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SMTU anuncia 20 novos ônibus articulados em Manaus nesta semana

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ainda esta semana 20 novos ônibus articulados começam a circular nas linhas troncais de trânsito rápido. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23), pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante. Os veículos compõem a frota da empresa Rondônia, que comemorou a chegada dos articulados no último sábado, com a realização de uma grande carreata pelas avenidas Max Teixeira, Noel Nuteles, Torquato Tapajós e Constantino Nery.

Os ônibus irão servir a zona Norte com duas linhas troncais: a linha 300 será reforçada com oito carros que farão o trajeto entre o Terminal 03, Terminal 01 em direção ao Centro e a linha 640 recebe reforço de 12 novos carros que operam saindo do Terminal 04, Cidade Nova, Terminal 01 e Centro.

Marcos Cavalcante informou, ainda, que outros 96 ônibus articulados estão a caminho de Manaus. “Temos os 20 já em Manaus, 10 ônibus em trânsito e 66 saindo da fábrica. Esses veículos sairão da fábrica Marcopolo até final de fevereiro”, detalha Cavalcante.

O Superintendente da SMTU esteve pessoalmente em Caxias do Sul e confirmou o deslocamento dos ônibus da Marcopolo e também da fábrica Neobus para Manaus. ”Outros 49 carros articulados que irão atender a zona Leste, sob responsabilidade da empresa Global deverão chegar até final de fevereiro. Com isso, Manaus receberá 96 articulados para a zona Norte e 70 para a zona Leste, de um total de 166 ônibus articulados. Todos esses carros irão atender aos corredores centrais, promovendo um deslocamento rápido e seguro para a população”, calcula Cavalcante.

O início de operação dos 20 novos articulados será após a instalação dos Validadores – equipamento necessário para utilização do Cartão Passa Fácil, o que deverá acontecer ainda esta semana.

Em um trabalho integrado com a SMTU, a Secretaria Municipal de Infra Estrutura está fazendo reforço da base de recuperação do pavimento das avenidas Camapuã, Max Teixeira, Noel Nuteles, Torquato Tapajós e Constantino Nery, por onde irão trafegar os articulados. Da mesma forma estão revisando também os corredores da zona Leste.

Fonte: D24 AM



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Curitiba: URBS Inicia Cadastro para Passe Escolar

A Urbs iniciará na segunda-feira (30), o o atendimento descentralizado a estudantes interessados em obter o passe escolar que dá desconto de 50% na tarifa do transporte coletivo.
Até o dia 31 de março os estudantes poderão fazer o cadastramento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade, além da sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O atendimento pode ser agendado pela internet, com preenchimento do cadastro, agilizando o atendimento. Para isso basta acesso o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) procurando por Passe Escolar onde estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.

O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em escolas de ensino regular de primeiro, segundo e terceiro graus que morem a mais de 1.200 metros da escola e cuja família tenha renda de até três salários mínimos, no caso de ter um filho; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.

Após a aprovação do cadastro a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, no qual será feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia exclusivamente no transporte coletivo urbano. Podem ser adquiridos 50 créditos porr mês ou 100 créditos por dois meses, contados da data da última aquisição. O passe escolar é destinado apenas a alunos que estudem e morem em Curitiba.

O cadastro é feito com preenchmento de formulário fornecido pela Urbs que pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais e, no caso de menor de idade, por pais ou responsáveis. Deve ser apresentada declaração de matrícula original contendo o grau, a série e à escola. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.

Os demais documentos devem ser apresentados o original, fornecento cópias que ficarão anexadas ao cadastro. São exigidos CPF e documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor), o que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou outro documento equiparável.

Também é necessário comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água, etc); e comprovantes de rendimento familiar atualizado.

O rendimento pode ser comprovado com carteira de trabalho, contracheque, ou declaração do empregador com firma reconhecida em que conste a remuneração.
No caso de autônomos, uma declaração assinada pelo aluno ou responsável, com duas testemunhas com firma reconhecida em cartório. A declaração deve conter a remuneração total. Deve ser apresentada carteira de trabalho comprovando que não há registro de trabalho. No caso de pensão, é preciso apresentar também documento atualizado de comprovação de renda emitida pelo instituto previdenciário.

Se necessário, a Urbs poderá solicitar para análise da renda familiar, a declaração de imposto de renda dos pais ou responsável legal do aluno beneficiado, ou dele próprio quando for o caso.

Números – De janeiro a dezembro de 2011, a Urbs renovou 12.281 cadastros e aprovou 7.416 cadastros novos,  totalizando 19.696 estudantes beneficiados.
Por faixa salarial, foram expedidos passes escolares para 17.405 alunos de famílias com até um salário mínimo; 1.946 alunos de famílias com renda até quatro salários mínimos e 346 com renda até cinco salários mínimos. A maioria dos beneficiados no ano passado é do segundo grau, cerca de oito mil alunos. Outros 6,6 mil estudantes eram do primeiro grau e 5,3 mil do terceiro grau.

Serviço Passe Escolar –
Atendimento descentralizado -  De 31 de janeiro a 31 de março atendimento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade, além da sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária.
Horário: de segunda a sexta-feira, das  8h30 às 17h.
Agendamento, preenchimento do cadastro e informações pela Internet: www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando em Passe Escolar.
 
Fonte: URBS



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Prefeitura de São Paulo entrega 27 novos trólebus no programa Ecofrota

O prefeito de São Paulo entregou na manhã desta segunda-feira (23/1) 27 trólebus para o transporte público da cidade, durante cerimônia no Tatuapé, Zona Leste da cidade. No total, já são 41 novos veículos elétricos na Cidade e a  meta é entregar um total de 140 ônibus deste tipo até o fim do ano, o que corresponde a 70% da frota de 190 trólebus. Esta remessa também contribui com o Programa Ecofrota, por se tratar de veículos que não emitem poluente no ar da capital.

"A entrega desses 27 trólebus é mais um importante passo que a Prefeitura dá no sentido de empregarmos energia renovável, que não polui. É muito gratificante perceber que as nossas metas estão sendo atingidas", destacou o prefeito.

Além de não emitir poluentes, os novos trólebus são mais silenciosos, obedecem as mais modernas normas de segurança veicular com faixas refletivas instaladas na parte externa, possuem corredores que permitem melhor circulação interna de passageiros, saídas de emergência mais práticas, contando com piso baixo e portas mais largas, melhorando o embarque e desembarque, principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção. Na comparação com a mesma quantidade de veículos movidos a diesel, essa frota de 190 veículos representa que mensalmente deixaram de ser emitidos 3.078 quilos de CO, 228 quilos de HC, 3.534 quilos de NOx, 48 quilos de material particulado e 1.490.550 quilos de CO².

"Essa entrega foi um processo complexo que se transformou em um desafio vencido. Acreditamos que a reestruturação do sistema de trólebus seja o melhor caminho para a cidade, já que é um projeto eletrificado, que não polui e traz todos os benefícios que a população conhece", afirmou o secretário municipal de Transportes.

Trólebus na cidade
Na cidade de São Paulo circulam 190 trólebus, que percorrem 137 quilômetros de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria na Zona Leste da cidade, transportando 110 mil passageiros por dia. A idade média da frota é de 22 anos, mas parte dela passou por restauração, fazendo com que sua vida útil fosse aumentada.

Em 2009, foi iniciada a renovação da frota dos trólebus em São Paulo. No entanto, a maior dificuldade foi encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. O problema foi solucionado em 2011, quando a substituição dos veículos antigos voltou a ser feita.

Outro passo importante para a constante melhora no sistema de trólebus de São Paulo é a modernização da rede aérea. Uma empresa foi contratada para modernizar a rede e fazer a manutenção corretiva e preventiva, com a troca de 162,5 km do total de 201,4 km da rede aérea. Com esta modernização o atendimento a ocorrências envolvendo a rede de trólebus deve ter seu tempo reduzido, melhorando as condições operacionais, a fluidez do sistema, além de oferecer um sistema mais seguro aos usuários.

Programa Ecofrota
A Prefeitura de São Paulo investe em novas tecnologias veiculares a fim de diminuir a emissão de poluentes no ar da Capital, oriundos da frota do sistema de transporte público. Os trólebus são uma alternativa ambientalmente mais eficiente.

O programa Ecofrota, lançado em fevereiro passado, prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, em consonância com a Lei de Mudanças no Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do Município deverá operar com combustível renovável até 2018. Em 2011, a Prefeitura investiu R$ 47,6 milhões na ampliação da frota que utiliza combustíveis renováveis menos poluentes. De fevereiro de 2011 a janeiro de 2012, houve uma redução de 13,9% nas emissões dos poluentes dos ônibus por conta do Programa Ecofrota.

Na ocasião, foi iniciado o abastecimento de 1.280 ônibus com B20, uma mistura que utiliza 20% de biodiesel. Em maio começaram a operar os primeiros 50 ônibus a etanol da frota da capital.
No último dia 21 de janeiro foram entregues outros 10 ônibus movidos a etanol e estão sendo testados veículos híbridos, movidos a bateria elétrica e diesel, além de outro movido a hidrogênio.

Todo ônibus que circular com algum tipo de combustível menos poluente recebe um selo da Ecofrota, identificando o tipo de combustível, seja ele etanol, biodiesel, elétrico ou híbrido.

Tecnologias utilizadas
Biodiesel: 1.200 ônibus são abastecidos com uma mistura de 20% de biodiesel de grãos ao diesel já utilizado na Cidade. A utilização do combustível B20 nesses veículos reduz em até 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos

Energia elétrica: A Prefeitura, por meio da SPTrans vai renovar 140 dos 190 trólebus que circulam na cidade. Quatorze veículos novos já estão operando com emissão zero de poluentes.

Diesel de cana: 160 ônibus abastecidos com 10% de diesel de cana-de-açúcar estão circulando na Cidade. Os testes realizados anteriormente apresentaram uma redução de até 41% de fumaça preta, comparado com os veículos abastecidos com diesel B5.

Etanol: 60 veículos abastecidos com etanol operam com redução de emissão de material particulado, NOx e sem liberar enxofre no ar de São Paulo.

O restante da frota utiliza combustível B5 S50, ou seja, uma mistura de diesel de petróleo adicionado a 5% de biodiesel. A SPTrans investe ainda na renovação da frota da Cidade, realizando a troca dos veículos antigos por modelos de tecnologia mais nova,  com maior capacidade e menos  poluentes. Dos 15 mil ônibus da frota, 12.037 (ou 80%) já foram renovados.

Informações: Prefeitura de São Paulo



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Porto Alegre: Transporte público reforçado para o Fórum Social Temático

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Em razão do grande público previsto para o Fórum Social Temático, que acontecerá em Porto Alegre, de 24 a 29 de janeiro, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçará o atendimento das linhas de ônibus, lotações e táxis que atendem as sedes do evento, localizadas no Centro Histórico.

A linha C1 – Circular que trafega em diversas vias da área central, terá mais viagens. As outras circulares, C2, C3 e C4 – Balada Segura, serão monitoradas e poderão ter seus atendimentos ampliados. Os pontos de táxi e lotação próximos das sedes terão reforços de veículos e são alternativas para deslocamentos. Além disso, agentes de trânsito da EPTC estarão dispostos em pontos estratégicos para orientar o monitorar a circulação.

“O objetivo da EPTC é proporcionar alternativas de transporte para quem está participando do evento. Nossos agentes de trânsito também estão mobilizados para orientar e monitorar as áreas do fórum”, afirmou a diretora de planejamento da EPTC, Maria Cristina Ladeira.

Mais Informação – Cerca de três mil mapas informativos das linhas de ônibus estão sendo distribuídos para facilitar os deslocamentos e a localização dos participantes do Fórum, que também poderão utilizar um cartão TRI edição especial para o evento a ser adquirido no estande da EPTC, de 24 a 27 de janeiro, com até dez créditos (R$ 27). As passagens poderão ser utilizadas em todas as linhas de ônibus da Capital até o dia 10 de fevereiro.

Fonte: EPTC


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Em Fortaleza, Projeto de Lei quer obrigar empresas de ônibus a instalar ar condicionado em todos ônibus

Tramita na Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de Lei 306/11 de autoria do vereador Vitor Valim (PMDB) que pretende melhorar a qualidade de vida dos usuários dos transportes coletivos da Capital.
 


Na justificativa do projeto, as permissionárias ficam obrigadas a instalar o sistema de ar, em ônibus, micro ônibus e similares, quando da renovação ou aumento da frota. Com isso, melhorando a qualidade de vida de quem utiliza o transporte coletivo diariamente.

Porém, o parlamentar ressalta na matéria que isso não deverá servir de justificativa para o aumento de tarifas.

Como penalidade, o infrator receberá, em um primeiro momento, advertência. Além disso, estará sujeito a multa diária de R$ 1.000 (mil reais). Em caso de reincidência, multa dobrada em até R$ 30.000 (trinta mil reais), suspensão temporária da concessão da linha por 6 meses e até suspensão definitiva da concessão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CMFor
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Reajuste na tarifa de ônibus já preocupa quem depende do transporte coletivo em Campo Grande

Campo Grande é uma das capitais com a tarifa de ônibus mais cara do Brasil | Deurico/Capital News
Desde dezembro de 2011, o custo do transporte coletivo vem sofrendo reajuste. Sete capitais brasileiras já estão com valor da passagem alterado, Belo Horizonte é a cidade em que o reajuste foi o mais alto registrando 8% de aumento. Em Campo Grande, a população já esta preocupada com o novo valor. “Eles aumentam o valor da passagem, mas não resolvem os problemas nos ônibus. Continuam lotados”, comenta a Dona de Casa Eva Lemes.
 
De acordo com informações do prefeito Nelson Trad Filho, o valor não deve superar a inflação registrada entre março do ano passado, quando foi realizado o último aumento. O prefeito ainda anunciou que o reajuste só será definido após um estudo feito com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que deve sair em aproximadamente 15 dias. Até o momento as assessorias de comunicação da Agetran e da Prefeitura não souberam dar maiores informações sobre o assunto. Ambas informaram que o prefeito vai analisar as planilhas de gastos das empresas para poder passar à informação.

Nos 12 meses de 2011, a inflação, baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 6,5%. Como o último reajuste da tarifa do transporte coletivo foi em março do ano passado, o percentual de aumento vai ser o acumulado do período entre o último reajuste e o próximo. Entre março e dezembro de 2011 a inflação foi de 4,7%.

Campo Grande é uma das Capitais que apresenta uma das tarifas mais caras do país. A auxiliar administrativa Keila Camargo que depende do transporte todos os dias para trabalhar não está satisfeita com o serviço. “O valor que pagamos é muito alto, é necessário aumento na frota e mais segurança nos ônibus”, acredita.

Atualmente a tarifa de ônibus de Campo Grande é de R$ 2,70. O último reajuste foi de 8% em março do ano passado.

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Prefeitura de Caruaru inicia implantação de abrigos nas paradas de ônibus


A partir do próximo sábado (28), a Prefeitura de Caruaru iniciará o processo de implantação de abrigos nas paradas de ônibus da cidade. Os primeiros serão instalados nos pontos localizados no Centro e nas avenidas Agamenon Magalhães e Leão Dourado - áreas norte e oeste do município respectivamente.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Destra, ao todo serão cerca de 180 abrigos. Os modelos - três - serão padronizados e adequados ao espaço a serem implantados. “Serão três modelos. Nos principais corredores de ônibus da cidade onde as calçadas são mais largas e o fluxo de pessoas é grande serão instalados abrigos maiores. Outros dois menores foram projetados para locais onde as calçadas não comportam o primeiro modelo e para onde é feito apenas o desembarque de passageiros”, destaca a nota enviada à Imprensa local.

Fonte: Prefeitura de Caruaru


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Paralisação dos ônibus em Porto Alegre não está descartada

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os rodoviários de Porto Alegre querem retomar as negociações com o Seopa (Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre) e acabar com a possibilidade de greve dos servidores. Por enquanto, a possibilidade de uma paralisação da categoria está afastada, segundo Júlio Gamaliel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários.

"Por enquanto, não tem paralisação nenhuma. O que temos que fazer agora é tentar reabrir negociações com o Seopa.

Os rodoviários pedem um reajuste de 22%, na expectativa de repor perdas salariais acumuladas desde 1994, segundo o sindicato da categoria. O sindicato patronal ofereceu aumento de 2% na primeira proposta e 4% na segunda, feita no dia 17. Os índices são menores do que a inflação de 2011, que foi de 6%.

A última oferta feita pelo Seopa oferecia 7% de reajuste, aumento no vale-refeição (que passaria de R$ 13 para R$ 14,50), auxílio funeral de R$ 2 mil e pagamento de 100% da hora trabalhada nos domingos e feriados, além de garantia de dois anos no emprego para os que vão se aposentar. O pacote foi negado integralmente pelos servidores em assembleia realizada na sexta-feira (20).

Não está descartada uma nova “operação tartaruga”, com número reduzido de ônibus e os veículos circulando a 5 km/h nas avenidas mais movimentadas da capital gaúcha. Mas, por enquanto, nenhuma atitude será tomada pelos servidores.

"Primeiro temos que tentar retomar as negociações com o sindicato patronal. Dependendo das conversas, vamos ver o que fazer", completou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários.

O dissídio em vigor vale só até o dia 31 de janeiro, segundo o sindicato. Atualmente, são 8,5 mil rodoviários trabalhando em Porto Alegre, que atuam em 13 empresas divididas em três consórcios (Unibus, STS e Conorte), além da empresa pública, a Carris. O piso salarial dos motoristas de ônibus na capital gaúcha é de R$ 1.616,00. Os cobradores recebem R$ 971.

Fonte: G1 / Rio Grande do Sul


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