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Em Santa Catarina, População quer transporte coletivo barato, ágil, confortável e disponível

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pesquisa do Instituto Mapa sobre Indicadores de Mobilidade Urbana, realizada nos dez maiores municípios catarinenses, identificou que 82% utilizariam o transporte coletivo, desde que mais barato, ágil, confortável e com maior oferta de horários. Todavia, à pergunta sobre qual meio de transporte gostariam de usar, 38% dos usuários de ônibus manifestaram desejo pelo automóvel e 56% daqueles que usam o carro responderam que pretendem continuar utilizando-o.

A pesquisa ouviu 4.060 pessoas nas cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça, entre os dias 6 e 28 de agosto passado. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (22), no I Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana, que aconteceu no auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, e que contou coma presença do governador Raimundo Colombo. A iniciativa é do Instituto Mapa, em parceria como Grupo RBS e com o apoio do Poder Legislativo.

Segundo a pesquisa, as pessoas escolhem o ônibus porque é a única opção ou porque é mais barato. Usam o carro porque é mais rápido e cômodo. Caminham e pedalam porque é mais rápido e saudável. E utilizam motocicletas por causa da agilidade e do baixo custo. Questionados sobre quais meios de transportes utilizam frequentemente, 60% dos pesquisados responderam que se deslocam a pé, 54% de ônibus, 54% de automóvel, 24% de bicicleta e 16% de moto. As cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Joinville e Palhoça são as campeãs do uso do automóvel.

De acordo com o Instituto Mapa, 32% dos pesquisados moram próximo do local de trabalho e 18% trabalham na mesma região em que residem. Neste cenário, Itajaí tem a menor distância de deslocamento, enquanto os moradores de São José e Palhoça são os que mais se deslocam para outra cidade, no caso Florianópolis, para trabalhar.

Quanto aos transtornos pessoais sofridos em decorrência do trânsito, 25% responderam que já chegaram atrasados ao trabalho, 6% perderam aulas, 2% deixaram de realizar negócios e 2% perderam ou tiveram de mudar de emprego. Acerca dos congestionamentos, 38% afirmaram que enfrentam mais de um por dia e 14%, um por dia.

Para a Mapa, Palhoça apresentou a pior avaliação do transporte coletivo, com índice de 4,8, enquanto Criciúma obteve a melhor nota, 6,4. Florianópolis recebeu nota 5,5. Criciúma e Joinville foram bem avaliadas no quesito disponibilidade de horários, enquanto as piores infraestruturas foram detectadas em Florianópolis e Palhoça. O menor preço em Lages e Chapecó, e os maiores custos em São José e Palhoça.

Segundo o diretor do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, os dados exigem a elaboração de planos diretores orientados ao transporte coletivo, com tarifas atrativas. Também indicam a necessidade da adoção de restrições ao transporte individual através do automóvel, a implantação de sistemas digitais de controle e de informação de tráfego, além da criação de alternativas seguras para pedestres e ciclistas. Nazareno lamentou o fato de que Florianópolis, apesar dos baixos índices de mobilidade urbana, ainda não realizou uma pesquisa de origem/destino das pessoas. “Não dá para planejar mobilidade urbana sem pesquisa de origem/destino”, argumentou Nazareno.


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Projeto proíbe uso de som em transporte público em Votorantim

Tramita na Câmara de Votorantim o projeto que proíbe o uso de aparelho eletrônico ou telefone celular que reproduza música nos veículos de transporte público coletivo, inclusive os escolares, intermunicipais, ambulâncias e fretados para trabalhadores. O projeto de Lei nº 099/11, de autoria da vereadora Solange de Oliveira Pedroso (PMDB), foi protocolado e lido na última sessão, que aconteceu quarta-feira.

Qualquer tipo de som em alto falante será proibido, os fones de ouvido serão permitidos. Assim que a lei entrar em vigor, após a votação e a publicação, quem infringi-la será alertado a desligar o aparelho pelo motorista. Caso a pessoa se recuse a obedecer, o responsável pelo veículo irá chamar a intervenção da Polícia Militar.

De acordo com a autora, o projeto foi criado devido à quantidade de reclamações dos munícipes. “Recebi reclamação até de pessoas que usam as ambulâncias que levam pacientes para São Paulo”, afirma a vereadora.

Para Solange, principalmente os ônibus devem ser local de descanso para os munícipes, e a lei deve devolver a “paz” no transporte coletivo. “As pessoas vão trabalhar e saem de casa querendo sossego, mas precisam passar por essa situação no ônibus e já chegam irritadas e estressadas no trabalho. Da mesma forma acontece no fim do dia. Tem gente que até aproveita para cochilar no trajeto”, comenta.

Avisos proibitivos serão colocados nos veículos, em letras legíveis e com fácil visualização com os dizeres: “É proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais sem a devida utilização de fone de ouvido.”

A vereadora acredita que a lei será aprovada sem conflito dos colegas. “Acredito que, como vai trazer benefício para a população, não terá problemas.” Se necessário, Solange afirma ainda que o projeto de lei poderá conter uma emenda passível de sanção para quem não obedecer e desligar o aparelho ou utilizar fones de ouvido. Como já acontece em Sorocaba, onde foi apresentado um substitutivo ao mesmo projeto do vereador Francisco França (PT) que prevê multa aos usuários.


Fonte: Cruzeiro do Sul

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Em Porto Alegre, Transporte coletivo recebe 40 ônibus novos esta semana

terça-feira, 22 de novembro de 2011

De acordo com o processo permanente de qualificação da frota de transporte coletivo da Capital, 40 ônibus novos serão entregues à população da Capital nesta semana. A apresentação dos veículos, todos com elevadores para portadores de deficiência física, acontece amanhã, 23, às 11h, no Largo Glênio Peres. Estarão presentes no evento o prefeito José Fortunati; o secretário municipal da mobilidade urbana, Vanderlei Cappellari, entre outras autoridades da Prefeitura, além de Ênio dos Reis,  presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), e de José Alberto Guerreiro, presidente do Consórcio Unibus.

Os 40 ônibus novos atenderão linhas da região leste da cidade, dos eixos Protásio Alves e Bento Gonçalves. Somente neste ano já houve uma renovação de 136 veículos. De acordo com previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), outros 40 ônibus novos entrarão na frota até o final do ano. Eles irão atender linhas que circulam nas regiões sul e norte, além da Carris.

Os 1.663 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses, uma das mais novas do País. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos.O serviço de transporte coletivo por ônibus da  Capital opera com 372 linhas, 25 mil viagens-dia, transportando cerca de 1 milhão de passageiros / dia. 

Dos 1.663 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo índice de poluentes.

A frota de ônibus adaptada para pessoas portadoras de deficiência agora é de 757 veículos, correspondendo a 46,20 % dos veículos. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade, possibilitando 43 lugares sentados, em média. 


Informações da EPTC

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Justiça autoriza prosseguimento de obras no Metrô de SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu nesta terça-feira a paralisação das obras da Linha 5-lilás do Metrô. Na decisão, contudo, o judiciário manteve o afastamento do presidente do Metrô, Sérgio Henrique Passos Avelleda.
Na última sexta-feira, a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública, determinou o afastamento do presidente do Metrô, Sérgio Henrique Passos Avelleda, e a suspensão dos contratos de extensão da Linha 5-lilás (lotes 2 a 8), devido a supostas fraudes em licitação de R$ 4 bilhões e danos aos cofres públicos.

Foto: Blog Diário da CPTM
Em sua decisão, o presidente do tribunal, José Roberto Bedran, afirmou que "a suspensão do contrato importaria em grave dano à ordem administrativa, à saúde e economia públicas" e que a a manutenção da interrupção acarretaria grande prejuízo financeiro, com a realização de nova licitação, incidência de multas e indenizações e até mesmo a perda de financiamentos internacionais.

Ainda, além do afastamento de Avelleda, o TJ-SP manteve a multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem por parte do secretário dos Transportes.

Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado afirmou que, "por uma questão de Justiça, o governo vai apresentar os recursos judiciais apropriados para restabelecer Sergio Avelleda ao cargo. O afastamento de Avelleda se mostra totalmente descabido, uma vez que a licitação não foi feita em sua gestão e que a decisão de prosseguir com os contratos, também em função do interesse público, foi tomada por toda a diretoria do Metrô".



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Em Curitiba, Vândalos apredejam ônibus novos e revolta população

Novamente o vandalismo por parte de torcedores de futebol causa danos ao patrimônio público. Na noite de quarta-feira (dia 16 de novembro) cerca de 50 torcedores do Coritiba apedrejaram um biarticulado da linha Campo Comprido – Seminário.

O ônibus levava torcedores do Atlético que voltavam do jogo contra o São Paulo. O incidente ocorreu na estação-tubo da avenida Afonso Camargo, em frente ao Jardim Botânico por volta das 23h30. Além do apedrejamento os vândalos tentaram invadir o ônibus e só não conseguiram porque a Guarda Municipal chegou a tempo de impedir a invasão. Mesmo assim algumas pessoas ficaram feridas.

O ônibus que teve vários vidros quebrados é um dos 26 novos Ligeirões que em outubro começaram a atender a população de Curitiba. Cada ônibus deste tipo custa aproximadamente um milhão de reais.

Os prejuízos causados pela ação destes marginais onera diretamente o usuário do transporte coletivo.

Em depoimento ao Portal Banda B motorista Marcelo de Oliveira, relembra os momentos de violência: “A gente está direto na lida e fica revoltado com tudo isso. A torcida tem feito muitos danos nos ônibus, principalmente nos novos. As pessoas de bem poderiam ter maior conforto, mas acabam não tendo mais, devido a esses vândalos. Tem que se tomar providências”, destaca revoltado o motorista.

“Mais de 50 torcedores do Coxa pularam dos trilhos do trem e travaram as rampas, aí o ônibus não sai do local. E começaram as pedradas e as agressões. De fora para dentro e vice-versa. Foi um caos”, completou.


Por: Guto de Leão

Informações do SETRANSP

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Trensurb dá início à integração de bilhetagem com ônibus metropolitanos

A Trensub garantiu neste domingo que ainda nesta semana pelo menos 50 ônibus da empresa Vicasa em Canoas serão os primeiros a receber a integração de bilhetes na região Metropolitana. O sistema, projetado para baratear a tarifa e permitir ao cidadão usar apenas um cartão magnético nos dois meios de transporte, existe hoje apenas em Porto Alegre, onde há unificação do TRI - sistema de bilhetagem eletrônicas nos ônibus - e o SIM - utilizado no trem.
Nesta segunda-feira, dirigentes Trensurb e das empresas de ônibus vão assinar um convênio que dá prazo de mais um ano para a tecnologia ser adotada em todos os municípios com cobertura do cartão TEU - usado no transporte rodoviário da região Metropolitana. A meta é que mais de 1,7 milhão de moradores da região Metropolitana possam utilizar o SIM ou o TEU nos dois serviços.

Na primeira experiência, em Canoas, ônibus vão contar com equipamentos de leitura ótica aceitando créditos do cartão SIM. Já as estações do trem, por enquanto, não terão aparelhos para o sistema TEU.

Segundo a Trensurb, a redução do valor das tarifas com a compra de um bilhete de integração vai ser proporcional à distância em que o usuário percorrer. Apesar do prazo de um ano para a implementação total, a estatal garante que a meta é finalizar o processo até março de 2012. A Metroplan projeta que as empresas de ônibus concluirão a instalação de equipamentos em todas as linhas e estações do trem em 12 meses.



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Em Caxias do Sul, Novos corredores de ônibus começam a funcionar nos próximos dias

Depois de praticamente concluídas as alterações viárias em quatro quadras da Rua Sinimbu e na Moreira César, os trabalhos da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM) seguem pela Rua Bento Gonçalves. A mudança faz parte do pacote de medidas para melhorar o trânsito na área central de Caxias. O plano de melhorias da nova fase prevê a criação de novos corredores de ônibus na Bento Gonçalves, Coronel Flores e Marechal Floriano.

O diretor de Trânsito, Carlos Roberto Noll, explica que os trabalhos, no momento, estão na Coronel Flores e que nos próximos dias o trajeto dos ônibus do bairro Serrano e proximidades vai ser alterado.

Na Rua Sinimbu, a terceira faixa para a circulação de veículos leves, entre a Moreira César e a Dr. Montaury, foi liberada na quarta (16). Porém, nesse trecho, será permitido o estacionamento dos veículos de segunda à sexta, entre as 20h e 07h e das 13h dos sábados até as 07h das segundas-feiras. Na Moreira César, o estacionamento, que era oblíquo no local, passou a ser paralelo, auxiliando a passagem do transporte coletivo.

Noll salienta que as alterações viárias têm desafogado o tráfego no centro, porém ele alerta que os motoristas devem manter a velocidade baixa dos automóveis e os pedestres devem respeitar o semáforo, especialmente agora que o trânsito está fluindo mais.

O Plano prevê ainda a redução do estacionamento do Zona Azul, a criação dos Zonas Verde e Branca, instalação de novos semáforos para os pedestres e ampliação de 40 táxis.



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Consultores alemães discutem mobilidade urbana do Recife

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Apesar de todos os problemas de mobilidade no estado, o Recife está em estágio avançado de adaptação para receber a Copa do Mundo de 2014, mas enfrenta um grande, e óbvio, problema: comunicação. Essa é a opinião de dois consultores alemães, que atuaram nas Copas da Alemanha (2006) e África do Sul (2010) e chegaram nesta segunda-feira ao Recife. Amanhã, eles conhecerão a realidade do transporte público de perto e farão um diagnóstico dos principais desafios que precisam ser superados para garantir o sucesso do evento, que já tem como prévia, a Copa das Confederações, em 2013.

De acordo com Thomas Wehr, que foi o responsável pela coordenação do escritório da Copa e da Fan Festa, em Nuremberg, na Alemanha, os trabalhos iniciados em Pernambuco serão verificado a fundo apenas em um futuro próximo, mas, com dois anos e meio de antecedência, é possível realizar praticamente todas as adaptações necessárias para um evento de qualidade. “Trabalhar em uma escala como essa é sempre um desafio, mas em termos de ônibus, por exemplo, o Recife está bem mais avançado do que outras cidades que já receberam a Copa, como algumas da África do Sul”, afirma.

Para a especialista em mobilidade Nora Pullmann, ex-coordenadora de transportes da Fifa em Frankfurt, o problema de linguagem é o grande atraso verificado não apenas na região, mas em todo o país. Segundo ela, mesmo o Rio de Janeiro, que se mantém mais voltada a receber os turistas estrangeiros, não está preparado para um evento como a Copa. “No Recife não há placas com pelo menos mais uma língua, como o inglês. No Rio, as letras são pequenas, em amarelo sobre o azul, o que dificulta muito a leitura. É preciso uma adaptação, que vai além de sinalizações, passando também pelo quesito de hospitalidade. E isso passa pelas exigências da Fifa, que são inúmeras”, explica.

As grandes referências para o Recife são justamente as cidades litorâneas da África do Sul, que receberam o evento, a exemplo da Cidade do Cabo e Durban. Durante as celebrações, as exigências quanto à mobilidade são inúmeras, até mesmo passando pela criação de corredores exclusivos para os Estádios, o que deve ser negociado e enfrentado pelas subsedes.

Segundo  o secretário extraordinário da Copa, Amir Schvartz, é preciso pensar além dos eventos realizados e dos planos já traçados para dar mais fluidez ao tráfego, como a utilização de ônibus BRT, mas no legado da Copa, exemplo em que a Alemanha se faz modelo. “Podemos aprender com eles o que funciona e, em especial, como investir sabiamente para que a sociedade local se beneficie dessas melhorias após o evento. Não pensando apenas em infraestrutura, mas em qualificação de atendimento e no tipo de transporte utilizado”, afirma.

Sobre a questão de haver tempo hábil para agilizar as obras, Schvartz garante que, se a Copa fosse realizada hoje, tendo o estádio sido concluído, Pernambuco já poderia receber o evento. “Nosso aeroporto já está preparado e intervenções extraordinárias no trânsito que liga o Recife a São Lourenço poderiam ser realizadas, mas agora é um momento de refletir sobre como investir para resolver o problema de mobilidade não apenas para a Copa, mas também para depois dela”, conclui.

Confira o itinerário do grupo de avaliação alemão nesta quarta-feira:
9h - Visita às obras da Via Mangue
10h20 - Visita ao Metrorec na estação Werneck
11h – Saída de metrô para o Terminal de Integração de Camaragibe
11h30 - Saída do TI de Camaragibe para visita à Arena Pernambuco
12h - Visita à Arena
12h20 - Saída da Arena para visita ao Corredor Leste/Oeste
14h30 - Visita ao Corredor Norte Sul até os terminais integrados da PE-15 e Pelópidas da Silveira
16h - Saída do TI Pelópidas da Silveira até o Terminal de Joana Bezerra



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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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