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Consórcio começa a instalar trilhos em segundo eixo do VLT de Cuiabá

segunda-feira, 10 de março de 2014

O consórcio de empreiteiras responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região metropolitana de Cuiabá anunciou nesta sexta-feira (7) que foram iniciados os trabalhos de instalação dos trilhos da via permanente na Avenida Fernando Corrêa da Costa, mais precisamente no viaduto Jornalista Clóvis Roberto (Viaduto da UFMT), que integra o eixo Centro - Coxipó, de 7 quilômetros de extensão, no projeto do novo sistema de transporte coletivo.

Esta é a segunda frente de trabalho para instalação dos trilhos da via permanente. A primeira foi iniciada na primeira quinzena de fevereiro em outro viaduto, o que proporciona acesso ao futuro centro de controle do VLT, localizado em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (cidade da região metropolitana da capital). O eixo Aeroporto - CPA deverá ter 15 quilômetros de extensão, segundo o projeto do metrô de superfície.
De acordo com o Consórcio VLT, a instalação dos trilhos na Avenida Fernando Correa já estava prevista no cronograma para se aproveitar a força de trabalho que já se envolveu nos trabalhos de construção do próprio viaduto da UFMT.

Os trilhos já saíram do centro de controle, em Várzea Grande, preparados para serem içados por guindastes, alinhados, nivelados e concretados no eixo do viaduto - que já admite a passagem de carros em duas pistas para cada sentido. O Consórcio avisou que é possível haver necessidade de interdições ou bloqueios no viaduto para a instalação dos trilhos, processo que deve demorar três semanas.

Lançadas inicialmente para atender à demanda de transporte coletivo durante a Copa do Mundo deste ano, as obras do VLT foram licitadas pelo governo estadual por R$ 1,477 bilhão com prazo contratual de finalização em março deste ano.
O governo já admite que o prazo não será cumprido e o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, informou no último dia 28 que as obras deverão ser finalizadas em dezembro deste ano - de forma que a população da Grande Cuiabá só poderá utilizar o novo sistema de transporte a partir de 2015. 

Informações: G1 MT
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Cidade de Palmas ganhará 40 novos ônibus com ar condicionado

Nesta terça-feira, 11, às 7h30, serão entregues 40 novos ônibus com ar condicionado que reforçarão o Sistema de Transporte Coletivo da Capital. A solenidade será realizada em frente ao Anexo I da Prefeitura de Palmas, localizado na Avenida JK.

A aquisição dos novos veículos foi solicitada pelo prefeito Carlos Amastha ao presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano de Passageiros do Tocantins (Seturb), José Antônio dos Santos Filho, o Toninho da Miracema, durante reunião do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT), realizada em dezembro do ano passado.
“Todos sabemos que Palmas é muito quente e por isso mesmo que ônibus com ar condicionado aqui não é luxo, mas uma necessidade. Esses novos veículos oferecem a nossa população condições mais dignas no uso do transporte coletivo”, afirmou Amastha.
Para o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Christian Zini, que também preside o CMAMT, os veículos reforço significativo no sistema de transporte público. “Além de melhorar a própria qualidade do serviço, essa aquisição dos veículos feita pelas empresas visa também o cumprimento da legislação que determina que até o fim deste ano todos os veículos devem oferecer mecanismos para garantir acessibilidade”.
Zini ainda ressaltou, “os 40 ônibus irão circular nas linhas com maiores demandas já nesta terça-feira”.

Informações: Prefeitura de Palmas
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Em BH, Passageiros apontam vantagens e problemas do BRT/Move

Entre otimismo e desconfiança, passageiros do sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte testaram ontem, pela primeira vez, o BRT/Move do corredor Cristiano Machado e avaliam se, amanhã, dia de trânsito pesado, embarcarão de vez nessa viagem. Na balança dos contras, pesaram problemas na Estação São Gabriel. Sem sinalização adequada, usuários ficaram perdidos entre os corredores. A chuva também complicou a situação, pois a cobertura do terminal e das passarelas ainda não foi concluída. O desconforto se estendeu à falta de bancos nas plataformas de embarque.
Foto: Portal Embarq Brasil
Muitos dos usuários aproveitaram o sábado livre para se inteirar sobre o funcionamento e passear nos ônibus sem compromisso. “Achei ótima a novidade e o percurso muito confortável. Mas faltam muitas informações. Não tem placa explicando com clareza. Foi por isso que resolvi fazer um teste hoje (ontem), já que segunda-feira não posso correr o risco de errar”, disse a técnica em saúde bucal Ana Cristina Valadares Moreira, 36 anos, que gasta 1h40 todos os dias do Bairro Floramar, Norte de BH, até Nova Lima, na Grande BH. Ela acredita que vai conseguir ganhar 20 minutos se usar o BRT diariamente.
A falta de sinalização das estações  deram dose extra de tensão à estreia do BRT/Move, sobretudo na Estação São Gabriel. A principal reclamação é de que todos ônibus, inclusive os convencionais, deixaram o antigo terminal, mais próximo do metrô, sendo transferidos para nova ala, mais distante. “Antes eu descia do ônibus e já pulava para o metrô. Agora, ficou muito longe. Tenho que andar de 7 a 10 minutos”, diz a vendedora Verônica Cristina, 27. Outro problema que dificultou o deslocamento para o metrô foi a chuva. A água empoçou na passarela e na área de manobra dos ônibus, incomodando usuários e motoristas. 

O técnico em transporte e trânsito Bruno Santos, 35, mora perto da estação e resolveu mudar o trajeto para avaliar o novo sistema. Normalmente, aos sábados ele vai ao centro estudar e pega um ônibus que passa perto de sua casa. “Acho que temos que esperar segunda-feira para ver como vai funcionar com o trânsito”, disse. Ele diz ter dúvidas sobre o impacto do BRT por conta de locais sem faixas exclusivas.

AR-CONDICIONADO Por sua vez, a cabeleireira e manicure Kelly Juliana Oliveira, 29, acredita que o BRT pode até substituir o metrô, já que ela pega um ônibus para a São Gabriel, de lá embarca pelos trilhos e ainda pega outra condução do Centro até o Bairro Luxemburgo, Centro-Sul da capital. “De cara o BRT/Move já ganhou do metrô por conta do ar-condicionado. Normalmente, gasto de 18 a 20 minutos só nos vagões entre as estações São Gabriel e Praça da Estação. Imagino que vou conseguir gastar o mesmo tempo no BRT, o que pode significar uma migração”, afirma.

Moradora do Bairro Novo Aarão Reis, na Região Norte, a empregada doméstica Railda da Silva, de 55, trabalha no Bairro União, na Região Nordeste, e também está disposta a trocar o metrô pelo novo sistema. “Vou descer numa estação mais perto e o BRT é muito mais confortável”, diz. O açougueiro Roberval Tido de Lima, de 42, era só sorrisos com o filho Victor Hugo, de 10. Eles moram em Venda Nova e o menino faz fisioterapia no Centro da cidade. A família será atendida pelo BRT/Move da Avenida Pedro I, que só será inaugurado em maio, mas aproveitaram o sábado para já conhecer a novidade. “Viemos passear. Estou vendo que é bem estruturado”, diz. 

Alguns passageiros reclamaram da demora no atendimento de uma das bilheterias da Estação São Gabriel, onde apenas uma funcionária trabalhou em pelo menos parte da tarde. “Há apenas uma funcionária na bilheteria (da Estação São Gabriel). Demorei uns quatro minutos para ser atendida”, contou a técnica em enfermagem Jaqueline Lorenço. Na Avenida Paraná, usuários estranharam a localização da bilheteria da estação, que fica a cerca de 50 metros do local, na Rua Carijós. Na linha que faz a ligação entre área hospitalar e a Estação São Gabriel, o sistema de anúncio das paradas, sonoro e em tela, do veículo número 20.477 não funcionou. 

Tudo novo para motoristas  

O relógio marcava 13h07 quando Ademar Ferreira Lopes, um baiano de Teixeira de Freitas e radicado em Belo Horizonte há três décadas, ligou o ônibus da linha 83P, que faz o percurso estação São Gabriel/Avenida Paraná. Há 21 anos como motorista de coletivo, ele conhece o trânsito da capital como poucas pessoas: “É preciso ter paciência”. Foi na companhia dele que o Estado de Minas embarcou numa das viagens do primeiro dia de operação do BRT. O condutor elogiou o sistema, mas apontou locais que precisam de maior atenção das autoridades de trânsito.
Ademar Lopes aprovou ônibus, mas precisou redobrar atenção a dirigir / Foto: Estado de Minas
Ainda na São Gabriel, Ademar faz questão de contar o quanto está feliz. Pudera: deixou de ser um dos motoristas de uma linha convencional para guiar um veículo do novo sistema de transporte público. Ele próprio resume algumas diferenças: “Este tem ar-condicionado e é hidramático, ou seja, não carece de marchas. É mais confortável”. Outro benefício foi fugir do trânsito caótico da Avenida Cristiano Machado: a via tem uma pista exclusiva para o BRT.

Ademar faz questão de chamar atenção para o silêncio do motor do veículo. E explica como ele procede nas paradas: “Há uma faixa preta em cada estação. Tenho que ficar ao lado dela para que as portas do ônibus fiquem lado a lado com as das estações”. Durante a viagem, ele estaciona em 12 estações, incluindo as de partida e chegada. Foi logo depois da São Judas Tadeu, próximo à Avenida José Cândido da Silveira, que o motorista precisou estrear a buzina.

O motivo foi uma moça que atravessou a pista exclusiva do BRT sem olhar para as laterais. “Temos de ter cuidado, pois o pedestre ainda não se acostumou com o novo sistema, pois esse trecho estava em obra (até poucas semanas).” Na verdade, operários ainda trabalham no local. Ontem, por exemplo, alguns colocaram gradis às margens da avenida para forçar pedestres a usarem as passarelas.

Nem todas, porém, foram erguidas, como mostram algumas estruturas de aço debaixo do Viaduto Murilo Rubião, no Bairro Cidade Nova. Menos de dois quilômetros adiante, a pista exclusiva é cortada pela Rua Jacuí, uma das mais extensas da capital e onde o motorista precisou parar o veículo, embora a luz do semáforo estivesse na cor verde. “Muitos condutores fecham o cruzamento. É preciso ter um agente de trânsito aqui”, sugeriu.

A viagem começara 20 minutos antes. A passagem por debaixo da montanha representa o fim da pista exclusiva para o BRT. Depois do túnel, o 83P “disputa” com carros, motos e outros veículos espaço no complexo de viadutos da Lagoinha. Às 13h27, no elevado que termina na Avenida do Contorno com Rua Rio de Janeiro, uma retenção obrigou Ademar a pisar no freio novamente. Havia grande quantidade de veículos: “Acho que a prefeitura, na segunda-feira, irá colocar uns cones aqui para privilegiar o fluxo do BRT”. Já no Centro, ônibus voltou a parar em razão de um cruzamento fechado, na esquina da Santos Dumont com a São Paulo. Às 13h34 (27 minutos depois da partida), Ademar estacionou o coletivo na última estação. Despediu-se de alguns passageiros e cumprimentou os que embarcavam.

Dificuldades Como Ademar, outros motoristas elogiaram os ônibus mais modernos, mas relataram que uma das principais dificuldades no primeiro dia do BRT/Move foi entender a dinâmica da Estação São Gabriel. A falta de informações sobre entrada e saída na estação motivou, inclusive, um desarranjo na partida dos dois primeiros veículos, que deveriam ter saído da parte velha da estação, mas acabaram partindo pela área nova. 

Alheio à dinâmica pensada pela BHTrans para a primeira viagem da história do Move em BH, que deveria partir da parte velha da São Gabriel, Valdivino Rodrigues, 29, deixou a garagem da Viação Getúlio Vargas às 3h50 para fazer o itinerário das 4h20 da São Gabriel à Savassi. “Ninguém explicou como seria essa entrada na estação. Saí pela parte nova”, diz ele. No trajeto, só elogios. “Basta um pouco mais de prática que todos estarão muito bem”, avalia.

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Trensurb celebra 29 anos juntos com os usuários

A empresa organizou uma agenda de atividades e surpresas no mês de março para comemorar seus 29 anos de Operação Comercial, completados no dia 4 de março. Na próxima terça-feira, 11, ocorrerá uma ação na Estação Mercado – junto a Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às plataformas de embarque -, com a presença da Direção da Trensurb e o mascote do metrô, o Zurbinho.

Logo na sequência, dia 15, através de parceria com a Groove Cultural, será realizada a 3° Festa Voodoo nos Trilhos com Analog Africa Soundsystem (Frankfurt/ALE), com o encontro marcado para as 22h na Estação Mercado, junto a Praça Revolução Farroupilha, com deslocamento de trem, a partir da meia-noite, até a plataforma da ex-Rede Ferroviária Augusto Pestana.

Ainda como parte dos eventos comemorativos ao aniversário, a Trensurb recebe nas dependências de suas estações o “Xô, Baile dos Anastácio”, do grupo Oigalê. No dia 17/03, o “Xô” começa na estação Sapucaia, se deslocando até as estações São Leopoldo e Novo Hamburgo, a partir das 13h. Já no dia 21/03, o baile inicia na estação Esteio, passando por Canoas, até chegar à estação Mercado, também a partir das 13h.

1.155.553.444 de pessoas transportadas

A Trensurb ao completar 29 anos de Operação Comercial no dia 4 de março, somou mais de 1.155.553.444 (um bilhão, cento e cinqüenta e cinco milhões, quinhentos e cinqüenta e três mil e quatrocentos e quarenta e quatro) de pessoas transportadas. Um número que ratifica a importância do metrô não apenas como transporte público vital, mas, também, destaca sua influência ao longo dos anos na vida de milhares de pessoas.

Esse ano é um dos mais especiais na história da Trensurb, pois é um período de muitas mudanças no sistema metroviário. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, disse que "todos estão de parabéns nesses 29 anos de Operação e, para os próximos anos, o desafio de todos é transformar a Trensurb num modelo de gestão e operação, fazendo da empresa um exemplo entre todas as operadoras do ramo da mobilidade”. Kasper afirma, ainda, que “a melhoria da gestão tem por objetivo propiciar condições para que mais e melhores serviços públicos sejam produzidos para a população. E, para que isso ocorra, os recursos de que o governo dispõe devem ser utilizados com a máxima eficiência”.

O Superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes, enfatiza essa ideia: “rememorar e celebrar os 29 anos de operação nos remete a observar nossa participação em vários momentos: na construção, operação e manutenção dos serviços que prestamos. Acreditamos que fizemos muito, mas temos consciência que os próximos 30 anos precisam ser pensados hoje e agora”.

O diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli, destaca que "nesses 29 anos a empresa passou por diversas fases: na década de 80, como um novo modal de transporte; sua expansão, ampliando sua rede; e, agora, adquirindo sua maturidade através da implementação de tecnologias complementares, a exemplo do aeromóvel, da aquisição de novos trens e do projeto de modernização da frota atual”. Já o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Aldir Seifried, lembra que “não se pode pensar mais a Região Metropolitana de Porto Alegre sem a Trensurb. Fazemos parte da vida das pessoas e elas reconhecem isso”.

Expansão Novo Hamburgo

Um grato e muito aguardado serviço para a população foi o inicio da pré-operação em horário integral nas novas estações do metrô, desde o último dia 30 de janeiro. Industrial, Fenac e Novo Hamburgo, juntas, transportaram mais de 32.998 mil pessoas apenas nos cinco primeiros dias. Neste contexto, o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff, destaca que "os 29 anos da Trensurb são um marco na história dos gaúchos, e um momento ímpar pela chegada do trem a NH, bem como da aquisição dos 15 novos trens com ar condicionado”.

Inovações tecnológicas: aeromóvel e novos trens

Antes mesmo de chegar o segundo veículo do sistema aeromóvel, o A200, em 14 de outubro de 2013, a tecnologia já estava consolidada por sua sustentabilidade, economia energética e transporte seguro e eficiente de usuários. Já os novos trens começam a chegar em maio para iniciar a fase de testes e as novas composições, de quatro carros cada uma, contarão com sistema de ar condicionado automatizado e consumo energético de 20% a 30% inferior aos trens atuais.

Estações revitalizadas

Não menos importante é lembrar-se das revitalizações que ocorreram e estão em andamento nas diversas estações da Trensurb, com novas cores e estruturas. A Estação Petrobrás foi refeita com a arte dos mosaicos, a instalação de luminárias LED e pintura. Já a Estação Esteio, porta de entrada para a Expointer, também recebeu atualizações: com a restauração de pilares, pintura de todo o local e substituição da cobertura da plataforma. Ainda em 2014, está previsto a instalação de um elevador no local. Aeroporto foi remodelada para ser a estação de conexão com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, e teve - em agosto de 2013 - uma inauguração do Sistema Aeromovel com a presença da presidenta Dilma Roussef. Além disso, outras estações receberão atualizações este ano: Estação Rodoviária receberá modernização, dentre as quais se destaca a instalação de dois elevadores e obras de acessibilidade universal; e Farrapos, que também será modernizada.

SERVIÇO:

11/03, às 16h: Ação na Estação Mercado, com a presença da Direção da Trensurb e o mascote do metrô, o Zurbinho.

15/03, a partir das 22h: 3° Festa Voodoo nos Trilhos com Analog Africa Soundsystem (Frankfurt/ALE) - saiba mais em www.facebook.com/voodoonostrilhos

17/03 – “Xô” de Teatro com o Grupo Oigalê nas estações São Leopoldo e Novo Hamburgo, a partir das 13h.

21/03 – Continua o “Xô” nas estações Esteio, Canoas e Mercado.

Atividades paralelas

07/03 - “O Mito da Caverna”, exposição de Viviane Ninov, na biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na Estação Mercado.

13/03 - “Tipografia Urbana: um olhar sobre os tipos de cidade”, exposição fotográfica coordenada por Bento Abreu, na Galeria Mário Quintana – Estação Mercado.

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Tarifa de ônibus subirá para R$ 2,80 em Cuiabá

A passagem do transporte coletivo subirá de R$ 2,60 para R$ 2,80 em Cuiabá nos próximos dias. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Antenor Figueiredo durante entrevista na TV Rercord Cuiabá. O valor, segundo ele, foi definido após um estudo com os técnicos da pasta.

Figueiredo, negou um superfaturamento das novas tarifas, pois pelos cálculos da secretaria, o valor proposto seria de R$ 3,10. Este valor não será repassado para os usuários. De acordo com o secretário, a diferença de 13 centavos serão ressarcidos para o sistema. “Sobre o valor pago a mais pelo usuário em 2012, chegou a aproximadamente R$ 8 milhões obtidos através de cálculos e será encaminhado para o sistema”.

Ainda de acordo com o secretário, em 2013 teve 3 momentos diferentes de tarifa. "O correto seria fazer 3 simulações e pelos cálculos feitos pelos nossos técnicos, nós chegamos a R$ 8 milhões ao sistema., Ficando acordados 2,93 centavos", disse.

A população tem denunciado, até como uma forma de pressão que a qualidade nos serviços piorado e que este seria um momento certo para cobrar das empresas o cumprimento de seus deveres, oferecendo um serviço de qualidade e compatível com o valor cobrado pela passagem. 

Sobre as condições dos ônibus, como problemas nos aparelhos de ar-condicionado e renovação de frota, péssima infraestrutura dos pontos de ônibus, Figueiredo disse que  os contratos vêm de gestões anteriores e a secretária tem cobrado das empresas, principalmente no que diz respeito a frota.

“As empresas vêm seguindo o que é definido em contrato e respeitando a idade média da frota. A cada ano que passa muito ônibus são retirados de circulação quando atingem essa idade média”, pontuou. Em junho deste ano vencem os contratos das empresas e será feita uma nova licitação. "Nós já estamos determinando um novo modelo de licitação, para não acontecer os mesmos erros que aconteceram nas administrações passadas", diz o secretário.

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Estreia do Move/BRT é marcado por falta de informação

sábado, 8 de março de 2014

O início da operação do BRT/Move, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, foi marcado pela falta de informação e confusão. Motoristas ficaram perdidos sem saber em qual terminal da estação São Gabriel, na Região Nordeste, deveriam pegar os passageiros. Isso gerou correria de funcionários da BHTrans e também de usuários, que não sabiam onde embarcar. Os dois primeiros ônibus, que saíram às 4h20 e 4h40, iniciaram o percurso no horário sem passar pelo terminal correto. A viagem de estreia aconteceu sem nenhum usuário. 

A confusão na Estação São Gabriel começou quando os veículos sanfonados chegaram. Eles deveriam estacionar no terminal leste, que é o antigo, porém se posicionaram no novo terminal, que é chamado de Oeste. Os condutores alegam que não foram informados do local exato dos embarques. Alguns funcionários da BHTrans, que esperavam para vistoriar os ônibus, foram surpreendidos e chegaram a correr para tentar impedir a saída do BRT. 


Passageiros também ficaram confusos. Algumas pessoas foram para o terminal leste e, quando viram os ônibus do outro lado, tentaram correr. Funcionários da BHTrans os alertaram e todos tiveram que voltar. A primeira viagem no terminal leste deveria ser feita às 5h. Porém, o veículo só saiu do local às 5h10 com apenas quatro passageiros.

Alheio aos erros da BHTrans, o motorista Valdivino Rodrigues Moreira Neto, 29, cumpriu à risca o que lhe foi passado e foi até o novo terminal. Ele deixou a estação às 4h20, inaugurando o BRT em Belo Horizonte. Mas apesar da empolgação dele e da cobradora Maria de Fátima Souza Luz, 37, ninguém entrou no ônibus articulado durante uma hora saindo do São Gabriel, passando pela área hospitalar, Savassi e retornando ao ponto de partida. "Nesse horário é comum rodar vazio. Foi bom para testar mais uma vez o trecho, sentir o trajeto e ir pegando o jeito", diz ele.

Linhas iniciais na Av. Cristiano Machado

No dia da inauguração, usuários que passam pela Cristiano Machado terão duas opções de linhas no corredor exclusivo para chegar ao Centro (uma direta e outra paradora). A terceira fará o acesso à região hospitalar, no Bairro Santa Efigênia, passando pela Avenida dos Andradas.

A 83P (Estação São Gabriel/Centro) terá embarque e desembarque nas oito estações de transferência (ETs) ao longo da Cristiano Machado. No Centro, haverá parada nas estações São Paulo, na Avenida Santos Dumont; e Tamoios, na Avenida Paraná, onde retorna. O mesmo percurso será feito pela 83D, mas, por ser direta, não fará paradas ao longo da Cristiano Machado. O desembarque e embarque de passageiros da 83D ocorrerá somente no Centro, nos terminais São Paulo e Tamoios. A expectativa da empresa é de que o tempo médio de viagens, que hoje chega a 35 minutos, sem engarrafamentos, entre o Centro e a Estação São Gabriel, passe a ser feito em 20 minutos na linha paradora e em 15 minutos na direta. 

A terceira linha tronco da primeira fase do BRT/Move fará o mesmo percurso que a 83D e a 83P, até atravessar o túnel da Lagoinha, no Centro. De lá, os ônibus articulados seguirão pela Andradas até a área hospitalar. Nesse percurso, usarão portas de embarque e desembarque dos dois lados, para se adaptarem às estações e aos pontos de ônibus normais. 

A expectativa da BHTrans é de que o tempo médio de viagens, que hoje chega a 35 minutos, sem engarrafamentos, entre o Centro e a Estação São Gabriel, passe a ser feito em 20 minutos na linha paradora e em 15 minutos na direta. Os intervalos entre as viagens serão de 15 minutos, na hora de pico, e chegarão a 20 minutos no horário normal. Com horários de saída intercalados, as linhas 83P e 83D terão embarque de 7 em 7 minutos.

Como pegar um ônibus

As pessoas que quiserem acessar um dos veículos do Move devem seguir até uma das estações de transferência ou integração ao longo da Avenida Cristiano Machado e também no Centro de Belo Horizonte. 

As passagens serão pagas antes do embarque. Todas as estações têm caixas para atender os passageiros, que poderão comprar um bilhete unitário ou utilizar o cartão BHBus. Segundo a BHTrans, todos os cartões BHBus são aceitos para acesso ao BRT Move.

O teto das passagens é de R$ 2,65. Quem não tem o cartão poderá comprar bilhetes individuais nas estações de transferência ou em um dos quatro quiosques construídos nas avenidas Paraná (2) e Santos Dumont (2). Haverá ainda possibilidade de recarregar os cartões dentro dos ônibus. Mais informações podem ser conferidas no site www.brtmove.pbh.gov.br ou pelo telefone 156, da prefeitura.

Informações: Estado de Minas

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Grande Recife: Começa requalificação da 4ª perimetral para a implantação do futuro corredor de BRT

As obras da 4ª perimetral na BR-101 começam hoje. A requalificação da rodovia federal é o primeiro passo para a implantação do futuro corredor de BRT, no trecho que passa pelos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Paulista e Abreu e Lima, também conhecido como contorno Recife. Orçada em R$ 216 milhões, a requalificação inclui a remoção de todas as placas de concreto e do antigo asfalto, além do revestimento do acostamento e capinação. Essa etapa prevista para demorar dois anos é apenas uma preparação para a implantação do sistema BRT na perimetral, que não está licitado e não há mais previsão da Secretaria das Cidades, que deve deixar a missão para o próximo governo.

Principal via de contorno do Recife, a BR-101 é hoje a imagem do abandono. O volume médio diário de tráfego na via é de 36 mil a 58 mil veículos por dia, sendo 20% de caminhões de carga. A via, que já funciona como trecho urbano, recebe 13 linhas de ônibus, que transportam mais de 120 mil passageiros por dia. “A BR-101 hoje é utilizada pela população como uma via urbana e não mais como uma rodovia, o que eleva a importância desta obra para a Região Metropolitano do Recife”, ressaltou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

O projeto de requalificação será iniciado no trecho que engloba o viaduto Diper I até a ponte sobre o Rio Paratibe, no município de Paulista, totalizando dois quilômetros de extensão. A escolha dos trechos que vão entrar em obra levou em conta a redução de transtornos no trânsito durante a Copa do Mundo. A ideia é priorizar as áreas que possuem vias secundárias ou pistas locais, que poderão ser usadas como alternativas de fuga para os veículos. É o caso do trecho que entra em obras hoje. Os motoristas que trafegam no sentido Norte/Sul terão a pista local e mais a faixa da esquerda da rodovia. As obras serão concentradas na pista da direita e no acostamento.

O segundo trecho da obra de 2,4 km será a partir da divisa do município de Paulista até a Ponte sobre o Rio Beberibe com prazo previsto de setembro a dezembro deste ano. E o terceiro e último trecho com os 26,3km restantes só deve começar em janeiro de 2015 e com previsão de ser concluída em dezembro do mesmo ano. O cronograma da obra depende da remoção da tubulação da Copergás.

Dos recursos que serão aplicados nessa primeira etapa, R$ 182 milhões são oriundos do governo federal e R$ 34 milhões do governo do estado. Já a obra do futuro corredor de transporte, que aguarda licitação, prevê 38 estações de embarque e desembarque, novas passarelas para pedestres, viadutos, pontes, elevados, ciclovia e a reconstrução do TI da Macaxeira.

Informações: Diário de Pernambuco

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Mesmo com início do BRT, ônibus convencionais vão circular em BH

Mesmo com as três linhas do BRT começando a circular na Avenida Cristiano Machado, na Região Nordeste da capital neste sábado (8), estreando o novo sistema de transporte da cidade, os ônibus convencionais irão funcionar normalmente na região. A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou, nesta sexta-feira (7), que a transformação do transporte  metropolitano em veículos no BRT, também chamado de Move, irá ocorrer de forma progressiva nos próximos dois meses, prazo para o sistema estar operando de forma completa.

Neste sábado, 18 veículos do Move estarão circulando entre a Estação São Gabriele o centro da cidade. De acordo com a BHTrans, o serviço começa a funcionar às 5he termina meia noite. “A razão de suspender o período noturno é pra dar uma janela de tempo pra avançar nas obras de maior risco ao usuário”, explica o presidente da empresa, Ramon Victor César, referindo-se aos trabalhos que ainda não foram concluídos na Estação São Gabriel.

Às vésperas da inauguração, trabalhadores da obra ainda cuidavam da limpeza e da instalação de painéis. Mesmo assim, o presidente da BHTrans afirma que os locais usados durante o início desta primeira fase estão prontos. “As partes das extremidades ainda faltam serem cobertas. As partes onde serão iniciadas as operações amanhã já se encontram cobertas”, afirma.

Sobre as queixas a respeito da presença de somente uma rampa de acessibilidade para cadeirantes nas estações da Avenida Santos Dumont, no Centro, César afirma que todas as normas de acessibilidade estão sendo atendidas.  De acordo com ele, há um espaço reservado nas estações para se instalar um elevador para cadeirantes futuramente.
A previsão é que em abril o BRT funcione durante 24 horas, de acordo com o gerente de gestão operacional do sistema, Artur José. Já em maio, a expectativa é que a implantação esteja completa. A etapa final está prevista para maio com o funcionamento de 22 linhas de todas as estações que vão integrar o Move. A expectativa é de que 700 mil usuários usem o transporte por dia.

Informações: G1 Minas

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