A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou, nesta quinta-feira, que irá suspender a circulação de trens na linha 9-Esmeralda, que liga a cidade de Osasco ao bairro de Grajaú, em São Paulo, durante os próximos nove domingos, a partir deste fim de semana. A suspensão se deve para a realização de obras de modernização do sistema. Durante o período, também será necessário fechar a ciclovia do rio Pinheiros aos domingos, que será utilizada para a logística das obras.
Foto: Ricardo Guimarães |
As paralisações serão feitas em etapas e irão afetar cerca de 100 mil usuários da 9-esmeralda, além de 6 mil pessoas que utilizam a ciclovia do rio Pinheiros aos domingos. De acordo com a CPTM, a linha ficará completamente fechada nos próximos quatro domingos (de 25 de março a 15 de abril), mas será reaberta para a circulação apenas entre as estações Osasco e Pinheiros nos cinco domingos posteriores (dos dias 22 e 29 de abril e 6, 13 2 20 de maio). Ao todo, a linha conta com 18 estações.
"Vamos fazer um forte ataque nos próximos nove domingos. Isso irá penalizar as pessoas? Sim, mas o impacto é menor. Pedimos a compreensão dos usuários, não havia outra alternativa", disse o presidente da companhia, Mário Bandeira.
"Vamos fazer um forte ataque nos próximos nove domingos. Isso irá penalizar as pessoas? Sim, mas o impacto é menor. Pedimos a compreensão dos usuários, não havia outra alternativa", disse o presidente da companhia, Mário Bandeira.
Segundo Bandeira, as obras de modernização serão realizadas entre a 1h de domingo e as 4h de segunda-feira, quando a linha voltará a circular normalmente. Enquanto a suspensão durar, serão disponibilizados cerca de 40 ônibus para transportar os usuários no trajeto da linha, das 4h à meia noite, sendo que os embarques serão realizados somente nas estações Grajaú, Santo Amaro, Berrini, Pinheiros e Vila Leopoldina.
Falhas e objetivos
De acordo com o presidente da CPTM, o objetivo das obras - que irão abranger mudanças no sistema de sinalização, na rede aérea e na via permanente -, é tornar a linha mais confiável e diminuir a ocorrência de falhas. Além disso, a empresa espera conseguir reduzir o intervalo entre os trens, de 4 minutos (média atual) para 3 minutos até 2014, quando São Paulo será uma das sedes da Copa do Mundo.
De acordo com o presidente da CPTM, o objetivo das obras - que irão abranger mudanças no sistema de sinalização, na rede aérea e na via permanente -, é tornar a linha mais confiável e diminuir a ocorrência de falhas. Além disso, a empresa espera conseguir reduzir o intervalo entre os trens, de 4 minutos (média atual) para 3 minutos até 2014, quando São Paulo será uma das sedes da Copa do Mundo.
Ele admitiu, porém, que a modernização não irá impedir a ocorrência de novos problemas. "Não existe sistema sem falhas. Qualquer sistema em qualquer lugar do mundo possui falhas. Mas elas tem que estar dentro de um parâmetro, e é isso que nós vamos buscar", disse.
Na quarta-feira da semana passada (14), uma pane na linha Esmeralda paralisou a circulação de trens por quase uma hora, prejudicando cerca de 30 mil usuários. Diariamente, mais de meio milhão de pessoas utilizam essa linha, que tem 31,8 km de extensão e 18 estações.
Segundo Bandeira, a CPTM estudava desde outubro do ano passado fechar a linha aos domingos para acelerar a implantação de cerca de mil postes de energia elétrica da rede aérea, mas a pane registrada na semana passada contribuiu para antecipar essas obras, que vinham sendo feitas desde 2010, durante as madrugadas. Ao todo, a modernização da CPTM custará R$ 307 milhões, sendo que R$ 55 milhões serão utilizados somente nesta etapa.
Usuários que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a central de atendimento da companhia pelo fone 0800-055-0121, que será reforçada neste período.
Fonte: Terra
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