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Falta de ciclovias desestimula ciclistas em Manaus

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A bicicleta é uma alternativa de transporte capaz de melhorar a mobilidade urbana. Difícil é encontrar lugares seguros para pedalar em Manaus. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) responsabiliza órgãos e entidades executivas de trânsito federais, estaduais e municipais pela segurança dos ciclistas. No entanto, não há ciclovias na capital amazonense que sirvam como via de transporte. As poucas pistas atendem apenas ao lazer.

Quem utiliza a bike como meio de transporte contribui para diminuir a quantidade de CO2 na atmosfera e evita o estresse dos congestionamentos. A universitária Kamila Soares adora andar de bicicleta e sabe bem disso, mas não se arrisca no trânsito de Manaus. “É muito perigoso. Os motoristas pensam que a rua é só deles. Não há ciclovias nem guardas para nos proporcionar segurança”, disse.

Aos domingos, uma ciclofaixa de 2,4 Km é liberada nas intermediações da Ponta Negra, zona Oeste, mas a faixa também atende apenas ao lazer. Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Ricardo Braga-Neto (o Saci), a via é curta e não conecta espaços. “Fazemos o percurso em cinco minutos. Além disso, essa faixa não tem função nenhuma, não liga nada a nada”, afirmou. “O investimento em ciclovias e ciclofaixas fará multiplicar o número de ciclistas que se sentirão seguros para pedalar no trânsito de Manaus”, disse.

O novo Plano Diretor de Manaus prevê a criação de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Para o Saci, um desses pontos onde há necessidade dessa via destinada à bike é a Avenida Altaz Mirim, na Grande Circular. “É comum na zona Leste utilizar a bicicleta como transporte para o trabalho”, defendeu. De acordo com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), um levantamento do órgão estuda os lugares apropriados para receber as pistas.

Em entrevista ao portalamazonia.com, o diretor do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), coronel Walter Cruz, disse que dois agentes do instituto acompanham as atividades do Pedala Manaus. Em motocicletas, os agentes orientam aos ciclistas que façam apenas filas duplas e fiquem próximos do canteiro central. Ainda segundo o titular do Instituto, a Estrada do Turismo e da Ponta Negra estão entre as vias que devem receber as ciclofaixas.



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Paulínia tem 100% da frota de ônibus urbanos adaptados

Garantir a mobilidade urbana a todos os cidadãos de Paulínia. Esse é um desejo já realizado pela Administração Municipal que implantou toda a frota de ônibus urbanos adaptados.

Na semana em que se celebra a Luta das Pessoas com Deficiência, o prefeito de Paulínia, José Pavan Junior, comentou que “é obrigação da Administração oferecer assistência e apoio aos deficientes físicos de Paulínia, para minimizar as dificuldades encontradas diariamente”, disse o prefeito.

A frota 100% adaptada de Paulínia conta com veículos com elevadores para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes ou das pessoas com baixa mobilidade. Os motoristas e cobradores são treinados para oferecer o atendimento adequado a estes passageiros.

A Prefeitura investiu também na implantação também de 200 rampas de acesso que já foram implantadas, ou estão em fase de implantação, como acontece nas 100 novas coberturas de ônibus que a cidade está recebendo. Todos estes pontos contam com rampa acessível para facilitar o acesso dos cadeirantes. Além disto, alguns cruzamentos da cidade, assim como, trechos da Avenida José Paulino possuem também as rampas de acessibilidade.

De acordo com o secretário de Transportes, Paulo Franco, a instalação das rampas é um trabalho contínuo realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Analisamos todos os pedidos que chegam e implantamos conforme a demanda da população, ou quando observamos que o local tem grande circulação e precisa de uma rampa”, disse o secretário.

Promoção Social

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social (Seprodes), de Paulínia também tem um intenso trabalho para atender os deficientes físicos. Este ano a Prefeitura forneceu 14 cadeiras de rodas e um novo pedido está em andamento para atender as demais demandas.

Também é de responsabilidade da Seprodes atender todos os pedidos protocolados de fraldas geriátricas, leite em pó (até 1 ano de idade) e óculos. No caso especial, fralda infantil somente em caso de deficiência. Entre julho de 2010 a maio de 2011, foram atendidos 74 pacientes, totalizando 740 pacotes neste período.

Tanto as solicitações de cadeiras, como dos demais pedidos, para serem atendidos, será feita análise social e econômica, por meio de entrevista social e visita domiciliar.



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Trânsito de SP é ruim ou péssimo para 77% dos paulistanos

A pesquisa Dia Mundial Sem Carro 2011, realizada pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo entre 17 e 22 de agosto e divulgada nesta quarta-feira, aponta que 77% dos paulistanos classifica o trânsito da maior cidade do País como "ruim" (55%) ou "péssimo" (22%), índice superior aos 68% contabilizados em 2010. Os entrevistados que consideram o tráfego rodoviário em São Paulo péssimo cresceram 18 pontos percentuais em relação aos 37% registrados no ano passado.

O tempo médio gasto no trânsito para todos os deslocamentos diários é de 2 horas e 49 minutos, segundo a pesquisa, sendo que 55% dos paulistanos utilizam mais de um meio de locomoção diariamente. Os investimentos do governo no transporte coletivo deveriam ser prioritários em relação aos direcionados ao transporte particular para 69% dos paulistanos. Construir ou ampliar mais linhas de metrô e trem, melhorar a qualidade de ônibus e metrô, construir mais corredores de ônibus e construir mais ciclovias são as medidas apontadas como mais importantes para diminuir o problema do trânsito.

Em relação aos pedestres, mesmo após intensificação de campanhas de conscientização, 58% dos entrevistados afirmam que as faixas de segurança têm sido menos respeitadas pelos motoristas nos últimos meses. Entre os que andam a pé com maior frequência, o índice cresce para 66%. Por outro lado, subiu de 45% em 2007 para 53% neste ano o índice de opiniões favoráveis à aplicação de multas para pedestres. Entre quem usa o carro com maior frequência, o número cresce de 42% para 61% no mesmo período.

Apesar dos problemas com o trânsito, a cidade de São Paulo, assim como observado em anos anteriores, foi considerada por 60% dos paulistanos um ótimo ou bom local para se viver.

O Ipobe ainda identificou um aumento na circulação de automóveis particulares na cidade ao longo dos últimos anos. O estudo mostra que, entre os habitantes da cidade que possuem veículo no domicílio, passou de 15% (2007) para 23% (2011) os que afirmam usar o carro "quase todos os dias". Considerando-se o total dos moradores da cidade, o índice dos que utilizam o automóvel "de vez em quando" subiu de 27% em 2007 para 36% em 2011, refletindo queda dos que dizem não utilizá-lo - de 27% em 2007 para 13% em 2011.

A utilização frequente de transportes públicos permanece praticamente a mesma desde 2007. Mesmo assim, aumenta a parcela de entrevistados que se mostram dispostos a deixar de usar o carro diariamente para utilizar outros meios de transporte, inclusive o público: 40% em 2009, 52% em 2010 e 60% neste ano. "A pesquisa indica que há uma pré-disposição da população para utilizar o transporte público desde que ele seja de qualidade", avalia a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari.

A amostra da pesquisa é de 805 entrevistas com moradores de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima estimada pelo Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.


Fonte: Terra



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Em Maceió, Terminal de ônibus está ameaçado de desabar

Usuários do transporte coletivo reclamam do descaso com o terminal de ônibus do Mocambo, no Benedito Bentes. De acordo com os passageiros, as bases do terminal estão rachadas e a parte metálica está inclinada, oferecendo riscos aos passageiros.
Priscylla Régia/Alagoas24Horas
"Temos receio disso cair. Há alguns meses a situação do terminal do Mocambo é crítica e com o passar dos meses o ferro fica mais torto. Dizem que o problema surgiu depois que um caminhão bateu na estrutura. Já outros falam que são os próprios ônibus, mas o que sabemos de concreto é que qualquer dia vamos presenciar uma tragédia”, disse a dona de casa, Maria José da Silva.

O local, responsável pelo embarque e desembarque dos moradores que moram na região do Mocambo, se transformou em uma área abandonada pelo poder público. Os usuários responsabilizam a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) pela falta de estrutura do terminal de ônibus.

O supervisor da SMTT, Aurélio Teixeira, disse que realmente é necessária uma reforma no local, mas não acredita que a estrutura desabe. “Existe um projeto na SMTT para os reparos de todos os terminais de Maceió, mas ainda precisa passar pela licitação”, informou Teixeira.


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São Paulo terá faixas reversíveis no Dia Mundial Sem Carro

No Dia Mundial Sem Carro, nesta quinta-feira (22), a cidade de São Paulo ganhará nove faixas reversíveis chamadas faixas solidárias para ajudar àqueles que derem carona durante o horário de pico de trânsito - das 6h as 9h e das 17h as 20h, segundo informou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O objetivo da ação é incentivar os motoristas a a transportarem mais que uma pessoa e assim reduzir o número de veículos na cidade. De acordo com a CET, com as faixas reversíveis minimizam os transtornos provocados pelos congestionamentos.  Elas estarão sinalizadas com 24 faixas e 41 banners com mensagens que alertam aos motoristas quanto à importância da carona solidária.

A partidas 6h desta quinta-feira (22), será implantada a faixa reversível de ônibus na Rua Almirante Brasil, na Mooca. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, Ela irá funcionar em um trecho das ruas João Antônio de Oliveira e Almirante Brasil, da rua Javari até a Rua João Caetano, no sentido único, cruzando a rua dos Trilhos.

Mais Ônibus

Por causa do evento, a Prefeitura espera um aumento na demanda de passageiros no transporte público por ônibus, e por isso a SPTrans ampliará o horário de pico do sistema em duas horas no Dia Mundial Sem Carro.

O pico da manhã, que vai das 5h às 8h30, será ampliado em 30 minutos, e passará das 5h às 9h. Esse acréscimo irá gerar uma oferta de 12% a mais de viagens, passando de 95.060 para 106.467 partidas. Já o pico da tarde, que é das 16h às 20h, nesta quinta-feira será das 15h30 até as 21h, e aumentará a oferta de partidas em 22%, passando de 112.500 para 137.252 viagens.

Veja onde estarão as faixas reversíveis:
- Avenida Luiz Dumont Vilares - entre a rua Viri e a praça Orlando Silva, no sentido centro

- Ponte da Casa Verde - entre a avenida Brás Leme e rua Baronesa de Porto Carreiro, no sentido centro; e entre a rua Baronesa de Porto Carreiro e Avenida Brás Leme, no sentido bairro

- Ponte das Bandeiras - entre a praça Campo de Bagatele e a rua dos Bandeirantes, no sentido centro

- Ponte dos Remédios - entre a avenida dos Remédios e a rua Major Paladino, no sentido centro

- Avenida Radial Leste - entre as ruas Pinhalzinho e do Glicério, no sentido centro; e entre as ruas do Glicério e Vilela, no sentido bairro

- Corredor das avenidas Morumbi e Giovanni Gronchi - entre as ruas José Pepe e Bento Branco de Andrade Filho, no sentido Centro;

- Ponte João Dias - entre a ponte e a Rua Bento de Andrade Filho.


Fonte: R7.com

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Detro solicita que ônibus intermunicipais circulem de madrugada durante o Rock in Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) oficiou as empresas que operam linhas intermunicipais ligando o Rio aos municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, para que reforcem suas frotas e trafeguem também durante a madrugada para atender ao público que vai aos shows do Rock in Rio. No total, são 17 empresas envolvidas na oferta de 34 linhas.

Os ônibus que fazem o itinerário Baixada-Barra terão ponto final no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e os passageiros com destino a Niterói e São Gonçalo deverão pegar ônibus municipais até o Centro do Rio ou bairros das zonas Sul e Norte por onde trafegam linhas intermunicipais para estas cidades.

"Apesar de o Detro não ter sido contatado pelos organizadores do evento para equacionarmos juntos a questão do transporte para as cidades próximas ao Rio, como as linhas intermunicipais são de nossa responsabilidade, acionamos as empresas que operam os itinerários entre o Rio, Baixada Fluminense, São Gonçalo e Niterói para darem o suporte necessário aos que vão assistir aos shows", explica o diretor técnico-operacional do Detro, João Cassimiro.

Confira os ônibus disponíveis nas madrugadas de 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro:


Niterói
Barreto-São Cristóvão
Charitas-Gávea
Charitas-Ipanema
Castelo-Charitas
Castelo-Itaipu 
Castelo-Pendotiba
Santa Rosa-Vila Isabel
Passeio-Santa Rosa
Niterói-Praça XV
Fonseca-São Cristóvão

São Gonçalo

Santa Isabel-Penha
Alcântara-Botafogo
Madureira-Tribobó
Estácio-Santa Isabel
São Gonçalo - Vila Isabel
Passeio-São Gonçalo
Alcântara-Estácio
Alcântara-Passeio
Estácio-Jardim Alcântara
Alcântara - Campo Grande
Alcântara- Méier

Baixada Fluminense

Barra da Tijuca – São João de Meriti
Barra da Tijuca-Mesquita
Barra da Tijuca-Belford Roxo
Barra da Tijuca-Queimados
Barra da Tijuca-Japeri
Barra da Tijuca-Duque de Caxias
Barra da Tijuca-Magé
Barra da Tijuca-Nova Iguaçu
Itaguaí-Barra da Tijuca
Barra da Tijuca- Duque de Caxias
Barra da Tijuca-Belford Roxo
Barra da Tijuca-Queimados
Barra da Tijuca-Nova Iguaçu



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Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados em Vila Velha

Os usuários de transporte coletivo em Vila Velha passarão a contar, a partir desta quarta-feira (21), com os  novos abrigos de ônibus cobertos. No total, serão instalados cerca de 13 equipamentos nos próximos dias. Eles virão como uma novidade: um informativo contendo serviços como localização e principais linhas que atendem a região.

Os abrigos confeccionados com chapa, tubo e fibra vêm nos modelos de quatro e cinco lugares e serão instalados nos seguintes locais: Avenida Carlos Lindenberg, nos bairros Glória e Alvorada; Avenida Sol, Glória; Avenida Jerônimo Monteiro, Glória; Rua 7 de Setembro, Centro; Avenida Jerônimo Monteiro, Jaburuna; Rua Cabo Ailson Simões, Centro; Avenida Cristóvão Colombo; Rua Antônio Ataíde, Itapoã, e Coqueiral de Itaparica.
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O processo de instalação acontecerá de acordo com a programação da Secretaria de Serviços Urbanos, que prevê, até o final do ano, a instalação de cerca de 30 novos abrigos, além da manutenção de reparo dos que foram depredados. A Coordenação de Posturas, junto à Secretaria de Transporte e Trânsito, realiza estudos para identificar as prioridades.

A Prefeitura pede a colaboração da população para ajudar na conservação dos abrigos. No caso de denúncias sobre vandalismo nos pontos de ônibus o usuário pode entrar em contato com a Ouvidoria do Município – 0800 283 9059 -, ou com a Fiscalização Municipal de Posturas pelo telefone 3369-9460.


Fonte: ES Hoje

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UFPA tem novos ônibus circulares para atender comunidade universitária

A Universidade Federal do Pará conta com dois novos ônibus circulares. Um deles começou a rodar nesta terça-feira, dia 20. São ônibus de grande porte, os quais servirão prioritariamente para o transporte interno e gratuito da comunidade universitária, no Campus Guamá. Os ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência, que se utilizam de cadeiras de rodas. Os veículos também dispõem de ar condicionado e têm capacidade para 52 passageiros sentados. A expectativa é que os dois ônibus possam circular diariamente nos horários de maior demanda, diminuindo, assim, o tempo de espera dos passageiros nas paradas.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Prefeitura do Campus, Reinaldo Mota de Souza, o horário de circulação do transporte interno na UFPA é das 7h às 22h. Até a próxima segunda-feira, dia 26, apenas um dos novos ônibus estará rodando neste horário. Na próxima semana, a circulação será de dois ônibus, das 7h às 12h; um ônibus, das 12h às 14h; dois ônibus, das 14 às 18h; e um ônibus, das 18h às 22h. Os horários foram pensados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica. Seguindo esse esquema, o tempo de espera nas paradas poderá ser reduzido de 25 para 15 minutos.

Além dos 52 assentos, o ônibus ainda pode transportar mais 48 passageiros em pé. Os dois ônibus juntos, portanto, dão lugar, em cada viagem, para cerca de 200 pessoas. Os novos ônibus substituem o antigo, o qual data de 1994 e tem capacidade para apenas 40 passageiros sentados. “Agora, os usuários desse transporte podem contar com acessibilidade, conforto e mais segurança”, afirmou Reinaldo Souza. Segundo o diretor, apenas haverá restrição com relação à utilização do ar condicionado de cada ônibus, o qual será reservado ao período de chuvas, a fim de reduzir gastos com combustível. A rota do ônibus circular da UFPA tem um total de seis quilômetros e 200 metros.
A Diretoria de Infraestrutura da Prefeitura do Campus destaca que, para o êxito do novo transporte, é necessário que haja colaboração das pessoas que dispõem de transportes particulares. Por serem de grande porte, os novos ônibus precisam de mais espaço para realizar manobras, o que implica em atenção redobrada na hora de estacionar os veículos dentro do Campus. Os pontos de estacionamento a serem evitados são aqueles que estão próximos às pontes de veículos, em frente ao Complexo Vadião, ao redor do prédio da Reitoria e do Centro de Eventos Benedito Nunes.

Informações da UFPA

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