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Prefeitura de Fortaleza promete entregar túneis da Via Expressa e rotatória do Castelão em 16 meses

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quinta-feira, 19, o cronograma de construção das obras de mobilidade urbana previstas para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo previsão da prefeitura, os quatro túneis da Via Expressa e da rotatória do Castelão devem ficar prontos até agosto de 2013. Para isso, as quatro obras serão executadas simultaneamente a partir de maio deste ano.

Até dezembro
A prefeitura deve iniciar no dia 3 de maio deste ano a construção de uma rotatoria no Castelão e finalizá-la em dezembro deste ano.
Pelo projeto, parte da rotatória será elevada. Dessa forma, quem utilizar a via Alberto Craveiro continua no seu nível e os veículos que seguem pela a Av. Dedé Brasil/Av. Dep. Paulino Rocha passarão pela via rebaixada.

Túneis
Já as quatro intervenções na Via Expressas devem ser finalizadas até agosto de 2013. As obras terão início no dia 5 de maio deste ano.
Pelo projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014, serão construídos quatro túneis na Via Expressa: Av. Alberto Sá, Av. Santos Dumont e Av. Padre Antônio Tomás e um longitudinal na própria Via Expressa a partir da rua Bento Albuquerque, sentido sertão/praia.

Desvios no trânsito no Castelão
Durante os oito meses de obras da rotatória do Castelão, os veículos que trafegam na área terão de fazer rotas alternativas. Quem segue pela Av. Alberto Craveiro no sentido praia Sertão e quiser entrar à esquerda na av. Dep. Paulino Rocha precisará seguir até a av. Padaria Espiritual e dobrar à esquerda na rua prof. José Silveira, dobrar novamente à esquerda na rua Regina de Fátima até chegar à av. Dep. Paulino Rocha.

Quem segue pela Av. Dep. Paulino Rocha para a Av. Dedé Brasil precisará fazer desvio à direita na rua do Contorno até chegar à Av. Alberto Craveiro. Dessa forma, dobra à direita para seguir no sentido da BR 116 ou à esquerda para voltar as avenidas Dedé Brasil e Padaria Espiritual.

O motorista que estiver seguindo pela Av. Padaria Espiritual no sentido da BR 116 precisará dobrar à direita na rua prof. José Silveira, dobrar à esquerda na rua Regina de Fátima até chegar à av. Dep. Paulino Rocha. De lá, terá as mesmas opções de quem trafega na Av. Dep. Paulino Rocha.

Motoristas que seguem pela Av. Dedé Brasil no sentido da Av. Dep. Paulino Rocha devem dobrar à esquerda na av. Padaria Espiritual. Caso queiram acessar a av. Dep. Paulino Rocha ou a Av. Alberto Craveiro, devem dobrar à direita na rua prof. José Silveira e dobrar à esquerda na rua Regina de Fátima. Na segunda fase das obras, o desvio será feito uma rua antes da rotatória: à esquerda na rua Pacata e, depois, à esquerda na rua Benvinda.

Fonte: O Povo Online

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Em Porto Alegre, Concluido projeto para implantação do metrô na zona sul

O projeto para a implantação de corredores de ônibus na zona Sul de Porto Alegre, para tornar o fluxo do transporte coletivo mais dinâmico, está concluído. A informação é do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. A abertura do processo de licitação para execução do projeto deverá ocorrer no final deste mês. "O nosso objetivo é priorizar o sistema de transporte coletivo, nas regiões onde há trânsito misto, para manter as viagens em tempo adequado."

Segundo o diretor, será implantado corredor no trecho da Icaraí até a III Perimetral. Citou ainda a Tronco e, no Centro, a Borges de Medeiros, da Salgado Filho à Padre Cacique. As avenidas João Pessoa, Bento Gonçalves e Protásio Alves terão seus corredores adequados para implantação do Bus Rapid Transit (BRT). "Temos de trabalhar a regularidade das viagens para que o trabalhador, no deslocamento diário, migre do transporte individual para o coletivo", salientou Cappellari. A conclusão deverá ficar para dezembro de 2013.

Fonte: Correio do Povo


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Governo de São Paulo promete triplicar extensão do metrô até 2018

O governador Geraldo Alckmin prometeu, nesta terça-feira, praticamente triplicar a extensão do metrô da cidade de São Paulo até 2018. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o tucano quer dinheiro privado e de bancos para construir 126 km de linha no período e aproximar o sistema paulistano do de metrópoles como Cidade do México (202 km) e de Paris (213 km). Atualmente, São Paulo conta com 74 km de metrô.

Para alcançar o objetivo, Alckmin teria que construir 21 km de rede por ano (desde 1995, quando o PSDB assumiu o poder no Estado, foram construídos 25 km). A estimativa foi feita durante assinatura de convênio para consultoria com o Banco Mundial para estruturar parcerias público-privadas para três novas linhas: 6-Laranja (Brasilândia ao centro), 18-bronze (São Paulo ao ABC) e 20-rosa (Lapa a Moema).

Fonte: Terra

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Metrô não funcionará mais em horário especial no aniversário de Brasília

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Por conta da greve dos metroviários, o Metrô do Distrito Federal não funcionará em horário especial neste aniversário de Brasília, como de costume. A operação neste sábado (21/4) será em horário normal, das 7h às 19h, com tarifa de R$ 2 e número reduzido de trens.

Após o anúncio de greve dos funcionários no fim da noite desta quarta-feira (18/4), o Metrô-DF emitiu uma nota nesta quinta lamentando a paralisação e reconhecendo os transtornos que ela traz à população. De acordo com o comunicado, foi pedido em ação judicial a declaração da ilegalidade do movimento e o aumento do número mínimo de trens em circulação.

Fonte: Correio Braziliense

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No Recife, Informações de horários dos ônibus via celular vai por água abaixo

O Governo de Pernambuco lançou hoje uma nota na qual suspendeu em definitivo a empresa prestava os serviços de informaçoes dos horários dos coletivos via celulares, o serviço não durou nem 01 mês e tudo o que estava sendo esperado foi por água abaixo.
Foto: Clayton Leal

Além da rescisão do contrato, orçado em R$ 20 milhões, o Grande Recife também estará aplicando uma multa que pode chegar até R$ 400 mil – o equivalente a 2% do valor contratual. O valor da multa está sendo analisado pelo departamento jurídico do Consórcio e será publicado no Diário Oficial do Estado até a próxima terça-feira (24.04). Além da rescisão e da multa, o consórcio Citatti, Midiavoz, Cercap poderá ser considerado inidôneo e, com isso, ter vedada sua participação em qualquer outra licitação pública, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário.

A decisão foi tomada pelo Governo do Estado depois que esgotou o prazo dado pelo Grande Recife Consórcio para que as empresas retomassem o serviço de SMS, suspenso desde o último dia 6.

A suspensão do serviço foi uma solicitação do próprio Grande Recife, uma vez que o retorno das mensagens aos usuários estava acontecendo de forma imprecisa e as empresas precisavam corrigir as falhas. Com a constatação dos erros no sistema, o órgão gestor publicou no Diário Oficial do último dia 13 uma notificação que dava ao Consórcio um prazo de até hoje (18) para retomada do serviço, o que não aconteceu.
Blog Meu Transporte
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CET-Rio faz mudanças no BRS das laterais da Av. Presidente Vargas

Na manhã desta quarta-feira (18), segundo dia de funcionamento do corredor exclusivo de ônibus (BRS) nas pistas laterais da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, o trânsito fluiu melhor, em relação ao primeiro dia, na terça (17).

Segundo a CET-Rio, mudanças foram feitas para melhorar o trânsito: em alguns cruzamentos em direção ao Centro, o tempo dos sinais foi alterado melhorando o fluxo na chegada à Avenida Rio Branco.

Em direção à Zona Norte, também houve alteração em tempo de sinais. Para ajudar ainda mais na fluidez do trânsito, agentes da CET-Rio estarão nesta quarta na Central do Brasil para evitar a fila tripla de ônibus, que aconteceu na terça. Os operadores vão evitar que os ônibus saiam da faixa exclusiva.

Na terça-feira (17), quando começou o BRS nas pistas laterais da Presidente Vargas, o trânsito ficou lento e confuso. Logo no início da manhã, um acidente, no sentido Praça da Bandeira, complicou o tráfego. Um homem foi atropelado por um táxi que trafegava sem passageiro pela nova faixa do BRS. Segundo testemunhas, a novidade no trânsito pode ter confundido o motorista e o pedestre.

O corredor BRS já estava em funcionamento desde o início de maio nas pistas centrais. Mesmo assim, alguns motoristas reclamaram das alterações de terça-feira nas pistas laterais.

Pelas faixas laterais da avenida passam 219 linhas municipais (101 no sentido Zona Norte e 118 no sentido Candelária), além de mais 38 intermunicipais. Da mesma forma que na pista central, o BRS nas faixas laterais terá duas faixas demarcadas em azul reservadas ao ônibus, nos dois sentidos, no trecho entre a Candelária e a Rua de Santana.

Oitenta funcionários da CET-Rio trabalham na região orientando o trânsito e ajudando os pedestres. Panfletos também são entregues para quem passa pela avenida. Veja abaixo o mapa com os pontos BRS e linhas de ônibus que passam pela Presidente Vargas.

O corredor exclusivo para ônibus funcionará das 6h às 21h nos dias úteis. Reorganizados em seis grupos, os ônibus terão novos pontos de paradas: 19 no sentido Candelária e 22 no sentido contrário.

Fonte: G1.com.br



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População do Distrito Federal pode ficar sem Metrô nesta quinta-feira

Com o intuito de pressionar o Governo do Distrito Federal, os metroviários decidiram em assembleia na noite desta quarta (18) entrar em greve a partir desta quinta-feira (19). O sistema vai funcionar com apenas 30% da capacidade.
 
Segundo o secretário de relações intersindicais do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindimetrô), Luciano Costa, a categoria reivindica o cumprimento do acordo firmado em abril do ano passado, que consiste na realização de um concurso público e na colocação de mais trens para circular, além de reajuste salarial. "As duas primeiras questões são as mais importantes. Se for apresentada alguma proposta que nos agrade em relação a elas, podemos suspender a greve", afirma.

Fonte: clicabrasilia.com.br

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Em Campinas, Empresa entrega 40 novos ônibus adaptados

A Expresso Campibus, empresa concessionária do transporte coletivo urbano de Campinas e que opera na área 2 da cidade (região do Campo Grande), investiu R$ 10 milhões na aquisição de 40 ônibus adaptados que garantem mais conforto e segurança aos cerca de 46 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas 2.13, 2.21, 2.22, 2.31, 2.53 e 2.60.

“Os veículos foram 100% financiados por meio da linha de crédito Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), entidade à qual a Campibus é associada. A frota da Campibus conta com 163 carros, com média de idade de 3,49 anos.

Os novos veículos têm chassis Mercedes-Benz OF 1722 e carroceria Comil Svelto, dotada de elevador lateral, além de todos os elementos de acessibilidade requeridos pelo Inmetro, como piso antiderrapante e bancos com demarcação especial para idosos, gestantes, obesos e pessoas com deficiência. “É mais uma prova da importância que as concessionárias do transporte dão à acessibilidade e ao conforto dos usuários do sistema. Após a inserção dos novos veículos adquiridos pela Campibus, 44% de toda a frota operante na cidade é acessível”, completa Barddal. Os novos carros contam, também, com ventiladores nos postos do motorista e do cobrador.

Vale ressaltar que, além da frota de adaptados, as concessionárias disponibilizam para a cidade 25 vans e dois ônibus do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI), que realizam o transporte gratuito de pessoas cadastradas no programa que têm dificuldades de locomoção temporária ou permanente.

Fonte: Transurc


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