A partir de sábado (28) a Radial é a empresa responsável pelo transporte público em Suzano. As linhas deverão ser operadas com 80 ônibus novos.
Um contrato emergencial, previsto em lei, dá a prefeitura o recurso de colocar a nova empresa nas ruas, no lugar da Viação Suzano (Visul). Se a concessionária insistir em circular poderá ter os veículos apreendidos.
A Visul operou no transporte público de Suzano por 40 anos. Por mais de 30 anos, ela ficou no sistema apenas na base de uma permissão que era dada pelos governos antigos. Só em 2004 houve de fato uma licitação onde a Visul venceu.
Contrato
A Justiça determinou, em 19 de março, a anulação do contrato do município com a Visul. O judiciário considerou sem valor a licitação e o contrato de concessão da Viação Suzano (Visul) para o transporte. O documento foi feito em 2004 quando o prefeito da cidade era Estevam Galvão de Oliveira.
A decisão da 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça não é a primeira, neste caso que é investigado pelo Ministério Público. Com base na decisão, a administração começou a agir.
A primeira medida foi retirar da empresa a venda dos passes que agora é feita pela própria prefeitura. A partir de sábado (28) só vale o bilhete emitido pelo município.
Concorrência Pública
A partir de sexta-feira (27), a Prefeitura de Suzano tem 180 dias pra abrir um processo de licitação para a escolha definitiva da nova concessionária do transporte público.
No entanto, a administração não informou se o sistema será dividido entre duas empresas ou se também será um monopólio. A Visul não quis se manifestar sobre o assunto.
Fonte: TV Diário
0 comentários:
Postar um comentário