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Greve de ônibus em Belo Horizonte perto do fim

quarta-feira, 14 de março de 2012

Os rodoviários da Grande BH aceitaram, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, o reajuste salarial de 9%, proposto pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Marcus Moura Ferreira. Porém, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH), a paralisação deve continuar até que os patrões aceitem o percentual proposto.

"Agora só depende dos patrões. Se ainda hoje houver uma confirmação que eles aceitaram o reajuste, a paralisação será suspensa amanhã pela manhã”, afirma o presidente do STTRBH, Ronaldo Batista. Segundo ele, os rodoviários ainda tentarão negociar o aumento na participação dos lucros.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) farão uma assembleia na manhã desta quinta-feira. “Hoje nós levantamos os custos e somente amanhã (quinta-feira) é que vamos discutir o reajuste. Temos até as 13h para entregarmos a resposta”, afirma o assessor de comunicação do Setra-BH, Edson Rios Júnior.
Mesmo com a paralisação, os rodoviários terão de seguir uma determinação do TRT, de garantir presença, em serviço efetivo, de 50% da frota de transporte coletivo, no horário normal, e 70% nos horários de pico, entre 6h e 9h, além do intervalo de 17h às 20h. De acordo com a BHTrans, às 18h, todo o sistema de transporte coletivo da capital, incluindo as estações BHBus, estava normalizado. Todas as viagens estavam sendo cumpridas.

Cerca de 200 motoristas e cobradores se reuniram na Rua Guarani, no Centro de Belo Horizonte. Apenas 18 não aprovaram o reajuste.

Raio X do transporte coletivo

BELO HORIZONTE- 1,6 milhão de passageiros por dia
- 3.010 veículos
- 296 linhas
- 27,5 mil viagens por dia
REGIÃO METROPOLITANA- 855 mil passageiros por dia
- 3.038 ônibus
- 729 linhas
- 21,2 mil viagens por dia
- 34 municípios atingidos
PREJUÍZO DO COMÉRCIO NA GREVE- Queda de 25% no faturamento diário do comércio e prejuízo médio de 30,4 milhões em dois dias
IMPACTOS NO METRÔ- Média de 205 mil passageiros por dia
- Primeiro dia de greve, 211,4 mil passageiros (movimento considerado normal)
- Segundo dia de greve 225, 4 mil passageiros, 14 mil a mais que a última terça-feira (06/03)
- Na sexta-feira, dia de prévia dos protestos dos rodoviários, o metrô registrou recorde de passageiros do ano com 233,9 mil pessoas transportadas


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Em São Paulo, Falhas no Metrô e na CPTM prejudicaram 195 mil passageiros

Uma série de falhas nas linhas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prejudicou aproximadamente 195 mil passageiros na manhã desta quarta-feira. Com interrupções momentâneas e circulação mais lenta das composições, houve superlotação dentro e fora das estações, com vários transtornos para quem tentava embarcar.

De acordo com o Metrô, uma pane no sistema pneumático de um trem na estação Pedro II, na Linha 3-Vermelha, fez com que as composições circulassem com velocidade reduzida até as 7h21, prejudicando 100 mil pessoas que dependem do transporte. Em razão do problema, por medida de segurança e para evitar acúmulo de usuários nas plataformas, o Metrô implantou estratégia de contenção de fluxo de embarque nas estações nesse trecho, que tem uma demanda diária de 1,4 milhão de pessoas. De acordo com a empresa, a composição com problema seguia no sentido Palmeiras-Barra Funda e foi retirada de circulação após o incidente.

Minutos depois, por volta das 7h30, os usuários do metrô se depararam com outro problema, dessa vez na Linha 1-Azul. Segundo nota divulgada pela empresa, uma falha de tração em um trem entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz, fez com que as demais composições circulassem com velocidade reduzida. O trem com defeito foi esvaziado na estação Santa Cruz e retirado de circulação. Nesse eixo, onde são transportadas, diariamente, cerca de 1,5 milhão de pessoas, o Metrô calcula que cerca de 65 mil usuários tenham sido prejudicados.

Falha na CPTM
Praticamente no mesmo horário, uma outra falha prejudicou cerca de 30 mil passageiros que utilizam a Linha 9-Esmeralda, da CPTM. De acordo com a empresa, um defeito no sistema de energia fez com que as composições trafegassem por uma única via entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. O problema foi resolvido às 8h10.

Valdirene Rocha, de 25 anos, gerente de um restaurante próximo à estação de Pinheiros disse que se atrasou uma hora e meia para chegar ao local de trabalho. Para entrar no trem, ela teve de puxar a porta. "Estava uma baderna, tinha gente passando mal e minha irmã, que saiu mais cedo de casa, também teve dificuldades e chegou bem mais tarde do que o costume, no serviço."

A CPTM, porém, informou que nenhum caso de atendimento por problemas de saúde foi registrado. Por meio de nota, o Metrô e a CPTM informaram que o atendimento aos usuários do sistema de transporte foi normalizado pouco depois das 8h.

A estudante de veterinária Jéssica Dodi, de 19 anos, estava aliviada na volta para a casa ao saber que o transporte já estava normalizado, no final da manhã. Logo cedo, no entanto, disse que demorou muito para embarcar na estação Tucuruvi, na Linha 1-Azul. Depois, ao fazer baldeação para a Linha 4-Amarela e depois para a Linha 9-Esmeralda, enfrentou tumulto de passageiros. "Pelo sistema de som, avisaram que havia falta de energia e eu acabei demorando 1h20 a mais do que em outros dias para chegar na faculdade".

Com Informações da Agência Brasil

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Ônibus lotados no 3º dia de greve em Belo Horizonte

Os motoristas e cobradores de Belo Horizonte e região metropolitana estão cumprindo determinação do Tribunal Regional do Trabalho e circulando na manhã desta quarta-feira. Ainda não é possível determinar se cumprem os 70% exigidos pela Justiça no horário de pico e 50% em intervalos comuns, mas há coletivos por toda capital diferentemente do início da semana. O cenáro é de estações e ônibus lotados.
De acordo com o presidente Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH), Ronaldo Batista, o movimento cumprirá ordem do TRT, mas não há suspensão da paralisação. Hoje às 16h haverá uma assembleia para decidir se a greve continua.
O trabalhadores vão analisar a proposta de aumento salarial de 9% oferecido pelas empresas na terça-feira. Os rodoviários reduziram de 49% para 20% a reivindicação pelo reajuste salarial. Segundo o presidente do STTRBH, é possível que a categoria aceite a proposição para não correr o risco de seguir com o processo de dissídio de greve. Porém, o rumo do movimento só será definido após votação dos profissionais.

Nesta quarta-feira as estações Barreiro, Diamante, Vilarinho, Venda Nova e São Gabriel, amanheceram cheias. Na expectativa pelo enfraquecimento da greve, a população foi aos terminais para seguir nos coletivos. Os ônibus estão circulando muito cheios.

Ocorrências policiais

Dois ônibus foram apedrejados na madrugada desta quarta-feira em protestos relacionados à greve. Um deles, na Via do Minério, Região do Barreiro. O veículo da linha 341 (Estação Barreiro/Estação Diamante Via Saúde) não chegou a ser danificado, mas o ataque assustou motorista e cobrador que acionaram a Polícia Militar (PM).

Um coletivo também foi apedrejado em Vespasiano, na Grande BH. A linha seguiria para Pedro Leopoldo, mas foi interceptada por homens munidos de pedras. Quatro vidros do lado esquerdo e um da lateral direita ficaram destruídos.

Raio X do transporte coletivo:

BELO HORIZONTE
- 1,6 milhão de passageiros por dia
- 3.010 veículos
- 296 linhas
- 27,5 mil viagens por dia

REGIÃO METROPOLITANA
- 855 mil passageiros por dia
- 3.038 ônibus
- 729 linhas
- 21,2 mil viagens por dia
- 34 municípios atingidos

PREJUÍZO DO COMÉRCIO NA GREVE
- Queda de 25% no faturamento diário do comércio e prejuízo médio de 30,4 milhões em dois dias

IMPACTOS NO METRÔ
- Média de 205 mil passageiros por dia
- Primeiro dia de greve, 211,4 mil passageiros (movimento considerado normal)
- Na sexta-feira, dia de prévia dos protestos dos rodoviários, o metrô registrou recorde de passageiros do ano com 233,9 mil pessoas transportadas

Fonte: Estado de Minas


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No DF, Governador visita obras do (VLP) Veículo Leve sobre Pneus, que ligará cidades do Entorno Sul ao centro de Brasília

O governador Agnelo Queiroz visitou, hoje, as obras do Veículo Leve sobre Pneus, que ligará cidades do Entorno Sul ao centro de Brasília. Ele acompanhou as obras do Viaduto do Balão do Periquito, na entrada do Gama, e constatou que estão adiantadas.

O Expresso DF é um modelo de transporte coletivo constituído por veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Serão ônibus modernos, confortáveis e eficientes, com capacidade para 200 passageiros. A licitação para as empresas será a mesma lançada no início do mês pelo governador, em relação ao transporte público do DF e funcionará nos moldes das cinco bacias.  Agnelo afirmou que Brasília terá um transporte moderno, exclusivo, que irá melhorar o transporte coletivo na cidade. “Essa primeira etapa é uma extensão de 35 km, que transportará 20 mil pessoas nos horários de pico. O tempo que as pessoas gastam hoje, que é de 1 hora e 30, será reduzido pela metade. Elas terão mais tempo para as famílias, para lazer e educação. O transporte público será mais eficiente e melhor que o individual. Este é o grande objetivo do governo. Isso vai assegurar um trânsito rápido e exclusivo”, disse.

O trânsito será livre, com controle absoluto do trajeto por meio das centrais de operação e terá  faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais. Essa é a segunda grande obra de Brasília (a primeira é a construção do novo estádio) e ficará pronta até julho de 2013. “Vamos trabalhar com determinação este objetivo. A Copa do Mundo (2014) acabará, mas este legado ficará para o povo do DF”, destacou.
Além disso, há o objetivo de fazer o Expresso Norte, que ligará Sobradinho e Planaltina. E, depois, um que ligue Ceilândia e Taguatinga, na EPTG. As obras são executadas pelo DER e custarão R$ 530 milhões. 


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No Rio, Começou a fiscalização no BRS da avenida Presidente Vargas

Os motoristas que não obedecerem à sinalização do corredor exclusivo de ônibus na avenida Presidente Vargas serão multados a partir desta terça-feira (13). O sistema BRS foi implantado há uma semana e ocupa toda a extensão da via, da descida do trevo das Forças Armadas à Candelária.

Ao longo da via foram instaladas 11 câmeras para monitorar o tráfego. O motorista que permanecer no corredor exclusivo vai pagar multa de R$ 85 e perder três pontos na carteira.
Ao menos 187 linhas de ônibus devem circular diariamente no novo BRS do centro. Os veículos terão que parar em pontos fixos determinados de acordo com o itinerário dos ônibus.

O BRS Presidente Vargas funciona nos dias úteis, das 6h à 21h. As pistas ficam livres aos sábados, domingos e feriados. A regra é a mesma que vale para os outros corredores, da rua Primeiro de Março e da avenida Rio Branco, no centro; de Copacabana (rua Barata Ribeiro e avenida Nossa Senhora de Copacabana) e do Leblon/ Ipanema, na zona sul.
Com a inauguração do BRS Presidente Vargas, o Rio passa a ter 24 km de corredores exclusivos para ônibus.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte, as faixas nas pistas laterais da via serão implantadas posteriormente. A data ainda não foi definida.
Balanço positivo
A secretaria informou que o resultado da implementação da BRS na avenida Presidente Vargas teve um resultado positivo, mesmo com o grande congestionamento de veículos no local.
Segundo informou a secretaria, a avenida é, naturalmente, um via de grande movimentação, já que recebe ônibus municipais e intermunicipais, além de um grande fluxo de carros.

Fonte: R7.com

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Metrô do Recife será interligado ao aeroporto por uma passarela

terça-feira, 13 de março de 2012

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre será o único do país, entre as cidades-sede da Copa do Mundo, a ser interligado com o metrô e, por ele, até a Cidade da Copa. O projeto da passarela, que fará a ponte entre os dois equipamentos vai finalmente sair do papel. O processo de licitação será concluído até o fim do mês. O consórcio Arteleste foi a empresa habilitada na concorrência, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, mas terá que aguardar o prazo de recurso das outras empresas. A obra está avaliada em R$ 28 milhões. O prazo de execução é de 12 meses após a ordem de serviço ser assinada.

A passarela tentará resolver um problema histórico de circulação do pedestre que chega ou sai do aeroporto. A logística atual é toda voltada para o automóvel. As opções de acessibilidade para a travessia das duas faixas da Avenida Mascarenhas de Moraes são mínimas, mesmo para quem procura por uma faixa de pedestre para atravessar. O ponto mais próximo para quem pretende pegar um ônibus fica na Praça Salgado Filho. Mesmo de frente para o aeroporto, o metrô é hoje praticamente inacessível. “Acho que será muito boa essa integração. Hoje a gente ou vem de carro ou pega táxi”, afirmou a administradora Sueli Cunha, 40 anos.

De acordo com o projeto, o traçado sairá da frente do portão B6 (embarque), atravessará as duas faixas da Avenida Mascarenhas de Moraes, seguirá um pequeno trecho até o final da Avenida Barão de Souza Leão, onde fará uma curva entrando na rua do colégio Maria Tereza até se conectar com o Terminal Integrado do Aeroporto, ao lado da estação do metrô. “O usuário poderá chegar direto na Arena Pernambuco, desembarcando no Terminal Integrado Cosme e Damião, que também é interligado com o metrô. Isto irá refletir em mais segurança e conforto e será um diferencial para o nosso estado”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

A passarela terá quase meio quilômetro. Mas há algumas compensações. O usuário terá a opção da esteira rolante nos dois sentidos. Ou, se preferir, espaço para caminhar. O acesso à passarela também será feito por elevadores. Por ser uma obra do governo do estado, que fará ligação com o terminal integrado, a manutenção ficará a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano e não da Infraero ou do metrô. “Pernambuco será o único estado que terá uma passarela ligando diversos modais do sistema de transporte. O usuário poderá circular pela Região Metropolitana com uma passagem”, ressaltou o secretário Danilo Cabral.

Fonte: Blog da Mobilidade Urbana

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Começam as obras para sistema BRT em Porto Alegre

O corredor de ônibus que integra o projeto de reformulação do transporte coletivo de Porto Alegre começou a tomar forma ontem, quando foram iniciadas as obras de instalação do sistema de ônibus rápido BRT (Bus Rapid Transit) na avenida Protásio Alves. Nessa primeira etapa, onde serão aplicados R$ 15,2 milhões, a cobertura asfáltica das duas pistas do corredor de ônibus será substituída por placas de concreto. O novo corredor é parte do legado para a infraestrutura da Copa de 2014. O investimento total no novo sistema será de R$ 55,8 milhões, dos quais R$ 53 milhões serão financiados pela Caixa e R$ 2,8 milhões serão dados em contrapartida pelo município.

A intervenção acontecerá ao longo de 6,8 quilômetros da via, no trecho entre a avenida Saturnino de Brito (zona Norte) e a rua Sarmento Leite (Centro). A fase inicial da obra de instalação do novo sistema de transporte coletivo, segundo detalhou a prefeitura da Capital, inclui fresagem, terraplenagem, a construção de uma sub-base de brita, de uma sub-base de concreto, da colocação de placas de concreto de cimento, meios fios de concreto e a sinalização viária. O projeto será executado pelo consórcio formado pelas empresas Sultepa e Conpasul, que venceu a licitação.

“O prazo para a conclusão, previsto em contrato, é de 18 meses. A execução começa junto à Saturnino de Brito e faremos trechos de 500 metros de cada vez. Quando terminamos um trecho, começamos outro, e assim vamos em direção ao centro”, detalhou o diretor de Obras da Sultepa, Marcos Ferreira. Ele explicou que as placas de concreto serão moldadas na via e que o concreto será preparado nas usinas que as empresas consorciadas possuem em Porto Alegre.

Assis Arantes Júnior, diretor técnico comercial da Conpasul estimou que cerca de 50 operários devem trabalhar diretamente na avenida Protásio Alves e que as empresas  também foram vencedoras da licitação do corredor da avenida Bento Gonçalves. “Tecnicamente essas obras estão dentro das nossas especialidades e não devem apresentar nenhum tipo de desafio que atrase a conclusão. Aguardamos a publicação do edital de licitação da obra da avenida João Pessoa para decidirmos se vamos concorrer ali também”, disse o executivo. A previsão da Secretaria de Obras é que todas as obras ligadas à instalação do BRT sejam começadas ainda no primeiro semestre de 2012.

Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o início da construção é a materialização do trabalho empenhado para conquistar a Copa para Porto Alegre e a oportunidade de fazer obras que modernizarão a cidade. “A Copa já está acontecendo em Porto Alegre, com projetos como o BRT, que será uma transformação no transporte coletivo, com mais qualidade, segurança e agilidade na prestação desse serviço aos usuários”, afirmou.

Sustentabilidade nas estações é ponto forte do projeto BRT

Até o final desta semana será dada ordem de início às obras de substituição do asfalto por placas de concreto também na avenida Bento Gonçalves. Além das pistas com cobertura mais resistente, o BRT demandará a transformação dos pontos de ônibus em estações fechadas e climatizadas, que poderão ter 12 ou sete metros de comprimento e serão construídas em aço e vidro, a partir de módulos pré-fabricados acopláveis. Os veículos de piso baixo terão grande capacidade de transporte e terão baixas emissões de poluentes.

As estações projetadas contemplam os princípios de sustentabilidade, utilizando sistema de ar condicionado com ventilação natural e forçada. Estes mecanismos serão alterados conforme as condições climáticas, umidade e temperatura do ar, controlados por um sistema automatizado. A energia será gerada por painéis fotovoltaicos que compõe a cobertura das estações. Os vidros serão do tipo laminado temperado com película de proteção térmica e proteção contra raios ultravioleta.

O trânsito nos corredores será monitorado em tempo real e funcionará de forma coordenada com os semáforos, para reduzir o tempo das viagens. Na avenida Protásio Alves estão previstas 14 estações. Também deverá ser construído um terminal na avenida Manoel Elias.

O secretário municipal de mobilidade urbana e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, afirmou que durante o período de obras serão feitos bloqueios localizados. Nos trechos em execução, os veículos das cerca de 150 linhas de transporte público que utilizam a avenida serão desviados para a faixa ao lado do corredor.

Por Clarisse de Freitas / Jornal do Comércio

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Rodoviários decidem manter a greve de ônibus na Grande Belo Horizonte

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR-BH) decidiu manter a greve de ônibus na capital e região metropolitana. Representantes se reuniram com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) no início da tarde desta terça-feira (13), para uma nova assembleia.

Os trabalhadores apresentaram um pedido de reajuste salarial de 20%. A exigência inicial era de 49%. Os patrões, no entanto, disseram não poder oferecer aumento maior que 6%, por isso os dois lados não chegaram a um acordo.
No fim da tarde ocorrerá mais uma reunião na sede do Tribunal Regional do Trabalho.

Nesta manhã, o TRT determinou que os sindicatos representantes dos rodoviários "garantam a presença, em serviço efetivo, de não menos que 50% da frota de transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte e 70% nos denominados horários de pico, isto é, entre 6h e 9h e entre 17h e 20h".

O STTR-BH informou que irá entrar com uma liminar para não cumprir a decisão. Segundo o sindicato, por lei, o mínimo de efetivo necessário é de 30%.

Estações - De acordo com a BHTrans, o movimento nas estações está sendo normalizado. No início da tarde, em Venda Nova, 94% das viagens estão sendo cumpridas. Na Estação São Gabriel, o número chega a 74% e na Vilarinho 37% das viagens foram realizadas.

As estações Barreiro e Diamante continuam sendo as mais afetadas, com 18 e 12% das viagens cumpridas, respectivamente.
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