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Prefeitura de João Pessoa entrega 30 novos ônibus nesta segunda-feira

domingo, 2 de novembro de 2014

Dentro da política de renovação da frota do sistema de transporte coletivo da capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai entregar 30 novos ônibus adaptados, nesta segunda-feira (3), às 9h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa). O evento vai contar com a participação do prefeito Luciano Cartaxo. Mais 30 novos veículos serão entregues até o fim de novembro, totalizando 60 ônibus.

A aquisição de novos veículos faz parte do compromisso entre a Prefeitura, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e as empresas concessionárias para melhorar a prestação de serviço aos usuários, reduzir a idade média da frota e incluir mais ônibus adaptados (eficientes) para pessoas com mobilidade reduzida.

“Estamos trabalhando para melhorar a qualidade do transporte público de João Pessoa e exigindo a permanente renovação da frota, para que ela possa atender melhor a população”, disse Luciano Cartaxo.  Ele lembrou que o trabalho de renovação da frota vem desde o ano passado, quando foram entregues 35 veículos novos.

Com esses 30 veículos, que serão entregues na segunda-feira, a frota de ônibus da Capital passa a contar com 307 carros eficientes, com plataformas elevatórias que facilitam o acesso de cadeirantes ao transporte público da cidade. A renovação da frota tem como finalidade prestar um serviço de melhor qualidade e eficiência, com mais conforto e segurança para passageiros.

O superintendente de mobilidade urbana, Roberto Pinto, destacou o empenho da atual administração na busca da qualidade do transporte coletivo. “Buscamos o que há de melhor para a cidade e quem ganha é a população, que passa a ter serviços de qualidade no transporte público. O prefeito Luciano Cartaxo tem como diretriz de sua gestão cuidar das pessoas, e essa renovação de frota melhora o dia a dia de quem utiliza o sistema na Capital”, ressaltou o gestor.

Informações: Prefeitura de João Pessoa

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Em SP, Viaduto Miguel Mofarrej, na Vila Leopoldina terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira

O viaduto Miguel Mofarrej, na Vila Leopoldina (zona oeste de SP), terá faixa exclusiva  a partir desta segunda-feira (3). De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os coletivos vão ter prioridade na faixa da direita em um trecho de um quilômetro. A mudança acontece no sentido marginal Tietê e vale de segunda à sexta-feira das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. 

A faixa exclusiva fica entre a rua Major Paladino e a rua Mergenthaler. Segundo a CET, a implantação no viaduto Miguel Mofarrej é uma ampliação da faixa exclusiva existente na avenida Gastão Vidigal, onde os coletivos têm exclusividade à direita, desde dezembro do ano passado, em direção ao bairro, entre a praça Apecatu e a rua Hassib Mofarrej. 

Pelo viaduto passam sete linhas de ônibus municipais que transporta, em média, 47 mil passageiros em dias úteis. No local também passam dez linhas intermunicipais. 

Com a inauguração desse novo trecho, a cidade contará com 362,9 km de faixas exclusivas para ônibus. A mudança faz parte da operação "Dá Licença para o Ônibus", que tem o objetivo de priorizar a circulação do transporte coletivo, ou seja, permitir que os ônibus possam fazer viagens mais rápidas. 
Para que os motoristas não sejam surpreendidos pela mudança, agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas e, a partir do dia 17, a fiscalização será intensificada na via. No entanto, os motoristas que trafegarem pela faixa estão sujeitos a multa. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. 

Informações: FolhaPress

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Nova empresa assume transporte coletivo de Florianópolis

Com 76 novos ônibus, quatro linhas e 132 novos horários, o Consórcio Fênix assume o serviço de transporte público de Florianópolis, pelos próximos 20 anos, neste sábado (1).

A vencedora da licitação realizada neste ano, além de novas linhas e itinerários, ampliação dos horários, ligações entre bairros e continente, promete a implantação do Sistema de Apoio à Operação, que já é usado com êxito em grandes cidades mundiais. O objetivo é garantir a melhoria contínua dos serviços, garantindo mais conforto e agilidade à população.

A população vai contar com uma renovação de 14,5% da frota, totalizada em 524 unidades. Com essa renovação, a idade média da frota passa a ser de 5,4 anos, a menor da história do município.

— Esses ônibus já estarão disponíveis a partir do dia 1, os quais serão somados a outros 213 que já foram adequados aos padrões mecânicos, de segurança e identificação exigidos pelo contrato, atingindo 40% da frota — explica o advogado Anderson Nazário.

Quatro linhas inéditas também estarão em funcionamento a partir deste sábado e algumas, inclusive, passarão a integrar a região continental aos bairros do Córrego Grande e Santa Mônica. São elas ´Muquém´, ´Córrego Grande via Poção´, ´Abrão - Córrego Grande´ e ´Corredor Continente - Santa Mônica.

Informações: Tudo Sobre Floripa

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São José lança desafio para estimular participação no plano de mobilidade

Como você se desloca pela cidade? A pergunta parece simples e até óbvia, mas o conjunto de repostas obtidas pode fazer a diferença no planejamento das políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável dos municípios.

Em São José dos Campos, essa questão foi lançada como “Desafio da Mobilidade” durante palestra proferida pela diretora de trânsito da cidade no Seminário Internacional de Mobilidade, que terminou na quinta-feira (30). A apresentação tratou da importância de priorizar meios de transportes mais sustentáveis e o como o Município tem atuado para atingir esse objetivo.

Diferente do Dia Mundial Sem Carro, o “Desafio da Mobilidade” não propõe que se abra mão do veículo por um dia, mas que as pessoas experimentem mudanças na rotina e adotem novas formas de se deslocar pela cidade.

O convite é uma das ações desenvolvidas para estimular a participação da sociedade na construção do Plano de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, por meio de palestras e oficinas que serão realizadas com os moradores.

Nessa primeira etapa, que ocorre durante todo o mês de novembro, será possível se inscrever no desafio e registrar as experiências no site da Prefeitura, no endereço www.sjc.sp.gov.br/planmob.

Para isso, basta o cidadão informar o dia em que experimentou o deslocamento por um meio diferente de transporte, o horário e qual o modal escolhido. Por exemplo: “Saio da minha casa todo dia às 8h para o trabalho e uso carro; hoje (10/11/2014), saí no mesmo horário e utilizei ônibus”. Também podem ser feitos comentários gerais sobre a experiência.

As informações recolhidas serão divulgadas em oficinas de diagnóstico com a população que devem ocorrer no final de novembro e início de dezembro.

A participação da comunidade nessa etapa e nas oficinas é essencial para que se trace o cenário da mobilidade urbana da cidade e para a construção de um plano que atenda aos anseios dos moradores e que seja seguido no futuro.

Informações: Portal R3

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No Recife, CTTU vai ampliar fiscalização nos corredores de ônibus

A CTTU pretende implantar 50 quilômetros de Faixa Azul. Até agora estão em operação 22 km. “Nós vamos avançar na delimitação dos corredores exclusivos a medida que os novos radares forem disponibilizados”, ressaltou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Os radares irão registrar infrações por excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestre, avanço de semáforo e no caso dos corredores invasão do espaço destinado ao transporte público.
Foto: Clayton Leal - Faixa Azul apagada na Av. Mascarenhas de Moraes

As infrações por excesso de velocidade variam de acordo com a velocidade que o condutor ultrapassar o equipamento de fiscalização (60 km/h e 40km/h). As multas vão de R$ 85,13 a R$ 574,62, além dos pontos registrados na Carteira de Habilitação.

Já os veículos flagrados avançando o semáforo ou parados sobre a faixa de pedestre, estarão sujeitos a multas de R$ 191,54 e 7 pontos na CNH e de R$ 85,13 e 4 pontos na CNH, respectivamente. “A tendência é de um número decrescente de multas. Com a fiscalização eletrônica os motoristas tendem a respeitar mais e com o tempo há uma redução nas infrações”, revelou Taciana Ferreira.

Saiba Mais

Sistema de identificação veicular  com leitura das placas
- Identifica veículos com restrição de circulação
- Permite estatística do tempo de percurso
- Identifica a velocidade média dos veículos
- Registra a placa dos veículos que avançarem o sinal vermelho
- Registra a placa dos veículos que estacionarem na faixa de pedestre

Ampliação dos equipamentos de fiscalização:
46 equipamentos existem atualmente
203 novos equipamentos serão instalados nos cruzamentos da cidade
72 câmeras auxiliam no monotiramento do tráfego em tempo real

Algumas das principais avenidas que reberão os equipamentos:
- Avenida Sul
- Avenida Domingos Ferriera
- Avenida Caxangá
- Avenida Mascarenhas de Moraes
- Avenida Beberibe
- Avenida Dois Rios
- Avenida Norte
- Avenida Agamenon Magalhães
- Avenida Conselheiro Rosa e Silva
- Avenida Herculano Bandeira
- Rua Cosme Damião
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria

Informações da CTTU e Blog Mobilidade Urbana
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Em Porto Alegre, Obras para implantação do binário serão intensificadas

Com previsão de conclusão em janeiro de 2015, as obras para a implantação do binário nas avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, em Porto Alegre, estão concentradas principalmente na construção da alça que ligará o viaduto Dom Pedro I e a Praia de Belas. Pequenas interrupções no trânsito têm sido feitas para a realização do trabalho, mas sem grande impacto no tráfego da região.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, alerta que na próxima semana deve ser realizado um bloqueio maior, nas proximidades do terminal de ônibus das linhas T2 e T5, localizado na rua Peri Machado, que também será alterado. O objetivo do projeto é ampliar a segurança da circulação e melhorar a fluidez do tráfego para os mais de 15 mil veículos que passam diariamente pela localidade. 

“As modificações mais consideráveis na região começarão na próxima semana, e os pontos detalhados dos bloqueios e desvios serão informados previamente para a população. Até o momento, as interrupções não tiveram grande impacto no fluxo e não registramos problemas”, afirma Cappellari. De acordo com ele, outra frente de trabalho está realizando os alargamentos necessários nas vias, principalmente na Praia de Belas. Além disso, estão sendo implantadas rampas de acessibilidade nas calçadas. 

O binário consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos. Com isso, o tráfego da Borges de Medeiros terá sentido único a partir do Viaduto dos Açorianos em direção à Padre Cacique. Na avenida Praia de Belas, o fluxo será no sentido oposto, no mesmo trecho. Ao todo, serão seis faixas de circulação de veículos por sentido. 

O projeto viário foi elaborado pela EPTC e prevê 17 novas faixas de segurança com semáforos. Atualmente, são sete pontos de travessia segura. Novas paradas de ônibus também serão instaladas, com bancos e lixeiras. No futuro, elas serão adaptadas ao sistema BRT da zona Sul. As obras, iniciadas no dia 1 deste mês, estão sendo feitas pela empresa Coesul, contratada pelo Praia de Belas Shopping como contrapartida pela ampliação do estabelecimento. 

Antes do início das intervenções, o Ministério Público instaurou inquérito para investigar a possibilidade de infração ao Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), que prevê a implantação de sistema cicloviário em todas as construção ou expansões das vias públicas integrantes da Rede Cicloviária Estrutural. O inquérito foi aberto após solicitação da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Mobicidade). A prefeitura tem até o dia 23 de novembro para fornecer as informações solicitadas pelo Ministério Público. De acordo com a assessoria do órgão, o procedimento não interfere no andamento das obras.

Segundo Cappellari, o projeto que está sendo executado não prevê via nova, mas consiste em adaptações nas existentes para melhorar a circulação dos veículos. “Quando implantarmos os BRTs na região, avaliaremos a construção de uma ciclovia, podendo ser feito um acréscimo no plano. Contudo, não existe previsão no PDCI de ciclovia nestas duas avenidas”, explica.

Por Jessica Gustafson
Informações: Jornal do Comércio


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São Paulo passa a ter ônibus com ar-condicionado em linhas regulares

Um conforto que já existe há muito tempo em cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo, só agora está chegando às ruas de São Paulo: os ônibus urbanos com ar-condicionado em linhas regulares. 

Que o país é tropical e quente, na maior parte do ano, todo mundo sabe. Mas a maioria dos brasileiros que andam de ônibus é obrigada a enfrentar o calor na ida na volta de cada viagem. O alívio chamado ar-condicionado só equipa alguns coletivos de linhas regulares. Rio de Janeiro foi a primeira capital a adotar o equipamento, 40 anos atrás, com o surgimento do Frescão, com tarifa mais cara.

Porto Alegre tem há 15 anos, mas até hoje, nem metade da frota circula com o bendito ar refrigerado. Palmas, um dos lugares mais quentes do Brasil, está desde março equipando os ônibus. São Paulo começou agora a oferecer o alívio aos passageiros.

Em São Paulo, às 13h, a temperatura é de 32° graus. Está quente. O Jornal Nacional entra no ônibus novo, já dá para perceber uma diferença bem grande de temperatura. Lá dentro tem ar-condicionado, que mantém a temperatura em 23°.

“Está ótimo. Sem suor, muito bom”, diz uma passageira

“Às vezes até espero um pouquinho mais para pegar o que vem com ar-condicionado”, conta outro passageiro.

Além do alívio, tem ainda um agrado. Como o passageiro em São Paulo costuma ficar muito tempo dentro do ônibus, as viagens são longas e quase todo mundo hoje tem o seu telefone inteligente, decidiram instalar dentro do ônibus o wi-fi - o sistema de rede que dá acesso à internet gratuito.

Jornal Nacional: Já mandou foto, já mandou alguma coisa?
Passageira: Tudo. Muito bom.

O motorista bem que gostaria de navegar um pouco pela internet. Mas ele sabe que não pode. E tem esse espião não deixa.

“Se a gente usar o telefone aqui automaticamente ficam sabendo lá, e não deve”, afirma o motorista.

Hoje, 20 ônibus de linhas regulares como o mostrado no vídeo já estão rodando. Pena que para substituir toda a frota de São Paulo ainda vai demorar.

“Mais ou menos uns oito a nove anos para substituir todos os veículos por veículos novos equipados com ar-condicionado”, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de São Paulo, Francisco Cristovan.

A torcida é para que demore menos. “Todos deveriam ter ar-condicionado. É maravilhoso. A gente merece”, defende uma passageira.

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Projeto do trem-bala entre Rio e SP volta aos planos do governo Dilma Rousseff

sábado, 1 de novembro de 2014

Depois de oito anos de discussões, estudos e três tentativas frustradas de leilão, voltou aos planos do governo o polêmico projeto do trem-bala, que ligará Campinas e São Paulo ao Rio. Apesar de ter ficado adormecido durante este ano de eleições, o trem-bala continuou a ser alvo de estudos técnicos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que está próxima de concluir seus levantamentos para apresentar editais de contratação.

O projeto fez parte das discussões internas durante a campanha da presidente reeleita Dilma Rousseff. No mês passado, durante uma entrevista com blogueiros, Dilma deu sinais claros de que o projeto está mais do que vivo em seus planos. "Nós achamos que o Brasil precisa do trem-bala", disse. O projeto foi adiado, segundo ela, devido a questões como busca de mais concorrência e a crise do euro, entre 2011 e parte de 2013. "Resolvemos esperar momentos melhores", disse. "É certo que entre Rio e São Paulo tem demanda suficiente", afirmou.


Uma fonte próxima ao projeto afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que, já no início de 2015, será possível apresentar os editais para contratação de novos estudos técnicos envolvendo itens como demanda, custos operacionais, investimentos necessários, geologia, entre outros.

A contratação de novos estudos passou a ser uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU). Em agosto, o órgão de fiscalização decidiu que o estudo de viabilidade técnica e econômica usado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para licitar o projeto não tinha mais condições de apoiar a contratação porque estava desatualizado.


Na prática, porém, são mínimas as possibilidades de licitação do empreendimento no próximo ano. É preciso contratar os estudos, dar tempo para realizá-los e só depois submeter uma proposta de leilão ao gosto do mercado - antes, porém, isso terá de passar pelo crivo do TCU. Na melhor das hipóteses, portanto, caso Dilma decida realmente levar o projeto adiante, a licitação efetiva da obra só ocorreria em meados de 2016

O trem-bala é um projeto defendido pessoalmente pela presidente Dilma, que fez diversas tentativas de licitá-lo ainda para entrar em funcionamento para a Copa do Mundo, mas acabou recuando em razão de dificuldades econômicas externas e internas durante seu primeiro mandato e dos protestos de junho de 2013 contra os gastos para a realização do Mundial.

O traçado de 511 quilômetros do trem-bala prevê a ligação entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com sete paradas no trajeto. Até dois anos atrás, o governo garantia que a obra ficaria pronta pelo custo de R$ 34 bilhões, mas empresas avaliavam que o empreendimento não sairia por menos de R$ 50 bilhões.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo

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