Trolebus em SP
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Dilma afirma que BRTs estão mudando a realidade do Rio
sexta-feira, 23 de março de 2012Postado por Meu Transporte às 08:46 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro, Videos
São Paulo: Obra da CPTM interromperá linha e ciclovia aos domingos
Foto: Ricardo Guimarães |
"Vamos fazer um forte ataque nos próximos nove domingos. Isso irá penalizar as pessoas? Sim, mas o impacto é menor. Pedimos a compreensão dos usuários, não havia outra alternativa", disse o presidente da companhia, Mário Bandeira.
De acordo com o presidente da CPTM, o objetivo das obras - que irão abranger mudanças no sistema de sinalização, na rede aérea e na via permanente -, é tornar a linha mais confiável e diminuir a ocorrência de falhas. Além disso, a empresa espera conseguir reduzir o intervalo entre os trens, de 4 minutos (média atual) para 3 minutos até 2014, quando São Paulo será uma das sedes da Copa do Mundo.
Postado por Meu Transporte às 08:36 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Estudantes protestam contra aumento na tarifa de transporte em Feira de Santana
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade |
Segundo informações do site Acorda Cidade, o conselho se reúne todos os anos para discutir o reajuste da tarifa, que este, ano deve passar de de R$2,35 para R$2,50, depois de aprovada a proposta de aumento de 6% proposta pela Associação Comercial de Feira de Santana.
Postado por Meu Transporte às 08:14 0 comentários
Marcadores: Bahia
Rio de Janeiro ganhará mais duas obras de mobilidade urbana
Postado por Meu Transporte às 08:09 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro, VLT
Em Fortaleza, Primeiro Corredor de ônibus será implantado em junho
Postado por Meu Transporte às 08:03 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
No Recife, Número de carteiras falsas de livre acesso só aumentam, em 2011 quase mil carteiras foram apreendidas
quinta-feira, 22 de março de 2012
Postado por Meu Transporte às 19:55 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Pernambuco
Passageiros elogiam novo trem chinês do Rio, mas criticam sistema
Acompanhado do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, Pezão fez a viagem inaugural do trem da Central do Brasil até a estação Silva Freire, na Zona Norte, que será reativada. Na volta, na estação São Cristóvão, também na Zona Norte, o trem foi aberto ao público, que, somente depois que embarcou, na correria, percebeu que a composição era nova e levava muitas autoridades.
Quando os passageiros entraram, o ar-condicionado potente e a limpeza do trem foram logo notados, mas na hora veio a pergunta: "Até quando?". Passageiros comentavam que as condições do novo trem não durariam mais que um mês.
“Muito bonito, confortável e limpo, mas temos um problema grave que é a inconstância dos horários. Não dá para programar nada, pois a gente sempre corre o risco de chegar atrasado. A gente quer, além da limpeza, um transporte em que a gente possa confiar em termos de horários. Além disso, tem a superlotação. A gente só anda em trem lotado, e a passagem não é barata”, disse Carolina.
Oito novos trens até julho
O secretário Júlio Lopes anunciou que outros quatro trens chineses estão no porto do Rio à espera de liberação e mais quatro, em Sergipe, a caminho do Rio. Ele disse que esses oito novos trens deverão estar operando até julho.
Já o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, disse que até 2014 o sistema ferroviário estará totalmente modernizado.
“Poucas cidades do mundo vão apresentar o que apresentaremos até 2014 em termos de sistema ferroviário. A viagem foi maravilhosa. Sabemos que a partir de agora a população vai pressionar cada vez mais por essa modernização. Mas a cada mês teremos conquistas nesse sistema como poucas cidades no mundo”, disse Pezão.
O trem que entrou em operação nesta terça é o primeiro dos 30 novos trens chineses comprados pelo estado do Rio. Os novos trens têm capacidade para 1.300 passageiros, e são equipados com ar-condicionado, paineis de LED, TVs de plasma, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional.
O primeiro trem chinês faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário urbano.
A Secretaria estadual de Transportes finaliza o processo de licitação para compra de mais 60 composições. A previsão é que, ainda no início do segundo semestre, todos os 30 novos trens chineses já estarão em operação.
Em janeiro, três dos 30 novos trens comprados da China pelo governo do estado chegaram ao Rio. Os trens já vieram pintados com o logotipo dos Jogos Olímpicos.
Postado por Meu Transporte às 08:19 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô, Videos
Cresce pressão por trem de média velocidade de Campinas a São Paulo
A saída de Bernardo Figueiredo da direção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), responsável pelas negociações do trem de alta velocidade com São Paulo e com o mercado, atiçou ainda mais a ala que defende que o governo paulista faça logo o trem regional.
O governador Geraldo Alckmin acertou com a presidente Dilma Rousseff apoio ao projeto do trem-bala e tem mantido seu posicionamento, apesar dos problemas do projeto federal e da pressão de políticos e empresas a favor do projeto regional.
A ideia defendida por empresários do setor, políticos da região e alguns técnicos do Estado é estender até Campinas o projeto, já praticamente pronto para ser licitado, de uma ligação ferroviária entre a capital e Jundiaí. O trem regional poderia ficar pronto em três anos -ante no mínimo oito anos do trem de alta velocidade.
“Que existe essa reivindicação de que o trem vá a Campinas, não há dúvida. Os dois projetos podem ser feitos concomitantemente”, disse Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).
A viagem de 47 km até Jundiaí é estimada em cerca de 25 minutos. Com mais 25 minutos seria possível chegar a Campinas com um trem que anda a 160 km/h. O trem-bala teria um tempo de viagem muito menor até Campinas, estimado em 21 minutos, mas o problema seria o custo da tarifa.
Pelo estudo do governo federal para o trem-bala, a tarifa-teto para Campinas seria em torno de R$ 60. Num de média velocidade, o passageiro pagaria menos da metade.
Há defensores da ideia de que os dois projetos podem conviver. Isso porque as demandas seriam diferentes e haveria passageiros para ambos, na opinião do professor Telmo Porto, da Escola Politécnica da USP.
“Não tenho dúvida de que há demanda para os dois. Um trem regional até Campinas teria no mínimo seis estações, e o trem-bala seria uma ligação direta”, afirmou Porto.
Canibalização
As empresas que trabalham no projeto do trem-bala, porém, temem que um projeto canibalize o outro. Isso porque a intenção dos governos federal e paulista é fazer concessões, ou seja, que a iniciativa privada construa e opere os sistemas.
Se isso ocorrer, haveria uma disputa entre dois operadores ferroviários numa mesma região, o que não ocorre em lugar nenhum do mundo, já que praticamente todos os operadores são estatais ou concessões exclusivas em cada área.
Postado por Meu Transporte às 08:09 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô