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Greve no Trensurb provoca grandes filas em ônibus da região Metropolitana

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A greve do Trensurb, iniciada à meia-noite desta segunda-feira, já provoca transtornos nesta manhã. Grandes filas são registradas nas paradas de ônibus de cidades da região metropolitana. Em Canoas, as pessoas que estavam acostumadas a usar o metrô lotam os veículos que seguem em direção a Porto Alegre. Na BR 116, o trânsito flui com lentidão de Sapucaia do Sul até a freeway.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza uma operação especial nas BRs para atender eventuais acidentes em função do aumento de circulação de carros nas estradas. O trânsito flui com lentidão de Sapucaia do Sul até a freeway. Segundo informações da PRF, um congestionamento de sete quilômetros é registrado do Centro de Canoas até Porto Alegre. A alternativa seria acessar a avenida Guilherme Schell, mas os policiais rodoviários avisam que o acesso também deve estar com lentidão.

Cerca de 250 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoram as entradas da Capital, nas avenidas Castelo Branco, Avenida dos Estados, Assis Brasil e Bento Gonçalves.

As linhas de ônibus que param nas estações do Aeroporto e Farrapos foram reforçadas e uma linha especial está à disposição dos usuários que desejam chegar ao Centro de Porto Alegre. Em Canoas, taxistas passam pelas paradas e cobram apenas R$ 10 para os usuários que desejam seguir até a Capital.

Para alguns usuários, a segunda-feira não foi um bom começo de semana. Um dos primeiros a chegar na estação São Leopoldo, o mecânico de avião Paulo da Rosa, de 36 anos, teve a sua rotina alterada. Acostumado a andar de Trensurb, ele tem o hábito de chegar ao trabalho em 32 minutos. No entanto, devido à paralisação, ele foi obrigado a pegar o carro e acredita que levará uma hora para chegar até o emprego. 

Apesar da decisão da Justiça do Trabalho (TRT) que estabelece o funcionamento normal da Trensurb durante os horários de pico entre Porto Alegre e São Leopoldo, o Sindicato dos Metroviários optou por paralisar as atividades por 24 horas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato dos Metroviários, a decisão coletiva de paralisação, formalizada em assembleia geral na quinta-feira passada, segue mantida, já que não há tempo para uma segunda reunião. A assessoria também confirmou que a direção do sindicato está ciente do conteúdo da ordem judicial, por meio da imprensa.

Conforme a decisão da desembargadora Rosane Serafini Casa Nova, com a paralisação do Trensurb, o sindicato vai ser multado em R$ 70 mil por horário desatendido. Os oficiais de justiça, porém, ainda não conseguiram notificar os sindicalistas sobre a decisão.

Fonte: Correio do Povo

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Segunda-feira com greve de ônibus em São Luís

A partir da 0h desta segunda-feira (21), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) inicia um movimento em que 100% das atividades serão paralisadas. O movimento, segundo os dirigentes do Sindicato, reivindica o cumprimento de toda a pauta de negociações apresentada ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET).

Na última quinta-feira (17), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, concedeu reajuste salarial linear de 7% para os rodoviários. A decisão atendeu a um pedido de antecipação de tutela ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA), no dissídio coletivo de greve.

A medida não agradou toda a categoria que mesmo após a concessão do reajuste, optou pela paralisação de 100% da frota, ao contrário dos 50% que vinham sendo cumpridos. De acordo com o secretário-administrativo do Sindicato, Isaías Castelo Branco, a decisão da assembleia dos rodoviários levou em consideração os pontos que não teriam sido cumpridos pelas empresas de transporte coletivo, durante a paralisação do ano passado.

“Uma boa parte do dissídio do ano passado não foi cumprido e o temor é esse. O Ministério Público solicitou à Justiça apenas o reajuste, mas não incluiu as outras questões que também são muito importantes. Por isso toda a categoria decidiu em assembleia que devemos parar”, afirmou o dirigente.

Segundo Castelo Branco, os rodoviários pleiteavam um aumento salarial de 16% e a inclusão de mais um dependente nos planos de saúde e o aumento no valor do ticket alimentação de R$ 341 para R$ 450.

Fonte: G1

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VLT de Cuiabá e Várzea Grande vai contar com 33 estações e passará a cada 4 minutos

Com pelo menos 42 trens, que passarão, em média, a cada 4 minutos, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circulará por Cuiabá e Várzea Grande, a partir de 2014 chega com a promessa de trazer mais conforto e velocidade ao transporte coletivo.

Ao mesmo tempo, buscará desafogar o trânsito, diminuindo a circulação de ônibus nas vias arteriais e estimulando os motoristas a deixarem seus carros na garagem e utilizarem o novo sistema.

Os veículos terão três ou mais vagões, totalizando no máximo 45 metros de comprimento, e terão entre 40 a 80 assentos. Cada trem terá, também, pelo menos dois lugares especialmente reservados para usuários em cadeira de rodas, próximos às portas.
 

Serão três terminais de integração (CPA, Aeroporto e Coxipó) nas extremidades das duas linhas, que somarão 22,18 quilômetros de trilhos. Ao longo da Linha 1 (CPA-Aeroporto), serão 22 estações de embarque; na Linha 2 (Centro-Coxipó), serão 11. Na estação do Morro da Luz ocorrerá a conexão entre as duas linhas.

Ao longo do trajeto do VLT, também serão feitas 13 intervenções viárias (chamadas obras de arte especiais), como viadutos, trincheiras, pontes e o reforço do Canal da Prainha.

Os trens passarão nos canteiros centrais das avenidas João Ponce de Arruda (Aeroporto Marechal Rondon) e da FEB (Várzea Grande), XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte, Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Sinalização e semáforos indicarão quando os carros e outros veículos poderão cruzar as linhas dos trilhos com segurança.

Tudo isso está previsto no anteprojeto feito pela equipe de engenheiros da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). O projeto definitivo do VLT será elaborado somente pelo consórcio que vencer a licitação, ainda em andamento.

Devido ao mecanismo de contratação integrada previsto no Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo de licitação adotado em algumas obras da Copa 2014, essa responsabilidade passa a ser da empresa vencedora.

Estações
Os três terminais serão híbridos, com espaço para ônibus e trens, de modo a fazer a integração entre os dois sistemas de transporte. Além disso, eles terão estacionamentos para carros, motos e bicicletas.
 

A Linha 1 (CPA-Aeroporto), com cerca de 15 quilômetros de extensão, prevê 22 estações e dois terminais de integração.
 

O de Várzea Grande (Terminal André Maggi) será no sítio aeroportuário, com acesso pelo prolongamento (via projetada) da Avenida João Ponce de Arruda, próximo ao bairro Costa Verde. O prédio administrativo, operacional e de manutenção do sistema também ficará nessa área.
 
O Terminal do CPA I terá acesso pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), e será na altura do Comando Geral da Polícia Militar.

A Linha 2, com pouco mais de 7 quilômetros, terá 11 estações e o Terminal do Coxipó. A área destinada para construção do terminal está localizada no bairro Parque Ohara, com acesso pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, nas proximidades do entroncamento da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040).

Confira a localização das estações e terminais ao longo do trajeto do VLT, que terão entre 400 e 900 metros de distância entre si:
Linha 1Terminal Aeroporto
1. Aeroporto
2. Av. Couto Magalhães
3. Auto Shopping Fórmula
4. Secretaria Municipal dos Esportes
5. Av. Dom Orlando Chaves
6. Rua Vereador Abelardo Azevedo
7. Rua Vila Mariana (última estação de Várzea Grande)
8. Travessa Tuffic Affi (Porto, primeira estação de Cuiabá)
9. Rua Caetano Santana
10. Igreja N. Srª Auxiliadora
11. Praça Bispo Dom José
12. Av. Coronel Escolástico (Morro da Luz)
13. Av. Mato Grosso
14. R. Trigo de Loureiro (Del. Estadual do Meio Ambiente)
15. Rua Cereja (bairro Bosque da Saúde)
16. Avenida Senegal (bairro Terra Nova)
17. Rua Luis Felipe (Supermercado Comper)
18. Av. Juliano Costa Marques (Shopping Pantanal)
19. Praça das Bandeiras (Centro Político Administrativo)
20. Morada do Ouro (FIEMT)
21. Batalhão - 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
22. Hospital do Câncer
Terminal CPA 1

Estação Morro da Luz (integração com a Linha 1)
1. Praça dos Bandeirantes (Rua Diogo Domingues Ferreira)
2. Praça dos Motoristas (Rua Miranda Reis)
3. Rua Flamengo (bairro Jardim Guanabara)
4. Rua Capitão Iporá (bairro Pico do Amor)
5. Rua Haiti (bairro Jardim das Américas)
6. Rua Alziro Zarur (bairro Boa Esperança)
7. Av. Carmindo de Campos (9º BEC)
8. Rua Prof. Filogônio (bairro Boa Esperança)
9. Rua Antônio Dorileo (bairro Coxipó)
10. Rua Pau Brasil (bairro Parque Ohara)
11. Rua Independência (bairro Parque Ohara)
Terminal Coxipó

Intervenções

As intervenções chamadas “obras de arte especiais” também serão executadas pelo consórcio que será responsável pelas obras do VLT. O anteprojeto prevê que sejam construídos cinco viadutos, três pontes (uma sobre o Rio Cuiabá e duas sobre o Rio Coxipó), e três trincheiras.

Além disso, o consórcio terá que fazer também uma reestruturação da canalização do córrego da Prainha, que nasce no bairro Consil e passa sob a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). Será preciso reforçar o canal, ao longo do traçado coincidente com o VLT, para suportar a estrutura do modal, e fazer novas aberturas para melhorar a captação de água da chuva.

Confira a lista dessas intervenções:
Eixo “Aeroporto – CPA”
1. Viaduto Aeroporto
2. Trincheira Km ZERO
3. Trincheira Trevo Cristo Rei
4. Ponte sobre Rio Cuiabá PK
5. Reestruturação do Canal da Prainha
6. Passagem de nível R. Trigo de Loureiro e alargamento viaduto Av. Miguel Sutil
7. Trincheira Rua Luis Felipe
8. Viaduto Av. Rubens de Mendonça (SEFAZ)

Eixo “Centro – Coxipó”

1. Viaduto UFMT
2. Viaduto Av. Beira Rio
3. Ponte Rio Coxipó (à montante)
4. Ponte Rio Coxipó (à jusante)
5. Viaduto MT-040

Prazos
O resultado da licitação deve sair até a próxima sexta-feira (25), conforme previsão da Secopa.


As propostas apresentadas pelas empresas variam entre R$ 1,47 bilhão e R$ 1,85 bilhão, mas o Governo do Estado já busca mecanismos para reduzir o valor da obra.

Após a divulgação do resultado, os consórcios terão 5 dias para apresentar pedidos de impugnação e, após esse período, consolidando-se o vencedor, será assinado o contrato e as obras devem ter início, efetivamente, após 30 dias.

A obra terá que ser entregue no primeiro trimestre de 2014 e, após a conclusão, o VLT passará por três meses de teste, de modo que esteja funcionando plenamente durante a Copa do Pantanal, em junho daquele ano.
Fointe: SECOPA

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No Rio, Começam testes com ônibus BRT (Sistema Bus Rapid Transit)

domingo, 20 de maio de 2012

O fim de semana é de testes para o novo sistema Bus Rapid Transit (BRT). Na manhã deste sábado, três dos novos ônibus articulados circularam na pista exclusiva e fizeram paradas em algumas estações. O corredor exclusivo vai ligar Santa Cruz, Campo Grande e outros bairros da Zona Oeste à Barra da Tijuca, com a meta de reduzir pela metade o tempo de viagem. O sistema BRT deve começar a funcionar efetivamente em junho, mas ainda aos poucos, em fases.

A altura do piso do ônibus articulado é igual ao do chão das estações, para facilitar o embarque e desembarque. Os veículos têm ar-condicionado, painéis eletrônicos e sistema de som para comunicação com os passageiros. O corredor exclusivo será usado apenas pelos ônibus articulados, cada um com capacidade para 140 passageiros. Os veículos só vão parar nas novas estações, muitas ainda em construção.

O sistema BRT parte do Terminal de Santa Cruz e percorre toda a região de Guaratiba. Depois, atravessa o novo Túnel da Grota Funda, chega à Avenida das Américas, na altura do Recreio dos Bandeirantes, e segue até o Terminal Alvorada. Depois dos testes com os equipamentos, intensificados neste fim de semana, a prefeitura vai fazer testes com passageiros. O período de experiência vai ser de dez dias, mas ainda não tem data para começar.

O BRT começa a funcionar primeiro em horário restrito para testes, entre 10h e 15h, junto com três linhas alimentadoras do sistema nos bairros. Ao todo, dez estações vão estar abertas no trecho entre Santa Cruz e o Terminal Alvorada. “Acho que vai ser bom, porque vai aumentar a quantidade de pessoas que utilizam o transporte público”, comentou um rapaz. “Só depois desses testes, nós vamos abrir mais estações e iniciar o que a gente chama de Etapa 1, que é o serviço ligando Santa Cruz ao Terminal Alvorada, em todos os horários”, Sansão.

Em junho, o sistema começa a operar em 29 estações, entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz. A passagem vai custar R$ 2,75 e vai dar direito ao passageiro de embarcar no ônibus comuns, das linhas alimentadoras nos bairros, e continuar a viagem nos ônibus articulados BRT a partir do Terminal Alvorada, por exemplo.

O Túnel da Grota Funda ainda está passando pelos últimos ajustes. O BRT também vai fazer a ligação entre o Terminal de Santa Cruz e Campo Grande, e só estará funcionando totalmente em agosto, segundo a previsão da prefeitura.
Fonte: G1.globo.com


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Porto Alegre: EPTC reforça monitoramento e ônibus em função da greve no metrô

Em virtude da greve dos funcionários da Trensurb, que acontecerá nesta segunda-feira (21), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçará seu efetivo com 250 agentes, dispostos em pontos estratégicos como saídas e entradas da Capital. O objetivo é organizar o fluxo de veículos vindos da Região Metropolitana, aponta nota da Prefeitura de Porto Alegre.

Os ônibus que atendem as estações Anchieta, Aeroporto, Farrapos e São Pedro serão reforçados com viagens extras e deverão estar à disposição a partir das primeiras viagens, às 5h. Uma linha especial, a LTR8 – Greve Geral Trensurb-Carris, será ativada para atender aos usuários das estações Aeroporto e Farrapos, em direção ao Centro Histórico.

Fonte: Jornal do Comércio

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Em Sorocaba, Bicicletas públicas já estão disponíveis

sábado, 19 de maio de 2012

O sorocabano agora tem mais uma opção de transporte. Se não quiser enfrentar o trânsito em um carro ou no transporte coletivo, pode andar pela cidade em cima de uma bicicleta. O IntegraBike, programa que disponibiliza bicicletas grátis à população por uma hora por vez foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (18) no Centro de Sorocaba.

Como funciona
São 15 estações espalhadas pela cidade onde terão as bicicletas disponíveis. No total são 120, 8 em cada estação. O trajeto pode ser feito em toda a cidade, desde que não passe o limite de uma hora. O serviçõ está disponível das 6h às 22h. A devolução pode ser feita em qualquer horário e em qualquer ponto onde tem estação. Porém, caso haja atraso de até duas horas, o usuário terá de pagar R$ 5 de multa. Caso queira usar novamente, é só estacionar a bicicleta na estação, deixar por 15 minutos e depois retirá-la novamente, caso não tenha outra pessoa interessada.

Como cadastrar
Para se cadastrar para ter acesso ao IntegraBike, é necessário ter mais de 18 anos, cadastrar o cartão do transporte coletivo nas Casas do Cidadão ou na Central de Atendimento do Terminal São Paulo. Quem já tem o cartão do transporte coletivo (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).  não precisa fazê-lo novamente.

Documentos necessários para se cadastrar
Cartão válido do sistema de transporte coletivo e documento com foto (RG, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH).

Veja onde terá estação
Estação BaraúnaPraça Frei Baraúna
Estação Coronel Fernando PrestesPraça Coronel Fernando Prestes
Estação Carlos de CamposPraça Carlos de Campos
Estação 9 de JulhoPraça Nove de Julho
Estação Barão do Rio BrancoRua Barão do Rio Branco, esquina com a XV de Novembro
Estação Praça do CanhãoPraça Arthur Fajardo
Estação Ponte da Rua XVRua Leopoldo Mahcado, esquina com a rua XV de Novembro
Estação Largo do RosárioPraça do Rosário
Estação Álvaro SoaresRua Barão do Rio Branco, esquina com a rua Dr. Álvaros Soares
Estação Praça do RelógioPraça do Relógio
Estação Praça da BandeiraPraça da Bandeira
Estação Praça Adolpho HanickePraça Adolpho Hanickel
Avenida IpanemaCasa do Cidadão/Área de Transferência da avenida Ipanema
Avenida ItavuvuCasa do Cidadão/Área de Transferência da avenida Itavuvu
Vila AngélicaAvenida Angélica, cruzamento com a avenida Ipanema

Fonte: Rede Bom Dia


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Lei proíbe som nos ônibus do transporte coletivo de Salvador

Estão proibidos a partir desta quinta-feira (17) os 'DJs de Buzu'. A lei sancionada pelo prefeito João Henrique nesta quinta-feira (17) proíbe a execução de som nos ônibus do transporte coletivo de Salvador.

O projeto de autoria dos vereadores Andrea Mendonça (PV) e Isnard Araújo (PR) foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores no dia 28 de março deste ano.
O Projeto de Lei não proibe a utilização de equipamentos de som com fone de ouvido e nem a reprodução de música em baixo volume nos autofalantes dos veículos. Segundo a vereadora Andrea Mendonça, inicialmente, quem não obedecer a Lei não vai ser multado. "A fiscalização é por parte da população, caso não haja um acordo verbal pode-se acionar uma autoridade policial. Por enquanto, não há previsão de multa", explica.

Agora fica uma pegunta: como a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) vai fazer para cumprir a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora dentro dos ônibus de Salvador?

Fonte: Correio 24 Horas

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Metrô de São Paulo apresenta um problema a cada cinco dias

Horário de pico, vagões lotados de passageiros, e o trem para de repente. A cena já virou rotina para quem utiliza diariamente a rede de transportes do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cuja média de falhas "notáveis" - que afetam os usuários de alguma forma - é de ao menos uma por semana. Entre o início do ano e o último dia 16 deste mês, foram registradas 21 ocorrências no Metrô - sendo uma delas a colisão entre duas conduções da linha 3-Vermelha, que deixou dezenas de feridos -, e 16 problemas na CPTM.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o Metrô transporta diariamente cerca de 4,5 milhões de pessoas e apresenta, em média, uma falha a cada 21,5 mil viagens, o que representa um problema a cada cinco dias - são realizadas cerca de 4,5 mil viagens diárias. Já a CPTM atende a 2,7 milhões de passageiros por dia e registra uma ocorrência a cada 18 mil viagens, uma por semana, em média.

Cada empresa tem uma metodologia para classificar essas falhas notáveis, mas os problemas podem ser desde uma falha elétrica, uma interrupção na circulação de trens por mais alguns minutos ou até fatores externos, como o alagamento dos trilhos por conta de uma enchente ou um "apagão", por exemplo.
Pesquisadores ouvidos dizem que o índice está dentro da média mundial e atende aos parâmetros internacionais, mas apontam uma razão para essa sensação de piora relatada por muitos usuários: o aumento estrondoso no número de passageiros - a rede atraiu 2,3 milhões de novos adeptos desde 2008.

"Obviamente, a percepção é maior hoje que há 10 anos, porque tem muito mais gente usufruindo do sistema, portanto, as falhas causam impacto sobre um número maior de pessoas, que hoje documentam os fatos com mais rapidez (por conta dos smarphones)", avalia o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense.

Na CPTM, o cenário costuma chamar ainda mais a atenção, pois é comum que os passageiros desçam dos vagões e comecem a caminhar sobre os trilhos, o que costuma agravar o problema, já que toda a rede é paralisada quando há pessoas do lado de fora dos vagões. Entretanto, segundo dados da STM, o número de ocorrências registradas entre janeiro e a segunda quinzena de maio deste ano foi 45% menor que o mesmo período de 2011, quando ocorreram 29 problemas (no ano anterior, foram 28 falhas no período). Comparando os balanços anuais, a mudança também não foi grande: foram 42 falhas registradas no sistema de trens em 2011, e 49 no ano anterior.

Já no Metrô, entre janeiro e a segunda quinzena de maio de 2011 e 2012, o número de problemas foi praticamente o mesmo, respectivamente, 20 e 21. Entretanto, se comparado ao mesmo período de 2010, houve um aumento notável: naquele ano, foram apenas oito falhas registradas no período, e 30 ao longo de 12 meses.

Para os especialistas, a melhora na tecnologia adotada pelo governo, que promete investir R$ 45 bilhões em obras de expansão e melhoria na rede, deve causar efeitos (em longo prazo) sobre a diminuição no número das falhas, mas a rede jamais ficará livre de problemas. E a tendência, avaliam, é que as panes sejam cada vez mais notados pela população, já que a previsão oficial é que o número de passageiros atendidos diariamente na rede de transporte sobre trilhos (trens e metrô) salte de 7,2 milhões para 9,1 milhões até 2014.

Fonte: Terra Notícias

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