Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Nova estação do metrô de Salvador será construída na Av. Bonocô

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mesmo sem ter conseguido concluir as obras de construção do metrô de Salvador, que já se arrastam há 12 anos, a prefeitura anunciou um novo adendo ao projeto original. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde deste domingo (11), uma nova estação de passageiros será construída na Avenida Bonocô para atender a demanda de moradores de Brotas e Cosme de Farias, dois bairros populares e populosos que margeiam a via.
 
A expectativa, pelo menos por parte da prefeitura, é que a construção da nova estação seja iniciada em 2012, último ano de João Henrique (PP) à frente da administração municipal. Ainda este mês devem começar os ajustes nas máquinas e nos trilhos. Até abril de 2012, os seis trens da Linha 1 circularão em  fase experimental com 600 sacos de areia para simular o peso do transporte dos passageiros.
 
No dia 19 de janeiro, uma comitiva formada por três pepistas – João Henrique, o secretário da Casa Civil, João Leão, e o ministro das Cidades, Mário Negromonte – embarca para Bilbao com o objetivo de conhecer o modelo operacional espanhol.
 


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Campinas: Greve deixa regiões do Ouro Verde, Amoreiras e Campo Belo sem ônibus

Os funcionários da empresa VB Transportes paralisaram os serviços na manhã desta segunda-feira (12) e por causa disso os ônibus da linha azul claro não estão circulando, em Campinas. As áreas afetadas são: regiões do Ouro Verde, Vila União, corredor Amoreiras e região do Campo Belo. Segundo os trabalhadores, cerca de 350 ônibus devem deixar de circular nesta segunda. Os funcionários reivindicam pagamento de folgas e horas extras.
Foto: busologarfotos.blogspot.com
Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), uma operação de emergência foi colocada em funcionamento, com ônibus operando do lado de fora dos principais terminais atingidos, para minimizar o impacto até que o problema seja resolvido.

Por causa da paralisação o trânsito ficou complicado na manhã desta segunda nas principais ruas e avenidas da cidade. O motorista que trafegou pelas avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop, Ruy Rodrigues e nas ruas Barão de Jaguara, Conceição e Cosmópolis teve de ter muita paciência.


Fonte: EPTV

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Metrô de Salvador será testado com 'sacos de areia'

O metrô de Salvador, finalmente, vai para os trilhos. Depois de 12 anoos sendo construído, os primeiros seis quilômetros do sistema, que vai da Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi, entrará em uma fase de testes dia 20 de dezembro. O metrô já consumiu fabulosos R$ 700 milhões.

A fase de teste não começará com o transporte de passageiros. É que a Prefeitura de Salvador resolveu inovar e foi buscar uma nova tecnlogia para ter a certeza de que os trens funcionarão mesmo e com segurança.

Os trens vão passar o dia inteiro transportando 600 sacos de areia, cada um com 60 quilos. E mais: a fase de teste não será coisa para uma semana...duas....três ou um mês. Ela começa dia 20 próximo e só termina no mês de abril de 2012.

Depois disso, haverá uma segunda etapa de teste, esta de ''treinamento'' para os passageiros, segundo anunciou o secretário da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, que funciona também como uma espécie de ''dublê'' do prefeito João Henrique.

O metrô, em sua fase de teste para passageiros (sem sacos de areia), deve transportar 600 pessoas em cada viagem, sem a cobrança de passagem, de acordo com Leão.

Leão garantiu que o segundo trecho do metrô, que vai da Estação Pirajá até a Rótula do Abacaxi, que completaria os 12 km do sistema, deve levar mais 15 meses para ser concluído e vai custar mais R$ 560 milhões.

“Já tem dinheiro orçamentário, né? Eu tenho no caixa o recurso para concluir o tramo 1. Hoje tenho no caixa da CTS algo em torno de R$ 60 milhões”, aponta o dublê do prefeito de Salvador.

Ele explicou que duas empresas da Espanha foram contratadas para administrar e operar o metrô ''sem nenhum custo contratual. Os seis quilômetros entre a Lapa e a Rótula devem funcionar “logo”.

“Todo o sistema já está pronto, as linhas estão prontas, faltam alguns detalhes de umas catracas e algumas coisas, mas isso nós só vamos utilizar na época em que nós estivermos operando com os passageiros”, completa.

Sobre o custo de funcionamento do sistema, Leão afirma que uma parceria mantida com o Ministério das Cidades vai garantir os recursos para se custear a operação em sua fase inicial. “Tem um empenho muito grande do ministro Mario Negromonte no intuito de dar o exemplo”, diz.


Fonte: Jornal da Mídia




 
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Trensurb inicia primeiros testes do metrô em Novo Hamburgo

Os primeiros testes nos trilhos da Trensurb até Novo Hamburgo começaram neste sábado. Segundo o Consórcio Nova Via, empresa executora das obras de extensão do trem, o elevado onde em breve circulará o trem estará energizado desde a Estação São Leopoldo até a Estação Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Esse procedimento exige atenção da comunidade do entorno, pois a via estará ligada à rede elétrica. O acesso de pessoas não autorizadas à área está proibido.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, a empresa responsável pela extensão do metrô estará a disposição nos Centros de Atendimento à Comunidade para esclarecer dúvidas e atender as necessidades da população durante a execução dos trabalhos.

O projeto de ampliação da Linha 1 até Novo Hamburgo envolve cinco estações, duas delas em etapa já avançada. A previsão é de entrega das obras no segundo semestre de 2012. O projeto do Consórcio Nova Via é orçado em R$ 930 milhões, com a inclusão das obras complementares.



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Metrô DF amanhece em greve

A paralisação dos metroviários, iniciada às 0h desta segunda-feira (12/12), já atrapalha a vida de quem depende do serviço para trabalhar. Por toda a cidade, a quantidade de pessoas começa a aumentar nas estações do Metrô e o reflexo da greve também é percebido pelos usuários de ônibus, que seguem em coletivos lotados. O fluxo de carros pelas principais vias do Distrito Federal deve ficar complicado nas próximas horas, já que muitos trabalhadores vão tirar o carro da garagem para chegar ao Plano Piloto.

Após assembleia, realizada na quarta-feira (7/12), a categoria decidiu parar por tempo indeterminado. Apenas 30% da frota e da equipe irá trabalhar. De acordo com informações do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF), em horários de pico circulam 24 trens e nos de menor fluxo, 14. Com a greve, apenas 7 trens devem funcionar nos horários de maior procura. Durante o dia estão marcadas duas manifestações dos grevistas: uma no Tribunal Regional do Trabalho, às 11h e outra no Palácio do Buriti, às 15h. A assembleia ocorre às 20h, na Praça do Relógio, em Taguatinga.

Reivindicações
Os metroviários reivindicam que a negociação da data-base da categoria não é respeitada e que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 não foi concluído. Eles também reclamam da falta de manutenção das estações, trens e túneis e do preço da tarifa.

De acordo com representantes da categoria foi feito um acordo com o governo do DF, no qual os metroviários iriam receber os mesmos benefícios que as empresas públicas. Mas, segundo eles, os funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) receberam um abono especial e uma parcela a mais no auxílio-alimentação, enquanto os metroviários não receberam nada.



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ANTT quer que a frota atual de ônibus seja enxugada e passe de 14 mil para 6.152 ônibus

domingo, 11 de dezembro de 2011

As empresas  de ônibus interestaduais preparam-se para mais uma etapa da queda-de-braço que travam com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em torno da licitação de 1.967 linhas interestaduais. Fonte do setor revelou ao DCI que, provavelmente, o edital da licitação será publicado semana que vem.

A Agência quer que a frota atual seja enxugada e passe de 14 mil para 6.152 ônibus, além de 639 veículos de reserva. Linhas com mais e menos fluxo de pessoas serão oferecidas juntas, em lotes mistos, para garantir que o máximo de regiões seja atendida pelo serviço. Mas as companhias se queixam, afirmando que a proposta levará à desestruturação do sistema atual e à perda de 10 mil postos de trabalho no setor.

"As empresas atuais criaram as estruturas que hoje servem ao transporte rodoviário. Fizemos grandes investimentos nos últimos 70 anos", lembra José Valmir Casagrande, diretor-comercial da Viação Itapemirim. Outra preocupação das companhias são os ônibus piratas, que lhes fazem concorrência sem pagar impostos ou oferecer segurança aos passageiros. Só a Itapemirim revela perde cerca de R$ 96 milhões ao ano com a ação dos ônibus clandestinos. Enquanto isto, de janeiro a setembro só 1% das obras de transporte que fazem parte do PAC 2 foram concluídas.

"Os números falam por si só", afirma o senador Clésio Andrade, que também é presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo ele, das 42 licitações iniciadas pelo Departamento Nacional de Transporte (Dnit), 14 foram revogadas e 27 suspensas, restando apenas 1 em andamento. Além disso, com início da temporada das chuvas, a degradação da malha viária vai piorar.

Fonte: DCI

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Novo trem importado da China inicia operação nos trilhos cariocas

Começaram nesta sexta-feira (09.12) os testes dinâmicos com o primeiro dos 30 trens chineses comprados pelo Governo do Estado, que serão incorporados à atual frota da SuperVia. As primeiras viagens da composição aconteceram entre Queimados e Japeri.

Em dezembro entrará em operação ainda o primeiro trem modernizado pela concessionária. A reforma soma-se ao total de 73 composições que, através de um investimento de R$ 230 milhões, começam a ser equipados com ar condicionado, novos equipamentos mecânicos e interiores mais modernos e confortáveis.

Até o final do primeiro trimestre de 2012 deverão se incorporados à frota mais 17 trens com ar-condicionado, entre chineses e reformados. A previsão é de que, em março, oito trens chineses e nove modernizados, todos com ar-condicionado, já estejam em operação. Os novos trens chineses e os trens modernizados fazem parte de um investimentos de R$2,4 bilhões, que inclui a renovação de toda a frota.

- Esta é uma grande vitória para o setor de transportes públicos do Rio. A população do Rio merece esta nova frota que começa e ser incorporada ao nosso sistema ferroviário urbano. Estas novas composições vão garantir uma redução média de idade da frota de 35 para 16 anos.  Até a Copa do Mundo de 2014 teremos uma frota totalmente composta por trens modernos e equipados com ar condicionado – afirma o secretário de Transportes, Julio Lopes.

O primeiro trem chinês foi entregue em setembro, no prazo previsto pelo cronograma, e desde então passava por testes estáticos, na oficina de Deodoro. Técnicos e engenheiros da Secretaria de Transportes, da SuperVia e do fabricante chinês estão acompanhando todo o processo de testes com a composição.



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Curitiba: Expresso Pinhais/Ruy Barbosa renova frota e substitui cinco dos 16 biarticulados

Usuários da linha expressa Pinhais / Ruy Barbosa contarão com cinco novos ônibus biarticulados, do total de 16 que fazem parte do pacote de renovação da frota. Três deles entram em operação já neste sábado (10), enquanto os outros dois circulam a partir da próxima segunda-feira (12). Os onze ônibus restantes entram brevemente em circulação, de acordo com o cronograma de renovação estabelecido pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo urbano.

“A constante renovação da frota de ônibus de Curitiba, que em 2011 totalizou 557 coletivos, dos 1.915 em operação, é prova de um grau de qualidade de vida cada vez maior da população usuária de veículos dispondo da mais moderna tecnologia embarcada”, diz o diretor de Transporte da Urbs, Antonio Carlos Araujo.

Os novos biarticulados, encarroçados pela Neobus, de Caxias do Sul (RS), são pintados na cor vermelho Ferrari, semelhantes aos da linha expressa Centenário / Campo Comprido, têm 28 metros de comprimento, motores eletrônicos Volvo B-340 de geração Euro III e capacidade para 250 passageiros por viagem. Os biarticulados antigos, até agora em uso, comportam apenas 230 passageiros/viagem.

Números -  A linha Pinhais / Ruy Barbosa, servida diariamente por 16 ônibus biarticulados, percorre uma extensão de 21,5 quilômetros (ida e volta), com intervalos de cinco minutos em média. O tempo de viagem é de 66 minutos, também de ida e volta, e a velocidade média dos coletivos é de 20 km/h. Nos dias úteis, o movimento totaliza 34,5 mil passageiros. Nas horas de maior movimento, o número de usuários chega a cerca de quatro mil.

A exemplo da nova geração de ônibus biarticulados já em trânsito, os da linha Pinhais / Ruy Barbosa vêm equipados com completo sistema de informação ao usuário, como mensagens sonoras e visuais, garantindo completa mobilidade a deficientes físicos, auditivos ou visuais que estejam nos coletivos. Embarques e desembarques, nas estações-tubo, são em nível. Além disso, os veículos contam com vidros na cor fumê, para maior conforto dos passageiros, que reduzem os níveis de calor e de raios ultravioleta.


Fonte: URBS

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