Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Rodoviários decidem suspender greve de ônibus

domingo, 3 de março de 2013

Os rodoviários do Rio decidiram, em assembleia realizada na manhã deste domingo (3), suspender a greve iniciada na última sexta-feira (1º), mesmo sem ter as reivindicações atendidas. O vice-presidente do sindicato, Sebastião José, explicou que a decisão ocorreu porque as negociações vão passar a ser feitas no Tribunal Regional do Trabalho.

A RioÔnibus, sindicato que representa as empresas, deve ser chamada nesta segunda (4) para apresentar nova proposta, segundo Sebastião José. Já o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb) agendou nova reunião para quinta (7), às 18h, para definir novos rumos da paralisação.

Por meio de nota, a Secretaria municipal de Transportes confirmou a informação do fim da greve e informou que 100% da frota das empresas programada para este domingo estão circulando e que o mesmo ocorrerá na segunda-feira, ou seja 9 mil coletivos.

Depois da sexta de caos devido à paralisação dos rodoviários, o sábado (2) teve mais ônibus rodando pela cidade. Mesmo assim, passageiros reclamaram da demora nas filas nos pontos da Central do Brasil. “Tem uma hora que eu estou aqui e não passou o 386 que é o que eu quero”, contou outra passageira, a caminho de Anchieta.

Na sexta à noite, a Justiça do Trabalho já havia determinado que 80% dos ônibus deveriam voltar a circular para que as empresas não fossem multadas. Neste sábado, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o sindicato dos rodoviários cumpriu a exigência. A previsão é que a frota completa esteja circulando no início da semana.Supervia terá 100% da frota.

Supervia terá 100% da frota
Mesmo com o fim da greve dos ônibus, a Supervia anunciou que vai operar com 100% da sua frota nesta segunda-feira (4). Segundo a concessionária, os trens partirão dos ramais Deodoro e Santa Cruz, a cada 10 e 15 minutos, respectivamente.

No horário de volta do trabalho, haverá viagens expressas da Central do Brasil para Japeri (18h e 19h) e Saracuruna (18h25), além de viagens extras para os ramais Deodoro e Santa Cruz.

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Linhas urbanas do Amapá ganham 20 novos ônibus na próxima terça

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) apresenta ao prefeito Clécio Luís na próxima terça-feira, 5 de março, 20 novos ônibus que serão incorporados à frota urbana. O evento está marcado para as 9h ao lado do Teatro das Bacabeiras.

São 10 ônibus da empresa Siãothur, 5 da Expresso Marco Zero, 3 da Amazontur e 2 da Capital Motena. Boa parte dos veículos são do modelo B270F. São chassis Volvo e Mercedes Benz e carrocerias Mascarrelo, Marcopolo e Comil.

Os veículos equipados com a nova motorização Euro 5. Eles seguem a norma Proconve P7 do Conama, reduzindo a emissão de poluentes por motores diesel. “Com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores, aprimorar a qualidade dos combustíveis e conscientizar a população sobre a poluição, o Conava criou o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. O Programa foi criado em 1986, e passou por cinco diferentes fases desde então, resumindo-se à exigência de medidas tecnológicas, por parte das montadoras e distribuidoras de combustível, de modo à gradativamente, diminuir o índice de poluentes no ar. A partir de janeiro de 2012 entrou em vigor a fase P7, visando diminuir significamente a emissão de NOx (óxido de nitrogênio) e material particulado”, explica o engenheiro Artur Sotão.

Todos os ônibus são adaptados para cadeirantes. O Setap estima para

2014 que 100% da frota urbana e intermunicipal seja de veículos com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e idosos.

A cada renovação de frota, as empresas locais incorporam veículos adaptados, democratizando o acesso das pessoas com necessidades especiais ao transporte público. Atualmente, 186 veículos compõem a frota de ônibus, sendo 147 a frota operante.

Em 2008, existiam apenas dois ônibus adaptados com elevadores. Hoje são 99, o que representa 67% da frota. Há empresas, como a Amazontur, em que todos os veículos já são adaptados. A Sião Thur deve também chegar nesta marca em 2013.

Entre 2009 e 2012 foram incorporados à frota 54 ônibus novos, todos com acessibilidade, um investimento de mais de R$ 13 milhões. Hoje a média de idade dos ônibus de Macapá é de 4.3 anos, bem abaixo da média nacional, que é de 5.5 anos. Somente este ano, para a compra dos 20 veículos fora feitos investimentos de R$ 5 milhões e 200 mil.

“Mantendo o padrão da frota, as empresas buscaram no mercado nacional novos e modernos veículos que permitem a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e de mobilidade reduzida ao transporte com mais conforto e segurança, antecipando em um ano a obrigatoriedade desse benefício, previsto na legislação brasileira, conforme especificações da Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida”, explica o presidente do Setap, Décio Melo.

Os 20 veículos adaptados possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seus ocupantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.

Além da mais avançada tecnologia em chassis e carroceria, as empresas adquiriram os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os ônibus não partem quando qualquer uma das portas estiverem abertas, e as portas somente se abrem com o veículo parado), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.

Aliado a compra dos veículos, o Setap fez investimentos da ordem de R$ 2 milhões para implantar um dos mais modernos sistemas de bilhetagem. Isso possibilitou que em janeiro de 2011 fosse iniciado o processo de integração das linhas urbanas. Hoje são mais de 15 linhas que podem integrar-se a outras 40.

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Poucos ônibus circulam no 2º dia de greve dos rodoviários no Rio

sábado, 2 de março de 2013

Poucos ônibus circulavam na Zona Sul e no Centro do Rio na manhã deste sábado (2), segundo dia de greve dos rodoviários do município, mas devido ao mau tempo poucos passageiros estão à espera de condução nos pontos.

A desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), decidiu em liminar, na tarde sexta-feira (1º), que as companhias de ônibus têm que manter 80% da frota em circulação. Se a ordem não for cumprida será cobrada multa diária de R$ 200 mil ao sindicato dos trabalhadores rodoviários, que será acusado ainda de crime de desobediência.

A desembargadora reconhece o direito de greve da categoria,  mas argumenta que os ônibus devem atender a população para evitar o caos na volta para casa.

Mais trens
A SuperVia colocou 44 mil lugares extras nos trens do ramal Deodoro e os trens do ramal Santa Cruz neste sábado (2) para atender a população em função da greve de rodoviários no município do Rio de Janeiro.
A concessionária informou que reforçou a operação e as equipes de atendimento nas estações para garantir a segurança dos passageiros.

Já o Metrô-Rio informou que avalia a demanda para determinar se o horário de funcionamento das composições permanecerá estendido devido à greve. O metrô  circulou até a 1h deste sábado devido à falta de ônibus. Segundo informou, empresa está trabalhando no plano de contingência operacional para garantir a chegada ao trabalho de funcionários que têm funções estratégicas como condutores, bilheteiros e agentes de segurança. A concessionária informou ainda que todos os funcionários da área operacional estão trabalhando ou de prontidão.

A empresa ressalta que enquanto durar a greve os ônibus do metrô de superfície não funcionarão.
Segundo o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores Empregados em Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio), José Carlos Sacramento, a paralisação continuará por tempo indeterminado. Às 18h da segunda-feira (4) será realizada uma nova assembleia.  Os rodoviários reivindicam 15% de aumento, contra os 8% oferecidos pelas empresas.

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Recife: Linhas de ônibus têm paradas relocadas no Terminal de Santa Rita

A partir deste sábado (02/03), as linhas 125 – Córrego da Gameleira, 191 – Recife/Porto de Galinhas e 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional) terão suas posições alteradas no Terminal de Santa Rita. O objetivo é atender uma solicitação dos usuários dos terminais, oferecendo um maior conforto ao serviço. 

A antiga parada das linhas 191 – Recife/Porto de Galinhas e 195 – Recife/Porto de Galinhas (Opcional) será desativada, já que se encontrava no início do Terminal e, em alguns momentos, atrapalhava a circulação dos veículos. Ela será transferida para a plataforma A, localizada próximo à entrada de passageiros, ao lado da faixa de pedestres. 

A linha 125 – Córrego da Gameleira será transferida da plataforma A para a plataforma C, que fica mais próxima à entrada de ônibus no Terminal de Santa Rita. O Grande Recife estará com divulgadores orientando os passageiros, que ainda podem tirar dúvidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158. 

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Bilhete Único em Campinas: Saiba como e onde tirar e os documentos nescessários

A divisão de passageiros do Sistema Intercamp, que utilizam o Bilhete Único (Comum, Vale-Transporte e Estudante), é feita por quatro áreas da cidade, mas com a maior parte dos passageiros nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande, as mais populosas do município: 

De acordo com dados de novembro de 2012, a Área 1, que abrange o eixo Ouro Verde-Rodovia Santos Dumont registrou aproximadamente diariamente 190 mil giros de catraca com Bilhete Único;na Área 2, que abriga as linhas que trafegam pela avenida John Boyd Dunlop e na região do Padre Anchieta, foi registrado por volta de 195 mil passageiros diários; 

Já na Área 3, das linhas que circulam na região dos Amarais e Barão Geraldo, houve 155 mil utilizações de Bilhete Único e; na Área 4, que abrange Saltinho e Viracopos, a média diária de novembro de 2012, foi de cerca de 110 mil giros de catraca utilizando o Bilhete Único. 

Os dados se referem a passageiros por dia útil equivalente, que calcula a utilização do Bilhete Único nos dias úteis da semana. No total, novembro de 2012 registrou média de 650 mil passageiros/dia. A média anual de passageiros que utilizam o Bilhete Único é de 15 milhões.

Quem pode ter o Bilhete Único Comum?
Todos os usuários do transporte, com exceção daqueles que já contam com o cartão do Vale-Transporte.

O cadastro para o Bilhete Único Comum pode ser feito na sede da Transurc ou nos postos de venda nos terminais de ônibus  com a apresentação dos documentos pessoais (RG e CPF). No momento do cadastro, são solicitadas informações como data de nascimento e nome da mãe. A primeira carga do cartão é de no mínimo duas tarifas (equivalentes a R$ 6,60), que poderão ser utilizadas posteriormente. O cartão fica pronto na hora.

A recarga pode ser feita em mais de 280 pontos instalados em estabelecimentos comerciais, cuja relação pode ser conferida nos sites da EMDEC e da Transurc (www.transurc.com.br). A recarga mínima é no valor de uma tarifa vigente – o correspondente a R$ 3,30. E o valor máximo para a recarga é de 200 tarifas vigentes, ou seja, R$ 660,00.

Na emissão da segunda via, o prazo de entrega do cartão é de 2 dias úteis após a comunicação. Neste caso, a retirada é feita apenas na Transurc. 

O conceito adotado pelo Bilhete Único é o da integração temporal. Com o Bilhete Único Comum, o usuário utiliza o sistema InterCamp pelo período de duas horas, em qualquer dia da semana, pagando apenas uma tarifa.
Pontos de cadastro
Sede da Transurc – Rua Onze de Agosto, 757, Centro, telefone 0800-014-0204. De segunda a sexta, das 8h às 18h.

Terminal Central 
De segunda a sábado, das 6h às 21h. Domingos e feriados, das 6h às 21h.

Terminal Mercado
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Barão Geraldo
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Ouro Verde
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Campo Grande
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Metropolitano
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Poupatempo Centro - De segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O cadastramento também pode ser feito via internet, no site da Transurc.

Quem pode ter o Bilhete Único Vale-Transporte? 
Todos os trabalhadores.

Onde fazer
A compra do Vale-Transporte é feita pela empresa empregadora junto à Transurc, diretamente no site www.transurc.com.br, pelo e-mail vendasvt@transurc.com.br, ou por meio de solicitação de visita via Disque Transurc, telefone 0800-014-0204.

O Vale-Transporte é um benefício vinculado ao trabalho; a empresa poderá obtê-lo para os seus funcionários mediante cópia simples da última alteração do contrato social, do CNPJ e do comprovante de endereço dos últimos três meses.

O cartão é de propriedade do usuário; isto significa que, se o empregado sair da empresa, não deverá devolvê-lo, pois o cartão poderá ser utilizado quando ele estiver novamente empregado ou usado para receber os créditos do Bilhete Único Comum.

Caso o trabalhador necessite fazer mais de duas integrações, basta solicitar o benefício junto à Transurc.

Quem pode ter o Bilhete Único Escolar?
Alunos das redes pública ou privada, dos ensinos fundamental, médio e de cursos profissionalizantes, que estudem e residam em Campinas, a mais de mil metros de distância da escola.

Benefícios
O Bilhete Único Escolar garante desconto de 60% no valor da tarifa. O estudante que tem o cartão paga apenas R$ 1,32 pela tarifa de R$ 3,30.

Onde fazer
Para ter o Bilhete Único Escolar, basta preencher o formulário disponível nos terminais Central, Mercado, Ouro Verde, Campo Grande, Barão Geraldo e Metropolitano; ou, ainda, na agência Centro do Poupatempo e na sede da Transurc.
O formulário também pode ser obtido no site www.transurc.com.br. Depois de preenchido, deverá ser entregue nos terminais Central, Barão Geraldo, Campo Grande, Ouro Verde ou na sede da Transurc, das 8h às 17h.

Para incentivar o acesso dos jovens a atividades culturais e de lazer, a Prefeitura autorizou que todo estudante utilize o cartão em qualquer dia e horário, incluindo sábados, domingos e feriados.

Confira os documentos necessários
- Para maiores de 14 anos, original e cópia da carteira de identidade (RG) e comprovante de residência de um dos últimos seis meses;

- Para menores de 14 anos, original e cópia da carteira de identidade (RG) ou da certidão de nascimento (se o aluno não possuir RG), além de comprovante de residência de um dos últimos seis meses;

- Aluno de curso particular de ensino profissionalizante e técnico deve anexar, também, cópia simples do contrato de prestação de serviço, com nome completo, identificação do curso, local e período, com data de início e término, bem como horário e frequência na semana;

- Se tais dados não constarem no contrato, o estudante deverá apresentar declaração da escola informando os mesmos;

- O prazo para análise é de 15 dias e o aluno que possuía o benefício no ano anterior deverá retirar a caderneta de frequência e reativar o cartão no local onde o formulário de cadastramento foi entregue;

- Já o aluno que terá o benefício pela primeira vez deverá retornar ao local em que entregou o formulário, onde receberá protocolo para coleta de fotografia e emissão do cartão (que serão feitos na sede da Transurc);

- Os menores de 14 anos que não possuírem carteira de identidade deverão levar qualquer outro documento com foto.

Formas de recarga
Todo estudante tem direito a uma cota mensal de créditos, que varia de acordo com a carga horário de seu curso. Os créditos podem ser adquiridos nos seguintes pontos, mediante a apresentação da caderneta de frequência e com a assinatura do diretor ou representante legal do colégio:

Sede da Transurc
Rua Onze de Agosto, 757, Centro, telefone 0800-014-0204. 
De segunda a sexta, das 8h às 18h.

Terminal Central
De segunda a sábado, das 6h às 21h; e domingos e feriados, das 6h às 18h.

Terminal Barão Geraldo
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Campo Grande
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Mercado
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Ouro Verde
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Terminal Metropolitano
De segunda a sábado, das 6h às 21h.

Poupatempo Centro
De segunda a sexta, das 8h às 18h; e sábados, das 7h às 13h.

Observação: No ato da primeira compra, o usuário deverá pagar a taxa de credenciamento do cartão, equivalente ao valor de duas tarifas integrais.

Quem pode ter o Bilhete Único Gratuito?
- Pessoa acima de 14 anos incapacitada, permanente ou temporariamente, para qualquer tipo de trabalho por deficiência física, sensorial, mental, orgânica ou múltiplas;

- Criança até 13 anos de idade, incapacitada por deficiência que justifique o benefício;

- Acompanhante de pessoa incapacitada, desde que o deficiente não possa se locomover sozinho.

Como obter esse benefício?
O cadastramento é realizado exclusivamente na sede da Transurc, à Rua Onze de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, mediante apresentação da “Solicitação para Utilização de Cartão Gratuito”, disponível na rede municipal de saúde: hospitais da PUC, UNICAMP, Mário Gatti, Beneficência Portuguesa e postos de saúde. Após emitido, este formulário tem validade de 30 dias para entrega na Transurc.

Além do formulário, é necessário apresentar cópias simples e originais dos seguintes documentos:
Maiores de 16 anos:

- Carteira de Identidade (RG) – cópia frente e verso;

- Carteira de Trabalho (se possuir) – cópias das páginas onde constam a foto, os dados de cadastro e último registro de emprego;

- Comprovante de endereço de um dos últimos seis meses;

- Carta do Resultado da Perícia do INSS com data final de concessão do benefício para os casos de afastamento ou aposentadoria por invalidez. Exames complementares e laudos médicos da rede municipal de saúde auxiliam na avaliação.

Menores de 16 anos:
- Certidão de nascimento – cópia simples ou Carteira de Identidade (RG), com cópia frente e verso;

- Comprovante de endereço de um dos últimos seis meses;

- Carta do Resultado da Perícia do INSS com data final de concessão do benefício para os casos de afastamento ou aposentadoria por invalidez. Exames complementares e laudos médicos da rede municipal de saúde auxiliam na avaliação. 

Algumas deficiências/enfermidades se adequam imediata e claramente nas categorias descritas na legislação e, para esses casos, o cartão fica pronto na hora.

Outras patologias necessitam de uma avaliação mais criteriosa quanto ao direito à isenção tarifária, e, nesses casos, a concessão é definida mediante à análise de Comissão Técnica, formada por um médico representante da Secretaria Municipal de Saúde, um médico representante da Transurc e um representante da EMDEC, que determinarão o prazo de validade do benefício e a quantidade de viagens por dia e por semana.

Para os casos que dependem de avaliação médica, o prazo é de 30 dias.

Quem pode ter o Bilhete Único Idoso?
Pessoas com 65 anos ou mais, residentes em Campinas. O cartão é opcional, uma vez que a gratuidade no transporte público é garantida para este segmento mediante apresentação de documento de identidade.

Onde fazer
O Bilhete Único Idoso deve ser feito na sede da Transurc, à Rua Onze de Agosto, 757, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O interessado deve portar cópias simples do documento de identidade (RG) e do comprovante de residência. Ao preencher o formulário de solicitação, deve indicar um telefone para contato, que será impresso no cartão. O BU fica pronto na hora.

Benefícios
É recomendável que as viagens gratuitas de idosos sejam registradas com o Bilhete Único (BU). O sistema fica “impossibilitado” de registrar as gratuidades quando os beneficiados não possuem BU, prejudicando o dimensionamento e a programação das linhas.

Os números podem mostrar, por exemplo, que não seria preciso aumentar a oferta de ônibus em determinada linha, ou mostrá-la “bem servida” de veículos, baseando-se em estatísticas incompletas, nas quais os idosos não estariam sendo contabilizados.

O Bilhete Único Idoso garante a passagem do idoso pela catraca como qualquer outro usuário.

Quem usa o BU Idoso também ganha em termos de segurança. Com menos dinheiro em circulação no sistema, os riscos de assalto são reduzidos.

Cuidados com o seu cartão
- Ao receber o cartão, verifique se o seu nome está grafado corretamente;

- Se houver algum erro, contate a Transurc para a troca do cartão. Use e guarde o cartão de forma adequada;

- Evite o contato com superfícies magnéticas, não molhe e não dobre;

- O uso do cartão por terceiros é crime e os infratores estão sujeitos às penas da lei;

- Em caso de perda, roubo ou extravio, ligue para a Transurc 0800-014-0204 para bloquear o cartão.

Quem usa o Bilhete Único tem mais segurança; com menos dinheiro circulando no sistema, diminui o risco de assaltos.

Intercamp
Sistema InterCamp é o Sistema de Transporte Público de Campinas, operado por ônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo e mini/midiônibus do serviço alternativo, implantado em 2005.

Foi criado a partir do desejo da Administração Municipal de tornar o transporte coletivo promotor de mudança radical nas condições de mobilidade e circulação das pessoas, com um serviço de excelência para todos.

Atualmente, o Sistema InterCamp possui 1.244 veículos. A idade média da frota é de 4,71 anos. O InterCamp registra na catraca a média de 620 mil passageiros por dia, volume que representa aproximadamente 240 mil usuários/dia.

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Rodoviários ameaçam greve de ônibus em manaus na próxima quarta-feira

Após cinco indicativos de greve neste ano, o presidente do sindicato dos rodoviários, Josildo Oliveira, afirmou na tarde de ontem, em coletiva realizada no Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM), que a categoria pretende fazer paralisação do sistema até a próxima quarta-feira, dia 6.

Segundo ele, 30% da frota dos ônibus, o que equivale a aproximadamente 300 veículos, não sairão das garagens. Os outros 70%, o equivalente a 1,6 mil ônibus, circularão com catraca livre. Ainda de acordo com o sindicato, existe uma grande de a greve acontecer na próxima segunda-feira. “Daremos um prazo até quarta-feira, mas se não tivermos nenhuma posição do Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas), na segunda-feira mesmo estaremos paralisando”. 

Na última ameaça de greve, que aconteceu no dia 19 de fevereiro, houve uma intermediação do prefeito Arthur Neto, fazendo com que a categoria suspendesse por 24 horas a paralisação. 

Na reunião entre o prefeito e os representantes do Sinetram, ficou firmado o acordo de que a categoria aguardaria o julgamento da Corte Especializada do Trabalho, que aconteceu no dia seguinte. 

O titular da Superintendência de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, informou que a Prefeitura não foi comunicada oficialmente da nova decisão.   Ele informou, ainda, que a Prefeitura tem feito a parte acordada na negociação, e que nos próximos dias, o assunto voltaria a ser discutido com o prefeito.  O secretário municipal de governo, Humberto Michilles,  disse que “o acordo assinado entre rodoviários e empresários na presença do prefeito deveria estar valendo”.  

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Estudo acirra críticas ao aumento das passagens de ônibus em Porto Alegre

sexta-feira, 1 de março de 2013

Se um motorista de ônibus da Capital resolvesse gastar todo o seu salário mensal em passagens para andar no veículo em 2012, ele teria feito 610 viagens. Em 1996, seriam 1.380. O estudo, intitulado A Manutenção do Desincentivo ao Transporte Coletivo em Porto Alegre, tornou-se mais um elemento da saga do reajuste das passagens de ônibus na cidade — pedido em 15,8%.
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A comparação foi feita pelo escritório gaúcho do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que contrapõe os argumentos das empresas do setor para justificar o aumento da tarifa de ônibus na Capital.

O balanço do Dieese — entidade de estudos econômicos vinculada a sindicatos — põe lado a lado a inflação pelo INPC na Capital e o percentual de reajuste das passagens entre 1994 e 2012 para criticar: enquanto a alta dos preços foi de 281,31% nesse período na cidade, o preço do transporte coletivo subiu 670,27%.

Quanto ao combustível, há mais controvérsias. Para o Dieese, em um ano o óleo diesel subiu 5,8% na cidade. As empresas de ônibus garantem que foi 15,03%.

"Nesse momento, não gostaríamos de nos manifestar", foi a frase ventilada pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) ontem para explicar que não rebateria o estudo.

TCE apreciará o caso na quarta-feira

Se aprovado sem redução, o novo valor da tarifa de ônibus, protocolado pelo Seopa na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), seria o maior entre as capitais brasileiras. A repercussão do assunto subiu os degraus da hierarquia na prefeitura até o prefeito José Fortunati.

— Fora de cogitação — disse o prefeito, ao rejeitar que o preço atual, de R$ 2,85, passe para R$ 3,30.

Em 25 de janeiro passado, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, pediu a revisão do cálculo do reajuste. A medida cautelar aponta que a fórmula deve se restringir às despesas de manutenção da frota em uso, sem contar os ônibus reservas. O caso será apreciado pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado na próxima quarta-feira.

Carris pode balizar somente serviços

Quem se indaga sobre o papel da Carris na composição dos preços para andar de ônibus, pode imaginar que seria possível um papel estilo Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil na questão dos juros e custos bancários. Algo como um regulador público de preços no setor do transporte. Não é bem assim.

Como tem serviços considerados melhores que os das companhias privadas, segundo a EPTC, a Carris acaba custando mais caro e quase não teria lucro, diz o diretor-presidente do órgão de trânsito, Vanderlei Cappellari. A empresa pública seria mais uma balizadora de serviços.

No entanto, a Carris está sob a lupa das autoridades. Na quarta-feira, o TCE determinou que o ex-administrador da Carris João Antônio Pancinha Costa devolva aos cofres públicos R$ 238,24 mil, devido a supostas irregularidades na aquisição de serviços e produtos de informática.

Pancinha, que recorrerá, afirmou que a prefeitura questionou a compra por leilão, o contrato foi cancelado, porém já havia sido feito pagamento. Cappellari também está de olho na empresa.

— A Carris vai ter de encontrar uma forma de racionalizar custos e ser autossustentável — afirmou.

Pente-fino nas isenções

Uma das causas do encarecimento das passagens de ônibus em Porto Alegre é a fraude nas isenções — 33% dos passageiros têm algum benefício. Confira alguns itens que estão sendo investigados pela EPTC:

— Cartão do Idoso: indício forte de desvios de recursos por cobradores

— Portadores de deficiência e moléstias: médicos deverão ser contratados pela EPTC para avaliar os beneficiados a cada renovação do benefício e os novos usuários

— Gratuidade para usuário de 60 a 64 anos que ganha até três salários mínimos: muitos moradores de fora da Capital têm utilizado as isenções, por meio da falsificação do comprovante de endereço. Além disso, o cruzamento com dados da Receita Federal e do INSS mostrou que há informações erradas sobre a renda, permitindo gratuidade a pessoas com até R$ 10 mil de ganhos mensais

— Passagem escolar: na lei, o estudante pode utilizar até 150 passagens por mês. Um grupo estuda alterar a norma para reduzir esse número para algo mais próximo daquele que o aluno realmente precisa para se deslocar à escola e voltar

As tarifas em outras capitais

— São Paulo: R$ 3 para até quatro viagens. O último aumento foi em janeiro de 2011. Neste ano, deve haver novo reajuste, mas há chances de o índice ficar abaixo da inflação.

— Porto Alegre: É de R$ 2,85 desde 2012, e o pedido das empresas é por um aumento de 15,8%, para R$ 3,30.

— Belo Horizonte: A tarifa básica, da maior parte das linhas, é de R$ 2,80, reajustada em 29 de dezembro passado o preço anterior era de R$ 2,65. Novo aumento está previsto para 29 de dezembro deste ano.

— Rio de Janeiro: R$ 2,75, sem ar-condicionado. Com ar, os valores vão de R$ 2,85 a R$ 5,40, conforme a distância percorrida. O último aumento ocorreu em janeiro de 2012, e não há previsão de novo reajuste.

— Curitiba: A tarifa de R$ 2,60 substituiu o preço anterior, de R$ 2,50, em março de 2012. Haverá novo reajuste em março deste ano. A chamada tarifa técnica foi calculada em R$ 3,05, mas o valor final ficará abaixo desse patamar.

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Lei em Uberaba prevê gratuidade no transporte coletivo a partir de 60 anos

A lei municipal que garante a gratuidade da passagem aos usuários de transporte coletivo com mais de 60 anos em Uberaba deve começar a valer ainda neste mês. O Estatuto do Idoso determinou a gratuidade para pessoas com mais de 65 anos. Uma lei sancionada na cidade em 2005 reduzia a idade para 60 anos, mas nunca foi praticada. Responsável pelo Departamento de Operações e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, disse que, como toda gratuidade, a mudança vai refletir no preço da tarifa.

Cerca de seis mil passageiros idosos usam, diariamente, a gratuidade do serviço e esse número pode dobrar. Segundo Claudinei, a lei estava sendo apreciada pela Justiça e, por isso, não era aplicada. “A lei estava sub júdice e teve um final após decisão da Justiça e, por isso, não estava sendo cumprida”, justificou.

O responsável pelo transporte coletivo em Uberaba afirmou ainda que, por enquanto, o atual valor da tarifa não muda. Mas garante que o aumento no número de pessoas sendo beneficiadas pela gratuidade trará mudanças no preço. “A gratuidade tem um reflexo na tarifa. Quanto mais você tem uma tarifa de gratuidade, um estudo tem que ser feito. Mas isso não terá reflexo nenhum nesta tarifa atual”, disse.

O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo Urbano (Acobe), José Tiago de Castro, disse que espera a mudança para os próximos dias. “Que a Prefeitura e o Prefeito tenham bom senso e passem a ajudar o cidadão que trabalhou a vida interia a ter condição de ter o transporte gratuito”, afirmou.

Há quase dois anos o pintor afastado do emprego José Carlos Ferreira Rocha, que tem 63 anos de idade, tenta conseguir uma carteirinha que dê a ele o direito de usar o transporte coletivo de graça. Com enfisema pulmonar, o pintor não pode fazer esforço físico e por isso depende do ônibus. “Mesmo com a doença, não consegui o benefício. Agora, com a gratuidade para 60 anos, tenho direito”, concluiu.

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