus Gameleira atendendo os bairros Morada du Park, Morumbi, Pacaembu e Beija-flor.

Já nas regiões dos bairros Elza Amui, Uberaba 1 e Primavera as alterações serão: as linhas Interbairros 1 e 2 passarão a circular nos bairros Elza Amui, Uberaba 1 e Primavera. A linha H54 – Jardim Primavera- não passará mais pelo bairro Elza Amui. A partir de sábado, o ônibus sairá do Terminal Leste e irá direto aos bairros Uberaba 1 e Primavera, seguindo pela Avenida Nossa Senhora do Desterro e a Avenida Djalma de Castro. Essa passará a ser uma linha rápida e direta entre esses bairros e o Terminal Leste. Foi feito um desmembramento da linha. Para atender ao Bairro Elza Amui será criada a linha H51 – Elza Amui (via Cidade Nova), que será uma linha direta entre o Terminal Leste e o bairro.

A mesma coisa será feita nas linhas que atendem as regiões dos bairros, Buritis, Maringá, Antônio Barbosa e Jardim Califórnia, elas serão desmembradas e que passarão a ter linhas específicas para atender a cada região.

A linha 53 – Valim de Melo passará a ter mais um carro circulando no horário de pico.

Vale destacar que outras mudanças podem vir a ser implantadas por meio de pesquisas e sugestões dos usuários. 

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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Novos ônibus integram sistema de transporte coletivo de Campos dos Goytacazes

A chegada dos primeiros ônibus novos, do Consórcio Planície, que integram o novo sistema de transporte coletivo Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vem agradando moradores, principalmente, dos bairros Jóquei Clube, Santa Rosa, Cidade Luz e Jardim Carioca, primeiros a serem contemplados.  Cada consórcio terá uma cor diferente, de acordo com o itinerário, o que vai facilitar a identificação pelos passageiros.  

A expectativa é de que, em março, mais ônibus cheguem reforçando a nova frota. Ao todo, serão cerca de 385 novos ônibus operando nos três consórcios. Os novos ônibus contam com acessibilidade e cerca de 40% terão ar condicionado.

Através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), a prefeitura também está financiando mais 85 ônibus zero quilômetro para as empresas que fazem parte dos consórcios vencedores da licitação, iniciada no ano passado. Mais 45 estão sendo financiados pelas empresas, que fazem parte dos consórcios, diretamente com os bancos.

"Estamos aumentando a frota existente atualmente e, consequentemente, estaremos atendendo maior número de pessoas. Outra boa notícia é que os ônibus estarão ligando novos bairros e farão a ligação de um bairro a outro", informa Álvaro Oliveira.

Informações: G1 Norte Fluminense

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Binário muda sentido de avenidas nesta sexta-feira em Porto Alegre

Começa na manhã desta sexta-feira (20) a operação do binário das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, na região central de Porto Alegre. As obras ainda estão recebendo os ajustes finais e o trânsito deve ser liberado a partir das 9h.

A expectativa da prefeitura é de que mais de 15 mil veículos sejam beneficiados pelas mudanças nos horários de pico.

Quando for liberado, a Avenida Borges de Medeiros terá sentido único, em direção à Zona Sul, a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique, e a Avenida Praia de Belas funcionará no sentido oposto, em direção ao Centro, no mesmo trecho. Ao todo serão seis faixas de circulação de veículos de cada lado.

O binário também provoca mudanças no transporte público da capital. Cerca de 30 linhas de ônibus que circulavam na Borges de Medeiros, em direção ao Centro, serão deslocadas para a Praia de Belas. Já 12 linhas que acessam o corredor de ônibus da Cascatinha pela Praia de Belas, no sentido Centro-bairro, passarão a utilizar a Borges de Medeiros para acessar a faixa exclusiva.

As linhas 176 – Serraria/rodoviária, 176.1 – Serraria/Ouriques e 178 – Praia de Belas terão mudanças mais significativas em seus itinerários. A partir da Avenida Loureiro da Silva, elas vão acessar diretamente a Borges de Medeiros, não circulando mais pelas ruas José do Patrocínio e República.

A linha T7, sentido Norte-Sul, após o Viaduto dos Açorianos, seguirá pela Borges de Medeiros, e não mais pela Praia de Belas, até o terminal Sul. No sentido Sul-Norte, passará a utilizar a Praia de Belas, ao invés da Borges de Medeiros. Os ônibus T2, T2A e T5 acessarão a Praia de Belas, não mais a Borges de Medeiros, e seguirão no mesmo terminal, na Rua Peri Machado.

As linhas de lotação, sete ao todo, apenas acompanharão as mudanças de sentido das vias, passando a atender a avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro/bairro, e Praia de Belas, no sentido bairro/Centro.

Informações: G1 RS


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Aprovada tarifa zero para estudantes em trens e Metrô de São Paulo‏

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou nesta quinta-feira (19) lei que garante tarifa zero aos estudantes nos transportes públicos metropolitanos. Os estudantes já circulam nos ônibus municipais desde o início do ano sem pagar.
Alunos dos ensinos fundamental, médio e superior da rede pública terão direito ao passe livre no Metrô, nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Os estudantes da rede privada que tiverem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa também terão direito.

Os estudantes poderão usar 48 passagens gratuitas por mês. Se não usarem, as passagens não ficam acumuladas para o mês seguinte. O passe livre será concedido mediante cadastro enviado pela instituição de ensino e declaração de comprovação de renda do aluno.

A gratuidade passa a valer imediatamente nos trens do Metrô e da CPTM e em 30 dias nos ônibus da EMTU. O governo diz que o prazo é necessário para ser implantado o sistema para a operação. Cerca de 615 mil estudantes serão contemplados na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

"Hoje os estudantes tem meia passagem e passam a ter gratuidade total. Essa é uma medida socialmente justa, de grande estimulo a educação. Vai facilitar muito a vida dos estudantes, evitar uma despesa para o aluno, para o seus pais e para quem precisa", afirmou Alckmin durante cerimônia de sanção do projeto de lei.

Aprovação na Assembleia
Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei 1/2015, enviado pelo Executivo, que autoriza a gratuidade aos estudantes, na semana passada. As tarifas de trens, ônibus e metrô aumentaram de R$ 3 para R$ 3,50 em 6 de janeiro.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos estima que cerca de 65% dos estudantes que usam CPTM e Metrô terão direito ao benefício. A medida vai beneficiar todos alunos de escolas públicas do estado, incluindo os alunos das universidades públicas, Etecs e Fatecs.

Alunos de escolas particulares que comprovarem renda de até R$ 1.182 por pessoa também serão beneficiados com a tarifa zero. De acordo com o governo, também terão direito à gratuidade alunos de baixa renda cadastrados em programas estaduais que dão bolsas a universitários, como o Escola da Família e o Ler e Escrever, e os federais Prouni e Fies.

Projeto
Na justificativa do projeto, o governo estadual argumenta que a gratuidade total aos estudantes nos transportes públicos objetiva, além do atendimento aos comandos e princípios constitucionais, atender demandas sociais emergentes.

Também argumenta que município de São Paulo está autorizado desde dezembro de 2014, pela lei 16.097, a conceder isenção integral do pagamento da tarifa aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior, e que os serviços de transportes operados pela CPTM e pelo Metrô se utilizam do Bilhete Único do município.

O custo de operação do Metrô e da CPTM, juntos, é de R$ 4,9 bilhões ao ano. Sem o reajuste para R$ 3,50, a receita dos sistemas com a venda de passagens chegaria a R$ 3 bilhões, sobrando R$ 1,8 bilhão de despesas, pagas por meio de subsídios do Estado.

Com o reajuste da tarifa para R$ 3,50, a receita obtida com a venda de passagens subiu para R$ 3,5 bilhões, reduzindo em 23% os subsídios pagos pelo Estado.

A tarifa zero para estudantes vai gerar um impacto de R$ 53 milhões na receita dos sistemas de Metrô e CPTM. Com o reajuste da tarifa, a receita do sistema aumentará em 15%, de R$ 3 bilhões para R$ 3,5 bilhões – aumento suficiente para cobrir os descontos com a tarifa zero e reduzir em 8,2% os subsídios pagos pelo Estado de R$ 1,8 bilhão para R$ 1,4 bilhão.

Informações: G1 SP

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Campinas testa ônibus híbrido que reduz em 50% emissão de poluentes

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Um ônibus híbrido que alia motores a diesel e elétrico começou a ser testado em Campinas (SP), na linha Terminal Campo Grande (2.20). Segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Transurc), o veículo usado desde o início deste mês emite 50% menos gases poluentes e deve gerar economia de 35% no combustível.

Durante os testes, informou a associação, o ônibus da empresa Itajaí Transportes Coletivos percorreu 2,95 quilômetros com um litro, contra consumo médio de 2,5 km/l registrado por um veículo convencional na mesma linha. A economia anual está estimada em R$ 15,8 mil por veículo.

Com aproximadamente 40 quilômetros de extensão e 89 paradas, a linha 2.20 inclui trechos da John Boyd Dunlop, Sales de Oliveira, José Paulino, Barão de Itapura e Aquidabã.

Tecnologia
A tecnologia utilizada no ônibus híbrido permite que os motores funcionem de forma simultânea ou independente, segundo a assessoria da Transurc. O ônibus é movido pelo motor elétrico durante a arrancada, enquanto que o motor a diesel entra em operação quando a velocidade ultrapassa 20km/h. Este é desligado durante paradas como embarque e semáforos.

Em relação ao desempenho, a associação informou que um sistema de controle regula a aplicação de recursos de potência, ao permitir interação das duas fontes geradoras. Já a bateria é recarregada a partir da energia recuperada pela frenagem do veículo.

O ônibus tem carroceria com 13 metros e capacidade para transportar 93 passageiros.

Informações: G1 Campinas e Região

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Assaltos em ônibus em Campinas caiu para zero no mês de janeiro

De acordo com os dados da Transurc, no mês de janeiro não foi registrado nenhum assalto em ônibus do sistema de transporte coletivo de Campinas. 

O fato é inédito na história do transporte público da cidade. Para Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas, o resultado positivo é reflexo da adoção do cartão eletrônico como moeda oficial do transporte. 

A medida passou a vigorar em primeiro de outubro do ano passado. No mês anterior haviam sido registrados 20 assaltos e em agosto 61 casos. Após a implantação do sistema, o número caiu para seis . 

Em novembro, foram oito ocorrências e em dezembro, seis crimes. Já em janeiro nenhum caso registrado. Ainda segundo a Transurc, atualmente 98% dos usuários fazem uso do cartão eletrônico nos ônibus.

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Aumento na tarifa de ônibus já altera rotina de usuários em Goiânia

Os usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia já sentem no bolso as consequências do aumento da passagem. Passageiros ouvidos pelo G1 nesta quarta-feira (18) afirmam que já estão cortando gastos para conseguir pagar o reajuste de R$ 0,50 no valor da tarifa. Muitos se disseram surpreendidos e indignados com a alta, que entrou em vigor no meio do feriado de carnaval, e reclamam, principalmente, da qualidade ruim do transporte coletivo.
Foto: Paula Resende
A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) alterou o valor da passagem de R$ 2,80 para R$ 3,30, alegando que o governo não cumpriu com o acordo acertado no ano passado de pagar a metade dos custos das passagens gratuitas. Anunciado na véspera do recesso de carnaval, a nova tarifa começou a ser cobrada na segunda-feira (16). Segundo economistas, a elevação no custo do transporte pode impactar, inclusive, nos preço de produtos, como o pão francês.


A consultora Michele Nunes Viana, de 19 anos, conta que se surpreendeu ao comprar a passagem nesta manhã. Apesar de ganhar da empresa que trabalha o vale-transporte, ela também depende de ônibus para passear, resolver pendências e estudar.

Recebendo um salário mínimo por mês, o que corresponde a R$ 788, a jovem afirma que terá de abrir mão de uma refeição por dia para manter sua rotina. “É um absurdo. Vou ter que deixar de lanchar à tarde para pagar a diferença no valor das passagens de ônibus”, afirma.

Quem também está se desdobrando para economizar é Roberto Borges, de 32 anos, que saiu do emprego na última sexta-feira. Desempregado e com a passagem de ônibus mais cara, a saída foi cortar as visitas à namorada, pois é preciso pegar dois ônibus para ir do Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia, à residência da jovem, no Parque Atheneu, em Goiânia.

Usuários afirmaram que não se importariam tanto com o aumento se o transporte público tivesse qualidade. “É péssimo, um absurdo esse aumento porque o serviço é da pior qualidade. Aumenta o preço, mas não tem benefício. A gente é transportado como se fosse cachorro”, reclama Roberto.
Sobre a reclamação sobre a qualidade do transporte público, a CMTC informou, por meio de nota, que a população deve encaminhar as denúncias para a sede da companhia, localizada no Setor Leste Universitário, ou pelos telefones da Ouvidoria (0800-646-1851/ 3524-1851).

Justificativas
De acordo com a CMTC, a alta da passagem foi definida após um estudo tarifário, aprovado pela Agência Goiana de Regulação (AGR). A companhia alega que o pacto com o governo foi feito durante as discussões para o último reajuste, ocorrido no dia 3 de maio do ano passado, quando a tarifa passou de R$ 2,70 para R$ 2,80.

Na época, para evitar que a alta fosse ainda maior, o governo do estado anunciou um repasse mensal de R$ 4 milhões para cobrir 50% do custo das passagens gratuitas, que são usuários que têm direito a utilizar o transporte público sem pagar, como idosos, portadores de necessidades especiais e estudantes. No entanto, segundo a CMTC, o governo não fez os aportes.

Outra parte do acordo seria a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel a partir do mês de maio do ano passado. No entanto, segundo a companhia, o benefício só foi concedido em dezembro, ou seja, sete meses após o previsto.
O órgão ressaltou, ainda, que neste ano a operação do transporte coletivo "receberá o incremento de mil viagens diárias" e as empresas esperam cumprir a meta de colocar 300 veículos novos em circulação.

Procurada, a AGR confirmou, em nota, que recebeu o estudo de aumento da tarifa feito pela CMTC. O órgão resaltou que “compete soberanamente à Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos estabelecer a política pública de regência da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos, sendo, ainda, de sua competência exclusiva, tendo por base estudos e projetos técnicos elaborados pela CMTC”.

Por Paula Resende
Informações: G1 GO
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Tarifas de ônibus de oito cidades goianas no Entorno do Distrito Federal foram reajustadas em 18,39%.

O valor da tarifa do transporte coletivo em linhas que atendem a oito cidades goianas no Entorno do Distrito Federal foi reajustado em 18,39%. Para passageiros que fazem, de segunda-feira a sexta-feira, o trajeto entre os municípios e Brasília, o impacto mensal do novo preço deve ser de R$ 32. O reajuste atinge mais de 250 mil pessoas.
Serviços precários com ônibus sucateados
O anúncio do aumento foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (13) e o novo preço já entrou em vigor no domingo (15). Entretanto, como era carnaval, muitos passageiros só ficaram sabendo da mudança ao voltar ao trabalho nesta quarta-feira (18).

Em Águas Lindas de Goiás, o valor da passagem entre o município e a capital federal passou de R$ 4,60 para R$ 5,45. Em Planaltina de Goiásx os passageiros pagam o maior valor da região: R$ 5,55.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alega que a tarifa foi reajustada com base no aumento do preço do combustível. Além disso, argumenta que o valor das passagens não sofria reajuste desde 2012.

A Associação de Municípios Adjacentes à Brasília (Amab) afirma que pretende se reunir ainda nesta semana para discutir uma proposta que tire a responsabilidade do transporte coletivo na região da ANTT. Atualmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres regulamenta o transporte porque o serviço acontece entre duas unidades da federação, Goiás e Distrito Federal.

Capital
Na Grande Goiânia, a tarifa de ônibus também sofreu reajuste que entrou em vigor na segunda-feira (16). A tarifa que antes era de R$ 2,80 aumentou para R$ 3,30.

De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a alta de 17,85% foi definida após um estudo tarifário, aprovado pela Agência Goiana de Regulação (AGR).

Ainda segundo a CMTC, a medida foi necessária depois que o governo estadual não cumpriu um acordo, firmado em abril do ano passado, para arcar com metade dos custos das passagens gratuitas. O pacto foi feito durante as discussões para o último reajuste, ocorrido no dia 3 de maio do ano passado, quando a tarifa passou de R$ 2,70 para R$ 2,80.

O anúncio do reajuste, véspera de carnaval, pegou de surpresa os usuários. “Isso é um roubo, uma facada no bolso da gente”, reclamou na ocasião a dona de casa Aparecida Pereira da Silva. A gari Olívia Maria dos Santos afirmou que o valor atual já era alto. “Nossa, como fiquei surpresa. Antes era caro, imagina agora com R$ 0,50 a mais”, reclamou.

Em maio do ano passado, após o reajuste de R$ 0,10 na tarifa dos ônibus, uma série de protestos foram realizados em Goiânia. Em um deles, no dia 8 de maio, manifestantes reclamaram do aumento e das más condições do transporte. Revoltados, atearam fogo a um veículo coletivo.

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