Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Porto Alegre entrega mais uma ciclovia

sábado, 8 de junho de 2013

A ciclovia na Rua José do Patrocínio, no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi entregue à população da capital gaúcha neste sábado (8). O novo espaço para os ciclistas terá 880 metros de extensão, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires. Com o novo trecho, Porto Alegre contará com 14 quilômetros de ciclovias.

A criação da ciclovia na Rua José do Patrocínio gerou grande polêmica na capital do estado. Moradores e comerciantes reclamaram que o espaço para os ciclistas irá reduzir ainda mais as vagas para estacionamento na região. A prefeitura garante que das 150 vagas atuais, serão mantidas 100 vagas para estacionamento junto à ciclovia, sendo liberadas mais 50 vagas das 20h às 8h.

As próximas ciclovias serão implantadas na avenida Chuí (entre Icaraí e Diário de Notícias) e a rua Vasco da Gama/Irmão José Otão (entre Miguel Tostes e Barros Cassal) que, somadas, terão a extensão de 1,7 quilômetro.

Informações: G1 RS

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No Recife, 1ª etapa do Terminal do Barro é inaugurada

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os usuários do Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife, vão desembarcar em novas plataformas a partir deste sábado (8). A nova etapa foi entregue na manhã desta sexta-feira (7) pelo governador Eduardo Campos e será inaugurada amanhã. A nova seção corresponde à primeira fase de ampliação do terminal, que será reformado e vai passar a ter 19 mil metros quadrados.

A etapa entregue nesta sexta-feira demorou quatro anos para ser construída e vai substituir temporariamente o antigo terminal, que será fechado neste sábado. O local vai passar por uma reforma prevista para ser concluída em dezembro deste ano. A ordem de serviço da obra foi assinada na cerimônia desta sexta, que contou com a participação de Eduardo Campos e do secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Até a inauguração do novo terminal, todas as dez linhas de ônibus que circulam pelo TI do Barro vão passar a trafegar pela nova etapa. Depois que as obras forem concluídas, as duas seções vão atuar de maneira integrada e o terminal vai ganhar quatro novas linhas de ônibus. Atualmente, cerca de 50 mil passageiros circulam pelo local diariamente. Com a ampliação, espera-se que o terminal passe a receber 70 mil usuários de ônibus por dia.

Maior que o terminal original, a nova etapa tem a forma de U e conta com plataformas, rede de lojas, lanchonete, banheiros públicos, copa, rede de drenagem e esgoto, área de estocagem e Ilhas de despachantes. Antes das obras, uma metalúrgica funcionava na área, que também recebeu serviços de pavimentação e urbanização. No total, foram gastos mais de R$ 4 milhões na construção.

A segunda etapa da ampliação do terminal corresponde à reforma das estruturas já existentes. No local, serão construídas novas plataformas, salas administrativas, estocagem, estacionamento interno, bicicletário e acesso definitivo ao metrô. As obras estão orçadas em R$ 3,3 milhões. O Terminal Integrado do Barro foi construído em 1994, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Atualmente, recebe 89 coletivos de 10 linhas de ônibus, totalizando mais de mil viagens por dia.

Informações: NE10



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Cidades da Grande São Paulo anunciam redução no preço da passagem de ônibus

As tarifas de transporte coletivo de São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires terão seus valores reduzidos de R$ 3,30 para R$ 3,20 a partir de 15 de junho. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo prefeito de São Bernardo do Campo, durante reunião do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.  Em Diadema, onde o preço da tarifa já era de R$ 3,20, o valor será mantido. Rio Grande da Serra, onde a tarifa é de R$ 3, também manterá o valor.
Daniel Sobral/Futura Press
Segundo o prefeito de São Bernardo, a redução foi possível a partir da medida provisória do Governo Federal 617, de 31 de maio de 2013, que reduz a zero as alíquotas de Pis/Confins para as empresas de transporte coletivo . Medida também foi essencial para aumento menor que a inflação no valor das passagens em diversas capitais brasileiros .

"As cidades têm autonomia para decidir pela alteração ou não, mas os prefeitos levaram em conta o esforço da União para a redução dos custos de vida, o que vem colaborando com a economia brasileira e, em especial, com os usuários", ressalta o prefeito.

Ainda de acordo com chefe do Executivo de São Bernardo, a partir do anúncio feito no Consórcio, os prefeitos se reunirão com representantes das empresas de transporte coletivo de suas cidades para tomar as providências necessárias à redução.

Informações: iG São Paulo

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Ônibus do BRT chega a Belo Horizonte para teste

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Em meio às readequações nas obras das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado e o fechamento de vias na Região Central, o transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) começa a aparecer pela cidade. Meses antes de o sistema entrar em funcionamento, previsto para o primeiro trimestre de 2014, os usuários do transporte coletivo já poderão ter uma breve amostra do que serão os novos ônibus nos próximos dias. A encomenda da nova frota de 192 ônibus articulados e 200 padrons (veja quadro) só deve ocorrer em julho, quando os consórcios operadores pretendem fechar a aquisição dos coletivos. Depois que os empresários do setor adiaram, no início do ano, o primeiro pacotão de BRTs previstos para transportar boa parte dos 750 mil usuários/dia, um fabricante de chassis disponibilizou o primeiro ônibus articulado apto a realizar testes em linhas com passageiros na Grande BH.

O veículo imponente de cor branca, modelo Comil Doppio BRT, já recebeu o validador necessário para o pagamento da tarifa por meio de cartão, foi entregue pela Scania à empresa Turilessa e aguarda somente trâmites burocráticos, como a assinatura de um comodato entre as partes e vistoria no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), para começar a rodar na linha 5610, interligando o Bairro Morro Alto, no município de Vespasiano, ao Centro da capital mineira. Na quinta-feira, motoristas e instrutores da Turilessa fizeram um percurso da linha 5610 – via Antônio Carlos, Rua dos Guaranis e Carijós – com o veículo vazio para ver como seria o desempenho do BRT.


Seguindo parte das especificações impostas pela BHTrans para os ônibus articulados do sistema, como a existência de ar-condicionado, câmbio automático e portas de embarque em nível no lado esquerdo da carroceria, o coletivo de 18,60 metros de comprimento e capacidade para 160 passageiros promete ser uma das principais atrações do III Congresso As Melhores Práticas SIBRT na América Latina, simpósio organizado pela Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) que discutirá, de hoje a sexta-feira, soluções para melhorar a qualidade dos sistemas de transporte público urbanos. Durante o evento, o articulado ficará exposto numa das pistas do futuro corredor da Avenida Cristiano Machado, ainda fechada para obras.

"O principal objetivo do teste é colocar o articulado para rodar numa operação normal, avaliando quesitos como dirigibilidade, consumo de combustível, performance do motor e manobra. Além da Saritur, temos outras empresas interessadas em fazer o teste nas linhas municipais de Belo Horizonte. Foi uma feliz coincidência trazê-lo, uma vez que os consórcios da capital mineira estão partindo para as decisões de compra", exlica Eduardo Monteiro, responsável de vendas de ônibus urbanos da Scania. O executivo afirma que o mesmo BRT já foi testado em linhas de Brasília e Recife. A expectativa agora é de que o coletivo – orçado em R$ 400 mil – circule por um período mínimo de 60 dias em BH.

Resistência

Por outro lado, antes mesmo que a compra dos BRTs seja definida, operadores do sistema têm demonstrado resistência quanto aos articulados. Segundo duas fontes ligadas aos consórcios ouvidas pelo Estado de Minas, a exigência de carteira de habilitação categoria E ainda não foi totalmente aceita pelos motoristas de ônibus. "Há uma expectativa muito grande entre eles se receberão um aumento de salário para operar os BRTs. A responsabilidade será maior e, com o trânsito cada vez mais complicado, muitos motoristas estão fugindo das linhas da região Central, por onde passará o sistema", disse uma das fontes, que preferiu não se identificar.

Procurada pela reportagem, a BHTrans não se pronunciou. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), responsável pelo DER, disse ainda não ter sido informada pelo fabricante e a empresa sobre o início do teste. Somente um dos sete terminais BRT previstos na Grande BH – justamente o do Bairro Morro Alto, em Vespasiano – teve o início de obra autorizado pela secretaria. Com investimentos de R$ 21,5 milhões, deverá receber em média cerca de 50 mil passageiros/dia. A previsão é de que o terminal seja concluído no segundo semestre de 2014.

TIPOS DE VEÍCULOS DO SISTEMA

Básico

» Equivalente aos ônibus atuais de motor dianteiro, com comprimento máximo de 12,7 metros, peso bruto total igual ou maior que 16 toneladas, e três portas de serviço com degraus à direita. Serão mantidos em linhas bairro a bairro e alimentadoras.

Padron

» Modelo intermediário que será usado dentro e fora dos corredores. Terá ar-condicionado, câmbio automático, suspensão a ar, comprimento que varia de 13,2 a 15 metros e bicicletário. Com piso alto, tem duas configurações: portas com embarque à esquerda (3 portas) e portas de serviço em ambos os lados da carroceria (5 portas), neste caso para operação fora do BRT.

Articulado

» As estrelas do novo sistema mantêm os acessórios de conforto dos ônibus padron, se diferenciando pelo número de portas de embarque (de 6 a 7) e o porte maior: comprimento máximo de 19 metros e peso bruto total igual ou maior que 26 toneladas.

Enquanto isso...

…atraso para chegar a Confins

O gargalo causado pelas obras no BRT na Avenida Cristiano Machado acabou comprometendo o embarque de passageiros do serviço Conexão Aeroporto ontem pela manhã. Devido ao trânsito congestionado, alguns ônibus atrasaram. Tentando solucionar o problema, o Expresso Unir, empresa operadora da linha até Confins, realocou passageiros que haviam adquirido passagens com antecedência em táxis pagos pela própria empresa de ônibus.

Informações: ANTP
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Tarifa dos ônibus municipais de Vitória diminui R$ 0,05

A tarifa dos ônibus do sistema de transporte coletivo municipal vai ficar R$ 0,05 mais barata a partir de domingo (9). Segundo a Prefeitura de Vitória, a redução de R$ 2,45 para R$ 2,40 dos ônibus convencionais se deu devido à isenção do PIS/Cofins para o setor de transportes, mesmo motivo que causou a diminuição do valor das passagens do Sistema Transcol na última semana.

De acordo com a prefeitura, a tarifa do ônibus convencional passa a ser de R$ 2,40 e a do seletivo R$ 2,55. Segundo o prefeito da capital, Luciano Rezende, os tributos foram desonerados pelo Governo Federal a pedido da Frente Nacional dos Prefeitos.

Já no Sistema Transcol, que circula pela Grande Vitória, a tarifa cobrada de segunda-feira a sábado passou de R$ 2,55 para R$ 2,50, enquanto a de domingo diminui de R$ 2,25 para R$ 2,20. O cálculo foi feito com base na retirada dos tributos e variação dos custos de serviço.

Informações: G1 ES

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Metrô de SP gera ganhos de R$ 19,3 bi por ano ao Brasil, diz estudo

O Metrô de São Paulo proporciona ganhos de R$ 19,3 bilhões anualmente para economia do Brasil, o equivalente a 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB). É o que aponta estudo da Universidade de São Paulo (USP), que comparou dois cenários - com a presença do Metrô e sem - e concluiu que, quanto menos tempo de deslocamento diário de casa para o trabalho, mais produtivo será o trabalhador, o que gera efeitos positivos na economia. 

“Quando você retira o metrô, o tempo de deslocamento aumenta e a produtividade cai. O PIB da cidade de São Paulo e de outras regiões do País é afetado. O Brasil perde competitividade, a arrecadação do governo é reduzida, as famílias têm menos renda e, portanto, consomem menos”, diz o estudo parcialmente divulgado nesta quarta-feira, e que será apresentado na íntegra na próxima sexta-feira.


A pesquisa, denominada A Economia Subterrânea: Monitorando os Impactos mais Amplos do Metrô de São Paulo, conduzida pelo professor Eduardo Haddad, da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, mostra que, caso o Metrô de São Paulo não existisse, a cidade deixaria de produzir R$ 6,15 bilhões (32% do total dos impactos econômicos avaliados).

O restante da região metropolitana deixaria de contribuir com a economia em R$ 2,17 bilhões (11%). Os demais municípios do Estado de São Paulo perderiam R$ 2,29 bilhões (12%) e o restante do Brasil sofreria um impacto econômico negativo de R$ 8,7 bilhões (45%).

O Metrô de São Paulo tem extensão de 74 quilômetros e 64 estações, transporta diariamente 4 milhões de passageiros e representa 20% das viagens em transportes públicos da cidade. Segundo o estudo, a quantidade de recursos que o Metrô gera anualmente (R$ 19,3 bilhões) equivale a aproximadamente a 65% dos custos da construção de toda a rede de linhas e estações.

Informações: Agência Brasil
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Reajuste na passagem de Porto Alegre é aprovado, tarifa que hoje custa R$ 3 passará a R$ 3,05

O Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros aprovou, na manhã de ontem, a diminuição do reajuste da tarifa do transporte coletivo metropolitano de 5,88% para 1,74%. O novo percentual foi apresentado na terça-feira pelo secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, após anúncio do governo federal de isenções de tarifas fiscais do setor.

“A desoneração dos tributos para o transporte coletivo nos impulsionou a recalcular o percentual inicial. Acreditávamos em uma redução de, pelo menos, metade do apresentado. Na prática, a diminuição será de 4,14%. É uma grande conquista para os mais de 1,5 milhão de usuários da Região Metropolitana de Porto Alegre”, destaca Busato. Estima-se que a tarifa, que hoje custa R$ 3,00, passe a R$ 3,05.


A composição do custo tarifário é baseada em rodagem, preço do combustível e do lubrificante, tributos, peças e acessórios, despesas administrativas, manutenção e operação, entre outros. A proposta foi encaminhada ainda ontem, pela secretaria, para a homologação do Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Audiência pública debate hoje tarifa do catamarã

Esta quinta-feira será dia de debater o índice de reajuste da tarifa de outro modal de transporte da Região Metropolitana. Às 19h30min, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Guaíba, promovida pela Agergs, para analisar o aumento na passagem do transporte hidroviário Porto Alegre-Guaíba, conhecido como catamarã. O valor atual é de R$ 7,25.

A proposta da Metroplan é de que o valor cobrado por trecho passe a ser de R$ 7,60, o que representaria um acréscimo de 4,37%. A diretoria de tarifas da Agergs, por sua vez, sugere um reajuste de apenas 0,2%, com a tarifa passando, em razão de arredondamento, para R$ 7,30.

Em documento constante do processo de reajuste, o técnico da agência Eduardo D’avila Leal afirma que “o concessionário desse serviço público de transporte hidroviário de passageiros vem obtendo o benefício do ganho de produtividade em virtude de o número de passageiros pagantes ser superior ao projetado na proposta comercial da licitação.” Ou seja, a CatSul, operadora do catamarã, estaria ganhando mais do que o previsto inicialmente, em razão do grande número de passageiros, o que justificaria um reajuste mínimo.

A audiência tem como objetivo apresentar os cálculos tarifários e colher informações. Após a discussão pública, o processo volta à diretoria de tarifas da Agergs, que irá avaliar as informações antes de encaminhar o documento ao conselho superior, para definir o índice final.

Informações: Jornal do Comércio
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EPTC Porto Alegre divulga o esquema e a lista das linhas que passam na Arena Grêmio

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Em razão da realização do jogo amistoso entre Brasil e França, que acontecerá neste domingo, 9, às 16h, na Arena do Grêmio (av. Padre Leopoldo Brentano, 13.361 - Humaitá), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou um esquema especial de trânsito e transporte. Ao todo, serão 200 fiscais mobilizados para o evento.

A novidade em relação aos outros planejamentos para jogos na Arena será a implantação de um corredor de emergência na avenida Voluntários da Pátria. O atendimento por ônibus e táxi terá reforço na região do estádio. 

Confira o esquema especial de trânsito e transporte:

Rotas de acesso para veículos na Arena

Quem vem do Centro, zonas Leste e Sul - Voluntários da Pátria até a Arena; ou via Farrapos e A. J. Renner; ou Castelo Branco, Sertório e Voluntários da Pátria

Quem vem za Zona Sul e Leste - outra opção é utilizar a 3ª Perimetral, Viaduto Leonel Brizola, Dona Teodora e A. J. Renner

Quem vem da Zona Norte - Sertório, Dona Margarida, Farrapos e A. J. Renner ou Assis Brasil, Sertório, Dona Margarida, Farrapos e A. J. Renner; ou Assis Brasil, Cairu, Farrapos e A. J. Renner; ou Sertório, Dona Margarida, Edu Chaves, Viaduto Leonel Brizola, Dona Teodora e A. J. Renner; ou Assis Brasil, Souza Reis, Edu Chaves, Viaduto Leonel Brizola, Dona Teodora e A. J. Renner

Quem vem de Guaíba - opção é utilizar a Sertório, Farrapos e A. J. Renner

Quem vem de Canoas e Vale dos Sinos - opções pela BR-116, Farrapos e A. J. Renner, ou Guilherme Schell, Ernesto Neugebauer e José Pedro Boesel

Quem vem do Litoral, via Freway (BR-290) - Não existe acesso direto da Freeway para a Arena. Os motoristas devem utilizar a saída para o aeroporto, BR-116, Farrapos, A. J. Renner; o não uso desse acesso obrigará o retorno via Castelo Branco (Centro)/ Voluntários da Pátria, até a Arena

Opções de Transporte 

Usuários do Trensurb - Desembarcar na estação Anchieta (cerca de 1,5 quilômetro até a Arena, aproximadamente 10 minutos de caminhada);

Táxi - Serão 350 táxis mobilizados para o evento. Desembarque e posterior embarque após o jogo serão realizados em torno do anel viário de contorno da Arena.

Ônibus fretado - Estacionamento na pista norte da rua José Pedro Boésio. A pista estará interditada para o tráfego dos demais veículos.

Ônibus - Duas linhas de ônibus especiais levarão os usuários de ônibus até o evento: 

T2.3 Arena - A linha T2 terá seu itinerário modificado (T2 Arena) e frequência de viagens ampliadas para melhorar o atendimento dos usuários. Para a chegada ao estádio ela terá seu final modificado a partir das 12h30, entrando no bairro Humaitá para permitir o desembarque nas proximidades da rótula das avenidas A. J. Renner, Dona Teodora e Voluntários da Pátria. Após o jogo, serão utilizados 15 veículos articulados, em sua maioria articulados, com saída da Voluntários da Pátria com Graciano Camozzato.

Futebol Arena - A linha de ônibus especial, com início às 12h30, irá operar com 20 carros a partir do Mercado Público (Largo Glênio Peres), via Voluntários da Pátria. Para a saída, serão utilizados 35 veículos, com saída da Voluntários da Pátria com Graciano Camozzato, em direção ao Centro.

Linhas de ônibus regulares que atendem o bairro Humaitá:

703 - Vila Farrapos
Terminal no centro é no PopCenter  (Centro Popular de Compras)
Terminal bairro rótula da A. J. Renner/Leopoldo Brentano
Linha vai ao centro via A. J. Renner/Frederico Mentz/Voluntários da Pátria
Retorna ao bairro via Voluntários/Farrapos/Frederico Mentz/A. J. Renner

704 - Humaitá
Terminal no centro é no PopCenter (Centro Popular de Compras)
Terminal bairro na Estação Anchieta Trensurb
Linha vai ao centro via Palmira Gobbi/A. J. Renner/Farrapos
Retorna ao bairro via Farrapos/A. J. Renner/Palmira Gobbi

704.1 - Humaitá/A. J. Renner/Dona Teodora
Derivada da 704, com pequena diferença que atende trecho da av. Ernesto Neugebauer entre Dona Teodora e av. Amynthas Jacques de Moraes

T2A.1 - Transversal 2/A. J. Renner
Linhas derivada da T2, com horários de escola. Somente 13 horários em dias úteis

B55 - Protásio/Humaitá
Linha interbairros, ligando o Humaitá ao bairro Mário Quintana via A. J. Renner/Farrapos/Terminal Cairu/Benjamin Constant/Assis Brasil/Protásio Alves/Manoel Elias

B25 - Arroio Feijó/Humaitá
Linha interbairros, ligando o Humaitá à av. Bernardino Silveira Pastoriza, na divisa com Alvorada, via Frederico Mentz/A. J. Renner/Farrapos/Terminal Cairu/Benjamin Constant/Assis Brasil

Lotações - A linha Humaitá atenderá antes e depois da partida, com 15 veículos. O itinerário da linha começa na rua 7 de Setembro (Centro Histórico), seguindo pelas avenidas Farrapos e A. J. Renner

Após o jogo, mais linhas serão disponíveis, saindo do estádio em direção aos bairros. São as linhas 60.1 – Sarandi (com seis veículos); 60.2 – Hospital Conceição (seis); 60.5 – Jardim Leopoldina (seis); e a 60.6 – Parque dos Maias (quatro)

Pedestres - deslocamento pela Palmira Gobbi, José Pedro Boésio, Voluntários da Pátria e Leopoldo Brentano, como principais opções

Informações: EPTC

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