Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

São José lança desafio para estimular participação no plano de mobilidade

domingo, 2 de novembro de 2014

Como você se desloca pela cidade? A pergunta parece simples e até óbvia, mas o conjunto de repostas obtidas pode fazer a diferença no planejamento das políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável dos municípios.

Em São José dos Campos, essa questão foi lançada como “Desafio da Mobilidade” durante palestra proferida pela diretora de trânsito da cidade no Seminário Internacional de Mobilidade, que terminou na quinta-feira (30). A apresentação tratou da importância de priorizar meios de transportes mais sustentáveis e o como o Município tem atuado para atingir esse objetivo.

Diferente do Dia Mundial Sem Carro, o “Desafio da Mobilidade” não propõe que se abra mão do veículo por um dia, mas que as pessoas experimentem mudanças na rotina e adotem novas formas de se deslocar pela cidade.

O convite é uma das ações desenvolvidas para estimular a participação da sociedade na construção do Plano de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, por meio de palestras e oficinas que serão realizadas com os moradores.

Nessa primeira etapa, que ocorre durante todo o mês de novembro, será possível se inscrever no desafio e registrar as experiências no site da Prefeitura, no endereço www.sjc.sp.gov.br/planmob.

Para isso, basta o cidadão informar o dia em que experimentou o deslocamento por um meio diferente de transporte, o horário e qual o modal escolhido. Por exemplo: “Saio da minha casa todo dia às 8h para o trabalho e uso carro; hoje (10/11/2014), saí no mesmo horário e utilizei ônibus”. Também podem ser feitos comentários gerais sobre a experiência.

As informações recolhidas serão divulgadas em oficinas de diagnóstico com a população que devem ocorrer no final de novembro e início de dezembro.

A participação da comunidade nessa etapa e nas oficinas é essencial para que se trace o cenário da mobilidade urbana da cidade e para a construção de um plano que atenda aos anseios dos moradores e que seja seguido no futuro.

Informações: Portal R3

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960